Utilizadores correm pelo iPhone! Vendas dispararam nos últimos dias

34 Comentários

As taxas impostas por Donald Trump, bem como as restantes mudanças que tem implementado, desde que tomou posse, abalaram os mercados globais. Entretanto, os novos direitos aduaneiros parecem ter despertado a fera que há dentro de alguns consumidores, com os Estados Unidos da América (EUA) a assistirem a uma corrida aos iPhones.



Conforme avançámos, o dedo de Donald Trump agitou verdadeiramente os mercados, com as sete maiores empresas de tecnologia do mundo – Apple, Nvidia, Microsoft, Amazon, Alphabet, Meta e Tesla – a sofrerem uma desvalorização colossal.

De tal forma, que o conhecido Mark Gurman afirmou que a política de preços de longa data da empresa de Cupertino enfrenta atualmente o seu teste mais difícil até à data.

Os americanos poderão ter de enfrentar o primeiro aumento de preços dos modelos iPhone Pro desde 2017, com o iPhone X a fixar o preço base em 999 dólares.

De acordo com a Bloomberg, as novas taxas estão a causar frenesim nas lojas da Apple, com os clientes a procurarem comprar um iPhone antes de potenciais aumentos de preços.

Quase todos os clientes me perguntam se os preços vão subir em breve.

Disse um funcionário da Apple, numa entrevista.

Testemunhas oculares terão comparado a corrida às lojas Apple à Black Friday ou ao lançamento de um novo modelo de iPhone, com as vendas do modelo a dispararem nos dias 5 e 6 de abril, em comparação com os dias normais de saldos e, também, com o período homólogo.

Apesar do medo relativamente ao preço dos iPhones, parece que, a curto prazo, a Apple conseguiu compensar o impacto das taxas, adiando qualquer aumento de preços, pelo menos por alguns meses.

 

Apple tem plano para sustentar as taxas recíprocas de Donald Trump

Segundo a imprensa, desde que as taxas foram anunciadas, a Apple estará a trabalhar num plano para compensar quaisquer potenciais problemas.

Trata-se de uma estratégia em quatro partes que visa combater potenciais problemas na cadeia de abastecimento e aumentos de preços, bem como transferir parte da produção para países que não são afetados pelas mudanças aduaneiras.

O The Times of India noticiou que a empresa tem estado a armazenar iPhones, mencionando cinco aviões cheios de iPhones e outros dispositivos a serem enviados da Índia para os EUA durante a última semana de março.

De acordo com o The Wall Street Journal, por sua vez, a Apple estará a planear aumentar a importação de iPhones da Índia, uma vez que o impacto das taxas será inferior ao da importação da China (26% contra 54%).

Apesar do impacto significativo das novas taxas na indústria tecnológica, é improvável que a Apple transfira a produção para os EUA – ainda que este seja, alegadamente, o principal objetivo de Donald Trump.

 

Leia também:

“Liberation Day” nos EUA: o que são taxas recíprocas e quais os países mais afetados?

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    A partir de amanhã a taxa alfandegária sobre produtos chineses não é de 54%, é de 104%. Recapitulando:
    – Trump já tinha aplicado uma sobretaxa de 20%, que disse que era por causa do fentanil
    – A seguir no que chama “taxas recíprocas”, a China apanhou com 34%, passando para 54%
    – A China retaliou com uma taxa de 34% sobre os produtos importados dos EUA, além de outras medidas
    – Em resposta à taxa retaliatórias chinesas, Trump disse que ia aplicar uma taxa adicional de 50%, se a China não retirasse a sua de 34%. Como se esperava, a China manteve.
    Por muitas voltas que dê a Apple, se Trump não aprovar qualquer tipo de isenção, o preço dos iPhones vai subir. O “ter despertado a fera que há dentro de alguns consumidores” é eles a prevenir-se, antes que o preço suba. Pode ser que comprar de contrabando também valha a pena.

    1. Avatar de Alphie
      Alphie

      Comprar iPhone falsificado vale sempre a pena. Tem uma melhor experiência de utilizador, tem mais funcionalidades, é mais barato e serve exactamente o mesmo propósito que é de mostrar para os outros que se tem um iPhone.

      1. Avatar de Zé Alfa
        Zé Alfa

        És um fofinho, Alphie.

    2. Avatar de Max
      Max

      Já há resposta da China à última taxa de Trump, de mais 50% (que passou a taxa em vigor, hoje, 9 de abril, para 104%) se a China não retirasse a sua taxa retaliatória de 34%.
      “O ministro das Finanças da China, Lan Fo’an, anunciou que seu país imporá tarifas adicionais de 84% sobre os produtos dos EUA e que entrarão em vigor a partir de amanhã, 10 de abril.
      Aguarda-se a resposta de Trump … e uma corrida aos produtos “made in China”, antes que comecem a ser vendidos com o efeito das novas taxas.

  2. Avatar de PM
    PM

    Se fosse comida a corrida não era tão grande. Burros do Car******

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Ja ganhou. Melhor comentario!!!

      1. Avatar de FernandoHY25
        FernandoHY25

        Mas então não ganhou….agurmentar a chamar burros ás pessoas é de um nivel…por isso é que o mundo está como está.

        1. Avatar de carlso
          carlso

          “agurmentar” pelos vistos o PM não falou mentira alguma.

        2. Avatar de papagaio
          papagaio

          quem diz a verdade…não merece castigo, se colocaste o chapéu..tira

    2. Avatar de José
      José

      Mas se fosse papel higiénico…

    3. Avatar de MLopes
      MLopes

      ninguém corre para o supermercados por causa de comida, correm por causa do papel higiénico 😉

      1. Avatar de Mike
        Mike

        errado! agora é o chocolate do Dubai!

  3. Avatar de Anung
    Anung

    Até podem custar 5000 euros, os iborregos conseguem sempre fazer um crédtio para conseguir o seu objecto de vaidade.
    Depois dinheiro para propinas, casas, energia e arranjar os dentes é que é pior…..

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Outros achavam que ter um Tesla, é que era verdadeiramente um objeto de vaidade.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Como é que ter um carro electrico com o melhor relação custo/beneficio é objecto de vaidade? Um objecto de vaidade tem de ser mais caro que os outros, tem de ser coisa de “elites”

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Como assim, não entendi.
          Compraste um pau com rodas e vens falar de custo/beneficio??
          Oh pah, tu já andaste num carro alemão?? Provavelmente não, daí achares os teslas muito bons, lol.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Diz lá um alemão melhor que o model 3 pelo mesmo valor. Ensina-nos lá a coisa…

          2. Avatar de Simples
            Simples

            Um VW Polo tem melhores interiores q um model 3 e começa a metade do preço. E com os 20k da diferença tens muitos km para fazeres de “borla”.
            E os iborregos mostram poder de compra a comprar iphones às prestações mas quando é um tesla é justificado pq é boa relação preço qualidade e já n existe esforço nem vaidade? Para ti é isto?

    2. Avatar de FernandoHY25
      FernandoHY25

      Não sei qual é o teu problema….eu faço com o meu dinheiro o que quero, se me apetecer gastar 10.000 € num pisa papeis gasto, arre que já não há paciência para choramingas…

      1. Avatar de Olha dei um pum
        Olha dei um pum

        Errado, se ganhas 10000 deves dar metade a quem mais precisa

        1. Avatar de Rui
          Rui

          “Deves”??? Trabalha para ganhares o mesmo ou mais.

        2. Avatar de FernandoHY25
          FernandoHY25

          E quem te disse que não contribuo? Trabalho para isso por isso faço o que quiser com o meu dinheiro.

        3. Avatar de Simples
          Simples

          Quem ganha 10k já dá metade ao estado que é quem mais precisa 🙂

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Desde que depois não andes mendigar as propinas e o condomínio tens toda a razão.

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Quanto mais caro, mais exclusivo.
    Não é assim?

    1. Avatar de Simples
      Simples

      Não sei. Quando preciso compro porque felizmente posso. Simples. Não sejam pobres…

  5. Avatar de Anung
    Anung

    Trump é um esquerdalho, está fazer com os EUA o mesmo que o PT de Lula fez no Brasil!

  6. Avatar de Yyy
    Yyy

    Hahaha. Se o gajo pensa que dobra a China , está muito enganado….se na Europa tivessem tom.tes aliavam-se á China e davam cabo dele….

    1. Avatar de Max
      Max

      Isto é um puzzle. Anda-se a dizer que é bem provável que venham para a Europa produtos chineses que não possam ser vendidos nos EUA por causa do aumento dos preços causado pelas taxas de Trump. Para escoar a produção, viriam para a Europa a preços mais baixos, ameaçando produtores europeus – o que obrigaria a Europa a aumentar as taxas alfandegárias sobre a China … que não deixaria de retaliar.
      É sensato procurar evitar uma guerra comercial em larga escala, porque daí a uma recessão a nível mundial é um passo.
      Admitindo que Trump sabe isso, o que alguns dizem é que Trump está a ser racional e o que pretende é esmagar economicamente a China. Mas ao introduzir taxas alfandegárias elevadas também aos outros países, em vez de isolar a China, provoca que esses países se voltem uns para os outros e para a China, acabando isolado é os EUA.

  7. Avatar de Manuel Jorge
    Manuel Jorge

    Mas será que ainda ninguém se apercebeu, o grande desencadeador de tudo foi a ganância dos empresários de transferir a produção para a China para gerar mais lucros para eles.

  8. Avatar de mad2013
    mad2013

    O problema não é o aumento de preços do iPhone nos EUA. O problema é que a Apple vai aumentar os preços também noutras partes do mundo para compensar a baixa venda nos estados unidos. Como “mais caro é melhor”, se a samsung, xiaomi… vederem mais barato vai parecer que os telefones são inferiores…vai daí, os novos valores dos topo de gama, vão ser equivalentes. E nós, europeus, somos arrastados por esta onda…

    1. Avatar de Alphie
      Alphie

      Desde quando mais caro é melhor? Se os Europeus andam a comer gelados com a testa não tenho nada a ver com isso. Por venderem mais barato não vai parecer que são piores, as pessoas em conhecendo o produto vão confiar no produto, sendo mais barato e bom muito mais pessoas vão comprar. Desde que não andem a comer gelados com a testa claro.

  9. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    eu fico pasmo, até parece que vem aí uma calamidade e é um bem essencial, mas tenho de admitir que a marca foi inteligente e conseguiu transformar pessoas em utilizadores que vão sempre seguir a cenoura