MEO já permite transferência de um cartão SIM para um eSIM

33 Comentários

O MEO tornou-se o primeiro operador em Portugal certificado pela Google a permitir a transferência de um cartão SIM físico para um eSIM digital em dispositivos Android, de forma direta e autónoma, sem necessidade de ler um QR Code ou contactar o Apoio de Cliente.

MEO já permite transferência de um cartão SIM físico para um eSIM digital


Esta inovação está disponível para equipamentos Android, com a versão 15 ou superior, e representa um avanço significativo na digitalização dos serviços móveis.

MEO já permite transferência de um cartão SIM físico para um eSIM digital

 

Estamos extremamente orgulhosos por sermos o primeiro operador em Portugal a disponibilizar esta funcionalidade inovadora, que reforça o nosso compromisso em oferecer a melhor experiência de utilização e em liderar a transformação digital no país, com aquilo a que chamamos inovação útil, pois aporta valor para os clientes” afirma. A  conversão de SIM físico para eSIM nos dispositivos Android, sem necessidade de leitura QR Code, representa um passo crucial na simplificação da experiência dos nossos clientes.

Carlos Bouça, Diretor de Engenharia e Operações do MEO

MEO: Histórico de inovação no eSIM

O MEO já tinha introduzido, em junho de 2023, a conversão do cartão físico para eSIM, através da área de cliente myMEO, via QR Code. Em setembro de 2024, foi pioneiro ao lançar a funcionalidade “Quick Transfer” para dispositivos Apple. Agora, o MEO expande esta funcionalidade para dispositivos Android, nomeadamente Samsung e Google.

Este desenvolvimento enquadra-se na tendência global de digitalização e reforça a aposta do MEO em soluções cada vez mais intuitivas e convenientes para os seus clientes.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    isto já era pratica comum nos iphones

    1. Avatar de Fernando P
      Fernando P

      Sim e eu até tenho um, mas só vejo vantagens obvias quando tenho de ter mais do que um numero no mesmo equipamento.

  2. Avatar de BenficaSempre
    BenficaSempre

    Qual a vantagem disto? Posso usar no apple watch também ao fazer isto sem pagar mais?

    1. Avatar de Max
      Max

      Há dois Apple Watch:
      – GPS – telefona-se e usam-se os dados ligado ao iPhone, quer este tenha SIM ou eSIM, Não se paga mais por isso.
      – GPS + cellular – o Apple Watch pode não estar ligado ao iPhone, tem o seu próprio eSIM, com o mesmo número e partilha de dados do iPhone. Na MEO, o eSIM do Apple Watch tem uma mensalidades de €4,49.

      1. Avatar de BenficaSempre
        BenficaSempre

        Entao mas não da para partilhar o mesmo numero e dados do iphone no apple watch? E preciso outra mensalidade? Isso e roubo

        1. Avatar de Max
          Max

          O “cellular” no Apple Watch não é indispensável Quem quer paga mais pelo relógio e a assinatura. Estranho era se fosse à borla.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            para mim é, sempre que vou andar de bicicleta não levo telemovel atrás

      2. Avatar de PM
        PM

        Na Vodafone também são 4,99€. Por isso é que isto é um cartel.

    2. Avatar de Rodrigo Pincelo
      Rodrigo Pincelo

      Deixa o esim disponivel para quando viajares poderes comprar um esim on the go e usares. Estive no Brasil e comprei um esim por 30 dias custou 5 euros e vinha com 100gb de net. TOP!

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        disponivel? … oi? sabes quantos eSims podes ter? no meu tenho 3

      2. Avatar de Hélder+Lemos
        Hélder+Lemos

        Os Smartphones recentes permitem teres vários eSim’s carregados, SIM é que fisicamente está limitado a 2. Entre SIMs e eSIMs podes ter 2 Ativos em simultâneo (2x SIMs, 1x SIM + 1x eSIM ou 2x eSIMs.

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    O artigo fala apenas de Android. Isto já é uma realidade no iPhone.

    Questão:
    – Quais as vantagens de usar um eSIM?

    Percebo o conceito, no entanto se por algum motivo perdemos o telemóvel ou avariamos como fazemos depois? Isto é feito através de login e ele importa as configurações do cartão SIM?

    No caso de avaria, ou de haver a necessidade de usar um telemóvel que aceita apenas cartões físicos? Usar o eSIM impossibilita após usar em telemóveis que não são compatíveis?

    Já me senti tentando a fazer isto, no entanto, tenho sempre receio, principalmente se tiver que usar outro telemóvel. Já aconteceu n vezes quando faço determinadas atividades levar um telemóvel mais velho para evitar partir ou estragar o telemóvel atual.

    Se uma pessoa abraçar o eSIM, depois o cartão físico deixa de dar e ficamos sempre presos ao telemóvel onde o eSIM está assignado?

    1. Avatar de Fernando P
      Fernando P

      Há vantagens e desvantagens, mas o penso que o cartão eSim poder ser transferido de um telefone para outro usando um qrcode que é fornecido.
      Eu tenho um cartão normal no telemóvel, e um eSim do trabalho no mesmo equipamento.

    2. Avatar de Max
      Max

      A única vantagem que encontrei para o eSIM é para quem viaja para países sem roaming e quer instalar um eSIM, adquirido a empresas internacionais como a Airalo, para usar como se fosse um telefone com o SIM de um operador desse país.
      Fora disso só encontrei desvantagens. O entusiasmo pelos eSIM é criado pelos operadores, porque lhes convém.
      Quanto a um segundo telefone, que pode sempre ser útil, o que fiz foi instalar-lhe um SIM de uma low-cost, sem assinatura nem carregamentos obrigatórios, basta enviar um SMS pago (enviado para outra rede) de seis em seis meses para manter o número ativo.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        o esim não avaria. se houver um problema com o perfil desinstala-se e instala-se de novo (a airalo não permite mas isso já é outro assunto)
        nunca te aconteceu o telefone começar com problemas nas chamadas, etc e ires à operadora trocares o cartão e fica tudo resolvido? pois acontece mais do que parece. com esim, problema resolvido para além de te libertar um slot fisico para um cartão e há mjitos países onde o esim ainda não é assim tãoo fácil de adquirir e um sim normal encontras em qualquer esquina

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    A mim roubaram-me um pixel 8a e nunca consegui localizar o tlm no site para localizar androids da google. Perguntei num forum como contornar isto e disseram-me se tivesse e-sim conseguia localizar pois mesmo formatando o tlm nao conseguiam tirar o e-sim….isso é verdade?

    1. Avatar de BenficaSempre
      BenficaSempre

      No iphone mesmo que tirem o sim nao te desbloqueiam o telemovel porque precisa do codigo da apple e mesmo desligado o findmy funciona com gps

    2. Avatar de Vander
      Vander

      Sendo o eSIM digital não existe maneira dos ladrões removerem o “chip”. Para acederem ao eSIM tinham que desbloquear o Smartphone e depois apagar o perfil do eSIM.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        mas formatando o telemovel sem entrar neste nao conseguem tirar o e-sim? essa é a minha questao.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    No ano passado comprei o Iphone 16. Ao ligar o equipamento e inicicando o processo de migração do 11 para o 16 (forma automatica), num dos passos perguntou se queria migrar para o eSim. Disse que sim, sem saber muito bem o que iria acontecer, mas ao ligar de novo o iphone apos a migração (sem sim fisico) tive logo acesso a telefonemas.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    A pior operadora de sempre, pra contratar? Um sms e já está tudo tratado. Para cancelar pois na nova morada não tem cobertura: querem uma carta escrita a mão, enviada por ctt com aviso de receção, para ser analisada em 30 dias …

  7. Avatar de Idiocracia
    Idiocracia

    oh maltinha.. o que o artigo diz é que a MEO disponibilizou uma aplicação para permitir transferir o numero de telemovel associado ao cartao SIM para um e-SIM, obviamente SE e SÓ SE o telemóvel suportar e-SIM. A forma atual disponivel em todos os operador é passar numa loja, pedir a passagem para um e-SIM, é fornecido um código QR para ser lido e “carregado” no telemovel.. (seja que marca for…) e.. outra vez.. SE e Só SE o telemovel surpotar e-SIM à partida… a aplicação é que só está disponível para Android..

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Not true, a Vodafone já suporta via app há uns anos, para iPhone

      1. Avatar de Cyber
        Cyber

        E para android através do TOBI , fiz isso hoje

  8. Avatar de Rui
    Rui

    AMEO que não se apdate rápido as nossas realidades do mercado, e vão ter que abrir falência..

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás a dizer disparates. Tens ideia dos ativos da MEO?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Abrir falência não abre, mas o que é certo é que a altice anda a tentar vender a MEO e não tem compradores, e a Vodafone Portugal já está em serviços mínimos há 2 anos. Como 2 gigantes com margens altíssimas se deixaram afundar com má gestão.

        1. Avatar de Vítor M.

          Está a tentar vender, não está a tentar “dar de borla”… os bons negócios levam o seu tempo. Os operadores são um bom negócio, não podem ser vendidos ao desbarato.,

  9. Avatar de Rodrigo Maia
    Rodrigo Maia

    só falta é transferir e-sim para outro equipamento, já tive que ir 2 vezes a loja pedir um novo e-sim só porquê não é possível transferir e-sim para outro equipamento.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Num iPhone sim

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      sim é possível. tens a certeza que não é um problema do teu equipamento ou do teu esim? há operadores tipo airalo que nem permitem mas aí é outra estória e até perdes a possibilidade de usar o esim

      1. Avatar de Rodrigo Maia
        Rodrigo Maia

        Não é possível não transferir e-sim da meo para outro equipamento, informação dada pela loja eles não têm sistema para isso. Por enquanto no futuro breve podem ter

  10. Avatar de Paulada na xarecas
    Paulada na xarecas

    MEO, o que é isso?