Microsoft alerta utilizadores do Chrome! Trocar de browser para estar seguros

25 Comentários

A Microsoft acaba de emitir um novo alerta aos utilizadores do Chrome. Isto acontece após a empresa ter descoberto um novo ataque sofisticado que rouba credenciais armazenadas no browser, informações da carteira digital, dados armazenados na área de transferência, bem como informações do sistema. A solução é mesmo mudar do Chrome para o Edge!

Chrome Edge Microsoft StilachiRAT

Microsoft alerta utilizadores do Chrome!

A empresa tem a missão de converter os utilizadores do Chrome para o Edge, e este último aviso de segurança sugere o mesmo. Para “ajudar a evitar que este tipo de malware se infiltre no sistema e reduzir a superfície de ataque”, diz a Microsoft, é melhor “utilizar o Edge e outros navegadores da Web que suportem o SmartScreen, que identifica e bloqueia sites maliciosos, incluindo sites de phishing, sites de fraude e sites que alojam malware”.

A Microsoft apelidou este novo trojan de acesso remoto de “StilachiRAT” e alerta que “demonstra técnicas sofisticadas para evitar a deteção, persistir no ambiente de destino e exfiltrar dados confidenciais”. Embora o novo RAT ainda não tenha ganho uma posição substancial, “devido às suas capacidades furtivas e às rápidas mudanças no ecossistema de malware”, isto pode mudar.

As funcionalidades do StilachiRAT são abrangentes e incluem a recolha de informações do sistema, a segmentação de carteiras digitais e a extração de credenciais de segurança. Um ataque pode “roubar dados de configuração de 20 extensões diferentes de carteira de criptomoedas para o navegador Google Chrome” e também pode “extrair e desencriptar credenciais guardadas do Google Chrome, obtendo acesso a nomes de utilizadores e palavras-passe armazenados no navegador”.

Chrome Edge Microsoft StilachiRAT

Trocar de browser para estar seguros, será mesmo assim?

A campanha da Microsoft para atrair os utilizadores do Chrome para o Edge intensificou-se este ano, levando os executivos da Google a reagir. Neste contexto, é sempre difícil que um aviso de segurança como este seja totalmente independente. A Google irá, sem dúvida, preencher as lacunas do StilachiRAT nos bastidores e promover as suas próprias credenciais de navegação segura.

Quem não quiser mudar para o Edge, pode instalar uma extensão do browser e alterar as definições para ativar a segurança da Microsoft. A Microsoft diz ainda para instalar apenas software de sites oficiais, usar Links Seguros e Anexos Seguros para o Office 365 e ativar “a proteção de rede no Microsoft Defender for Endpoint para impedir que aplicações ou utilizadores acedam a domínios maliciosos e outros conteúdos maliciosos”.

Embora a Microsoft tenha incentivado os utilizadores do Windows a adotar o Edge, este ainda não produziu muitos resultados. O Chrome continua a dominar o mercado dos desktops e é o browser padrão de facto no Windows.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Regra 1: Nunca usar o chrome
    Regra 2: Nunca usar o edge
    Regra 3: Nunca armazenar credenciais em QUALQUER browser e só usar key managers encriptados
    Regra 4: Cuidado com QUALQUER extensão de QUALQUER browser

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      No mundo da internet é preciso ter mesmo muito cuidado!
      eu nunca gravo qualquer dado nos browser! nada de nome, morada, cartão de credito ou lá o que seja!
      prefiro estar sempre a colocar do que deixar tudo gravado!
      ah limpo sempre o navegador e as cookies !
      por fim não uso nada desses navegadores, só o mullavad

    2. Avatar de Kushinadaime
      Kushinadaime

      Regra 5: Usar o terminar sessão sempre que se usa o site.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Trocar de browser, para um browser que usa igualmente a base Chromium… Se roubam as credenciais no Chrome, também o fazem no Edge.

    1. Avatar de Acela
      Acela

      A base dos dois browsers é chromium, o que está depois são duas coisas completamente diferentes…

    2. Avatar de virtuacool
      virtuacool

      Pode ser pensar isso, mas no seu todo isso não é verdade.

      Por exemplo, todas as distribuições Linux utilizam o mesmo kernel, mas cada distribuição tem características próprias e fragilidades.

      O Edge é baseado no Chromium, mas não quer dizer que é igual ao Chrome.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para o browser e vpn é o mullavad!
    O Mullvad Browser é um navegador web focado na privacidade desenvolvido em colaboração entre o Mullvad VPN e o Projeto Tor. Ele é produzido para minimizar o rastreamento e a impressão digital.

    1. Avatar de Filos
      Filos

      Uso como VPN no smartphone…Muito bom!

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Mas o Edge é baseado no Chromium… que por sua vez é a base do Chrome.

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      por essa mesma razão, há diferenças, mesmo que muito pequenas entre os 2 browsers
      São “irmãos, filhos do mesmo pai”, mas não são iguais.
      As diferenças existentes farão toda a … diferença 🙂

  5. Avatar de jedi
    jedi

    LOL. Terá sempre os mesmo problema de segurança de Chrome.

    1. Avatar de Macid
      Macid

      O Edge têm tanto de segurança como o chrome ou menos por ser mais novo

  6. Avatar de zavvaz2ufvz4f6
    zavvaz2ufvz4f6

    Entre a google e a microsoft venha o diabo e escolha.

  7. Avatar de Kushinadaime
    Kushinadaime

    O Edge e todos os navegadores como o Chrome e assim, apesar de ser baseado no Chromium apresenta todos comportamentos muito diferentes entre si, e nota-se mais quando se usa sites mais complicados e especiais como o portal das finanças e a segurança social e coisas assim do estado.

  8. Avatar de magrande
    magrande

    Edge irá derrubar a extensão ublock bloqueador de anúncios, igual fez o chrome, ou seja é mesma coisa, não existe razão para trocar o chrome pelo edge.

    1. Avatar de Kushinadaime
      Kushinadaime

      A questão é muito mais complicada.
      Todos os browsers e todas as páginas da internet estão todos a activamente a fazer 2 coisas, combater todos os bloqueadores de publicidade e não só o ublick, mas também estão todo a implementar coisas para fazer a internet mais segurança que tornam a vida de coisas que precisam de acesso ilimitado a tudo.

  9. Avatar de Kushinadaime
    Kushinadaime

    A questão é muito mais complicada.
    Todos os browsers e todas as páginas da internet estão todos a activamente a fazer 2 coisas, combater todos os bloqueadores de publicidade e não só o ublick, mas também estão todo a implementar coisas para fazer a internet mais segurança que tornam a vida difícil a coisas que precisam de acesso ilimitado a tudo.

  10. Avatar de Macid
    Macid

    O Edge é mais complicado que o Chrome

    1. Avatar de Kushinadaime
      Kushinadaime

      Exato.
      Em contrapartida tem opções para tudo.

      1. Avatar de Tecnic
        Tecnic

        E também ignora as configurações das politicas de grupo quando lhe apetece.

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    A quantidade de malta a comentar por aqui sem perceber que a segurança não é uma característica mas sim uma unidade de medida…

  12. Avatar de Sintronics
    Sintronics

    Querem andar seguros na internet ??

    VPN Router + Hardware Firewall + Secure DNS

    Não publiquem nada nas redes sociais

    Usem e-mail e número de telemóvel que são redirecionados pela VPN

    NUNCA INSERIR CARTÃO DE MULTIBANCO/ CRÉDITO NA INTERNET
    Usem o MBNet para gerar cartão virtual, paguem por mbway ou PayPal ( podem usar o PayPal com cartão MBNet. )

    LER NOVAMENTE AS LETRAS GRANDES

    Usar o Tor browser

  13. Avatar de Antonis
    Antonis

    Desliguem-se da internet e assunto resolvido. Tanta treta. Vai na estrada vem carro e atropelate, o que vao fazer nao sair de casa?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Eu diria que têm de aprender a usar os passeios para ser uma analogia correta.
      Isto se eu percebi esse português corretamente…

  14. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Usem Firefox e sejam felizes.