Chegou a hora do adeus! Assistente Google desaparece e dá lugar à Gemini

12 Comentários

Numa das decisões mais óbvias dos últimos anos, a Google decidiu finalmente terminar o projeto do seu Assistente. Vai focar-se apenas na Gemini e isto implica uma enorme migração de utilizadores. Agora, a Google explicou como pretende fazê-lo, abrindo as portas à Gemini em todo o lado.

Asisstente Google Gemini Android

O Assistente da Google foi a resposta da empresa ao Siri da Apple. É um assistente pessoal que, usando o reconhecimento da voz e o processamento de linguagem, é capaz de compreender e executar os comandos do utilizador. Na altura, com a Alexa e a já referida Siri, o Google Assistant propôs um futuro em que a interação com os nossos dispositivos seria mais pessoal e menos dependente dos ecrãs.

Esse sonho acabou e a Google confirmou que o seu Assistente deixará de estar acessível em dispositivos móveis a partir deste ano. Nos próximos meses, vai iniciar um processo de atualização para permitir que mais utilizadores comecem a utilizar a Gemini como assistente pessoal. Este processo afetará todos os telefones Android, independentemente da marca.

O plano da Google pressupõe que a maioria dos smartphones Android utilizará a Gemini como assistente pessoal, embora existam exceções devido a limitações técnicas. Os smartphones que ainda executam o Android 9 ou anterior e sem pelo menos 2 GB de RAM continuarão a utilizar o Assistente e este continuará a funcionar.

Asisstente Google Gemini Android

A medida não afeta apenas os smartphones. Além destes, a Google confirmou que também vai começar a atualizar tablets, carros, smartwatches, auscultadores e outros dispositivos móveis conectados para utilizar a Gemini. Na verdade, já foi vista uma antevisão destas alterações no Android Auto com Gemini1, que já está em testes e deverá ser lançado nos próximos meses.

Por fim, a Google anunciou os seus planos para dispositivos domésticos inteligentes, incluindo colunas, monitores conectados e TVs, que atualmente utilizam o Google Assistant para fornecer recursos inteligentes e controlo de voz. Em vez de simplesmente substituir o Assistente pela Gemini, anunciou o desenvolvimento de “uma nova experiência” para estes dispositivos, baseada na Gemini, embora não tenha fornecido mais detalhes.

Este anúncio confirma que a Gemini se tornou o único compromisso da Google com o seu futuro inteligente. Ao mesmo tempo, a empresa admitiu que a Gemini não foi criado para substituir o Assistente, mas afirma que trabalhou para melhorar a qualidade da experiência quotidiana. A grande vantagem, diz a Google, é que as capacidades da Gemini vão além do que o Assistente é capaz de oferecer.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andre
    Andre

    E no Google Auto? Farto de usar um assistente que basicamente não serve para nada e que as únicas respostas que indica é que “não compreendi”…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Então a culpa não é da assistente.

      1. Avatar de Andre
        Andre

        Se fizer uma pergunta, que a assistente não possa executar, diz sempre que “não compreendi”.

  2. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Se for assim mal apareça desligo logo o Gémeos (Gemini).

  3. Avatar de TheD
    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Finalmente? Não usas agora pq não queres.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A Google volta e meia lembra-se de estragar o que tem de bom. Está-lhes no sangue.

  5. Avatar de Hugo Cardoso
    Hugo Cardoso

    Da experiência que tenho, bela bosta. Já migrei para o gemini e voltei ao antigo. Com o gemini por exemplo, não consigo que inicie a navegação com “ir para casa” ou navegar para casa.

  6. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Ainda está um pouco fraquinho.
    Tentei usar o gemini para fazer tocar musica no spotify e não deu não sei porquê…

  7. Avatar de A.Martins
    A.Martins

    O Gemini como assistente com IA, á partida tem de ser muito melhor que o Assistant!! Tem de ter capacidade de o ultrapassar e ir muito mais além!! Espero sinceramente que seja isso que vá acontecer!! Para já nota-se alguma melhoria, mas ainda lhe falta muito!!

  8. Avatar de Camões
    Camões

    Hoje em dia o mundo está assim, forçam as pessoas a usar aquilo que não gostam e não “falo” só da Gemininte.
    Ah, gosta da “A”, então passas a usar só a “B”.
    Onde anda a opção de escolha?

  9. Avatar de DJ Welltton
    DJ Welltton

    Por enquanto, o Gemini tem funções e operações que são um milhão de vezes melhor que a bosta de Esquerda Socialista e Comunista que aprendeu tudo com o Google. O então chamado ChatGPT, eu uso ele juntamente com o GEMINI e também o Copilot e outros mais mas todos em inúmeras coisas está abaixo do GEMINI.
    O único problema é que o Google está demorando demais para fazer a unificação do Assistente Ok Google que é o melhor que existe ao GEMINI. Estou cansado de mandar Feedback para eles e o dia que eles fizerem isso, será possível controlar todas as funções do Smartphone sem ter de usar as mãos e fazer qualquer coisa mas os Diretores, Programadores do Google parecem ser burros ou estúpidos demais pra saberem que tem a faca e o queijo nas mãos e ter as melhores ferramentas que existem podendo integrar tudo. O Google é o maior buscador e inclusive a única base de informações e treinos pra tudo e todos mas ao invés de estarem milhares de anos luz na frente de tudo e todos, ficam dando essas ratas….