Drone com telemóveis, tabaco e uma corda abatido ao sobrevoar a prisão de Caxias

18 Comentários

Um drone foi abatido a sobrevoar a prisão de Caxias. Os guardas prisionais tê-lo-ão intercetado com disparo de caçadeira e apreendido os artigos que carregava.

Drone a sobrevoar uma prisão

Conforme avançado pela imprensa nacional, os guardas prisionais monitorizavam as câmaras de videovigilância, quando detetaram um drone a sobrevoar as instalações do estabelecimento prisional de Caxias, na madrugada de quarta-feira.

O drone não terá conseguido chegar à cadeia, pois terá sido intercetado pelos guardas prisionais com um disparo de caçadeira.

A CNN dá conta de que o objeto voador transportava vários telemóveis, cartões SIM, uma corda e tabaco, tendo sido apreendido, também, um carregador, segundo o Observador.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Factos
    Factos

    Em breve vão começar a sobrevoar a assembleia da república.

    1. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
      sirHamiltonCampeão2025

      É provável. Aquilo precisa de uma limpeza. Já chega de corrupção!

  2. Avatar de Di
    Di

    Mas nestas zonas os sinais do drone devem estar bloqueados

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Se nem as vedações elétricas funcionam quanto mais inibidores de sinal xDD

    2. Avatar de Fernando P
      Fernando P

      Falar é fácil, mas fazer é mais complicado.
      Se estiverem a emitir em bandas não autorizadas como é que vão barrar?
      E ser tiverem rotas programadas sem comando via rádio?

      1. Avatar de Inculto
        Inculto

        Exato… Mas para largar a carga tem que ter sinal de rádio… Se voar a 120m de altura e largar a carga o sinal não é afetado… A Cadeia tem que investir … Portugal é dos países que mais impostos paga e o que menos gasta nas estradas prisões etc etc… A sorte é os delinquentes serem “pouco inteligente”

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      São 9773330603888 frequências, disponíveis. Ora bloquear todas, é possível. Só que, nem telemóveis, nem rádios e, até, as comunicações, por fibra, sofrem bloqueios e perdas de sinal.
      1, em cada 600 milhões, de bloqueadores, de frequências, são capazes de bloquear todas as frequências. Cada um, ronda dos 260 milhões de euros. Por isso, valem mais, aqueles de 150 euros, que bloqueiam frequências autorizadas, para telemóveis e drones. Só que, basta comprar um drone, chinês, saber, o básico (ou usar um tutorial online) mudar a frequência, de recepção, no drone e a, de emissão, no comando. E o bloqueador, não funciona.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Podes bloquear os segmentos de frequências usados pelos drones, uma vez que a maioria não militar opera nas frequências do WIFI comercial, existem até jammers para isso disponíveis no mercado. A questão é que, para bloqueares fora do perímetro da prisão, precisas de força de sinal quanto baste se houver vizinhança civil ninguém vai ter wifi em casa, ou com muitas dificuldades. A mesma coisa no 2G, 3G, 4G ou 5G celular. A propagação de sinal de rádio de frequência tem um comportamento previsível, mas não pode ser contido numa bolha como as pessoas possam pensar. Quem meteu prisões ao lado zonas urbanas deveria ter pensado melhor.

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Porquê artigos proibidos (Título Linkedin)? Se não levasse qualquer artigo, seria legalizado o voo?

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Sinceramente não compreendo o motivo de não haver inibidores de sinais nas cadeias Portuguesas, ok os guardas prisionais podem ter emergências familiares, mas para isso há os tlf fixos.
    Mas dinheiro para levar e trazer o Marcelo em voo particular de e para o Algarve não falta.

    1. Avatar de Fernando P
      Fernando P

      Os drones voam com hélices, não voam com ondas radio e estes até podem ter rotas programadas sem intervenção humana na aproximação à cadeia
      Tinha de ser um inibidor de hélices?

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Mesmo para os radio-controlados, basta saber que inibidor é usado, para saberem as frequências, que bloqueia. Qualquer aluno, de electrotecnia/electricidade, consegue, alterar a frequência, do drone e do comando.
        A única vantagem, dos inibidores, é desactivar, os telemóveis. Aí sim, funcionam. Existem formas de passar por eles mas, exigem conhecimentos específicos, até pode existir, alguém preso, que o saiba, mesmo assim, demoraria a conseguir desbloquear, os telemóveis, para funcionarem.
        Até os walkie talkies conseguem driblar, os inibidores. Basta uma chave, de fendas, para alterar o canal, de forma a usar outra frequência. Os inibidores tem gamas de frequências limitadas, por obrigação legal e de hardware.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Era bom que fosse assim mestre. Usas os canais que o hardware mais o firmware disponibiliza. Eu sou Engenheiro eletrotécnico faz muitos anos e não alteras uma placa de circuito assim. O amplificador operacional embutido só trabalha com eficiência numa gama especifica. Além do mais estas placas de circuito novas é tudo á base de integrados, não os consegues alterar além do tamanho diminuto que não te permite fazer seja o que for , nem solda. Essa da chave de fendas deixou-me curioso: também vias o Macgyver?

    2. Avatar de Max
      Max

      O que foi publicado, pelo Correio da Manhã, é que Marcelo estava de férias no Algarve e teve que requisitar o Falcon para vir ouvir no Plácio de Belém, oficialmente, o discurso do primeiro-ministro, da demissão do Governo, por não ter sido informado previamente.
      A socialite Joana Amaral Dias é que pergunta por que é que não ouviu na TV em Monte Gordo, como todos nós.
      Acho que falhaste o tiro ao drone.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Os bloqueadores, de sinal, só funcionam nas frequências autorizadas.
      Um exemplo: Há uma marca, portuguesa, que vende um inibidor, para 873 frequências, usadas em telemóveis, walkietalkies e wearables. Custa 92000 euros. Mas, depois de testada, é verdade que funciona só que, uns walkie talkies, de 1991, funcionaram, até junto ao inibidor de sinal. É que usam uma frequência, bem mais alta, do que as que o inibidor bloqueia.
      Daí que, não vale a pena gastar, um balúrdio, num inibidor, que vai funcionar, por umas semanas, depois já tudo funciona, até os telemóveis, pois basta arranjar, um telemóvel, que use, 2 frequências, para contactar, com a torre mais próxima. Uma é bloqueada, a outra aceite. Só, em filmes, se usam inibidores de 10000%, de todas as frequências, que existem.

      1. Avatar de Inculto
        Inculto

        no “UK” tem a preços para Portuguêses… Até iguais ao que o FBI usa para casos de audiências de criminosos de alta patente… E não passa dos 5 mil… Ou seja tem dos 400 libras a 5k libras

  5. Avatar de jgago
    jgago

    Não percebo porquê tanta conversa sobre um assunto super simples e barato de resolver. Já alguma vez olharam a uma gaiola de pássaros? Por cima pode levar uma rede e está tudo resolvido…