BBSettings: A Super Central de Notificações para iPhone

37 Comentários

Por SamC para o PPLWARE.COM

O lançamento do iOS 5 trouxe várias dezenas de novidades. Segundo a Apple foram adicionadas mais de 200 novas funcionalidades ao seu sistema operativo. No entanto, se fosse necessário eleger a mais emblemática, penso que a maioria dos utilizadores iria destacar a nova central de notificações.

Finalmente foi possível ao utilizador ver todas as novas notificações de uma forma menos intrusiva e ter acesso a diversos widgets bastante úteis num único espaço e tudo isto sem ser necessário o recurso a tweaks ou ao Jailbreak.

Com a introdução desta novidade, multiplicaram-se os widgets disponíveis para adicionar à central de notificações (informações do sistema, atalhos para aplicações, etc.) e aí surgiu um “problema”: como poupar este precioso espaço de forma a concentrar as funções mais importantes num único lugar. O BBSettings (conhecido também por Bulletin Board) é a aplicação que hoje vos trago e na minha opinião pode ser considerado um “must have” para qualquer utilizador do iOS 5.


Este widget é mais um exemplo de que a comunidade de desenvolvimento do iOS está bastante ativa e é capaz de criar produtos com qualidade e distribuí-los de graça através da Cydia Store para qualquer utilizador.

Os utilizadores mais experientes ao verem imagens deste widget recordam automaticamente uma das aplicações mais descarregadas da Cydia Store, o SBSettings. À semelhança desse famoso tweak é possível controlar diversas funcionalidades e obter algumas informações sobre o sistema. No entanto, este widget não se limita apenas a isso, já que o programador esmerou-se e adicionou dezenas de funcionalidades que nos permitem substituir um sem-número de outras aplicações.

Estas diversas funcionalidades são agrupadas em 5 páginas ou grupos e cada uma das páginas tem as seguintes funcionalidades principais:

1. Favourite Apps

  • Proporciona um acesso rápido às aplicações preferidas do utilizador (as aplicações favoritas são agrupadas em grupos de 4 e basta deslizar o ecrã para navegar entre cada grupo ou página).

2. Running Apps

  • Apresenta as aplicações que estão a correr de momento em background (similar ao que aparece na barra de multitasking do iOS)

3. System Info

  • O utilizador encontra aqui diversas informações acerca do sistema agrupadas em 7 grupos, que podem ser alternados com um deslizar de dedos no ecrã, as páginas existentes são:
    General: Informações gerais sobre o seu iDevice (software e hardware) e nível de carga da bateria
    Disk Usage: Informações sobre a quantidade de espaço livre/utilizado (com a apresentação dos valores em % e em GB)
    Mem Usage: Informações sobre a quantidade de memória disponível/utilizada. Inclui um pequeno botão no canto superior direito que permite libertar a memória RAM.
    CPU Usage: Informações sobre o nível de carga da CPU
    Wi-Fi: Informações sobre a rede Wi-Fi (SSID, BSSID, IP, MAC Address, etc.)
    Cellular: Informações sobre a rede móvel (nível do sinal em dbm, tempo total de chamadas, quantidade total de dados de rede móvel, etc.)
    Processes: Listagem dos processos em execução (informações do tempo em execução, PID, etc.)

4. Toggles

  • À semelhança de outros tweaks são apresentados 10 botões com ícones intuitivos que permitem controlar várias funcionalidades, tais como:
    Fechar todas as aplicações a correr em background
    Reiniciar a Springboard
    Activar/Desativar os dados móveis
    Activar/Desativar o 3G
    Activar/Desativar o Wi-Fi
    Activar/Desativar o modo de voo
    Activar/Desativar o Bluetooth
    Bloquear/desbloquear a orientação vertical (rotação do ecrã)
    Colocar o som em modo mudo (Mute)

5. Settings

  • O utilizador tem acesso a duas barras para controlar a luminosidade do ecrã e o volume do sistema. É nesta mesma página que são definidas as aplicações favoritas através de um clique no botão em forma de estrela.
  • É possível também personalizar o nome da operadora móvel.

anterior próxima
Conforme se pode comprovar, esta aplicação é bastante completa e o programador fez um excelente trabalho ao incluir todas estas opções que fazem a delícia tanto de um utilizador mais elementar, como de um mais avançado. Foi também tomado o cuidado para se economizarem recursos, e não existem algumas “páginas” do widget a correr em background por isso num terminal mais lento pode existir uma ligeiríssima lentidão ao se alternar entre páginas. No entanto, não é nada de preocupante e a versão mais actual do widget corrigiu alguns problemas de estabilidade por isso continua a ser altamente recomendado (apenas o consegui crashar uma vez e foi através do uso abusivo do botão para libertar memória RAM).

anterior próxima
Num contacto com o programador foi-me garantido que possivelmente num futuro próximo poderemos ver adicionadas mais funcionalidades como por exemplo, o controlo da reprodução da música e opções para personalizar os ícones.

Estas novidades serão muito bem recebidas, mas enquanto elas não chegam podemos usufruir de um produto já com muita qualidade e bem concebido.

Resta deixar a nota de que quem quiser apoiar o desenvolvimento deste widget pode fazer um donativo direto por PayPal ou acompanhar o twitter oficial ( http://twitter.com/#!/ManuelGebele ) do programador.

Como instalar e utilizar o BBSettings?

Dentro da aplicação Cydia, vá ao separador Manage, escolha a opção Sources, clique no botão Edit e de seguida em Add. Adicione o seguinte endereço do repositório http://cydia.pwndevteam.com/ e clique em Add Source.

Clique no repositório adicionado para ver a lista do conteúdo existente, procure por o BBSettings, instale e faça reload do SpringBoard. Nas Definições e sobre a secção Notificações, encontrará uma nova opção para ativar o BBSettings na central de notificações.

Twitter do programador : http://twitter.com/#!/ManuelGebele

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    E pronto, lá vou eu instalar mais uma coisa no meu. 😆

  2. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    Pena não ser uma aplicação oficial

  3. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Tou confuso.. Como posso ter acesso ao Cydia sem o iPhone estar Jailbreaked ?!

    1. Avatar de RUI MARQUES
      RUI MARQUES

      Não tens

    2. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Não tens.

    3. Avatar de aver
      aver

      Acesso propriamente dito só com jailbreak.

      Para saber +/- o que lá anda este Cydia search é o melhor
      http://planet-iphones.com/cydia/

  4. Avatar de carlos
    carlos

    já tive isso instalado mas como os botões são pequenos as vezes nao funcionam logo a primeira

    1. Avatar de carlos
      carlos

      em vez do BBSetings tenho o UISetings e o Omni Stat Widget
      recomendo vivamente

  5. Avatar de RUI MARQUES
    RUI MARQUES

    Já que ultimamente têm apresentado mais pois com base no JAILBREAK, porque não uma post de como colocar o flash a funcionar no Iphone, Ipad, Ietc???

    1. Avatar de RUI MARQUES
      RUI MARQUES

      Queria escrever post, e não “pois”

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      EU uso iPhone e iPad, e não necessito de flash, já faz parte do passado. Claro que se quiseres ver porno não deve dar na maioria, mas de resto para que diabo queres o flash? lol

      Ainda se me dissesses USB, acho que é capaz de ser o que falta ao iPad2, embora eu já esteja habituado a usar o dropbox para tudo, evito usar pens, posso perder. Com cloud não as perco.

      Vamos agora usar Java também, e Symbian porque nao? lol

      1. Avatar de Dogzilla
        Dogzilla

        Também não sinto a mínima falta de flash no meu iPhone.

      2. Avatar de carlos
        carlos

        muitos sites de stream de video usam flash

        1. Avatar de Rui Marques
          Rui Marques

          O flah e por causa da visualização de vídeos. Principalmente de futebol. Já agora se tiverem sites para ver a bola e os resumos podem postar.

    3. Avatar de ARosado
      ARosado

      Para ver sites em Flash podes usar o Puffin. Muito útil. A última versão já não bloqueia!:)

  6. Avatar de Hell_Shoot
    Hell_Shoot

    Neste momento estou a utilizar o IntelliscreenX. É pago, mas muito bem conseguido.

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Já experimentei, no entanto preferi manter a barra de notificações original com o SBSettings.

      1. Avatar de aver
        aver

        É possível passar mais opções do SBsettings para a “primeira linha” (settings bar, onde cabem seis de uma vez)do IntelliscreenX. Com isso deixa de ser tão necessário ter o SBsettings sempre à mão (embora eu o continue a tê-lo sempre, através de um gesto definido no Activator.

        1. Install SBSettings and Respring
        2. Open the Setings.app (Definições)
        3. Navigate to Notifications
        4. Scroll to ISX QuickSettings
        5. Tap edit
        6. Drag ALL the ISX Settings to the Bottom Section
        7. Drag whatever (non-ISX) Settings you want to use into the Top Section
        *the IntelliScreenX Settings bar holds six at a time*

  7. Avatar de iPlagiator
    iPlagiator

    Demasiada informação para o meu gosto..
    A única coisa que me faz falta no notification center são a correcção de algumas coisas, melhoria de outras coisas que faltam nas actuais features..
    Ah, e uns quick toggles para wifi e poucos mais..

    Em vez de me ajudar só me confunde, visualmente falando.

    1. Avatar de SamC
      SamC

      A vantagem deste widget é que as informações extra não pesam. Não precisas de desligar nada, eu basicamente uso apenas 3 páginas do widget: toogles (3G/WiFi/Restart/kill Apps) e a barra para controlar o brilho do ecrã.

      Como está referido no artigo, uma boa feature seria controlar o leitor de música/apresentar o nome da música em reprodução (como alguns widgets fazem)

  8. Avatar de IRONLORD
    IRONLORD

    Onde foste arranjar essas opções todas?

    Não instalaste apenas o bbsettings, certo?

    1. Avatar de IRONLORD
      IRONLORD

      Ok. Já percebi. É o que faz não ter tudo : P

  9. Avatar de Julio Herias
    Julio Herias

    Só falta uma coisa… desligar ou reiniciar o telefone/iPod

    1. Avatar de aver
      aver

      Desligar é fácil. Basta no Activator escolher um gesto para Power Down.

    2. Avatar de SamC
      SamC

      Desligar o iPhone como é algo mais incomum não faz grande sentido ter um botão próprio, quando existe até um botão físico. O que é necessário mais vezes é fazer um restart à Springboard e para isso o BBSettings tem um botão dedicado.

  10. Avatar de ToVentura
    ToVentura

    Para quem não tem jailbreak, e quiser apenas nas notificações um simples On/Off do WiFi e do 3G (pacote de dados), para não ter que andar a correr as definições sempre que quer desligar, existe algo que se possa instalar?

    Espero não estar a dizer burrice nenhuma, pois sou um utilizador recente do iPhone e pelo que pesquisei nas opções, não existe nenhuma para colocar o que me dá jeito. Mas posso não ter pesquisado bem.. 🙂

    1. Avatar de aver
      aver

      Não há.

      App Definições > Wi-Fi > On/Off
      App Definições > Geral > Rede > 3G On/Off
      App Definições > Serviço de Localização > On/Off

      Até nem são muitos toques. Mas é preciso estar a pensar “É por aqui ou é por ali ?” É isto é que não se compreende. Como é que a Apple não criou, há distância de um toque, uma janela como tem o SBsettings com todas essas opções representadas por um símbolo em verde/vermelho (On/Off).

      É de tal maneira elementar que só vejo uma razão – só para ter o SBsettings, vale a pena fazer o jailbreak …. e o jailbreak interessa à Apple, quanto mais não seja como válvula de escape, para não se dizer que com o iOS é tudo rígido, sem possibilidade de personalização. 😉

      1. Avatar de ToVentura
        ToVentura

        Pois, quer dizer… não se compreende muito bem. Por acaso também tenho um Android (Android=pessoal; iPhone=empresa) 🙂 , e este tem logo estas opções à mão, e como acho uma coisa tão simples, tão usual, pensei que o iPhone também viesse com esse ‘widget’.
        Afinal não estava burro, a opção não existe mesmo…
        Enfim…. está mal… 🙂

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Mas devias pensar em fazer jailbreak, é totalmente diferente, como se costuma dizer, ip sem jb é como limitar um ferrari aos 50km/h 😉

          1. Avatar de ToVentura
            ToVentura

            E em termos de garantias e essas coisas, não vão com os porcos?
            Não me apetecia ter problemas com o móvel da empresa.
            Se bem que tens razão, sem o jailbreak fica-se mesmo limitado….

  11. Avatar de serva
    serva

    Bom dia ,

    Meus caros o flash só serve para ver porno , bom essa é demais entra no sitio da vodafone , ou na fnac , ou em praticamente qualquer sitio de lojas informáticas e depois já vais perceber para que precisas do Flash , estes posts só me dão razão o Iphone sem Jailbreak é um autentico tijolo , quanto a personalização que falam nem mesmo com Jailbreak podem alterar o tema do Iphone , concluindo o Jailbreak permite-te instalar aplicações que deveriam vir nativas mas isso não se chama personalização .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Desculpa? Nem mesmo com jailbreak se pode alterar o tema de um iPhone?

      Então e já ouviste falar no Dreamboard, por exemplo? Ou nos temas do Theme It?

  12. Avatar de serva
    serva

    Bom dia de novo

    E esqueci-me de dar a minha opinião sobre a aplicação que acho que tem uma interface horrível .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de zéi
      zéi

      Deves utilizar android…

  13. Avatar de Oscar Marques
    Oscar Marques

    Não troco o Lockinfo. 🙂

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    Vou continuar com o meu sbsettings…