Temperatura global já terá excedido os 1,5 °C em comparação com níveis pré-industriais…

15 Comentários

Qualquer que seja a posição relativamente às alterações climáticas, já todos ouvimos que é crucial “evitar que as temperaturas excedam os 1,5 graus Celsius, em comparação com os níveis pré-industriais”. Apesar deste objetivo ambicioso, um estudo indica que o mundo pode ter ultrapassado esse limite há anos…



Ao longo dos últimos anos, o objetivo de “evitar que as temperaturas excedam 1,5 °C, em comparação com os níveis pré-industriais” tornou-se tema de manchete, pela dificuldade que os governos têm demonstrado em cumpri-lo.

Este surgiu, pela primeira vez, na sequência do Acordo de Paris sobre o Clima e descreve um limite climático: se o mundo ultrapassar um aumento médio a longo prazo da temperatura de 1,5 graus Celsius e se mantiver nesses níveis durante vários anos, irá causar sérios danos aos seres humanos e ao ambiente.

Apesar de o foco estar nesses 1,5 °C, investigadores do Instituto dos Oceanos da Universidade da Austrália Ocidental concluíram, num estudo de 2024, que o mundo pode ter ultrapassado esse limite há anos.

Degelo

Para esta conclusão, os investigadores analisaram seis sclerospongiae, um tipo de esponja marinha que se agarra a grutas submarinas no oceano.

Estas esponjas são habitualmente estudadas pelos cientistas do clima e designam-se “arquivos naturais”, porque crescem muito lentamente, cerca de uma fração de milímetro por ano.

Pelas suas características, conseguem guardar dados climáticos nos seus esqueletos calcários, não muito diferentes dos anéis das árvores ou dos núcleos de gelo.

Ao analisar a relação entre o estrôncio e o cálcio nestas esponjas, a equipa conseguiu calcular eficazmente as temperaturas da água desde 1700.

Fundo do oceano

A casa aquática das esponjas, nas Caraíbas, é, também, uma vantagem, uma vez que as grandes correntes oceânicas não perturbam nem distorcem as leituras de temperatura.

Além disso, estes dados podem ser particularmente úteis, pois a medição humana direta da temperatura do mar só remonta a cerca de 1850, quando os marinheiros mergulhavam baldes no oceano.

Aliás, é por isso que o Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (em inglês, IPCC) utiliza 1850 e 1900 como referência pré-industrial, segundo o Grist.

O quadro geral é que o relógio do aquecimento global para a redução das emissões, a fim de minimizar o risco de alterações climáticas perigosas, foi antecipado em pelo menos uma década. Basicamente, o tempo está a esgotar-se.

Explicou Malcolm McCulloch, principal autor do estudo, à Associated Press.

O estudo concluiu que o mundo começou a aquecer cerca de 80 anos antes das estimativas do IPCC, pelo que já ultrapassámos os 1,7 graus Celsius, em 2020.

 

Cientistas estão céticos e pedem mais dados

Em declarações ao LiveScience, um dos cientistas céticos, relativamente a esta descoberta, afirmou que “não é credível afirmar que o registo instrumental está errado com base em paleosponges de uma região do mundo… Sinceramente, não faz qualquer sentido para mim”.

Além deste, outros investigadores disseram querer ver mais dados antes de apoiarem alterações aos objetivos climáticos do IPCC – estes dizem que a Terra está, atualmente, a oscilar numa mudança de temperatura a longo prazo de cerca de 1,2 graus Celsius.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sapofendido
    sapofendido

    Com a quantidade de novos peixes atómicos a viajar nos oceanos eu acho que 1,5º é pouco. Já deviamos andar a nadar em lava atómica se isso fosse inteiramente verídico. Acho que o planeta ainda aguenta com mais uns 8765 Petabytes de cloud storage enfiados pelo oceano abaixo e mais uns 7000 supositórios termonucleares gigantes.

    Pensem positivo, com tanta coisa a entrar “debaixo” de água o alarme vai soar quando os Países Baixos foram inundados. Até lá está tudo bem. Continuem.

  2. Avatar de X
    X

    Urgente arrefecer a economia, aprender a viver com menos e mais feliz, distribuir a riqueza e encontrar soluções tecnológicas para mitigar o impacto.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      No tempo dos dinossauros teve um T-Rex com esse discurso mas o planeta depois deles gelou, ardeu todo, gelou…

    2. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Economia regressiva, começar por congelar o “X”, facebook, Instagram,…. !!!

    3. Avatar de X^2
      X^2

      E o X já arrefeceu a sua própria “economia”? Já pediu para lhe darem um ordenado/subsídio/RSI mais baixo?
      Já lhe perguntei tantas vezes que luxos já recusou para conseguir viver de acordo com essas suas convicções mas nunca respondeu. Será que é desta que nos vai dizer o que já recusou para que o X e sua família possam viver com a mesma frugalidade que deseja para os outros? Eu cá gostaria de ficar maravilhado com a parcimónia com que rege a sua vida e as dos seus.

      Certamente o X, ao longo dos anos já adoptou muitas estratégias para viver com menos e mais feliz. Após muitas e muitas horas a pensar no assunto só me consegui lembrar de algumas possibilidades:
      . certamente o X não tem um «telemóvel esperto» mas apenas um como os de antigamente que custam agora no máximo 10€ e que mesmo assim é partilhado por toda a família;
      . a sua TV (também a única da casa) deve ser uma velhinha CRT comprada em segunda mão e que só é ligada aos Domingos;
      . comput@dor com certeza nunca se atreveria sequer a pensar em comprar um e deve usar o que a sua JF tem numa sala para as aulas da “Universidade Sénior”;
      . obviamente também nunca terá comprado carro ou mota para as suas deslocações (que sacrilégio seria!!!) pois os pés é para isso mesmo que servem e, quanto muito, usa a mula que tem amarrada em frente ao prédio ou, na pior das hipóteses, transportes públicos quando o destino fica a mais de um dia de distância;
      . a sua alimentação deve ser evidentemente à base de batatas e couves da horta que tem orgulhosamente na varanda já que tudo o resto é resultado da, suponho insustentável, economia de mercado!

      É até de admirar que peça soluções tecnológicas nesse seu estranho apelo aos odiados capitalistas a quem quer tirar a riqueza. Realmente um estranha contradição pois… como poderão os capitalistas inventar tais soluções depois de o X lhes ter “distribuído” a riqueza?

    4. Avatar de X^2
      X^2

      E o X já arrefeceu a sua própria “economia”? Já pediu para lhe darem um ordenado/subsídio/RSI mais baixo?
      Já lhe perguntei tantas vezes que luxos já recusou para conseguir viver de acordo com essas suas convicções mas nunca respondeu. Será que é desta que nos vai dizer o que já recusou para que o X e sua família possam viver com a mesma frugalidade que deseja para os outros? Eu cá gostaria de ficar maravilhado com a parcimónia com que rege a sua vida e as dos seus.

      Certamente o X, ao longo dos anos já adoptou muitas estratégias para viver com menos e mais feliz. Após muitas e muitas horas a pensar no assunto só me consegui lembrar de algumas possibilidades:
      . certamente o X não tem um «telemóvel esperto» mas apenas um como os de antigamente que custam agora no máximo 10€ e que mesmo assim é partilhado por toda a família;
      . a sua TV (também a única da casa) deve ser uma velhinha CRT comprada em segunda mão e que só é ligada aos Domingos;
      . comput@dor com certeza nunca se atreveria sequer a pensar em comprar um e deve usar o que a sua JF tem numa sala para as aulas da “Universidade Sénior”;
      . obviamente também nunca terá comprado carro ou mota para as suas deslocações (que sacrilégio seria!!!) pois os pés é para isso mesmo que servem e, quanto muito, usa a mula que tem amarrada em frente ao prédio ou, na pior das hipóteses, transportes públicos quando o destino fica a mais de um dia de distância;
      . a sua alimentação deve ser evidentemente à base de batatas e couves da horta que tem orgulhosamente na varanda já que tudo o resto é resultado da, suponho insustentável, economia de mercado!

      É até de admirar que peça soluções tecnológicas nesse seu estranho apelo aos odiados capitalistas a quem quer tirar a riqueza. Realmente um estranha contradição pois… como poderão os capitalistas inventar tais soluções depois de o X lhes ter “distribuído” a riqueza?

      1. Avatar de X
        X

        A ciência e o engenho Humano criam essas tecnologias, os capitalistas não produzem nada só atiram dinheiro para cima dos cérebros e outros trabalhadores e ainda os exploram.
        Viver com menos é não comprar de 2 em 2 anos tecnologias novas e porcaria que não é necessária.

  3. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Ya… tudo bem. E vão resolver isso como? com mais uma cimeira e Milhares de Milhões de € ?

  4. Avatar de SergioA
    SergioA

    50 cimeiras de nadas resolvem num instante.
    E siga. A Terra vai fazer uma limpeza ainda maior que a extincao de dinossauros.

  5. Avatar de Factos
    Factos

    Estou preocupadíssimo ahahhahaha

    1. Avatar de sapofendido
      sapofendido

      Quando te entra uma onda gigante pelo trombil a dentro e estiveres no WC não te ris. Vais de “carrinho” com o rabo entre as pernas.

  6. Avatar de TT
    TT

    Do nascer do dia à hora de almoço sobe muito mais! Deixem a treta de lado e apoiem-se em factos verdadeiros, no tempo em que Cristo caminhou na terra o planta era 4 graus mais quente! Estamos todos aqui!

  7. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    As conclusões deste estudo provam que na realidade não há estudos suficientes sobre a matéria.

  8. Avatar de AlexS
    AlexS

    Hahaha. Hilariante. Assim está a ciência…
    2/3 do planeta é mar, podem-me dizer qual a temperatura média do Oceano Pacífico há 200 anos?

  9. Avatar de Jota
    Jota

    E antes já foi mais quente.