Europa pondera cancelar taxas alfandegárias aplicadas aos carros elétricos chineses

54 Comentários

A situação comercial entre a China e os Estados Unidos, com as tarifas de Donald Trump, levou a União Europeia (UE) a tomar medidas. A UE quer agora rever os seus planos quanto às próprias taxas alfandegárias dos carros elétricos chineses. Os impostos poderiam ser dispensados ​​e substituídos por uma regra menos punitiva. A pergunta é se isso tornará os modelos chineses mais acessíveis.

Europa China carros elétricos taxas

Europa quer repensar as taxas no carros elétricos

As tarifas que Donald Trump impôs à China podem em breve ser aproveitadas por outros mercados, em especial pela Europa. Estas duas potências terão relançado negociações para rever os seus acordos comerciais. As taxas impostas pela Europa sobre os automóveis carros produzidos na China podem ser suspensas em favor de uma nova regra. Este concentrar-se-ia em “preços mínimos”.

Em outubro de 2024, a UE aprovou novas taxas alfandegárias contra os fabricantes que produzem os seus modelos na China. Durante um período de cinco anos, as marcas viram o preço dos seus modelos importados aumentar drasticamente, enquanto a UE pretendia punir estes intervenientes do sector, ajudados pelo governo a parecerem mais competitivos do que os intervenientes europeus.

A Alemanha está entre os países mais interessados ​​em rever as condições de importação de veículos elétricos chineses para a Europa. A ideia da UE seria encontrar um compromisso para continuar a lutar contra a concorrência dos modelos chineses na Europa, obtendo ainda apoio por parte da China.

Europa China carros elétricos taxas

China acabaria por ser beneficiada face aos EUA

A solução prevista são os “preços mínimos”, abaixo dos quais os carros elétricos chineses não poderiam ser comercializados. Os líderes europeus sabem que, com a situação americana, o seu peso nas discussões pode ser maior. A China terá de vender os seus produtos, e os investimentos nos Estados Unidos poderão ser redirecionados para a Europa.

É, por isso, necessário aproveitar a oportunidade, mesmo tendo em conta as dificuldades enfrentadas pelos fabricantes europeus. Importa garantir aqui algumas medidas que impeçam que o alívio dado aos fabricantes chineses não se transforme no fim da indústria na Europa.

Ainda dentro do tema das tarifas e do impacto na indústria automóvel, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni tomou uma posição interessante. Aproveitou a oportunidade para pedir a suspensão do Acordo Verde para a indústria automóvel. Este engloba a proibição de carros emissores de CO2 em 2035 e a meta de neutralidade carbónica até 2050.

UE aprova taxas definitivas sobre os carros elétricos produzidos na China

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O Trump na tentativa de isolar a China está a aproximar ainda mais a China dos outros países.
    Mas o estarola alaranjado aparentemente não vê o que todos nos estamos a ver.

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      A CULPA AINDA É DO TRUMP?!?!?!?! Não podem ser assim tão cegos cmonnnnnnn!!!

      1. Avatar de Max
        Max

        Estás mesmo cegueta. Trump aplicou uma taxa de importação à China de 145%. A China respondeu com uma taxa de 125%. Com estas taxas não vai haver comércio nenhum entre as duas maiores economias do mundo, o que vai provocar efeitos em cascata e vai contribuir para uma possível recessão a nível mundial.
        E a culpa é de quem mesmo?

        1. Avatar de João
        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não vai haver recessão nenhuma mundial isso é propaganda. O Trump é que os tem no sítio. O único que vai ter recessão são esses energumes comunistas chineses, que roubam as ideias dos outros países com contrafacção e depois vendem ao preço da chuva arruinando as empresas que inventaram o produto, sem falar no coitados dos trabalhadores chineses explorados até mais não.

          1. Avatar de Max
            Max

            Experimenta pesquisar por “trump recession 2025”

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Não, a culpa não é do Trump, é dos imbecis que votaram nele e nos que o apoioam.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Vai ser muito interessante reler estes comentários esclarecidos daqui a um ano. Este e todos aqueles dos grandes economistas que nunca acertaram uma unica previsão.

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        É ridículo @Filipe… nem é preciso ser um grande economista.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      O trumo e um espiao russo, krasnov era o nome dele em 85

    4. Avatar de Jose
      Jose

      Por mim, vivo muito bem sem chinezisses! Sempre vivi e não sou doido para ser causador da destruição da indústria e tecnologia europeia e Ocidental com a qual toda a minha vida vivi. A China não me faz falta alguma.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Mal tu sabes que tudo o que compras vem ou tem fabrico na China ahahah

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Jose, era uma vez um Europa cheia de indústria.
        Uma noite, veio um malvado Chinês, com um saco no lombo, disfarçado de Pai Natal e levou as indústrias europeias todas no saco e nunca mais as devolveu.
        Acabou por ser um Pai natal ao contrário, em vez de deixar prendas, levou-as…

        Agora a sério, pergunte lá quem deslocalizou as indústrias para a China e quem ganhou muita massa com isso.
        Deixe de meter a culpa nos Chineses quando a culpa é sua/nossa…

        Já não vinha aqui ao pplware há uns dias.
        O que já me ri hoje ao entrar aqui…
        É com cada um que sinceramente começo a concluir que o melhor a fazer é acabar com a escola porque realmente isto já não vai lá..

        1. Avatar de Vítor M.
          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            É provável, mas deve ter sido muito pouco tempo porque já nem me lembrava e nem respondi a nada.
            Foi um zapping.
            Mas sei lá, a minha memória já não é a mesma…

      3. Avatar de PTO
        PTO

        Sempre viveste?
        Vai lá ver o que tens e o que usas que foi feito na China e depois vem cá dizer à malta.

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Trump tem culpa? Só sei que com estas tarifas o Trump conseguiu ver quem são os aliados, a Europa em vez de negociar como os outros e acabar com as tarifas entre os 2 continentes prefere guerra. Aqui só mostra que a união europeia é vassala do PCC, agora se percebe a perseguição a liberdade de expressão pera UE fora.

      1. Avatar de Max
        Max

        Agora, a UE propôs aos EUA acabar com as tarifas dos produtos industriais. Não foi aceite pelos EUA.

  2. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Um acaba com a mama os outros, dobram-se, abrem-no bem aberto. WTF isto só pode ser a brincar. A América faz frente á China e a Europa vai ajudar a China em vez de aproveitar para equilibrar a situação comercial.

    Sinceramente eu acho que a Europa está enfraquecida e sabe que sem os EUA não vai durar nada contra a Rússia, China e Coreia.

    1. Avatar de Um gesto apenas
      Um gesto apenas

      Pois não, é o fim, está tudo acabado. Ganhaste. Adeus.

    2. Avatar de Adam
      Adam

      A tua falta de noção esta esclarecida quando utilizas WTF, demonstra a tua mente infetada pela cultura Americana. USA ja danificou demasiado o setor energetico, financeiro da Europa. Ja chega e bem, e ninguém esta contra china, Russia(pelo menos não deviam estar, nao me lembro de nenhum deles terem virado o mundo do avesso como fazem os teus queridos americanos). Isto e o que da quando consomes muito Netflix, americanos bons, russos e chineses maus

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Quer mesmo ir por esse caminho? Sou cunhado de um ucraniano, se quiser, o senhor vai-lhe dizer a ele a à sua família a baboseira que está aqui a espalhar! Já agora, some georgiano, e TODOS os países de Leste, à excepção do tapete russo Orban! Com a China o mesmo, é tão boazinha, mas os vizinhos não a suportam a não ser aquela aberração humana e politica, chamada Coreia do Norte!

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Jose, é cunhado de um Ucraniano?
          Então pergunte lá ao estimado se sempre era verdade que os Ucranianos andavam a fazer a vida negra ás populações Russas do Donbass.
          Pergunta genuína, acredite.
          A informação que tenho é que andavam a fazer uma limpeza étnica naquelas regiões e olhe que eu ando sempre bem informado.
          Provavelmente até estarei mais informado que o seu cunhado…
          É que eu não levo com propaganda.
          Mas lá está, por andar bem informado isso não implique que às vezes não tenha informação insuficiente num ou outro caso em particular.

          Isto quem sabe de tudo é o Sócrates, Salgados e Bavas…

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Aqui só prova quem manda na UE, e o Trump viu que a China tem os tentáculos cá dentro. Aqui está a prova.

    4. Avatar de PTO
      PTO

      @36.71Hz

      O teu problema é que a inteligência persegue-te mas tu não páras quieto.

      1. Avatar de papagaio
        papagaio

        já ganhou 🙂

  3. Avatar de PoiZé
    PoiZé

    “A solução prevista são os “preços mínimos”, abaixo dos quais os carros elétricos chineses não poderiam ser comercializados. ”
    Isto já é feito, desde o inicio, pelas empresas que vendem os VE chineses na Europa!! Se não o tivessem feito iam contar pelos dedos de uma mão o numero de viaturas europeias que venderiam!
    Mesmo assim…. Vendem bem e o lucro é bem melhor.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    A acontecer e de forma recíproca entre os 2 blocos, não deixa de ser irónico e muito bem jogado!

  5. Avatar de TheD
    TheD

    Prego final na indústria Europeia.

  6. Avatar de joão
    joão

    como tento sempre comprar produtos que sejam europeus, por mim terão pouco lucro…uns cabos para o telefone e umas bujigangas.
    de resto =0

    1. Avatar de Zé

      Ou não. Podes não comprar produtos fabricados na china, mas muitos têm componentes chineses. A Tesla, p.e., tem muito componente chinês. A famosa Gibson (marca de guitarras) já não tem um autocolante a dizer “made in USA” pois apesar de serem produzidas nos USA, têm peças de outras paragens. O mesmo por cá. Incluindo produtos europeus que, se olharmos bem, são feitos na china e outros países. Calçado, roupa, alimentos…

      1. Avatar de joão
        joão

        É verdade, mas tento que seja Europeu, pelo menos a marca, claro que vivemos no globalizado!
        Como a comida, tento que sejam marcas nacionais e europeias! É aqui na Europa que vivo..

        1. Avatar de Jose
          Jose

          É assim mesmo. Eu até cabos consigo se vir dessa ditadura manhosa.

  7. Avatar de Max
    Max

    “A Alemanha está entre os países mais interessados ​​em rever as condições de importação de veículos elétricos chineses para a Europa.”
    E porquê? Porque é a que mais exporta veículos não elétricos para a China. Não é propriamente um interesse desinteressado.

  8. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    Uma coisa é certa, nunca na vida pensei em vir a assistir a isto tudo. A partir daqui tudo é possível…

  9. Avatar de Anung
    Anung

    Como? Mas não era só o Trump que taxava os carros dos outros?

  10. Avatar de António Tavares
    António Tavares

    Se colocarmos tarifas nas importações de carros da China talvez a China reduza as suas taxas de produtis Europeus. Se for assim não parece mau.
    Se não, estaremos a ser otários. O preço mínimo só garante uma margem de lucro mais alta. A China vai usar a margem para colocar produtos de qualidade mais alta e os produtores europeus vão ter de conseguir cortar nos preços também ou correr à frente com melhores propostas, o que não é fácil.

  11. Avatar de Andre
    Andre

    àh… Agora que é para ser do contra a dignidade humana, a ditadura, etc… já não interessa.
    Só falta receberem o Nicolás Maduro e o Daniel Ortega para estreitar relações e chatear o Trump ainda mais.

    1. Avatar de Mapril
      Mapril

      André, vejo que és simpatizante MAGA, aquele regime “democrático” que deporta um cidadão americano para Guatemala e que depois desobedece ao juiz federal que ordena o seu repatriamento. Ao pé destes, Maduro é um anjinho…

      1. Avatar de andre
        andre

        Não sou simpatizante MAGA, apenas reconheço um mal menor, mas vejo que és simpatizante dos juízes amigos dos que o Maduro colocou no tribunal constitucional (assim nunca desobedece), dos que estão a atropelar todas as leis no brasil, etc…. há vários tipos de ditaduras, a do judiciário é das mais perversas porque é travestida de justiça.

        E tens razão, o maduro não deportaria esse senhor, faria fertilizante com ele.

        Não era aficionado do Bukele, mas tenho de admitir que o seu autoritarismo resultou num pais melhor e mais livre, também não sou muito fã do que o Trump está a fazer, pode correr bem ou mal, mas não me admirava nada que no final, os estados unidos estejam melhores.

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    …a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni tomou uma posição interessante. Aproveitou a oportunidade para pedir a suspensão do Acordo Verde para a indústria automóvel. Este inclui a proibição de carros emissores de CO2 a partir de 2035 e a meta de neutralidade carbónica até 2050…”
    Esta é a melhor parte deste artigo!

    Paralelamente, e ainda uns dias antes, a própria líder do Partido Conservador britânico, Kemi Badenoch, já se tinha pronunciado no mesmo sentido, contrariando por completo a linha lunática que orientou o partido até finais de 2024 no governo UK. Por outras palavras, os “Tories” — um dos bastiões mundiais do net zero — já vieram dar o dito por não dito.
    https://www.instagram.com/reel/DHWDzrJAcMB/?utm_source=ig_web_copy_link

    Um sinal claro de que, para líderes relevantes, estas metas não são sustentáveis do ponto de vista económico, industrial ou social.

    No que toca aos automóveis, é como reconhecer, finalmente, que acabar com a venda de carros a combustão em 2035 é uma falácia como desde sempre por aqui no Pplware se realçou.

    Também mostra que o consenso europeu sobre o tema está a começar a rachar. E quando líderes de países com peso industrial como Itália e o Reino Unido começam a contestar estas medidas, é um sinal de que a narrativa dominante está prestes a mudar.

    Aos poucos, vamos lá chegando.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ela apenas diz que é impossível em tão pouco tempo, não diz que é para abandonar a ideia….

  13. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Alimentem ditaduras depois não se queixem …

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Estás a falar do Trumpas, certo?

      1. Avatar de andre
        andre

        podes criticar muito o Trump, mas diz-me lá o que é que ele fez para ser um ditador?
        Matou os oponentes? Perdeu uma eleição e c=)O/(%ou no resultado?

        Se o BE ganhar uma eleição com 80% abolir o direito à propriedade privada na constituição e implementar impostos de 100%, este é o jogo democrático, mesmo que eu nao goste, é apenas outro tipo de tirania mas não é antidemocrático.

  14. Avatar de Mapril
    Mapril

    Em tempos os Americanos aliaram-se à União Soviética para combater o Nazismo, agora é o tempo da Europa se aliar à China e ao mundo para juntos derrotarmos o inimigo comum, a besta MAGA.

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Tal medida se for a avante só vai acabar de matar a indústria automotiva na Europa, estamos a atravessar momentos complicados na indústria de moldes e injeção e tal medida só vai matar os sobreviventes.

  16. Avatar de Pinto
    Pinto

    A China é de longe um pais muito mais seguro e rico que a europa…os europeus neste momento andam todos a tentar mudar-se para a China pois a europa foi invadida por islamicos e africanos

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E chineses.

  17. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Erro crasso! A Europa é um mercado de 600M de habitantes/consumidores. Abrir a porta à China sem alavancar a dimensão Europeia é terrivelmente errado do ponto de vista negocial. Mas isto é a minha opinião.

  18. Avatar de RV
    RV

    A China não apoia a Rússia? A Europa não diz que está do lado da Ucrânia? Importar carros chineses com redução de taxas? Taxem mais os chineses e menos os europeus, pois a Europa está carregada de impostos e quem os paga somos todos nós. Querem reduzir taxas? Reduzam para os europeus!!