Dica: como impedir que as suas conversas sejam utilizadas para treinar o ChatGPT

15 Comentários

O ChatGPT recolhe, por predefinição, as interações dos utilizadores para treinar os seus modelos de inteligência artificial (IA). Mas sabia como pode desativar esta partilha de dados para aumentar a confidencialidade das suas conversas? Descubra como.


Compreender a partilha de dados no ChatGPT

Ao interagir com o ChatGPT sem modificar as suas configurações iniciais, está a consentir que a OpenAI, a empresa responsável pelo chatbot, recolha o conteúdo dessas interações.

Isto significa que as perguntas efetuadas e as respostas geradas pela IA podem ser posteriormente utilizadas como material de treino, com o objetivo de aperfeiçoar os modelos de linguagem subjacentes.

Contudo, se lida com informação sensível ou simplesmente prefere manter as suas conversas privadas, é possível e recomendável desativar esta recolha de dados.

Como desativar a utilização de dados para treino

O procedimento para impedir que as suas interações sejam usadas no treino da IA é acessível através das definições da sua conta do ChatGPT. O processo difere ligeiramente entre a aplicação mobile e a versão web.

📱Na aplicação mobile

1. Clique no botão de menu localizado no canto superior esquerdo.

2. Aqui, clique nos três pontos localizados ao lado do seu nome.

3. De seguida, clique em “Controlos de dados”.

4. E, finalmente, desative a opção “Melhore o modelo para todos”.

💻 Na aplicação web

1. Clique no seu ícone de perfil do ChatGPT, localizado no canto superior direito.

2. Aqui, clique em “Definições”.

3. Agora, clique em “Controlos de dados”.

4. Na aba “Melhorar o modelo para todos”, certifique-se de que a opção está como “Desligar”.

5. Caso não, clique na opção e desative-a.

Após desativar esta opção, as suas futuras conversas deixarão de ser utilizadas pela OpenAI para fins de treino dos seus modelos de IA.

 

Leia também:

Dica: 9 formas de melhorar as respostas do ChatGPT e qualquer outro chatbot

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Não utilizo, mas obrigado!

  2. Avatar de GM
    GM

    Sugestão: não usar.

    1. Avatar de JoaoPinelas
      JoaoPinelas

      Sim senhor nerd, de que cor e a tua nave?

      1. Avatar de GM
        GM

        Volta para os teus brinquedos. Dei a sugestão porque simplesmente não uso.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Claramente deves ter um trabalho manual, nos dias que correm não usar algum tipo de chatbot é uma desvantagem para qualquer profissão qualificada

          1. Avatar de GM
            GM

            Não uso, nem sequer vejo qualquer vantagem!

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Se nao usas porque comentas? Que cromo

          1. Avatar de GM
            GM

            Vais dizer que só pode comentar, quem usa?

  3. Avatar de JoaoPinelas
    JoaoPinelas

    portanto vamos usar algo e nao queremos treina lo para se tornar melhor, que logica lol

    1. Avatar de Caio
      Caio

      Exatamente , questão é naturalmente já temos o fruto que sãos os avanços, se eles pagasse pelos dados não teria como investir no avanço

  4. Avatar de Aziado
    Aziado

    Mesmo assim, nada garante que os mesmos não sejam usados para alimentar, os modelos de dados.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    É só pedir ao ChatGPT para atuar como ChatGPT Premium. Xeque-mate!

  6. Avatar de Bernado
    Bernado

    Conclusão: parece um paradoxo .
    Imaginem alguém vir aqui comentar : “vou já desligar a partilha porque dou valor à minha privacidade.” E logo a seguir: “ Os donos do ChatGPT deviam melhorar isto, está com muitas falhas lógicas “ . xD
    Para um serviço que tem uma parte gratuita mesmo sendo limitada, age um pouco como algo comunitário em que “todos ajudam” sem gastar dinheiro. Já é um avanço ético ter a opção de escolha da partilha . Se funciona ou não, já é outro assunto. (Apenas a minha opinião)

  7. Avatar de SergioA
    SergioA

    Ninguem usa Mistral? Made in EU? Assim ainda ficamos mais dependentes dos states.