Hidrogénio “faz pouco sentido”: economistas defendem camiões elétricos a bateria

48 Comentários

A transição energética tem sido pautada por experiências, com os governos e as empresas a procurarem equilibrar o impacto das potenciais mudanças na logística, nas carteiras e no ambiente. Apesar de o hidrogénio ser uma alternativa em cima da mesa para a descarbonização do transporte pesado, economistas franceses e alemães aconselham a que se dê prioridade aos elétricos a bateria.

Camião elétrico Volvo

Numa declaração conjunta publicada no final do mês passado, economistas das duas maiores economias da União Europeia (UE) descreveram a descarbonização do transporte rodoviário de mercadorias como “essencial” para atingir os objetivos climáticos do bloco.

Enquanto maiores economias da UE, a França e a Alemanha têm a responsabilidade especial de liderar o processo de descarbonização do transporte de mercadorias.

Escreveram os economistas dos dois países, conforme citado pelo The Driven.

Uma vez que o transporte rodoviário de mercadorias está fortemente dependente de camiões movidos a gasóleo, as previsões apontam que as emissões dos transportes continuem a aumentar. Isto, sem uma ação “decisiva”.

Camiões do lixo elétricos

Na perspetiva dos economistas, as políticas de descarbonização do setor do transporte de mercadorias devem centrar-se nos camiões elétricos a bateria, “uma vez que estes representam a tecnologia mais madura e pronta para o mercado do transporte rodoviário de mercadorias”.

Conforme vimos anteriormente, essa descarbonização deveria incluir uma implementação acelerada de redes de carregamento rápido ao longo dos principais corredores de transporte de mercadorias e em instalações privadas.

 

Hidrogénio pode integrar a estratégia, mas não totalmente

Embora reconheçam o potencial dos camiões elétricos com células de combustível de hidrogénio como “outra opção para eletrificar o transporte rodoviário”, os economistas da Alemanha e França destacaram uma série de obstáculos para que a tecnologia baseada no hidrogénio transforme, efetivamente, o setor do transporte de mercadorias, nomeadamente:

  • Aumento da capacidade de armazenamento;
  • Estações de reabastecimento de hidrogénio para mercadorias e não apenas para veículos de passageiros;
  • A forma que o hidrogénio assumirá, quer seja gasosa ou líquida.

Segundo os economistas, um camião elétrico a bateria é mais eficiente, uma vez que, hoje em dia, na estrada, consome menos 50% de energia do que um camião a hidrogénio para percorrer a mesma distância. Isto, “devido às perdas de energia envolvidas na produção, transporte e conversão do hidrogénio”.

Honda dá tréguas ao hidrogénio e apresenta o concept de um camião fuel cell

Na sua perspetiva, a inovação em matéria de tecnologias alternativas deve acontecer de forma paralela, garantindo que “as opções complementares permaneçam disponíveis, se necessário”.

Contudo, em termos simples, acreditam que o desenvolvimento de uma infraestrutura para estas alternativas com financiamento público “faz pouco sentido”, neste momento, devido às incertezas existentes.

Sugerimos que se dê prioridade aos camiões elétricos a bateria como tecnologia central para descarbonizar o transporte rodoviário de mercadorias.

Disse Monika Schnitzer, copresidente do Conselho Franco-Alemão de Peritos Económicos, explicando que “uma estratégia governamental focada [nestes] como tecnologia central poderia proporcionar às fabricantes e operadoras de camiões a segurança de planeamento necessária para investimentos futuros”.

 

“Os camiões elétricos vão dominar as frotas”: Tesla Semi arrasa num teste de 10.000 km

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Descobriram a roda…

  2. Avatar de João
    João

    é por causa dos economistas que o mundo é uma desgraça economica….

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Ninguém com o mínimo conhecimento sobre o assunto acha o Hidrogénio boa ideia talvez para aviões e mesmo assim é dificil

    1. Avatar de JL
      JL

      Para aviões é ainda menos provável do que para camiões, até a Airbus já concluiu que para fazer um avião voar a hidrogénio, não sobrava espaço para passageiros e carga. Quando verem e entrarem dentro de um Toyota Mirai vão entender porquê, um carro de 5 metros que não tem espaço aproveitável de um Opel corsa dos anos 90.

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Em tempos transportava se grande parte da mercadoria de comboio, mas algum iluminado achou que era mais barato e sustentável de camião …. Enganou se.
    Malvados comboios que andam com um fio de eletricidade por cima.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O Comboioo nunca chegaria a todo o lado em termos de infraestrtura é quase impossivel

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Não é isso que vejo na Suiça, Alemanha, França, Espanha…. o camião só é usado na last mile. Mas pronto, tudo o que referi são países retrógados que constroem ou reabilitam milhares de km de via férrea, ao contrario do jardim á beira mar plantado.
        O problema é que a ferrovia não dá tanto dinheiro nem alcavalas como as autoestradas.

        1. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          É só iluminados… Experimente enviar do norte para o Algarve (já nem falo para a Europa) , que tem linha directa, uma mercadoria e vai ver quanto paga e quanto tempo demora a chegar…
          É que os empresários são todos burros, só você é que é o inteligente

          1. Avatar de TiagoR
            TiagoR

            António, burros não são mas talvez pouco pro-ativos através das asssociações que os representam se não fazem “lobby” junto de quem decide depois não se queixem ! Seria excelente estar ao nível de uma Espanha já para não falar de uma França, Alemanha ou uma Suíça conforme refer o @Mário.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          +1 toda a gente sabe isso mas infelizmente neste país nos movemos por interesses pequeninos.

        3. Avatar de Grunho
          Grunho

          O problema aqui não é onde o camião chega. É o gravete não chegar aos bolsos dos donos do camião. E eles têm muita influência e muito poder. É por isso que esse negócio jurássico e cretássico ainda sobrevive gastando 7X mais energia por tonelada transportada.

    2. Avatar de Theboice
  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Na minha opinião a ser utilizado o hidrogénio faz mais sentido precisamente nos pesados e navios, acho pouco racional é utilizar nos veículos ligeiros, mas é apenas a minha opinião.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      O hidrogénio mais barato de produzir é obtido a partir do gás natural, que tem metano, que são 4 átomos de hidrogénio e um de carbono. Libertando CO2, claro, e contendo menos energia que o próprio gás de onde é obtido. Depois de produzido, ainda é preciso comprimir, liquefazer e transportar. Portanto, é ruína, mais vale os pesados e navios usarem directamente gás. O dos electrolisadores sai ainda mais caro. Lógico; primeir é preciso alimentá-los com energia, e o H2 que produzem devolve menos de 2/3 – brutos, líquidos são ainda menos – da energia que se gasta.

  6. Avatar de Anung
    Anung

    É uma madeira de cumprirem o tempo de descanso legal.
    O que acontece hoje é uma vergonha….

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Há sempre a possibilidade de levar 2 motoristas e o camião circular durante 20 horas/24. Estou curioso para ver como vão fazer isso com camiões elektros.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mais curioso era ver com fazem isso com camiões a hidrogénio, até porque têm menos autonomia.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Duvido que tenham menos. Mas mesmo que tenham menos, o reabastecimento é muito mais rápido.

          1. Avatar de JL
            JL

            Tanto nos camiões como nos carros têm menos.

            O abastecimento depende, se for num dia de calor, não é, se chegar atrás de um que acabou de abastecer, também não é, e à velocidade que os carregamentos estão a aumentar, ainda andam a dizer que hidrogénio é o futuro e a verem os carregamentos a serem mais rápidos para maior autonomia.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não vejo nada.
            O que vejo é pagar fortunas por carregamento rápido e depois não passar dos 170 de pico (Ionity). Valentes secas, isso sim.
            A autonomia dos carros a H2 é superior aos elektros. E o abastecimento faz-se no mesmo tempo q um a gasolina. Não invente.

          3. Avatar de JL
            JL

            Se não vê é porque não quer, é só pesquisar.

            Se pagam fortunas por carregamento, é multiplicar isso por 5 no caso dos abastecimentos.

            No caso dos abastecimentos anunciam 5 minutos e depois são 5 horas, ou melhor, 4.5 horas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não é superior, é inferior, já encontra modelos bem mais baratos eléctricos com maior autonomia que aqueles que existem a hidrogénio, tanto em carros como em camiões.
            Tanto não faz que os utilizadores da Califórnia que têm uma rede com 20 anos passam lá horas, e continuam a fechar.

            Você é que é um tretas, porque não vê a realidade.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu pago metade no zagoil e já estou a ser amigo.
            Entretanto aguarde pelo mais que previsível aumento no preço da electricidade. Isto se continuarem com a mania de comprarem gás aos americas em detrimento dos russos.

          6. Avatar de Anung
            Anung

            Errado, segundo o JL carregar uma carro electrico demora de 3 a 4 segundos. Um camião deve levar uns 20 segundos no máximo pois não é necessário ficar a segurar na mangueira!

          7. Avatar de JL
            JL

            E quanto paga pelo H2 ?

            Depende onde abastece e carrega.

            Se a electricidade aumentar o H2 vai atrás, portanto pior para estes últimos.

          8. Avatar de JL
            JL

            Eu nunca disse quanto tempo demorava, eu disse o tempo que eu gastava.

            Com H2 vai ser igual, vou gastar 10 a 20x mais tempo para abastecer.

  7. Avatar de JL
    JL

    E novidades ?

  8. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Elementar, quem tem conhecimentos mínimos sabe disto há anos. Muita gente anda completamente enganada porque a Toyota decidiu por as fichas todas no hidrogénio e criar uma guerra aos elétricos que era impossível ganhar. Já deviam ter rolado cabeças, aliás há uns anos desconfio que se suicidavam de vergonha, mas agora os japoneses já evoluíram nesse aspecto e até contratam CEOs estrangeiros que não tem a mesma vergonha.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O UK acabou de alargar a oportunidade aos híbridos para além de 2030 e, por enquanto, até 2035. Sejam HEV ou PHEV, o que em parte, vem dar razão à Toyota.

      1. Avatar de JL
        JL

        Portanto os a combustão continuam condenados.

        Sim, vem dar razão à Toyota e a outras, daí a Toyota ter vindo dizer que continua a apostar em todas as tecnologias, mas as novidades que apresentou são todas eléctricas a 100%. Lol

        Ou seja, a Toyota continua na mesma conversa mas na prática já nem por isso….

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Nop.
          Não se esqueça do novo motor a combustão e da nova célula de combustível mais barata e mais eficiente.

          1. Avatar de JL
            JL

            O novo motor a combustão é para desportivos, para nichos de mercado, a nova célula de combustível foi anunciada, mas onde estão aplicadas em carros ? Foi isso que eu disse, apostam em todas as frentes, mas no fim as novidades práticas que apresentaram foram apenas BEV’s.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Desportivos?!
            Um 1.5 e outro 2.0 não me parece que sejam para nichos.
            Alem disso têm a particularidade de comerem tudo:
            Gasóleo, gasolina e H2. Ao mesmo tempo que são muito leves, compactos e grandes máquinas.
            Esta é uma das novidades.

            A outra é exactamente o stage3 da célula de combustível. Uma boa evolução.

            Os carros a bateria não são novidades. Já estão obsoletos antes de sairem.
            Poderão ser considerados novidades qd lançarem a bateria de estado solido que aguardamos desde há uns 20 anos.

          3. Avatar de JL
            JL

            Até agora só apresentaram um de 2.0 com 400cv, portanto é para desportivos, e aliás, foi isso que disseram.

            Motores que consomem tudo não são eficientes, isso é treta, nunca um motor que trabalha a diesel pode ser eficiente com gasolina, e muito com H2.

            Dizem eles que aumentaram em 20% a eficiência, mas onde está o carro para provar isso ?

            Carros a hidrogénio é que estão obsoletos, já todas as marcas tiveram os seus protótipos e a grande maioria desistiu, não é por acaso que a mesma marca está a apostar em melhores baterias, se fosse obsoleto não anunciavam 15 modelos até 2027 e apenas 1 a hidrogénio.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não diga disparates. Há muito que se sabe do 1.5:
            “1.5-litre NA, turbo, and 2.0-litre turbo engines have been developed”
            https://www.autofans.in/2024/06/toyota-shows-new-engines-that-can-run.
            Os 20% referem-se ao tamanho do motor. Não à eficiência.
            Compreendo o seu receio e a sua frustração. A Toyota acaba por inovar mais nos combustão do q nos elektros.
            Vc ainda não percebeu que é impossível ter um carro diferenciado se ele for elektro. São todos iguais. Uns podem ser teoricamente mais duráveis q outros, assim como a Miele é teoricamente mais durável q a Ariston mas não deixam de ser todos electrodomésticos.

          5. Avatar de JL
            JL

            Esse link nem sequer dá nada.

            Meu caro, veja o vídeo da apresentação que a razão fez, tem lá tudo.

            20% era em relação à fuel cell, não tem nada a ver com motores.

            Frustração ? Não entendi ?

            Se acaba por inovar mais porque só apresentou novidades relacionadas com BEV ?

            Nós a combustão é igual, não são todos iguais ?

            Sim porque no caso dos a combustão nenhum é durável, até vão à oficina todos os anos para trocar peças.

          6. Avatar de JL
            JL

            E volto a repetir, um motor que funciona com tudo não é eficiente com combustível nenhum.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      OK. Quantos Toyotas a H2 viste hoje a circular e quantos EV de bateria? Pois, também acho que fizerem bem em por lá todas as fichas, aquilo vende que nem paezinhos quentes.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A Toyota vende o Mirai faz 11 anos…

        Nunca vi um a circular, exceto parados na montra da Toyota.

      2. Avatar de JL
        JL

        Só num trimestre a Toyota vendeu mais BZ4x que aquilo que vendeu durante 11 anos de Mirai.

  9. Avatar de Grijó
    Grijó

    Nada como dar tempo ao tempo.

    1. Avatar de JL
      JL

      60 anos não chegou para os meterem na estrada ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nem 126 anos para os elektros.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas esses andam cá, e vendem, já os outros não…