Após 9 meses, astronautas da NASA regressam à Terra. Porque serão carregados em macas?

18 Comentários

Mais de nove meses depois, uma dupla de astronautas da NASA está, finalmente, a regressar à Terra. Quando aterrarem, os dois membros da tripulação serão provavelmente transportados em macas. Sabe o motivo?



Esta terça-feira, os astronautas da NASA Sunita Williams e Butch Wilmore deverão chegar à Terra, numa cápsula da SpaceX. Esse momento marcará o fim de uma estadia de mais de nove meses no espaço, inicialmente prevista para durar apenas algumas semanas.

Quando a cápsula for aberta, os astronautas serão provavelmente transportados para fora e colocados em macas.

De facto, quando os astronautas regressam de uma visita prolongada ao espaço, são frequentemente transportados para fora das suas cápsulas e colocados em macas para serem submetidos a um exame médico.

 

Saúde dos astronautas na base deste protocolo

Conforme explicado ao Live Science por um especialista, o transporte feito por via de macas, após a chegada à Terra, é protocolar.

Quando os astronautas regressam à Terra vindos do espaço, não podem andar imediatamente, devido a mudanças temporárias no corpo. Aliás, a NASA impõe procedimentos de segurança rigorosos, devido a estas alterações.

Muitos deles não querem ser trazidos numa maca, mas é-lhes dito que têm de o fazer.

Explicou John DeWitt, diretor de ciências desportivas aplicadas na Universidade de Rice, no Texas, e antigo cientista sénior do Centro Espacial Johnson da NASA, ao Live Science.

Enquanto cientista, DeWitt desenvolveu métodos para melhorar a saúde dos astronautas durante os voos espaciais.

Astronautas retidos na ISS

Segundo DeWitt, os astronautas poderão sentir tonturas e náuseas, aquando do regresso à Terra.

A sensação temporária ocorre, porque os corpos foram concebidos para tirar partido da gravidade. No entanto, o ambiente da Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS), por exemplo, cria uma sensação de ausência de peso e motiva os seus corpos a adaptarem-se à mudança.

Uma alteração significativa ocorre no sistema vestibular sensorial dentro do ouvido interno, crucial para manter o equilíbrio, segundo DeWitt. No espaço, este sistema habitua-se a ignorar certos estímulos sensoriais à medida que o cérebro se adapta à ausência de peso.

Quando os astronautas regressam à Terra e a gravidade é reintroduzida, começam a reajustar-se mais uma vez, o que pode causar o chamado “enjoo espacial”, temporariamente.

Outra mudança que os astronautas experimentam, especialmente aqueles que passam longos períodos no espaço, como foi o caso de Sunita Williams e Butch Wilmore, é a perda gradual de ossos e músculos, sendo esta última conhecida como atrofia muscular.

Entretanto, os cientistas exploram, ativamente, os efeitos dos voos espaciais de longa duração no corpo humano.

Apesar dos contratempos, os dois astronautas da NASA “estão bem-dispostos e sentem-se muito confiantes de que não haverá problemas de maior devido ao facto de estarem na estação espacial há tanto tempo, do ponto de vista fisiológico”.

Segundo DeWitt, “estão a receber exatamente o que teriam recebido se a viagem tivesse sido planeada para nove meses”.

 

As naves espaciais podem precisar de ser mais “sujas” para manter os astronautas saudáveis

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuelhorta
    Manuelhorta

    Elon a salvar o dia.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      enquanto defende e aplica medidas que prejudicam milhões e têm repercussões por todo o planeta que afetarão ainda mais milhões…
      o balanço depende dos valores, ou falta deles, de cada um

    2. Avatar de Joachim P.
      Joachim P.

      pois… mas mesmo assim há estupores ingratos que só sabem falar mal dele porque é contra os parasitas da xuxa e veio denunciar o que andavam a fazer com o dinheiro dos contribuintes!

      1. Avatar de Max
        Max

        Como esta? “Musk, cujo Departamento de Eficiência Governamental está a procurar erradicar fraudes, desperdícios e abusos, publicou uma série de publicações na sua plataforma de redes sociais X na noite de segunda-feira, incluindo: “Talvez Twilight seja real e haja muitos vampiros a receber Segurança Social” e “Ter dezenas de milhões de pessoas marcadas na Segurança Social como ‘VIVAS’ quando estão definitivamente mortas é um GRANDE problema”.
        Tudo treta – as fraudes não aparecem e os desperdícios e abusos foram criados pela ideologia da extrema-direita.
        https://www.jn.pt/3500152247/indicado-por-trump-para-a-seguranca-social-desmente-que-milhoes-de-mortos-recebam-beneficios/

        1. Avatar de Zé

          Estima-se que durante a primeira presidência de trump e a de biden a seguir o nível e valores de “fraude” (e com aspas porque o conceito é relativo) foram semelhante.

    3. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
      sirHamiltonCampeão2025

      Vá lá, não explodiu.

    4. Avatar de Inculto
      Inculto

      Os Jornaleiros andam Aziados…

  2. Avatar de sandro
    sandro

    Não «porque», mas “por que”.

    1. Avatar de Ana Sofia Neto

      “Porque”, uma vez que é um advérbio interrogativo.

      1. Avatar de Inculto
        Inculto

        Ana Sofia Neto… É parentesco?

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Até sangrei dos olhos ao ler esta LOLOL

  3. Avatar de José Bonifácio Boni
    José Bonifácio Boni

    Essa astronauta, está aparentemente bem envelhecida. Decerto tenha se preocupado bastante, com o prolongado espaço-tempo na estação.

    1. Avatar de FM
      FM

      Já cá faltava……….

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      José… Passado um mês ali fechado ela já era miss universo… Eheheheheh

  4. Avatar de GC
    GC

    Só uma correção: a perda de massa muscular é atrofia muscular. Já a perda de massa óssea é esteoporose.

    1. Avatar de Inculto
      Inculto

      Sedentarismo causa as duas
      ..

  5. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    TODOS os astronautas, em voos, de cápsulas, da NASA, são colocados em macas, depois da aterragem. É procedimento base. No caso, da Rússia, são transportados, para uma cadeira, que lhes massaja as costas e pernas. Sendo levados, a um hospital, para serem sujeitos a uma bateria, de exames. E isto, não é só para os 2, os 4 serão levados, só depois de, os resultados, estarem bons, é que podem voltar para o Cabo Canaveral. Depois disso, estes 2, voltarão, à vida normal, pois já deixaram o colégio, de astronautas, da NASA. Só voltam, a voar, em naves privadas. Com o fim, da ISS, a NASA, já reduziu, em 63, para 107, o número de astronautas disponíveis, para missões.
    A Skywalker, é para ser lançada, em 2027-2028. Se tudo funcionar, será uma ISS-2, com lugar para 11 tripulantes. A Odysseus, será lançada, em 2030-2035, já com ideia de ser um hotel, em que, os visitantes, vão, por 15 dias a 30 dias. Segundo, a SpaceX, ficará em 800 milhões de dólares, por passageiro, para 30 dias, de estadia, com o pormenor, de o seguro, que pode chegar a 5000 milhões de dólares, é pago, por cada passageiro.