Carta de Condução aos 17 anos! Sim, mas é preciso cumprir algumas regras

16 Comentários

O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a acordo sobre um conjunto de alterações às regras para tirar a carta de condução em toda a União Europeia (UE). A idade mínima passa para 17 anos, mas é preciso cumprir algumas regras.

Carta de Condução com 17 anos! Sim, mas é preciso cumprir algumas coisas


Na UE, as regras sobre obter a carta de condução aos 17 anos variam consoante o país. Para mudar o cenário, o Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a acordo sobre um conjunto de alterações às regras.

Segundo o texto aprovado pelos Estados-membros, aos 17 anos, os titulares de uma carta de condução “só podem conduzir se acompanhados por uma pessoa, sentada no banco do passageiro da frente, que seja capaz de fornecer orientações durante a condução”.

Mais novidades além da idade mínima para a Carta de Condução

Além da redução da idade mínima para conduzir, outras alterações significativas foram propostas:

  • Carta de condução digital
    • Prevê-se a introdução de uma versão digital da carta de condução, reconhecida em todos os Estados-membros da UE até 2030. No entanto, os condutores poderão optar por manter a versão física do documento.
  • Período probatório
    • Será implementado um período probatório mínimo de dois anos para novos condutores, durante o qual estarão sujeitos a regras mais rigorosas, especialmente no que diz respeito ao consumo de álcool e drogas
  • Idade mínima para veículos pesados
    • A idade mínima para conduzir camiões será reduzida de 21 para 18 anos, enquanto para autocarros passará de 24 para 21 anos.
    • Em ambos os casos, os jovens condutores poderão conduzir estes veículos a partir dos 17 anos, desde que acompanhados por um condutor experiente

Carta de Condução com 17 anos! Sim, mas é preciso cumprir algumas coisas

O acordo preliminar deverá, agora, ser ratificado pelo Conselho da UE e o Parlamento Europeu. Depois, os países terão quatro anos para adaptar a sua legislação nacional e preparar a implementação das novas regras.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Nunca deveria ter sido permitido isto. Infelizmente agora é que vão ser elas.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      já é permitido aos 16 anos via emancipação

      1. Avatar de Zé

        A emancipação teve no mês passado uma alteração legal significativa. Eu diria que é (quase) impossível ocorrer emancipação agora.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      emancipação ou viveres comprares os papa reformas da moda, as pitas em cascais conduzem todas

  2. Avatar de José Andrade
    José Andrade

    Desculpe-se a crueza… o problema vai ser, se nos acidentes, o pessoal não morre. Vamos ter de andar uma vida a suportar as despesas deste tipo de asneiras. Carta aos 17 anos? E porque não com o este do Pézinho?

  3. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Que vergonha !!

  4. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Bom era proibir a circulação de trotinetes na via pública! Só estorvam e não precisam de seguro, proteção, carta!

    1. Avatar de Zé

      Não é preciso. Basta que os obriguem a cumprir a regras que existem. Quem diz trotinetes diz também bicicletas e afins. Eu costumo dar umas voltas de bicicleta e irrita-me que boa parte dos ciclistas não cumprem regras nenhumas.

  5. Avatar de X
    X

    O pior nem é a imaturidade é mesmo o jovem que não toma drogas hoje em dia é um “anormal”, drogas e alcool por todo o lado e condução não combinam.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O pior nem é a imaturidade… é a imaturidade lol

      1. Avatar de X
        X

        No meu tempo a imaturidade não era sinónimo de destruir o figado e o cérebro, isso são novas modas.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Destruir o fígado sempre foi moda, a menos que tenhas mais de 100 anos..

    2. Avatar de Zé

      Álcool e drogas existem um pouco por todas as idades. Bem mais importante seria fiscalizar os médicos que passam atestados para renovar a carta a algumas pessoas que, alegadamente, nem sequer a vão ao médico.

  6. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Estão ávidos de novos consumidores porque viver em Bruxelas é caro. Começa a ser-lhes difícil pagar a renda.

  7. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Deveria ser até aos 16 anos. Nos EUA funciona assim há anos.
    Para qualquer tarefa, quanto mais cedo se começa, mais cedo se pode atingir a perfeição… pois a perfeição deriva da prática…
    A mobilidade é um factor crítico de sucesso.

  8. Avatar de Zé

    Não vejo problema nenhum. Só acho que o “período probatório” devia ser para todas as idades. Anda aí muita gente que devia ficar sem carta ou pelo menos ser obrigado a refazer os exames.