SpaceX de Musk tenta bloquear a expansão do serviço de comunicações via satélite da Apple

18 Comentários

As ambições da Apple para expandir as comunicações via satélite no iPhone enfrentam um obstáculo: Elon Musk. Segundo relatos, a SpaceX está a tentar travar os esforços da empresa de Cupertino!

Ilustração de Elon Musk, com a SpaceX, a tentar travar os avanços da Apple nas comunicações via satélite


Elon Musk não quer que a Apple invista na Globalstar

Nos últimos anos, o iPhone tem beneficiado de diversas funcionalidades via satélite, como o SOS de Emergência e a Assistência Rodoviária, que ajudam os utilizadores em situações de perigo. No entanto, o avanço para tornar estas funcionalidades ainda mais úteis, com uma cobertura alargada, enfrenta um grande bloqueio.

A Apple trabalha principalmente com a Globalstar para suportar as suas funcionalidades via satélite, mas está também a colaborar com o serviço Starlink da SpaceX e a T-Mobile para expandir a cobertura no verão. O problema é que Elon Musk não está satisfeito com os investimentos da Apple na Globalstar e no setor das comunicações via satélite, pois isso coloca a empresa em concorrência direta com o Starlink.

Conflito sobre o espectro de comunicações

De acordo com fontes do Wall Street Journal, a SpaceX tem pressionado os reguladores federais para travar ou atrasar a expansão da Apple no setor dos satélites. Um dos principais motivos prende-se com os direitos sobre o espectro de comunicações, essencial para a ligação entre satélites e estações terrestres.

O espectro é um recurso limitado, dividido em bandas licenciáveis, e os operadores de satélites têm interesse em assegurar o maior número possível dessas bandas.

Com a concorrência da Globalstar e de possíveis futuros parceiros da Apple, a SpaceX poderá ter mais dificuldades em obter espectro adicional e, consequentemente, largura de banda. Além disso, o aumento da concorrência pode encarecer o custo das licenças, tornando a operação mais dispendiosa para a SpaceX.

A SpaceX pediu à Comissão Federal de Comunicações para rejeitar um pedido da Globalstar para usar determinadas bandas de espetro num novo conjunto de satélites financiados pela Apple.

A Apple terá investido mais de mil milhões de dólares na Globalstar em 2024 para desenvolver a sua rede de satélites.

Estratégia da Apple para além da Globalstar

Para além da Globalstar, a Apple tem explorado outras opções devido a limitações de capacidade. Segundo fontes, a empresa já manteve conversações com a EchoStar para utilizar mais satélites e espectro, além de ter trabalhado com a Boeing num projeto de satélites que acabou por falhar.

Relação tensa entre Apple e SpaceX

As duas empresas já discutiram possíveis colaborações no passado, mas sempre com relutância. Durante as negociações entre Apple, SpaceX e T-Mobile para a expansão da T-Mobile, chegou-se a um acordo, mas apenas após “discussões tensas”.

Executivos da Apple e da SpaceX também conversaram sobre a possibilidade de ligar os iPhones diretamente aos satélites da SpaceX, mas ainda não foi alcançado qualquer acordo.

Apesar da relação pouco amigável, ainda existe alguma margem para cooperação. A Globalstar, por exemplo, contratou a SpaceX para lançar os satélites financiados pela Apple.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    Isto não é propriamente uma novidade, como se vê pelo link.
    A novidade é Musk-Trump terem corrido com a direção da FCC e o seu novo presidente, Brendan Carr, ser amigo de Musk. Pode ser favorável às pretensões da Space X.
    https://www.satellitetoday.com/connectivity/2024/08/19/fcc-approves-globalstar-constellation-refresh-over-spacex-objections/

  2. Avatar de Pedro Pendo
    Pedro Pendo

    Este tipo não vale nada. Está a cavar o seu próprio buraco.

    1. Avatar de João
      João

      é só mesmo uma questão de tempo!

    2. Avatar de Badmordeafoka
      Badmordeafoka

      um buraco do valor de 20 PRR Portugueses.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Parabéns. Grande coisa.

        Liberalismo e concorrencia é bom… para os outros.

  3. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    O Musk tem sempre um truque sujo na manga. Que trafulha!

    1. Avatar de Inculto
      Inculto

      Esse gajo realmente é um amador… Tudo que ele tem até às pessoas que dói buscar abandonadas ao espaço, foi uma sensação… Pelos vistos existe muita gente que gosta de verdades inconvenientes… Parem de ver TV…

  4. Avatar de João
    João

    A Apple agora está é preocupada com as Tarifas que o Trump quer impor à Irlanda, que servia de paraíso fiscal para uma grande parte da taxação dos lucros.

  5. Avatar de Badmordeafoka
    Badmordeafoka

    Com ‘tantas’ empresas de rede de satelites porque só a starlink ajuda a Ucrania? Pois Musk bad.

    1. Avatar de Max
      Max

      A Polónia paga a Starlink usada pela Ucrânia.

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      É como ir ao espaço buscar as pessoas que deixaram lá… A mulher mais 15 dias parecia o gajo do street Fighter verde…

      1. Avatar de Max
        Max

        Se não houvesse alternativa tinham regressado na nave da Boeing que os tinha levado. Regressou bem e aterrou sozinha sem problemas. Por prudência, a nave Crew 9, que chegou à ISS em setembro, só levou dois astronautas para voltar com eles e os dois da nave da Boeing, como se verificou. E podia ter voltado antes. Voltou em março depois de chegar a Crew 10 como estava programado.

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Este Musk é um completo crápula, do mais reles que já se viu.

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Se o Musk é do mais reles que já viste, então lamento informar-te mas andas a dormir.
      Vê se não acordas no Sudão, Congo, Dafur….. etc…

  7. Avatar de Zé

    Tão amante da liberdade que quer amordaçar a concorrência.

  8. Avatar de Mamadu❤️rui tavares
    Mamadu❤️rui tavares

    faz ele muito bem a Apple e das aquelas empresas da IGUALDADE DE GENERO

    1. Avatar de Dão Sebastião
      Dão Sebastião

      Deve ser fantastico viver com esses amigos todos dentro da tua cabeça… Sim sozinho, dentro da tua cabeça porque pelo que dizes não gostas de ninguem diferente de ti…