Estudo conclui que os elétricos são mais fiáveis do que os carros a combustão

205 Comentários

A rivalidade entre carros elétricos e modelos a combustão reforça-se a cada dia, com novas e melhoradas propostas a surgirem. Entretanto, levanta-se a questão sobre qual das alternativas é, afinal, mais fiável.

Conduzimos o novo Dacia Spring: bonito e totalmente elétrico

Escolher um carro é uma decisão importante e, nos últimos anos, a encruzilhada que divide carros eletrificados e modelos com motor de combustão interna tem dificultado a escolha.

De facto, a questão vai além do desempenho e das emissões, prendendo-se com a fiabilidade, também, à medida que mais e melhores modelos chegam ao mercado.

A maior organização de assistência rodoviária da Europa, o German Automobile Club (em alemão, ADAC), concluiu que os automóveis elétricos podem estar a ganhar a luta da fiabilidade, em mais uma análise que procurou perceber as diferenças.

Em 2024, os chamados Yellow Angels responderam a mais de 3,6 milhões de avarias, tendo os registos de cada pedido de assistência sido compilados pelo ADAC, que concluiu que os veículos elétricos estão a avariar com menos frequência do que os carros a combustão.

Segundo explicado pelo ADAC, 2024 foi o primeiro ano em que a organização de assistência rodoviária conseguiu reunir dados suficientes para comprovar a fiabilidade dos carros elétricos.

Embora tenha respondido a mais pedidos de assistência relacionados com veículos elétricos do que nunca, estes representaram apenas 43.678 do total de 3,6 milhões, ou seja, 1,2%.

Segundo o ADAC, além de os carros elétricos serem, agora, mais populares – justificando provavelmente o aumento de pedidos de assistência -, os resultados de 2024 são mais precisos do que os anteriores, uma vez que alguns dos carros elétricos que circulam nas estradas são um ano mais velhos.

Para os carros registados pela primeira vez entre 2020 e 2022, os veículos elétricos sofreram 4,2 avarias por cada 1000 veículos.

Cita o jornal alemão Handelsblatt, que acrescenta que, para os veículos a combustão na mesma faixa etária, esse número foi de 10,4.

 

Problemas mais comuns associados aos carros elétricos e a combustão

Curiosamente, tanto os elétricos como os carros movidos a combustão interna tiveram o mesmo problema como mais comum: as baterias de 12 volts.

Este problema foi detetado em 50% das avarias de carros elétricos e em 45% das avarias de veículos a combustão, segundo a imprensa.

BYD Seal U EV

Em quase todas as categorias ao longo dos últimos anos, contudo, os veículos a combustão registaram mais problemas ou problemas iguais quando comparados com os carros elétricos, incluindo no sistema elétrico, gestão do motor e iluminação.

Conforme os dados do ADAC, a única área em que os elétricos têm mais problemas é a dos pneus: 1,3 pedidos de assistência em cada 1000 deveram-se a um carro elétrico com problemas de pneus, enquanto os automóveis de combustão registaram apenas 0,9.

De ressalvar, no entanto, que os veículos elétricos mais recentes parecem não sofrer com este problema.

Oficina, reparação de veículos

Além disto, os carros elétricos não registaram problemas nos elementos estruturalmente presentes nos carros a combustão, independentemente dos anos que têm: não têm óleo para substituir, nem um motor de combustão interna constituído por peças que podem precisar de arranjo ou substituição.

 

Apesar de tudo, os carros elétricos são muito mais recentes

Entretanto, mais uma vez, o ADAC reconhece as limitações da sua análise.

Os dados da organização de assistência rodoviária são limitados, uma vez que os veículos totalmente elétricos “são muito jovens”.

Ou seja, ainda não é possível saber quão fiáveis serão após mais de 10 anos de estrada – a idade média de todos os carros registados, na Alemanha, segundo a Federal Motor Transport Authority -, considerando que a probabilidade de avarias aumenta com a idade do veículo.

Ainda assim, estes resultados poderão ser um bom presságio de que os carros elétricos estão a melhorar.

Comentários

205

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Eletricos explodem a combustao nao. Alem disso um combustao com 30 anos ainda faz 1000km num deposito e um EV com 8 anos ja nem metade da bateria tem e so aguenta 200km

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Percebes imenso disto realmente…

    2. Avatar de JL
      JL

      Tenho um eléctrico com 27 que faz mais KMS que aqueles que fazia de origem.

      Com 8 anos não faz metade ? Que carro é esse ? Tenho um com 10 que perdeu 5.5 %.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Cá está ele…o homem cujos quase 40 carros em seu nome foram todos pra sucata, sem direito a segundo dono MAAAAS com elétricos não tem um único problema LOOOOL

        1. Avatar de JL
          JL

          Isso mesmo, quase.

          Segundo sono já eles tinham tido.

          Tanto tive problema que já o reportei por aqui, não precisa de inventar.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Um problemazito… Nada comparado com os cárteres estoirados e esses problemas gravíssimos que fizeram com que mandasses dezenas de viaturas pro enterro LOLOL

          2. Avatar de JL
            JL

            *Dono…

            Por acaso nunca parti nenhum, mas conheço umas lombas que costumam manchas de óleo, deve ser o pessoal que aproveita a altura delas para mudar o óleo.

        2. Avatar de Fusion
          Fusion

          Já cheguei tarde à discussão, mas é mesmo isto com o JL.

          Família, amigos, conhecidos com quem vou falando vão tendo problemas com os seus carros, mas coisas normais e expectáveis. Mesmo carros que já andavam a circular antes de eu nascer ainda se veem por aí sem grandes stresses.

          Mas o nosso JL rebenta com todos.

          Um carro avariado e vai para o lixo? Pode acontecer. Dois? Epá, azar. A partir do terceiro já é tendência, e talvez, da análise que faço, o problema esteja entre a cadeira e o volante. Talvez o JL precise de parar e refletir no que raio anda a fazer para destruir tanto carro.

          O mais curioso nisto tudo é que elétricos… esses ele não rebenta. Vá-se lá saber porquê.

          Lá em casa dos meus pais temos um com 30 anos, zero problemas, tirando os consumíveis normais. Temos outro com 20 anos, o mesmo. Do lado dos sogros, também têm um com quase 30 anos, os únicos problemas são as borrachas que já estão a ficar lixadas. Têm também uma carrinha Toyota dos anos 90… e nada, impecável.

          Gostava um dia de ter a oportunidade de privar com o JL e perceber o que raio faz ele aos carros. Mas pronto, é o que temos, não é JL?

          1. Avatar de JL
            JL

            Então porque o manda para o lixo ? Não dá para reparar ?

            Mas onde eu disse que destruí tanto carro ? Realmente há aqui problemas de leitura e entendimento da escrita.

            Até já o disse aqui varias vezes que comprei carros avariados e mandei reparar.

            O mais curioso é que quando há eléctricos também está cá você a dizer o contrário, portanto não somos diferentes, apenas nas opiniões.

            Rebento pois, tanto que tenho um no arranjo, mas nem foi culpa minha.

            Eu tenho um com 27, já deu alguns problemazitos, mas coisas baratas de reparar.

            Já disse varias vezes que foi na família, e olhe que tenho uma família bem grande, e olhe que não sou muito novo…

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            O que disseste foi que tiveste 30 ou 40 viaturas (nem sabes ao certo, claro, acontece muito LOL) e os que pararam foram pra sucata. Ainda questionei, conhecendo o teu historial de conversas dúbias, se não compravas e vendias, ao que respondeste negativamente.
            E NÃO, não falaste de família mas sim de agregado familiar ou como lhe queiras chamar.
            Só para te avivar a memória já que agora dizes que não estavam em teu nome…e na família bla bla…aqui fica, meu reles aldrabão:

            “JL 7 de Setembro de 2024 às 13:49
            Mando, por tenho a noção de quantos foram, mas não tenho numero exato.

            Os documentos dos que já não tenho já não existem.

            Só lhe posso mostrar os que tenho ou então a lista que está nas finanças.”
            ________
            JL 5 de Setembro de 2024 às 10:23
            Número de cabeça tendo em conta as 3 a 4 dezenas de veículos que já passaram por casa.

            Não falei de eu, e família refiro me aos moram em casa e estão sobre minha tutela.

          3. Avatar de JL
            JL

            Errado, eu disse que na família tinha tido quase 40 carros, não disse eu.

            Aldrabão está você a ser, tanto que diz uma coisa e depois mostra que eu disse outra.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se falas em “casa” e “registos no portal das finanças” é suposto ser a tua casa e o teu portal.
            Bonequinho…era mais fácil seres honesto. Só te enganas a ti próprio.

          5. Avatar de JL
            JL

            Onde disse que era apenas uma conta ?

            Ah boneco, e muitos deles são anteriores a isso, por acaso eu disse que os registos nas finanças é dos que tenho atualmente .

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            O problema é esse… dizes tudo mas nunca dizes nada… tens sempre algo a acrescentar a teu favor. Daí tanta gente não acreditar em ti e te considerar desonesto (e com razão).

          7. Avatar de JL
            JL

            Não tenho culpa que não entenda.

            Toda a gente ? Então mostre lá essa votação ?

            Mas fala por todos ? Procuração ?

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já te disse que não te devo explicações nem demonstrações mas cá vai mais uma vez, sendo que tens limitações graves:
            TODA e TANTA são coisas diferentes. Aprende…e deixa morrer esta “Não conversa” 🙂

          9. Avatar de JL
            JL

            Eu é tenho limitações? Mãe é o Hugo que pensa que fala por todos, não eu.

            Tanta, eu só vejo a si e mais 2, são assim tantos ? Provavelmente até é, para quem se acha a última bolacha do pacote.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Elétrico com 27 anos… e eu é que sou o mentiroso…

        1. Avatar de JL
          JL

          Quer apostar ? Vamos apostar o quê?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            então qual é o modelo e quantos kms tem? é como aquele tesla em perda total que colocou aqui fotos faz tempo?

          2. Avatar de JL
            JL

            Já que me chamou mentiroso, primeiro aposte, depois fica a saber.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            É um Nikko telecomandado.

          4. Avatar de JL
            JL

            Vamos apostar ?

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Aposta o ferrari Mário. Depois quando ele te tentar enrolar ao adulterar a definição corrente de “veículo elétrico” encontras-te com ele pra lhe dar o ferrari e dás-lhe um valente carolo no meio dos olhos :D.
            Isto é discurso de burlão… Só assim é que estes bebés aprendem a ser honestos.

          6. Avatar de JL
            JL

            Lá está a carolice, já disse que era veículo que leva passageiros e carga.

        2. Avatar de Quem pode, pode
          Quem pode, pode

          Deve ser o carro telecomandado que recebeu na infância, faz mais de 200 metros

          1. Avatar de JL
            JL

            Também quer apostar ? O quê? Um Ferrari ?

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Faz-te um homem JL. Toda a gente fala dos carros que tem, marcas, modelos…e tu…andas aqui com informações vagas…a acrescentar pormenores a cada comentário. És doentiamente desonesto. Cresce.
            ps: e sim, eu posso afirmar isso com propriedade pois já chegaste ao ponto de dizer que todos os carros são elétricos por possuírem bateria. LOLOL

          3. Avatar de JL
            JL

            Já falei muitas vezes, é procurar nos posts antigos, mas se dizem que é mentira, sejam homens e assumam o que dizem.

            Doentio não, doentio e desonesto é o que você faz, a tentar desacreditar os outros, seja homem, assuma o que diz.

          4. Avatar de JL
            JL

            Sim, eléctricos são todos, com propulsão eléctrica só alguns.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Obrigado por confirmares a tua desonestidade. Achas mesmo que alguém não sabe que qualquer carro tem componentes elétricos? Claro que não achas…és só trafulha 🙂 Chama-lhe o que quiseres…

          6. Avatar de JL
            JL

            Se acho ? Tenho a certeza, basta só ler os comentários por aqui.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Só se pode concluir que és muito ignorante então. Explica isso nesses comentários e verás que tenho razão. És trafulha e escreves por meias palavras de forma a induzir o erro. Tem vergonha na cara.

          8. Avatar de JL
            JL

            Trafulha porquê? Explique lá, ou então o português não anda por aí.

      3. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Cá está o JL a dizer maravilhas dos eléctricos… Tem um eléctrico com 27 quê? 27 anos? Bem, eu também tenho um eléctrico com mais de 30 anos, mas é a pilhas e com telecomando… 🙂

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde ? Mostre lá ?

          Também posso fazer uma aposta consigo, o que quer apostar ?

          Mas o meu é dos grandes, daqueles que são para conduzir dentro deles.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            então qual é o modelo? Sabe? Se calhar não nem existe, mas insiste em parecer um velho senil que vem para aqui mandar postas de pescada.
            (Só estou a fazer o seu joguinho)
            Pela mesma ordem de ideias o meu vizinho tem um hibrido, um Honda Civic de 2005 com um IMA.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sei, mas primeiro aposta, já que me chamou mentiroso.

            Você é que parece um velho senil, nem ler sabe.

            Tenho um irmão que tem um Honda Insight de 2010.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Isso era hibrido? que ofensa Tanto quanto sei eram mais as dores de cabeça que davam do que a prestação que tinham… um vizinho meu tinha um CIVIC dessa altura e o carro anuncia consumos estrondosos de 7 litros aos 100. Gostava mais da oficina que do dono.

          4. Avatar de JL
            JL

            Era e é, nunca deu problema algum, há híbridos mais fiáveis que os da Toyota e Honda ?

            Qualquer carro anuncia consumos altos, basta o condutor querer, isso não é algo que dependa só do carro, o do meu irmão já chegou a andar nos 3.6, a média geral dele é de 4.2.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ele já manda as informações “vagas” para arranjar a conversa à maneira dele. Eu já sei onde vai terminar essa conversa do elétrico com 27 anos pois já assisti demasiadas vezes ao “circo” mas isso só mostra a desonestidade do bicho. Se for preciso anda aqui com cálculos minuciosos mas depois não fala em modelos nem idades ao certo LOL
          Ele quer atenção. Já lhe disse que isso tem tratamento mas insiste em continuar aqui a pedi-la.
          Btw…ou ele o ou outro parecido com ele já chegaram ao ponto de afirmar que todos os carros são elétricos por possuírem uma bateria portanto fica a dica: esquece isso do “elétrico” com 27 anos. Tem rasteira LOL (de baixo nível por sinal)

          1. Avatar de JL
            JL

            Então que informações menos vagas quer ?

            Se tem tanta dúvida seja homem e aposte, eu mando lhe além de fotografias, também o documento único do veículo.

            Se é homem aposte e não seja mais um boneco que anda pela negação.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Veículo ou autimóvel? Veículo pode ser muita coisa.

          3. Avatar de JL
            JL

            É um automóvel, de 2 lugares e espaço de carga, vulgo carrinha.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Acho que não me entendeste. Eu já conheço essa história e mesmo que não a tivesse ouvido jamais apostaria algo com alguém tão pouco sério.
            Não me podes culpar. Há por aqui muita gente a duvidar de ti e é tudo fruto da tua “conversa”.

          5. Avatar de JL
            JL

            Se não sou sério, tiramos isso a limpo, pode ser com uma aposta, que sugere?

            Claro que duvidam, o desconhecimento histórico e automóvel é abismal.

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Volta a ler o meu comentário. Acho que não entendeste que não há aqui mais conversa, nem apostas..nem o mínimo interesse em discutir contigo o que quer que seja. Está claro? Ou vais continuar a armar-te em criança com apostas ridículas?

          7. Avatar de JL
            JL

            Para mim pode haver, mas como já viram que vão fazer figura de imbecis, acabam por calar. Normal dos fracos.

            Não são as crianças que apostam, são os adultos, tanto que é proibido as crianças apostarem. Lol

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            LOOOOL consegues sempre superar-te. Incrível.
            As crianças podem apostar à vontade. As tuas apostas são de criança, não há nada de ilegal nelas 🙂

          9. Avatar de JL
            JL

            Mas eu não fiz aposta nenhuma, lá está a criança a ficar incomodada.

            Mas eu sugeri apostas com valor, não de crianças, mas pronto, não entendeu, é legítimo.

          10. Avatar de Hugo
            Hugo

            NUNCA falaste em valores nem é ilegal apostar valores. BURRO.

          11. Avatar de JL
            JL

            Aposta é sempre com valores, mais abaixo até cito o quê, mas com outra pessoa. Burro.

          12. Avatar de Hugo
            Hugo

            Aposta é o que tu quiseres e não é ilegal. ao contrário do que afirmaste IGNORANTEMENTE LOLOL

          13. Avatar de JL
            JL

            Para mim não é, sou um adulto.

          14. Avatar de Hugo
            Hugo

            Pelos teus comentários duvido mesmo muito.
            Apostar não é ilegal PARA NINGUÉM. Muito menos ferraris que nem tens LOLOLOL (sim, apostar ferraris é típico de adulto LOOLOLOL)
            Se fosses adulto abrias o jogo em vez de andares com rodeios oh boneco. Faz-te homem.

          15. Avatar de JL
            JL

            É, por menores já que não podem ser responsabilizados legalmente.

            Sim, só os adultos é que compram ferraris.

            Eu já abri o jogo, aliás, até fui que o lancei, mas isso é muito para o seu entendimento.

          16. Avatar de Hugo
            Hugo

            Aiai postar é ilegal AHAHAH quando sais do tema para ter razão e nem aí acertas LOLOLOL
            Não há mais conversa possível. Disseste uma asneira e continuas a achar que tens razão.
            As melhoras…

          17. Avatar de JL
            JL

            Não há mais porque já viu que não argumentos.

            A asneira veio de si, basta ver aqui o seu primeiro post.

          18. Avatar de Hugo
            Hugo

            As melhoras….

          19. Avatar de JL
            JL

            Espero que tenha sim, e que também tenha mais atenção, já que anda com falta dela.

          20. Avatar de Hugo
            Hugo

            As melhoras…

          21. Avatar de JL
            JL

            Igualmente.

      4. Avatar de maxim
        maxim

        elétrico faz mais KMS que aqueles que fazia de origem ahahahhaha

        1. Avatar de JL
          JL

          Faz, e não são poucos, são 4x mais, sim, levou uma atualização da bateria há uns 7 anos.

          1. Avatar de António
            António

            Tens um EV1? Bullshit! A sério?

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, tenho um de uma marca europeia, de 1998, começaram a vender-se em 1997.

          3. Avatar de António
            António

            O Renault Clio Electrique! Coooool!

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, é peugeot partner.

    3. Avatar de Mico
      Mico

      Wiskas saketas…

    4. Avatar de Um gesto apenas
      Um gesto apenas

      Deixa de ser mentiroso. Os de combustão ardem como os elétricos. E qual é o EV que tens? Ou és mais um mentiroso que não vai ter mais tempo para responder?

    5. Avatar de RD
      RD

      Que comentário infantil.

  2. Avatar de Fernando P
    Fernando P

    Serão sempre mais fiáveis por vários motivos, entre eles o facto de durarem muito menos do que um carro a combustão.
    Muitos vão para abate sem avarias, porque não compensa trocar as baterias.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tens bateria para trocar durante 8 anos sem pagar nada, uma bateria nova custa em torno de 7 mil€ não compensa? 🙂

      1. Avatar de Fernando P
        Fernando P

        Ao fim de 8/9 anos a maioria dos carros que os portugueses compram vale menos do que os 7000€ de uma suposta baterias, mas gostaria de saber qual é a marca substitui baterias por 7000€ e para que carros?

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas têm de levar bateria porquê? Não estou a entender.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Menos que isso custou o meu carro, que está comigo há 13 anos e nunca me deixou a pé (em boa verdade, nunca nenhum carro me deixou enrascado a não ser à porta de casa sem bateria) 😀 Mas isto sou eu, que só sei deitar dinheiro ao lixo. Anda por aqui um maníaco que já afirmou que o elétrico ainda lhe gera receita LOOOOOOOL

          1. Avatar de JL
            JL

            Se não gera receita como fazem os tvde’s e taxistas ?

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Gera receita ao mesmo tempo que carrega e distrubui electricidade para a casa toda!

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não sei nem me interessa JL. Pergunta ao chatgpt 🙂

          4. Avatar de JL
            JL

            É isso que costuma fazer ?

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            O que eu faço não é da tua conta. Se tens dúvidas desenrasca-te. Desampara a loja miúdo. Tens mesmo discurso de adolescente LOLOL “quem diz é quem é”… “queres apostar?”…se és adulto procura ajuda…MAS URGENTEMENTE.

          6. Avatar de JL
            JL

            Ah, entendi, só pode ter dúvidas dos outros. Lool

            O discurso de adolescente vem de si, basta ler, não fique nervoso, os adultos é que costumam aconselhar os outros adultos das boas práticas que usam.

            Se dúvida, seja homem, que já vimos que não é.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não, não entendeste.
            Eu fiz um comentário…tu respondeste-me, A MIM, fazendo uma pergunta e eu recusei responder (não usei figuras de estilo….recusei explicitamente). FIM.
            Espero que tenhas entendido agora que foste tu que prosseguiste com perguntas tipo “É isso que costuma fazer ?”

          8. Avatar de JL
            JL

            Eu não lhe respondi a nada, quem fez perguntas fui eu, que nem soube responder, óbvio, teve de engolir em seco.

            Quando se aconselha alguém a fazer algo é porque usa e aconselha, novamente. A pergunta é óbvia, mais uma vez teve de a engolir.

            Se é fim escusa de chorar mais.

          9. Avatar de Hugo
            Hugo

            Puto tu trata-te.
            “Não sei nem me interessa JL. Pergunta ao chatgpt ”
            Foi esta a minha resposta…vai dar tanga à mamã.

          10. Avatar de JL
            JL

            Ah agora foi o Hugo que fez respostas. Ok

          11. Avatar de Hugo
            Hugo

            …..é que nem faz sentido o que dizes, coragem a quem tem de levar contigo…

          12. Avatar de JL
            JL

            Uma pergunta leva a uma resposta, ou não.

          13. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não há forma de dares sentido à diarreia que escreveste anteriormente…deixa simplesmente morrer…sê mais forte que o teu transtorno…

          14. Avatar de JL
            JL

            Eu deixo, mas o Hugo não quer.

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Tesla diz-te alguma coisa?

        4. Avatar de Pedro
          Pedro

          Ao fim de 8/9 anos para alguns ainda vale muito sobretudo os carros a diesel porque não desvalorizam lol

          1. Avatar de Mário
            Mário

            O meu primeiro diesel foi vendido com 10x mais quilómetros e pelo mesmo preço que o comprei… vá com 7 anos a mais.

      2. Avatar de Fernando P
        Fernando P

        Essas garantias de 8 anos têm todas serie de outras condicionantes:
        – Muitas só reparam se a autonomia baixar dos 70% de degradação (não é de autonomia)
        – A maior parte delas têm limites de 150.000 Km ou próximo disso
        – Muitas têm outras condições para veículos para uso profissional
        – Etc.
        Ou seja que usa o carro para ir às compras não terá problemas.

        1. Avatar de JL
          JL

          São de 7 anos, caso da Hyundai e Kia, 8 anos para a maioria das marcas e 160 mil KMS para praticamente todas, e até houve com 8 anos e sem limite de KMS , à exceção da Toyota que são 10 anos e 1 milhão de KMS.

          A garantia é igual seja profissional ou não.

          Como diz o artigo, se for a combustão e para uso de ir ás compras sim, já que uma grande parte deles nem 5 anos e 100 mil KMS têm de garantia.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Toyota que são 10 anos e 1 milhão de KMS… .”
            Toyota que são 10 anos OU 1 milhão de KMS, o que ocorrer 1⁰. Não seja mentiroso.

            Condições para manter a garantia válida:
            -Revisões na marca de 500 mocas a cada ano OU 15000 kms, o que ocorrer 1⁰.
            Se apontar para o milhão, ao fim de 10 anos já enterrou 33 333,00€. Dá para a bateria e a marca ainda ganha algum.
            -Configurar a velocidade dos carregamento DC para velocidades quase tão lentas como AC.

          2. Avatar de JL
            JL

            MENTIRA, 500 euros custa o plano por 5 anos (75000 kms ) menos de metade que aquilo que custa para Aygo.

            https://www.toyota.pt/servicos-apos-venda/proprietario-toyota/toyota-contrato-manutencao

    2. Avatar de JL
      JL

      Onde dizem que duram menos ?

    3. Avatar de JL
      JL

      Para a próxima leia tudo:

      “Para os carros registados pela primeira vez entre 2020 e 2022, os veículos elétricos sofreram 4,2 avarias por cada 1000 veículos.

      Cita o jornal alemão Handelsblatt, que acrescenta que, para os veículos a combustão na mesma faixa etária, esse número foi de 10,4.”

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Devem de ter excluídos os Nissan Leaf do estudo, 3 pessoas que conheço com este modelo os 3 com problemas graves de bateria uma das pessoas optou por comprar um Sandero e ainda ficou com €€€ para as ferias.
        Tenho dois familiares com o ID3 e até a data super satisfeitos com o carro, mas como digo até para comprar carro novo é preciso ter sorte , independentemente da tecnologia.

        1. Avatar de JL
          JL

          Até mesmo incluindo os leaf não sei se ficam atrás, os leaf dão problemas muito depois de muitos diesel andam por aí.

  3. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Não tenho eléctrico, mas deve ter tipo quê, (em numero) deve ter menos 2/3 de peças?

    1. Avatar de Pinto
      Pinto

      Aqui no bairro so andava um betinho com EV mas juntamos nos e riscamos aquilo tudo ele trocou logo por combustao hehe

      1. Avatar de JL
        JL

        Até parece verdade.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Não interessa, na kawai a marca programa a troca de liquido de refregiração das baterias de 2 em 2 anos. Cada revisão dessas custa 500 euros.
      Nos 8 anos de garantia da bateria gastas 2000 euros em manutenção das mesmas.
      Também tem de mudar o oleo da transmissão, mas não sei os preços.

      1. Avatar de JL
        JL

        Custava, agora já oferecem isso.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Oferecem o quê? O café?

          1. Avatar de JL
            JL

            A mudança do líquido de refrigeração.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          então mas os elektros tbm levam liquido de refrigeração? Afinal andam a enganar o pessoal, precisam de manutenção…

          1. Avatar de JL
            JL

            E quem disse que não levam ? A diferença é que duram a vida do carro.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Duram? E tem se r mudado de 2 em 2 anos no caso do kauai?

          3. Avatar de JL
            JL

            Tem de ser mudado para que as oficinas ganhem algum, há marcas que não mandam mudar porque simplesmente não faz sentido, não é algo que se degrade nesse tempo.

            Vê a Tesla a mandar mudar esse liquido ? Renault ? VW ? Volvo ?

          4. Avatar de Anung
            Anung

            Também á carros que não mudam distribuição nem têm manutenção de caixa de velocidades!

          5. Avatar de JL
            JL

            Nem ninguém disse o contrário.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        €2000 gastas em manutenção a cada 3 a 4 anos num carro a combustão com facilidade só em materiais de desgaste como correias, filtros, óleo, velas/injetores, embraiagem, liquido de radiadores, polias, tubos, etc. etc. etc… e nem sequer chegamos às avarias.

        O meu em 40.000km levou água no limpa para brisas na revisão oficial da marca.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          e é preciso ir á revisão para levar isso? faço isso em casa.
          o meu carro custou 23500€, o equivalente eletrico custa o dobro, dá-me para andar 20 anos com ele sendo que nao vai andar tanto.
          Por isso é que os peugeot’s quando vão á oficina é de bradar aos ceus (os eletricos claro).

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas nem todos são mecânicos como você, já sabiamos isso, dai estar tão irritado com os donos de eléctricos, já sabe que não lhes “vai meter a mão”.

          2. Avatar de JL
            JL

            E os peugeot com correias de molho não, saem logo para a sucata porque o motor partiu…

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Não sou mecanico nem tao pouco mais ou menos… gosto de elétricos mas você faz-me lembrar os comerciais da meo quando surgiu a fibra de outros operadores que nao meo… um deles dizia-me a pes juntos… ah os outros têm fibra mas alugam á meo porque só a meo pode meter fibra.
            você está igual.

          4. Avatar de Realista
            Realista

            E para fazeres a revisão de um elétrico também não podes fazer em casa?! Já há pessoal a trocar em casa as baterias de Leaf da primeira geração e a aumentar para o dobro da capacidade, onde basicamente é desligar e ligar cabos…

            Depois de ver como se faz sinceramente parece mais simples trocar uma bateria em casa do que trocar uma embraiagem ou uma polia em casa de um carro a combustão.

            Portanto essa tua argumentação não faz sentido. Se aprendeste a fazer para um também aprendes a fazer para outro…

          5. Avatar de JL
            JL

            Não é mecânico ? Diga lá a verdade.

            Gosta ? Não parece.

            Então onde disse que tem de alugar só um ?

            Não entendi o argumento, explique-me como se eu fosse muito burro.

        2. Avatar de Anung
          Anung

          Injectores e embraiagem a cada 3/4 anos? Tubos? Liquido do radiador?

          Que ignorância, mas como estás no mesmo patamar do JL estás desculpado.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Geralmente nos carros a combustão, o liquido do radiador troca-se a cada 2 anos ou 40.000km mas outros nem mudam, só precisam de acrescentar assim como o óleo lololol Aliás o propilenoglicol tem validade de 4 anos após fabrico – antes de se colocar na embalagem de anticongelante haha

            Aliás, podes não saber, mas os tubos possuem validade e existem marcações nos mesmos com essa indicação. Não trocam e depois admiram-se que os carros a combustão começam a arder do nada em andamento.

            Eu sei que para ti 4 anos não é suficiente para se trocar algumas peças do teu carro, já que não andas com ele para não ficar caro. Mas para quem anda de carro 4 anos geralmente corresponde mais de 80.000km.

            Mas como não andas de carro, porque fica caro, estas perdoado.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então qual patamar ? Explique me como se fosse muito burro.

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Cá está…o homem que com o elétrico poupa para um carro novo a cada 4 anos (dito pelo próprio) LOLOLOL É cada artolas…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            E disse alguma coisa errada?

            Os carros elétricos não custam todos de €70.000 para cima como os carros a pilhas.

        4. Avatar de Grunho
          Grunho

          Isso dizem todos os traficantes de carros a combustão, incluindo os Stellantis. Na realidade aos 40 mil são mais de 10 mil euros de um motor novo por causa da correia de distribuição apodrecida.

        5. Avatar de Hugo
          Hugo

          Sim realista quem tem carros a combustão gasta 2000€ a cada dois anos e tu, de elétrico, poupas para um carro novo a cada 4. LOLOLOL Sabes claramente o que dizes.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Deves pensar que anda tudo com veículos de €75.000…

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mete 1/3 desse valor e mesmo assim continua a ser mentira 🙂

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Na altura quando disse as poupanças permitiam-me trocar de carro a cada 4 anos, era por um equivalente ao meu em semi-novo, que anda na ordem dos €12.000 a €14.000, pois ando a ter poupanças que andam na ordem dos €2500 a €3.000 por ano comparativamente se tivesse optado pela opção a combustão do meu carro.

            Mas atualmente por mais um bocadinho já compras um 100% elétrico, NOVO com 0km, por €17.000:

            https://www.dacia.pt/gama-hibrida-eletrica/spring-citadino/configurador.html

            E se for por empresa, fica por €14.000… Tem aqui a prova.

            Portanto, disse alguma mentira???

  4. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    Mas ainda existe duvidas, em relação a isso?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Os elétricos mexem com muitos interesses instalados, desde as petrolíferas às construtoras passando pelas oficinas, que emite muita desinformação.

      É uma questão de tempo, mas um a um, a desinformação vai caindo por terra…

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Sim sim, e mexem com os lobbys das terras raras, do litio, etc, etc, etc. tens razão. Daqui a uns anos se disserem que os eletricos não são o caminho quero ver o que dizes…E até parece uqe vamos pagar o kwh ao preço da uva mijona daqui a 10/15/20 anos.
        Desinformação é dizer que o eletrico é amigo do ambiente. Desinformação é trocar um carro que funciona por um eletrico só porque sim. Desinformação é trocar um carro de 5 em 5 anos por vaidade ou porque o leasing acabou…

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas a desinformação é você que a espalha.

          Se troca ao fim de 5 anos, afinal é você que não é amigo do ambiente, está a ver como se diz ambientalista e depois não o é.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            quem disse que trocava ao fim de 5 anos? Eu não.
            já voce pavoneia-se aqui e noutros fóruns a dizer o contrário… aliás tem ódio de morte a quem nao partilha a sua opinião.

          2. Avatar de JL
            JL

            É você que o afirma, portanto deve ser você que o faz.

            Então mostre lá onde disse que troco de 5 em 5 anos ? Ganha um Ferrari novo.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            O JL a cada comentário vai acrescentando novas informações…como fazem as pessoas honestas e que não mentem LOL
            Até ver ele teve 40 carros no nome dele. Deve ser o tutor da família inteira. Ou então tem 150 anos, mas como ele é muito sério também não diz a idade LOL
            Desses carros todos diz que foram praticamente todos para abate à exceção dos que se encontram a circular. Se isto não é a definição de uma família de arrasas não sei o que será.

          4. Avatar de JL
            JL

            Você é que é desonesto e mentiroso, eu nunca disse que tive 40 carros em meu nome.

            Portanto é o Hugo que é desonesto.

            É uma família que usou muito bem os carros, foi até partir.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então disseste o quê? Depois de linhas e linhas e linhas sobre este assunto acrescenta lá uma nova informação como pessoa honesta que és vá LOLOL

          6. Avatar de JL
            JL

            Mesmo com muitas linhas você não entendeu, mas isso já sabemos que nunca entende, talvez em vez de escrever muito tivesse mais preocupação em ler em vez de inventar.

            As pessoas não inventam.

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Trocar o carro de 5 em 5 anos ( no meu caso, de 3 em 3) não é desinformação , é para quem pode

        3. Avatar de Realista
          Realista

          As terras raras sempre mexeram com a industria automóvel que também usa matérias raras como o Cobalto, Lantanio ou Cérium, pois não é só retirar o petróleo do fundo o oceano e coloca-lo no depósito do teu carro. É também preciso refina-lo em grandes quantidades e isso requer terras raras e grandes explorações mineiras…

          Para além disso sempre se trocou de carro a cada 4 anos, não é de agora.

          No entanto quando se troca o carro eles não vão para abate, vão para outra pessoa e é por causa disso que já não circulam tantos carros com motores anteriores ao EURO 2 (1997), porque esses carros foram passando para outros donos e no conjunto melhoraram as emissões.

          Neste momento o que está mais em vigor em Portugal deve ser os motores EURO 3 (2001) ou superior, graças as pessoas que trocaram de carro.

          Também geralmente quando se troca de carro troca-se por vários motivos, como por exemplo o carro já não servir para circular por tantos kilometros continuamente sem dar problemas como fazia quando era novo – ou seja o desgaste. No centro da europa também trocam de carro porque como colocam sal para derreter a neve, os carros deteriorarm-se mais rapidamente e necessitam de ser trocados com mais frequência daí serem vendidos em segunda mão para países como Portugal.

          O resto é desinformação da tua parte…

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        As bicicletas mexem ainda mais. Com esses interesses todos e com os dos vendedores de EVs.

  5. Avatar de JL
    JL

    E novidades ?

    Então quer dizer que agora a Adac já não tem credibilidade nenhuma. Lol

  6. Avatar de ZC
    ZC

    Os carros elétricos são mais fiáveis do que combustão???? Não sei se é uma piada ou não, antes 6 meses eu usava o carro da empresa 2 Opel Corsa-e com anos diferentes, o 1º- Opel Corsa-e 2020 durante 2,5 anos, estes 2,5 anos já mandaram 8 vezes na oficina(2x avaria leves e 6x avarias muito grave), o 2º- eles decidiram trocar por outro Opel Corsa-e facelift 2023 deste data Agosto de 2023 até inicio Novembro de 2024 já mandaram 4x oficinas muito graves e há 6 meses eu e os meus colegas decidimos não usar mais os carros da empresa e voltamos usar os nossos carro antigo. O meu é Ford Fiesta 1.25 de 2001, comprei este carro Fevereiro 2001 ate agora só houve uma avaria nos injetores e o resto apenas revisão normais ou troca peças desgastas normais(pastinhas de travões, pneus, etc…).

    1. Avatar de JL
      JL

      Até parece verdade.

    2. Avatar de JL
      JL

      Se tivessem a combustão só tinham mais do dobro das avarias , isto segundo a adac.

  7. Avatar de Tó

    Também há estudos que dizem que o plástico é melhor para fazer rolhas que a cortiça. Outros havia que enalteciam o tabaco.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então mostre lá esse estudo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Portanto não são melhores nem piores.

    2. Avatar de Mico
      Mico

      Foste ver ao chatgpt.

      1. Avatar de Tó

        eu não me chamo mico, mas se tivesse ido também não vinha daí mal ao mundo

    3. Avatar de Realista
      Realista

      E outros que enaltecem a gasolina e o gasóleo.

  8. Avatar de AJ
    AJ

    Sempre tive 4 carros a combustão, Honda, Toyota, Hyundai e Kia, nenhum nunca me deixou a pé, e um deles vendi depois de 20 anos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Carros eléctricos tenho 2, um com bem mais de 20 anos e nunca me deixou a pé.

      1. Avatar de AJ
        AJ

        Ainda bem, ficamos os 2 bem servidos.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        mas lá atrás eram 27 agora já são 20. Não minta vá e diga qual é o modelo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Já sabia que você não sabia ler, agora veio a confirmação:

          “um com bem mais de 20 anos…”

      3. Avatar de maxim
        maxim

        Jonny Liar is on fire

    2. Avatar de Paulo+g.
      Paulo+g.

      Também tive carros a combustão e um passou dos 20… Um dos elétricos já o tenho à mais de 10 e outro elétrico, vejamos se aguenta ainda mais tempo…. Porque é bem melhor que o primeiro.

  9. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    É só maravilhas dos eléctricos, os carros eléctricos isto, os carros eléctricos aquilo, deve ser a ver se a malta decide em comprar um carrito eléctrico. É só publicidade e propaganda ao carro eléctrico, porque será necessário fazer tanta publicidade ao carro eléctrico?
    Comprem carros eléctricos, é bom para o ambiente, por outro lado, em casa usem aquecimento a gasóleo, ninguém dá por isso, a poluição não se vê. Dá para desconfiar de tanta publicidade ao carro eléctrico!!

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Porque são caros, demoram a carregar, têm pouca autonomia e têm durabilidade/degradação muito maior. Além de que em Portugal quem não tem local próprio para carregar o preço a cada 100km fica ao mesmo de um diesel.

      Têm de ir dizendo umas coisitas para despachar a maior quantidade possível.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então quer dizer que está a tentar despachar os diesel ?

      2. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Concordo totalmente com o Anung. Tudo o que disse é 100% verdade.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então quanto custa fazer 100 kms no seu eléctrico carregando fora de casa ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Então qual teve e foi enganado ?

      Publicidade ? Onde ?

  10. Avatar de marco Paulo
    marco Paulo

    Boa tarde,

    Cada caso é um caso, o meu caso.
    Entre a empresa e “uber” de levar os miúdos a escola (3, 2 escolas diferentes), faço em media 100 KM dia.
    Com carro a gasóleo gastava em media 11,€/dia.
    Em dezembro comprei 1 zoe usado (para testar) nunca tinha tido 1 Elétrico.
    Emborra tenha painéis solares, não uso para carregar o carro não estou em casa durante o dia.
    Passei para bi horário pago a noite preço médio .13€KW
    Chego a casa ligo a carro a ficha e fica a espera das 22H, ai liga até as 8 da manhã.
    Desde o inicio do ano já fiz +-9 000 km gasto em media menos de 2€ por dia/100 Km.
    Gastei 200.00 em energia +-.
    Se fosse a gasóleo 1 000.00 +-.
    Poupei 800.00/3 meses 266.66 * 9 meses 2 399.94 Ano.
    Sou de Viseu se tiver que ir ao Porto ou a Coimbra tenho que ir a gasóleo.
    Para as volta no meu caso não á melhor.
    Agora se faço 20 KM por dia e se já tenho um carro a combustão, o dinheiro que o elétrico custa a mais dá para muitos km.
    Cada caso é um caso e na questão do ambiente devem andar ela por ela.

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Sem dúvida, concordo com tudo o que disse, um carro eléctrico é bom para pequenas voltas, mas sem dúvida, que cada caso é um caso.
      Agora, para quem faz poucos Kms diariamente, e já está servido por um carro a gasolina/diesel fiável, obviamente, que não lhe compensa trocar por um carro elétrico, mesmo que seja um eléctrico usado.

      Na questão do ambiente, há outras formas de ajudar o ambiente, como eu já faço, mantenho o meu carro a diesel com a manutenção em dia e pressão dos pneus correcta (assim poupo combustível), faço a reciclagem do lixo, evito comprar artigos sem necessidade e/ou de fraca qualidade, pois sei que será lixo, procuro comprar frutas e hortaliças produzidas localmente, etc.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        O que está em causa é os gases que o teu carro produz, custa a malta entender isto, mas a culpa não é tua e dos governos que promoveram o crescimentos de uma economia acente em carbono. Produzimos carbono em excesso para a atmosfera mas enquanto vivermos relativamente bem está tudo bem, quando não tivermos comida na mesa ou vivermos debaixo de planeta tórrido aí iremos cair na realidade.

        1. Avatar de marco paulo
          marco paulo

          Se virmos,
          Desde a extração do petróleo até que é queimado no carro e sucata no final da vida do carro.
          Desde a extração das matérias primas para as baterias até fim da vida das baterias, e a respectiva sucata juntando a maneira como é gerada a energia elétrica.
          Não sei qual é a mais poluente, mas de uma coisa tenho quase a certeza a diferença para o planeta não será muito grande.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não diga disparates… ok? o ser humano ocupa 4% do planeta, 4%!!!!! como o conseguimos fazer aquecer? A poluição existe e devemos evita-la, mas o ser humano fazer aquecer o planeta é uma loucura!!! as minas de litio é que nao poluem nada e sao amigas do ambiente!!!

        3. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Sim, para quem ler o seu comentário e estiver pouco atento à realidade até pode pensar que se passarmos todos a veículos eléctricos, o problema da poluição/aquecimento global fica resolvido. Ora, é tudo uma grande mentira!!
          O que mais polui o ambiente mundial, não é o trafego de veículos ligeiros, mas é o trafego marítimo, o trafego aéreo (principalmente jatos privados), as industrias alimentar, plásticos, têxtil, moda, turismo, a agricultura intensiva, a desflorestação, incêndios florestais, a produção electricidade a carvão, etc.
          Já nem falo das guerras, a quantidade de dióxido carbono que mandam para a atmosfera. Veja a guerra da Ucrânia, que já fez 3 anos, avise o Putin que está a mandar muito carbono para atmosfera, pode ser que ele não saiba.
          Mas, infelizmente, para alguns (ou talvez para muitos), o problema da poluição é causado pelo pequeno veículo ligeiro que faz menos de 20 000 Kms por ano, como é o caso do meu pequeno corsa a diesel.
          Enfim, a ignorância e o loby do carro eléctrico faz destas coisas.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então mas onde dizem isso ? É ambientalista ao menos ?

            Tráfego marítimo ? Aquele que transporta o petróleo, e em vez de queimar gasóleo que é deixado para os carros, queima apenas as borras da refinação ?

            Se tirassem os aviões e os navios, com carros e camiões poluiam muito mais, sabia que um navio polui 60x menos para transportar o mesmo que camiões ?

            Sim, se reparar é esse pequeno veículo que faz 20000 kms que menos importância tem em tudo aquilo que referiu, porque é o menos importante em toda essa lista, é o que mais pode ser dispensado nem implicar nas nossas vidas.

      2. Avatar de JL
        JL

        É só publicidade e propaganda ao carro diesel, porque será necessário fazer tanta publicidade ao carro diesel?

        1. Avatar de Mário
          Mário

          porque se calhar o que este sr. faz é bem mais sustentavel que mandar para o lixo carros que ainda estão em perfeitas condições para andar e trocar por um eletrico.

          1. Avatar de JL
            JL

            E quem o manda a si colocar carros no lixo ? não o pode vender ?

          2. Avatar de Mário
            Mário

            quem disse que meti no lixo, foi uma forma de expressão.
            Mas vá fala quem tem um elétrico ainda quando não exisitiam eletricos… ah ja sei é um caddy de golfe.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então porque está a dizer que mete ? é só por embirrância ?

            Tanto existiam que tenho um, quer apostar ? Agora os eléctricos já não apareceram antes dos a combustão ?

            Tanto não sabe que continua a inventar.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            O homem que mandou quase 40 pra sucata a dar conselhos de sutentabilidade LOLOL

          5. Avatar de JL
            JL

            Sim, foi sustentável, já que foram comprados em segunda mão e foram usados até não dar mais. E foram entregues na sucata, coisa que muitos nem são.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Nisso ele tem razão.

          Quem têm um carro a combustão e anda poucos quilómetros, financeiramente não compensa trocar por um carro elétrico ou até mesmo outro carro a combustão.

          A maximização financeira ocorre quando tiver que ir trocar de carro a aí optar pelo elétrico pois os carros a combustão só são bons para pessoas que fazem poucos quilómetros.

      3. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        Os meus parabéns, 2 comentários como deveriam ser todos, construtivos.
        Só uma achega, eu faço em média 150/200km por dia, e carrego em casa, imaginem quanto poupo. E confirmando esta noticia, em 2anos e pouco vou em 107.000 km e 75€ de manutenção, isto porque não quis arriscar a mudar eu o filtro de ar, aTesla incentiva a o proprietário faze-lo mas eu pedi o serviço e para minha surpresa insistiram a vir a casa faze-lo, não perdi tempo. 75€

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Farta-se de poupar e quanto lhe custou o electrico??

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O eng em 2anos gastou 45075€ no elektro e poupou 9000 em gasóleo. .
            Não paga electricidade em casa , não paga wallBox’s e não paga nos postos é tido à borliú. Desde que gastou o guito no elektro mantém o diesel fechado na garagem para poupar no gasóleo.
            O eng⁰ só vai perceber o custo da manutenção do elektro quando o tiver que levar à inspecção e chumbar. Depois como já passaram os 80000 kms tem que perder o amor a uns 1500 eurinhos e é de amigo.
            https://youtu.be/vKedvcH9ehs?si=XBLBHND-smO0Cmy4.
            O mais grave é que com este andamento todo, ao 3⁰ ano já não tem garantia na bateria. Vai ser uma conta linda. A última que vi custou 16500€.
            Ora 1,5k+16,5k+… Vá 20.000 eurinhos e tem carro para mais um aninho.

          2. Avatar de JL
            JL

            Lá vêem os números inventados, nem sequer revisões fazem os novos diesel. Looooool

            E depois inventa outra vez como se tivesse na Dinamarca.

            Só falta a seguir apresentar números de gasóleo como se estivesse na Venezuela.
            .
            Não me diga que nos Estados Unidos também usam euros ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah e sem comparar que depois usa números de um X, não quer usar antes de camião?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pelas teorias vigentes, desde q seja Tesla, não precisa de qq manutenção.
            Não importa o modelo.

          5. Avatar de JL
            JL

            Quem disse que não precisa ? Não precisa é de gastar dinheiro a trocar coisas que não precisam de ser tocadas, mas isso custa entender a muita gente.

  11. Avatar de frangoassado
    frangoassado

    triste é ver tantos parolos a falar de carros como fossem salvação da humanidade quando nao os produzimos nem geramos riqueza na sua compra…transportes publicos de qualidade nao temos mas ninguem chora. todos querem andar no seu carrinho de caca a pensar que tem grande coisa….que nao traz bem nenhum ao país. Estao a defender o que??? o pais que invista em meios de transporte de jeito como em espanha, frança, alemanha, italia, etc, os tem..e sao todos produtores de carros. aqui que nao os temos, temos investimento zero num sector que nos dava muito jeito a longo prazo para o país. Enfim continuem
    a lutar pela botalhada mediocre que os parolos dos politicos mediocres como voces agradecem.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então mostre lá esse a dizer que é a salvação da humanidade ?

      Curioso, que nesses países se vendem mais carros do que cá.

      Não é verdade, o investimento em transportes públicos é muito maior que incentivos e subsídios que dão para carros.

      Então diga lá qual é o seu carro a combustão ?

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Não retiro uma vírgula àquilo que já tinha dito, a ADAC é tendenciosa e tem fortes motivos/interesses para isso:
    https://pplware.sitedev.pt/motores/vendas-globais-de-eletricos-aumentaram-13-em-junho-mas-diminuiram-7-na-europa/comment-page-1/#comment-3484868

    Apenas acrescento que agora a Alemanha passou a disponibilizar subsídios (sede início de 2025).

    Fica então o estudo que comprova o realmente sentem na pele os consumidores de elektros.
    https://www.kbb.com/car-news/report-evs-suffer-79-more-problems-than-gas-cars/
    É um penar…

    1. Avatar de JL
      JL

      Ah espere, agora a ADAC já é tendenciosa ? Então antes davam números correctos e agora já não ?

      Então agora até vai buscar artigos do ano passado ?

      Mas esse não é da Alemanha, e é de 2023, se tivesse lido tudo, a acad até confirma que os carros estão a ficar melhores, o que quer dizer que antes estavam piores.

      Mas como isso deve doer a muita gente, como se vê por aqui, tanto que até vieram com carros com 20 anos, isto porque não leram o artigo, só o título fez-os logo salta a mola, se tivessem lido tudo tinham entendido que o estudo refere-se apenas aos últimos 4 anos e para a mesma faixa etária em ambos, que como sabemos, no caso dos a combustão estão muito piores que antes.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os combustão se não vierem com marreca continuam a ser bons.
        O problema é a marreca.

        1. Avatar de JL
          JL

          Vêm com a mesma marreca, e até pesa mais.

          Problema não, solução, agora até metem essa solução nos a combustão.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Óbvio a cena deles é elektros. Se mesmo uma das igrejas da cena reconhece que há perdas por dissipação e/ou resistência quem sou eu para duvidar…
            O Eng⁰ tem que ouvir as verdades por gente do clube dele, de contrário não acredita looolooolool

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah certo, são tipo rebanho como se vê aqui ? Não querem, não ligam, mas estão lá sempre com as suas não existentes opiniões ?

  13. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Estudo encomendado pelo Musk e companhia.
    ZzzZzZzzzZ

    1. Avatar de JL
      JL

      Então o outro da poluição foi encomendado por quem ?

  14. Avatar de PTO
    PTO

    Parece-me que a quota de EV’s no mercado e o seu tempo de vida em circulação ainda é demasiado pequeno para se chegar a conclusões deste tipo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Parece me que não leu o artigo, foi exatamente por isso que compararam com outros da mesma faixa etária.