Será que o seguro da casa paga danos causados por tempestade?

7 Comentários

A tempestade Martinho tem deixado um rasto de destruição em algumas zonas de Portugal.  Segundo as informações, nas últimas horas foram registadas quase 5 mil ocorrências. Se a tempestade danificar as estruturas da sua casa, o seguro paga os danos?

Será que o seguro da casa paga danos causados por tempestade?


Fundamental consultar a apólice do seguro

A resposta é “depende” do seguro. Em geral, os seguros multirriscos-habitação pode cobrir os danos.

O seguro multirriscos-habitação é um seguro que protege a casa contra vários riscos, indo além da cobertura básica de incêndio. Normalmente, inclui proteção contra fenómenos naturais, danos por água, roubo e responsabilidade civil, entre outros.

Será que o seguro da casa paga danos causados por tempestade?

No entanto, há algumas condições que podem variar conforme a apólice:

  • Definição de tempestade
    • Algumas seguradoras só cobrem danos se o vento atingir uma determinada velocidade (ex.: superior a 80 km/h).
  • Franquia
    • Pode haver um valor mínimo que tem de suportar antes de o seguro cobrir o resto dos prejuízos.
  • Danos específicos
    • A cobertura pode incluir telhados, janelas, móveis e eletrodomésticos, mas alguns elementos podem ser excluídos.
  • Exclusões
    • Se a seguradora considerar que houve falta de manutenção (ex.: um telhado já degradado antes da tempestade), pode recusar a cobertura.

Se teve danos devido a uma tempestade, é fundamental consultar a apólice e entrar em contacto com a seguradora.

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    O estado que pague. É o seu dever …
    É o que a Generalidade dos tugas dizem

    1. Avatar de Joao M.
      Joao M.

      Sempre que chega a dita “epoca de incendios” temos sempre as mesmas queixas de que o estado deve ajudar as vitimas mas raramente se fala em “e porque é que não têm seguro”? A razão é porque não querem gastar dinheiro em seguros e depois o azar bate à porta e “ai pai estado que preciso ajuda”… e o estado lá vai ajudar. O que isto faz? com que menos pessoas façam seguro porque o estado paga, ou melhor, o contribuinte paga.

      Podemos dizer o que se quiser e ter todas as “teorias da conspiração ou do “grande capital” que se quiser mas um seguro é sempre uma mais valia.

  2. Avatar de Zé

    Depende das várias coberturas de cada seguro e das condições da referidas coberturas. Também depende, como diz o artigo, das condições (velocidade do vento, quantidade da chuva, etc…).
    Infelizmente em Portugal ou não se liga nada aos seguros, ou só se olha para o preço e não para as condições.

  3. Avatar de Joachim P.
    Joachim P.

    ou seja, muitos seguros são meros esquemas

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Se comer gelados com a testa sim.
      Eu tenho seguro contra danos próprios no meu automóvel, se me custa pagar custa, mas durmo descansado. Infelizmente já tive que o usar e correu tudo bem. Agora ir para o barato baratinho e depois ficar descalço…
      Posso dizer que o que paguei a mais durante 10 anos no seguro face ao seguro básico não cobre a reparação do acidente que tive.

  4. Avatar de Semcem
    Semcem

    Desastres naturais as seguradoras normalmente não pagam…

  5. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    Há uns anos fui ao IPMA buscar um papel, no qual paguei 20€ por 3 linhas escritas, para apresentar ao seguro com a informação que naquele dia tinha chovido x m³ de água. No entanto, a seguradora descartou-se de pagar pois a quantidade que choveu não era considerada tempestade ou intempérie. Lembro-me que nesse dia choveu muito, houve cheias e tudo mais. Mas enfim, as seguradoras sempre que podem fogem às suas responsabilidades nem que tenham de enganar o cliente.