ANACOM aplica coima de 559.500 euros à MEO! Saiba porquê…

26 Comentários

A ANACOM vai aplicar uma coima superior a meio milhão de euros à MEO por violações de regras dos contratos e práticas comerciais desleais. Saiba o que aconteceu concretamente.


MEO prestou informações falsas a assinantes consumidores

A ANACOM vai aplicar à MEO uma coima no valor de 559 500 euros, por violações das regras aplicáveis à celebração e cessação dos contratos por iniciativa dos assinantes, regras essas previstas na Lei das Comunicações Eletrónicas e na decisão desta Autoridade de 09.03.2012, e por adoção de práticas comerciais desleais, proibidas nos termos do Decreto-Lei n.º 57/2008, de 26 de março.

Relativamente à contratação de serviços, estão em causa situações em que não foram cumpridas as regras legalmente previstas para a celebração de contratos com os consumidores através de chamada telefónica, regras essas que exigem, quando a iniciativa do contacto é da empresa, que o consumidor envie a proposta contratual assinada ou dê o seu consentimento escrito a tal celebração.

Verificaram-se também situações em que a MEO não prestou aos consumidores a informação pré-contratual exigida, nomeadamente informação sobre a existência do direito de livre resolução, prazo e procedimento para o exercício de tal direito.

Quanto à cessação dos contratos, estão em causa situações em que a MEO não indicou, nos documentos de confirmação das denúncias contratuais enviadas aos assinantes, a informação, com caráter concreto, dos direitos e obrigações dos assinantes emergentes da denúncia do contrato, designadamente a obrigação de pagamento de encargos associados ao incumprimento do período contratual mínimo e à não devolução de equipamentos, e não referiu, na comunicação através da qual solicitou o envio de elementos adicionais, o prazo de que o assinante dispunha para enviar a documentação solicitada e a consequência do incumprimento do mesmo.

Também foram verificadas situações em que o operador não prestou aos assinantes que manifestaram a intenção em cessar os respetivos contratos todas as informações relevantes.

Os comportamentos adotados pela empresa são especialmente gravosos por resultarem no incumprimento de uma ordem legítima da ANACOM que lhe foi regularmente comunicada, colocando em causa a própria regulação do mercado em que opera, revela a própria ANACOM.

Constatou-se ainda que a MEO prestou informações falsas a assinantes consumidores, relacionadas sobretudo com a existência de períodos de fidelização ou o pagamento de encargos devidos pela cessação antecipada do contrato, as quais eram suscetíveis de levar tais consumidores a tomarem uma decisão de transação que de outro modo não tomariam, adotando, dessa forma, práticas comerciais desleais legalmente proibidas.

A MEO já apresentou recurso de impugnação judicial contra a decisão da ANACOM, junto do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Desafio para o PPLWARE: Fazer um novo artigo no dia em que, efectivamente, a MEO pagar esta coima.
    Fico a aguardar.

    1. Avatar de Vítor M.

      E não pagou nada? Sabes algo? Partilha.

      Fazendo uma pequena pesquisa, ficamos a saber, entre outras, que em dezembro de 2021, a ANACOM aplicou uma coima de 712 mil euros à MEO por incumprimentos relacionados com a suspensão e extinção indevida de serviços por falta de pagamento de faturas. A empresa recorreu judicialmente, mas o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão confirmou a decisão da ANACOM. E a MEO pagou.

      1. Avatar de Oliveira
        Oliveira

        Toda a tua resposta pode ser obtida, ipsis verbis, pelo chat GPT (sem tirar nem pôr).

        A única parte que difere é “A MEO pagou”.

        Como o restante é do domínio público, partilha a fonte que suporta esta afirmção.

        https ://sicnoticias.pt/economia/2023-04-04-MEO-discorda-da-multa-da-Anacom-e-vai-impugnar-decisao-2bd9358d

        https ://www.rtp.pt/noticias/economia/meo-discorda-da-multa-da-anacom-e-vai-impugnar-judicialmente-decisao_n1477406

        1. Avatar de Vítor M.

          Tu foste ver ao ChatGPT? Porque não vais ao site da ANACOM? É que essas notícias não são sobre a coisa que referi. Estás a falar com base em que notícias? E a seguir a isso, foi arquivada ou foi paga? Não sabes? O ChatGPT também não disse?

          1. Avatar de Oliveira
            Oliveira

            O chatgp disse me a mim exactamente o que te disse a ti para elaborares a tua primeira resposta. Só fui lá confirmar de onde vinha o teu texto elaboradissimo. Continuo à espera da fonte.

          2. Avatar de Vítor M.

            Nem sei do que falas, porque a fonte está na página da ANACOM. Se estivesses atento, verias que já falei nisso. Não estás a ler jovem, para e lê com calma. Começaste a dizer uma coisa sem provar, perguntei-te onde estão essas conclusões, apenas apresentaste coisas, segundo disseste, que perguntaste ao ChatGPT. Depois disseste que a ANACOM tem receita vindas de??? Não disseste 😉 e estás a perguntar-me a fonte? 🙂

        2. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          Anacom.
          Em vez de pagar 500000 euros, por ano, ao chargpr, além de lhe dar 100%, de tudo, o que o seu telemóvel tem, é mais simples, ir à fonte original… quem emitiu, a multa.
          Rende mais, não paga 500000 euros, por ano, e protege 100000000% da sua vida pessoal, em vez, de dar, tudo, ao chatgpt. Olhe que até já lhe enviam, propostas de 10000 euros, por dia, se tiver vídeos, para o OF, no seu telemóvel.

      2. Avatar de Oliveira
        Oliveira

        Aliás, tens aqui uma para te ajudar a esclarecer:

        Anacom passa multas de 32 milhões desde 2012 mas só recupera 0,8% do valor

        Chega?

        1. Avatar de Vítor M.

          Estás a fugir ao assunto 😉 afinal a MEO pagou ou não a que referi? É que estás a baralhar tudo. As que o chatGPT te referiu, foram pagas, estão em processo ainda ou foram arquivadas? E esse 0,8% do valor que a ANACOM recebeu, é das multas pagas pela MEO alguma coisa?

  2. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Peca por tardia e há mais a violarem a lei ! Aplique-se a lei !!!

  3. Avatar de Jakim+Zé
    Jakim+Zé

    Arrota chico !!!

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Multa essa que será paga com o dinheiro que roubam aos Portugueses clientes dessa empresa, através dos preços abusivos e ilegais que praticam.

    Sectores Estratégicos e Serviços Públicos não podem ser prestados por privados, as Telecomunicações têm de ser fornecidas e administradas pelo Estado garantindo assim a segurança e privacidade dos Portugueses e a Soberania do País.

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Qual segurança e privacidade no estado?
      Ataque à Agência para a Modernização Administrativa (AMA) (2024)
      Fuga de Dados da NATO (2022)
      Multa ao Hospital (Centro Hospitalar Barreiro-Montijo) por Violações do RGPD (2019)
      Câmara Municipal de Lisboa (2021): enviaram dados de ativistas russos para Moscovo
      Podia ainda citar mais casos

      Monopólios do estado nunca foram bons. Concorrência é o que é preciso, viu-se agora com DIGI.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Tudo aquilo que você escreveu não tem nada a ver com Estado, Sectores Estratégicos, Segurança Nacional, Soberania, e Protecção de Informações e Dados dos Portugueses.

        No Estado o que você refere não acontece a não ser que o mesmo esteja sequestrado por indivíduos ou grupos que atentam contra o mesmo e o Interesse Nacional.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Em que mundo é que vives. Alucinação é grave, não tem nada a ver com Estado, desde quando.
          Protecção de Informações e Dados de portugueses não foram protegidos no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, que pertence ao estado
          Existiu uma fuga de documentos confidenciais da NATO, não é segurança.
          ETC

  5. Avatar de Tobias
    Tobias

    Meo tem mais de 4.5 milhões de clientes. Se todos pagassem mensalidade de 1€ essa multa era pouco mais de 10% do rendimento de um mês 😀
    Com o rendimento mensal real que eles recebem, essa multa faz cócegas

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      tal e qual…compensa o crime

    2. Avatar de aj
      aj

      Se não fizesse cócegas, não apresentavam recurso de impugnação judicial contra a decisão da ANACOM.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Recorrer, dá. sempre, reduções, das coimas.
        Além de que, dá para apagarem, nomes, dos dirigentes ou outros, da decisão final. Também ajuda, porque, são, os mesmos, escritórios, de advocacia, que lhes dizem que aquelas formas, são legais, que vão, ao tribunal, contestar, o que a, ANACOM, disse, ser ilegal.

  6. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Teve no ano passado 763M€ de lucro, esta multa corresponde a 0,07%, a ANACOM é uma anedota.

    https: //www.dn.pt/economia/receitas-da-altice-portugal-sobem-4-5-para-2-05-mil-milhoes-de-euros-ate-setembro-2

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Esse número refere se ao EBITDA. Sem pagamento de impostos e empréstimos. É um pouco enganador referirem o lucro do resultado operacional em vez de o lucro final.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        No caso, do lucro final, também, saltam fora, os carros, férias e prémios, pagos a dirigentes.
        Basta ver, que, os dirigentes, da MEO, chegam a receber 73 milhões de euros, em prémios, de desempenho, anuais. Como, nunca foram, mais de 10, são 8 milhões, para cada.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Se chegar a vias de facto …
    “Lavagem de dinheiro” para financiamento de tachos no Estado

  8. Avatar de Gerson
    Gerson

    É bem feito, já já será a NOS pelo mesmo motivo.

  9. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    só esse valor?eles até se ficam a rir

  10. Avatar de Nosferaty
    Nosferaty

    Coitadinha da MEO, ou neste caso Altice, que ultrapassa os 60 mil milhões de euros a nível global. A sua operadora em França, a SFR já está a venda. Coitadinhos, tenho mesmo pena deles. Em Portugal fartam-se de encher os bolsos…