Audi vai cortar até 7500 postos de trabalho para poupar mil milhões de euros por ano

52 Comentários

Temos conhecido decisões da indústria automóvel, que visam enfrentar o período controverso que o mercado atravessa. Desta vez, a notícia surge da Audi, que vai cortar até 7500 postos de trabalho, na Alemanha, até 2029.

Anéis do logótipo da Audi

Num comunicado de 17 de março, o diretor-executivo da Audi, Gernot Döllner, afirmou que a marca deve tornar-se “mais rápida, mais ágil e mais eficiente”. Contudo, estas mudanças não serão possíveis “sem ajustes de pessoal”.

Conforme a informação partilhada, os cortes de até 7500 postos de trabalho, na Alemanha, em áreas como administração e desenvolvimento, até 2029, deverão economizar mil milhões de euros por ano, tendo em conta o médio prazo.

A redução dos postos de trabalho, que corresponde a cerca de 14% da força de trabalho alemã da marca, não afetará os trabalhadores de fábrica, disse a Audi.

Além disso, as reduções serão conduzidas sem recorrer a despedimentos, numa estratégia que temos visto a ser adotada por outros nomes da indústria.

Audi Q8 E-tron

A Audi cortou cerca de 9500 postos de trabalho na produção desde 2019, visando redirecionar milhares de milhões de euros para o financiamento da sua mudança para veículos elétricos e para o aumento das margens para 9 a 11%.

Contudo, a marca teve resultados pouco animadores nos últimos anos, com a sua margem operacional a cair para 4,5% nos primeiros nove meses de 2024, devido às vendas fracas nos seus principais mercados e ao custo de cessar a produção na sua fábrica em Bruxelas.

À semelhança de outras marcas, também, a Audi tem tido dificuldades em mercados como a China.

Entretanto, a redução dos postos de trabalho na Audi elevam os despedimentos atualmente previstos em todo o Grupo Volkswagen para cerca de 48.000. O diretor-executivo do grupo, Oliver Blume, está focado na redução de custos em todas as marcas, tendo em vista a competitividade.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Maldito Musk!

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Ironia do destino..
      Agora querem destruir os países deles, para matar Russsos..que falta de sentido de estado, cmpetência, responsabilidade,tudo..

      Eu diria, maldito ouro branco, também conhecido por litio, e muitas vezes por democracia.

      1. Avatar de JL
        JL

        Sem ouro branco como escrevia aqui ? e como tinha um diesel ?

  2. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Passos Coelho é o responsável por isto.

  3. Avatar de Santos
    Santos

    A Mercedes-Benz vai curtar 25% até 2027.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A panka pelos elektros ainda vai dar cabo da Audi e de outras. Não há nada que se aproveite.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Isso já foi dito há muito anos atras ahah quem não se adapta morre, havia era a lenga lenga “quando os europeus entrarem nisto a tesla morre” ahah quem morre vão ser os europeus todos e bem podemos começar pela VW que andou a enganar o ze povinho durante anos e anos

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A Tesla tb não tem nada que se aproveite.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Claro nenhuma tem mas no final vai sobrar a tesla os chineses e poucas mais

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vai sonhando.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Eu? Não é preciso sonhar amigo está a vista de todos e nos próximos anos ainda vai ficar mais claro

      2. Avatar de Fernando P
        Fernando P

        Está totalmente enganado. Os europeus não estão a morrer, estão a adaptar-se a uma indústria mais virada para os elétricos que como sabemos são muito mais fáceis de fabricar e não necessitam de tanta mão de obra.
        Mais 2 ou 3 anos estão ao nível dos melhores com a vantagem de ter uma credibilidade muito maior do que grande parte das marcas recém criadas.
        Mesmo aos dias de hoje a oferta elétrica das marcas europeias já é muito extensa.
        O flop chamado Tesla é um balão que não tarda nada fica sem ar.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Esse balao já esta a ficar sem há 10 anos e ainda não ficou enquanto isso os europeus tem sido só a cair

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Os elektros europeus são muito melhores que os elektros chinos.
          A vantagem dos chinos é o monopólio que detêm sobre as terras raras.
          Aos anos q se alerta para isso mas parece q entra por um ouvido e sai pelo outro.

          1. Avatar de JL
            JL

            É por isso que são mais caros.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Os eléctricos europeus são uma calamidade ahahahah

        3. Avatar de Inculto
          Inculto

          Quando tiverem que devolver o dinheiro aos russos quero ver como vai ser… Vão ao vosso…

    2. Avatar de JL
      JL

      Onde diz que é devido aos eléctricos ?

      A culpa é sempre dos eléctricos. Loooool

      Deve ser por isso que outras marcas que apostaram antes têm lucro.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Eles possuem carros a combustao para vender. Só nao compra quem nao quer

  5. Avatar de X
    X

    O Ricardo Quaresma tinha um audi, ciganices!

  6. Avatar de Anung
    Anung

    As politicas verdes da UE são as responsáveis pela queda da indústria automóvel na UE. FIM

    1. Avatar de JL
      JL

      Também foi responsável pelo seu sucesso.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Não, a culpa é deles que não se souberam adaptar FIM.
      Marcas centenárias que não souberam apostar numa nova tecnologia há um nome para isso NOKIA

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Para se adaptar é necessário tempo e dinheiro, e avaliar a concorrência desleal. FIM

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Tempo tiveram o mesmo que as outras já com a bagagem de todo o desenvolvimento que tinham até lá os outros tiveram de aprender a fazer carros e fazer um powertrain eletrico os outros só tinham a parte do eletrico e mesmo assim não tiveram tempo.
          Dinheiro, passado anos e anos a enganar o ze povinho já deviam ter bastante.
          A única concorrência desleal que existem é vender carros com X emissões mas afinal são falcatruadas e afinal são X ao quadrado

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A grande falcatrua é tentar convencer o pagode q tanto baterias como electricidade são ZeroEmissions.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nunca ninguém disse isso, provavelmente só dizem nas reuniões dos rebanhos.

          3. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Ninguem diz isso dizem sim que no geral são melhores o que é verdade é muito melhor poluir tudo numa fabrica que dá para controlar a poluiçao do que andar com um cancro do pulmão sempre atras com milhoes deles numa cidade a electricidade tem futuro para ser praticamente 0 emissões

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não só dizem, como ainda por cima têm a distinta lata de o passar a escrito.
            Quem não se lembra dos modelos das marcas coreanas a circular pelas ruas, com versões de serviço parcialmente pintadas e ilustradas com o termo Zero Emissions?
            Também a Renault, com o Z.E. incrustado no carregador, e a Nissan, que usava e abusava do lettering diretamente na carroçaria.
            Felizmente, o descaramento tem diminuído.

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas isso é verdade, eles são zero emissões.

            E há outros que dizem o mesmo, o que é verdade.

          6. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Mas é mentira ?
            Um carro a combustão sai fumo pelo tubo de escape enquanto ele anda, qual é o fumo que sai por um eletrico? Ahh pronto oh motinhas não queiras virar a realidade a favor de factos sem sentido que ele não virá só é preciso ter 2 neuronios para perceber isto

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A maioria desse fumo é nitrogénio, vapor de água e CO₂

          8. Avatar de JL
            JL

            Nitrogénio ? Ou óxidos de nitrogénio ?

          9. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Então liga o tubo de escape ao quarto e vais fazer o teu soninho vais ver que acordas como novo ahahah que bonecos

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Acordaste agora @bonequito? 😛
            Como deves calcular, iria precisar de umas árvores e de luz solar para fazer isso.
            Se te fechares num quarto não ventilado com mais 50 marmanjos, tb só duras enquanto durar oxigénio e não vai ser por muito tempo, te garanto.

          11. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            O motinhas é o melhor a fazer comparações sem sentido ahahhaah devias ir a got talent ahahhahahah

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fazem todo o sentido a partir do momento em que TODOS os da tua ala têm a enorme fixação de deitar abaixo tudo o que são árvores para plantar no seu lugar espelhos e ventoinhas. Um dia vão perceber mas já vai ser tarde.

          13. Avatar de JL
            JL

            Curioso que é você que mais defende soluções que usam muitos mais espelhos e ventoinhas.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por mim pode ser com gás, conforme já lhe provei.

          15. Avatar de JL
            JL

            Com gás tem mais emissões que usar gasóleo, daí não se usar.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso é o que dizem as missas elektras.
            Emite o mesmo se recorrer ao carvão ou diesel para produzir o H2 necessário. Se usar gás emite metade dado que a restante matéria prima é capturada da atmosfera.
            Mais que visto que os sintécticos são o terror do KKKlanElektro.

          17. Avatar de JL
            JL

            Não, é o que diz a IEA, já lhe mostrei isso.

            Com carvão ainda emite mais que com gás natural, isso é mais um caso perdido.

            Terror ? Com algo que não existe ? Não entendi.

            Para mim os sintéticos é a maneira mais rápida de se fazer transição para eléctricos, já que são 7 ou 8x mais caros que os fósseis.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      As marcas é que possuem ideas de negocio ultrapassadas e nao se querem adaptar. A EU nao fabrica veiculos, quem fabrica sao as marcas.
      A queda das marcas Europeias é nos mercados internacionais não é no mercado europeu.
      A hyundai é das marcas que mais aposta nos EV e é das marcas que mais cresce, mais uns 5 anos e é maior que a VW.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        75% nitrogénio e 0,00001% NOx
        Tem que ir para outros emissores para encontrar percentaens maiores.
        Por exemplo centrais termoelétricas, navios…
        Aviões é ver. Ainda não vi mas não deve ser famoso.

        A talhe de foice, os políticos são uns grandes hipócritas. Proíbem os carros a combustão nos centros mas continuam a deixar entrar navios e aviões por lá.
        Um dia à noite fui num jacto Airbus qq coisa desde a baixa pombalina até Cascais e voltei sempre a voar baixinho junto à Marginal.
        Foi giro mas faço ideia a quantidade de venenos despejados na tola dos residentes.
        Em nome do turismo tudo se permite. Quem trabalha está sempre lixado com f.

        1. Avatar de JL
          JL

          Os navios entram nos centros das cidades ? Ena pá….

          De avião até Cascais, daqui a pouco está ai o Mário a reclamar.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Rocha Conde de Óbidos e Santa Apolónia…Mais ao centro não deve haver.

            Qt ao avião, devia de andar a fazer tempo até que vagasse uma slot.
            Todos aplaudiram pq até estava uma noite de calmaria, limpa e bem bonita por acaso.
            O pior é o resto.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas isso não é centro.

            Ou porque havia fila para aterrar ou descolar.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Em breve o que a Europa vai fazer bem é Kebabs…

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Como dizem os franceses, allauh akbar!

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      Nem Gillette vão vender nem papel

  8. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Essa história da concorrência desleal… De quem, dos chineses? Quando apareceu a Toyota e Datsun , há 50 anos, a história era a mesma. Se concorrência desleal quer dizer preços baixos, é ver os preços que praticam na China, se fosse aqui então é que as marcas europeias não vendiam 1 carro. Eles aumentam bastante a margem de lucro para vender no ocidente, e com os impostos á importação que aplicam aqui , os preços vão para o dobro de lá.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Só as des”ajudas” à condução, obrigatórias para circular na UE, idealizadas pelos secretariados da UE , que não fazem ideia para que servem um volante, três pedais e um travão de mão, já custam metade do carro.