Apoio à compra de bicicletas e motas elétricas! Conheça os valores…

74 Comentários

Se está a pensar adquirir uma bicicleta ou mota elétrica, fique a saber vai abrir uma nova edição do programa de incentivo à aquisição deste tipo de veículos. Conheça já os valores que podem vir a ser atribuídos.

Apoio à compra de bicicletas e motas elétricas! Conheça os valores...


Valor de apoio à compra de bicicletas e motas elétricas

O Governo vai lançar, esta semana, o aviso para o incentivo à utilização de veículos de emissões nulas.

De acordo com o próprio Governo, nas bicicletas convencionais, o valor do cheque passa de um máximo de 150 euros para até 500 euros e as bicicletas elétricas terão um incentivo igualmente de 50% do valor de aquisição.

O valor máximo do apoio das motas elétricas é multiplicado por três e, nos carros elétricos, o valor do cheque sobe para os 55 mil euros no caso de automóveis ligeiros de passageiros com mais de cinco lugares.

As candidaturas abrem até ao final deste mês e estendem-se até 30 de novembro ou até esgotar a dotação.

Como Proceder:

  • Aquisição: Adquira uma bicicleta elétrica ou convencional que se enquadre nos critérios do incentivo.
  • Documentação: Reúna os documentos necessários, como a fatura de compra e comprovativo de residência.
  • Candidatura: Submeta a sua candidatura através do portal do Fundo Ambiental, seguindo as instruções fornecidas.

Para mais informações e acesso ao formulário de candidatura, visite o site oficial do Fundo Ambiental aqui.

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abracadabra
    Abracadabra

    Onde está a fonte de informação?

  2. Avatar de Roger Massas
    Roger Massas

    Com um apoio de 55 mil euros compro ja 2 eletricos

    1. Avatar de RD
      RD

      55k não é o valor de apoio do estado. Era bom era…

    2. Avatar de Tiago Boiça
      Tiago Boiça

      Mais dois para mim sff, e ainda tenho demasia.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Apoio que será aproveitado por quem não precisa. Quem mais aproveita é quem tem maior poder económico. Estes apoios é desperdício de dinheiro do contribuinte.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Compreendo o que dizes e não deixas de ter razão, mas retirar os carros a combustão é um “favor” que fazemos a todos, mas claro como dizes são os que menos necessitam que vão buscar o apoio.

      1. Avatar de Mango
        Mango

        nem todos tem garagens para deixar carregar o seu veiculo. é o grande travão para comprar um veiculo eletrico

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Até entendo o que queres dizer mas discordo num ponto. Não é quem tem mais poder económico que ganha porque o há um tecto máximo. Os veículos de gama média/alta não têm direito a estes apoios.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quanto custa o model y que tem bancos no porta bagagens?
        Se a moda pega…

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Se for como o apoio da eficiencia energética.. 2 anos depois ainda espero por ele ahah

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Por aqui estou igual

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Igualmente a aguardar

  5. Avatar de Emanuel+Neves
    Emanuel+Neves

    Alguém sabe me dizer se só conta veículos comprados este ano? É que comprei uma mota elétrica no ano passado (Maio 2024) quando supostamente iam lançar este apoio que depois foi cancelado e logo não houve apoios em 2024 para este tipo de aquisições.

    1. Avatar de LA
      LA

      O ano passado abriram perto do fim do ano, 50% até 500€ para motas

      1. Avatar de Emanuel+Neves
        Emanuel+Neves

        Pois foi, estupidez minha não ter ido confirmar nova abertura, paciencia. Obrigado pela informação.

    2. Avatar de JL
      JL

      Dá pois:

      “O incentivo pela introdução no consumo de motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos, é traduzido na forma de atribuição de um incentivo no valor de 50 % do valor de aquisição do veículo ou dispositivo, incluindo o IVA, até ao máximo de 500 € (quinhentos euros), devido pela introdução no consumo de qualquer um deles, novo, cuja primeira aquisição e matrícula, se aplicável, tenha sido feita em nome do candidato após 1 de janeiro de 2024.”

      https://www.fundoambiental.pt/apoios-2024/mitigacao-as-alteracoes-climaticas/introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-no-ano-de-2024-mobilidade-verde-passageiros-2024.aspx

      1. Avatar de Maria Fernandes
        Maria Fernandes

        Então e quem foi Aprovado, como eu, mas ficou em Lista de Espera dos Ciclomotores e Motociclos Eletricos por já se ter esgotado o Valor das Atribuições??

        1. Avatar de JL
          JL

          Já tentou contactar ? E se colocar novamente o pedido ?

  6. Avatar de José Silva
    José Silva

    Estamos num país da treta. Quem realmente necessita de apoio não o consegue obter. Os oportunistas é que ficam a ganhar e lá se vão os dinheiros dos portugueses por água abaixo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porquê?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Por algum motivo os elétricos são os carros dos apoios sociais. Quem tem dinheiro para comprar um carro de 38500€ dificilmente precisa da esmolinha do estado. Mas claro, na primeira oportunidade é o primeiro a sair á rua e a dizer que precisamos de menos estado em tudo, mas não se inibe de estender a mão a mais um apoiozinho.

        1. Avatar de PJA
          PJA

          Tem razão, mas se não for assim ninguém compra elétricos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Como assim? se são só pouco mais de 1000 apoios ? isso nem dá para 10 dias.

        2. Avatar de JL
          JL

          Mas não é esmola, é para abater um carro, como já o fizeram com os a combustão também.

          Já agora, para instituições é 5000 euros.

          Quem ? você diz isso sobre o estado ? já o vi dizer tanto disparate, era só mais um.

          Como sabe, os meus comprei usados e já com alguma idade, esses não têm direito.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os restantes (empresas) têm ainda muito mais subsídios e não precisam entregar nenhum carro com 10anos.
            Estas assimetrias são um must.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não existe subsídio nenhum para esta parte.
            .

            Não com 10 anos, é 10 ou mais.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois é. Com 10 anos já conta.
            O que está a dar é, em nome do ambiente, mandar coisas em condições para o lixo e substituir por outras descartáveis e de má qualidade para durarem o mínimo possível e terem como destino o lixo no curto prazo.

            @SoLinux, Eles chamam-lhe incentivos, mas, na verdadeira aceção da palavra, trata-se de subsídios. “Incentivos” é apenas um termo utilizado para suavizar a realidade.

            O maior subsídio para particulares (mas também uma grande alavanca para empresas), especialmente num país como Portugal, continua a ser a isenção do pagamento de ISV, IVA sobre o ISV e IUC. Uma situação vergonhosa e discriminatória!

            Outra questão problemática é a ausência de uma verba específica no consumo de eletricidade para a mobilidade elétrica, que assegure tanto a manutenção das infraestruturas existentes como a contribuição para o desenvolvimento de novas infraestruturas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Nem por isso, já que estes duram mais.

            Se estão em condições vendam-os, e se estiverem em condições até valem mais que o incentivo. Portanto o que diz não faz sentido, como sempre.

            Subsídio é algo temporário com mensalidades, não tem nada a ver com isto.

            Mas ela já existe, chamam-se impostos e taxas.

          5. Avatar de Mário
            Mário

            Só voce é que diz verdades… e desconversa em tudo porque lhe convém! 😉

          6. Avatar de JL
            JL

            Desconversei onde ?

            Obrigado, se não fosse verdade não o dizia.

    2. Avatar de Zé

      É como os painéis solares térmicos aqui há uns anos. Quando apareceram os apoios, o preço duplicou e no fim de contas quem ganhou foram as empresas vendedoras e os bancos (que nunca percebi porque raio era os bancos a tratar dos processos). Vamos a ver nas bicicletas. Não me parece, mas acho que haveriam outras formas de apoiar.
      Mas até estou a pensar comprar uma nova a pedal, logo até vem em boa altura 😀

    3. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Se o dilema é o apoio aos carros elétricos, ficaram muitos para conceder por ausência de candidaturas, no último incentivo.

      https://www.fundoambiental.pt/veiculos-de-emissoes-nulas-ven-2024/total-candidaturas.aspx

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ninguém no seu perfeito juízo vai trocar um carro a combustão capaz por uma pandeireta elektra.

        1. Avatar de JL
          JL

          Portanto assim se confirma o que disse no outro post, além de não querer ainda tenta que os outros não queiram.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não estou a tentar nada. Estou só a alertar.
            Desde que escolham em consciência para mim é igual ao litro. No entanto detesto ver pessoas a serem levadas ao engano e muitas estão a ir na cantiga mentirosa das “energias verdes “

          2. Avatar de JL
            JL

            Alertar para o quê?

            A cantiga mentirosa é o que você promove.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tão mentirosa que até os conservadores do Reino Unido, os Tories, um dos bastiões mundiais do ‘net zero’, já vieram dar o dito por não dito.
            https://www.instagram.com/reel/DHWDzrJAcMB/?utm_source=ig_web_copy_link
            Penso que acabou de perder um dos maiores templos do seu rebanho.
            Não tarda começam a pregar para as paredes, como o outro!

          4. Avatar de JL
            JL

            Portanto blá blá blá wiskas saquetas e depois vai buscar um tiktok do Reino Unido, claro está, daqui a pouco para justificar os preços altos do combustível vai buscar os preços da Venezuela, ahh espere, isso já você faz. LOL

            Então energia barata é com hidrogénios e combustíveis eléctricos. LOOOOL

          5. Avatar de Mário
            Mário

            @Yamahia, se amanhã disserem que gasoleo e o futuro… tens aí o futuro sacerdote… compra logo 4 ou 5 para casa…

          6. Avatar de JL
            JL

            Mais barato ainda ?

          7. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não é tiktok, é a candidata a prime minister pela ala dos conservadores. A ala que mais apelava, impunha leis e proibições visando o fim dos combustíveis fósseis.Não é uma qq do tiktok e esta mensagem tem muito significado.
            Se quiser continuar com a cabeça enfiada na areia é lá consigo.

          8. Avatar de JL
            JL

            Mais uma que muda de conversa conforme convém?

            Não era o Trump que ia proibir os eléctricos ?

            Cabeça enfiada na areia ? Então quer que eu venda o carro ? Looooool. Ah santos rebanhos.

        2. Avatar de RD
          RD

          Meu caro, não gosta, não abra a notícia e siga a sua vida. Aparece sempre para destilar ódio.

  7. Avatar de Zé

    O texto da notícia não está correto. O “vale” para carro elétricos é de (até) 4.000 euros, para carros até 55.000 mil (quando antes eram 38.500).

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas esta informação é para bicicletas e motas elétricas. O que tem isso a ver com a informação para carros elétricos?

      1. Avatar de Max
        Max

        O que noticia a SIC é que os 4.000€:
        – passa a incluir veículos ligeiros de passageiros com mais de cinco lugares que custem até 55.000 euros.
        – Para os carros com até cinco lugares, o limite mantém-se nos 38.500 euros, incluindo IVA e despesas associadas.
        Outros falam em famílias numerosas – deve ser preciso comprovar que se precisa de um carro de mais de cinco lugares.

        1. Avatar de Vítor M.

          No portal do governo tinha a informação que o Pedro colocou, não havia mais nada. Já vamos ver.

      2. Avatar de Zé

        O artigo refere:

        “O valor máximo do apoio das motas elétricas é multiplicado por três e, nos carros elétricos, o valor do cheque sobe para os 55 mil euros no caso de automóveis ligeiros de passageiros com mais de cinco lugares.”

        Não está correto assim. Deveria ser algo como “o valor do cheque de 4.000 euros é válido para veículos com valor até 55 mil euros”.

  8. Avatar de Bento
    Bento

    As promessas do ministério do ambiente são só mentiras, palhaçada

    1. Avatar de Zé

      Porquê?
      Aqui na empresa já vamos na segunda viatura com incentivo.

  9. Avatar de João Moura
    João Moura

    Infelizmente o site não funciona para fazer novas candidaturas…

  10. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Ainda estão a avaliar as candidaturas do incentivo anterior mas já anunciam o próximo. Políticos! É preciso ter estômago para se ter tão pouco carácter como eles.

  11. Avatar de António
    António

    Isto é informação de 2024. Isto não é nova informação é clique para ler algo sem informação actualizada

  12. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    O apoio devia ser dado à saída do stand como desconto no veículo novo. Isto assim como está não serve à maioria da população com parcos recursos.

  13. Avatar de Joaquim Crispim
    Joaquim Crispim

    Comprei uma Scoter Elétrica em Janeiro de 2025 que é equivalente a 50cc será que também poderei ter direito ao fundo Ambiental

  14. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Bom dia. Não é possível sequer consultar as condições de apoio ! Irra !

  15. Avatar de Tiago Alexandre
    Tiago Alexandre

    A página a que tentei aceder não está disponível
    Era bom era

  16. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Bicicleta elétrica? Para isso fiquem no sofá…

    Comprem uma bicicleta verdadeira de modo a exercitar o corpo…

    1. Avatar de JL
      JL

      Lá está o secalharya a tentar controlar um rebanho.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Sim o rebanho dos elektros….

        1. Avatar de JL
          JL

          Não vejo ele a tentar controlar o rebanho dos eléctricos, tanto que fala para comprarem outros.

          Tem a certeza que sabe ler ?

  17. Avatar de Tiago Boiça
    Tiago Boiça

    “e, nos carros elétricos, o valor do cheque sobe para os 55 mil euros no caso de automóveis ligeiros de passageiros com mais de cinco lugares.”
    Ora aqui está uma informação muito útil e verdadeira.
    Bom site informativo este.

  18. Avatar de whiskas saquetas
    whiskas saquetas

    Isto é muito bonito mas este tipo de transportes são uma praga, um cancro e um perigo sob duas rodas pois não tem seguro, não tem matrícula tem casos que conseguem atingir os 100km/h ou mais sendo que a média ronda os 50km/h, entopem o trânsito não são obrigados a andar com capacete de protecção. Isto é uma autêntica praga a par das trotinetes!!! Já vi um jovem cair no meio da estrada ao circular com uma trotinete elétrica isto pq as rodas são muito pequenas e não tem praticamente estabilidade nenhuma quando batem num buraco ou uma pedra a sorte desse jovem foi de não estar a passar carro nenhum caso contrário era passado a ferro!!

    É PRECISO LEGISLAÇÃO URGENTE PARA ESTES VEÍCULOS !!! TROTINETES DEVERIAM DE SER PROIBIDAS DE ANDAR NAS ESTRADAS E NÃO SER EM PARQUES OU ZONAS ONDE NÃO HAJA CIRCULAçÃO DE AUTOMÓVEIS.

    E então com as pallets de migrantes isto está um caos autêntico onde por exemplo se vê duas pessoas numa scooter elétrica ambas sem capacete.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      2 em 1 é moda.

    2. Avatar de JL
      JL

      E já legislação, só podem dar assistência até 25 kmh.

  19. Avatar de Joaquim Crispim
    Joaquim Crispim

    Boa tarde alguém que me possa informar qual os Documentos necessários para apresentar candidatura ao fundo Ambiental para compra de uma Moto Elétrica

  20. Avatar de Pensador
    Pensador

    Para quem tem 38.000€, não precisa de incentivos da sociedade… mas estes governantes continuam a oferecer dinheiro a empresários e cidadãos oportunistas…assim é lógico nunca mais se retira os veículos ( velhos) das estradas… Parabéns saqueadores…

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas o dinheiro não é da sociedade, é do fundo ambiental

      Tira, este ano foram os 1400.

      Só precisam de ser mais ambiciosos.