Vale a pena investir num ecrã OLED? Sim, e eis alguns motivos

39 Comentários

Os ecrãs da sua televisão e computador são a janela para tudo o que os dispositivos podem fazer. Optar por um ecrã OLED pode parecer um luxo dispensável, mas a verdade é que compensa cada cêntimo investido. Saiba porquê.

Xiaomi TV Max


1. Pretos mais profundos para imagens mais realistas

Uma das maiores vantagens dos ecrãs OLED é o facto de serem uma tecnologia self-emissive.

self-emissive

Significa que os píxeis individuais podem ser desligados completamente, o que proporciona um preto absoluto e melhora o contraste da imagem.

Nos ecrãs LCD ou LED, os pretos são gerados da mesma forma que qualquer outra cor, com a retroiluminação do painel sempre ativa. Este efeito resulta no chamado backlight bleeding, onde os pretos acabam por parecer acinzentados.

Nos ecrãs OLED, quando uma área do ecrã precisa de ser preta, os píxeis correspondentes são simplesmente desligados. Isto resulta num contraste incomparável e cores mais vibrantes sem interferências de retroiluminação.

2. Maior autonomia no modo escuro

A capacidade dos ecrãs OLED de desligar píxeis individualmente também se traduz numa maior eficiência energética, especialmente ao utilizar o sistema operativo em modo escuro. Como muitos dos elementos da interface em modo escuro reduzem a emissão de luz ou mesmo desligam píxeis, o consumo de energia do ecrã diminui consideravelmente.

Se aliar isto ao uso de temas escuros nas apps, a poupança de bateria será ainda mais notória. Além disso, os OLED conseguem manter um excelente contraste mesmo com brilho reduzido, o que significa que não precisa de aumentar a iluminação do ecrã para obter uma imagem clara.

3. Cores precisas de qualquer ângulo

Outro ponto forte dos OLED é a consistência das cores independentemente do ângulo de visão. Ao contrário dos LCD ou LED, que podem sofrer alterações na cor quando vistos de lado, os ecrãs OLED oferecem um leque de visualização muito mais amplo, muitas vezes até 170 graus.

Isto é especialmente relevante para monitores de computador, onde qualquer ligeira variação no ângulo pode impactar a perceção da imagem, sobretudo em ecrãs de grande dimensão ou curvos. Para quem joga ou trabalha com edição de imagem e vídeo, esta diferença é substancial.

4. Movimentos mais suaves em cenas rápidas

Os ecrãs OLED destacam-se também pelos tempos de resposta extremamente baixos e taxas de atualização mais rápidas, garantindo uma fluidez impressionante em cenas rápidas e videojogos. Se joga de forma competitiva ou quer uma experiência mais envolvente, esta é uma grande vantagem.

Além disso, muitos ecrãs OLED incluem tecnologias de suavização de movimento, reduzindo o efeito de arrastamento em cenas rápidas.

5. Design mais elegante e versátil

Por fim, os ecrãs OLED são significativamente mais finos do que os seus equivalentes LCD ou LED. Se procura um design moderno, seja para um monitor, ou portátil, um ecrã OLED permitirá margens mais reduzidas e um aspeto mais sofisticado.

Nos portáteis, molduras menores significam mais área de ecrã num dispositivo compacto.

Embora um ecrã OLED possa representar um investimento inicial mais elevado, os benefícios são inegáveis: cores vibrantes, contrastes profundos, melhores tempos de resposta e um design mais fino e moderno. Se passa muito tempo em frente ao ecrã, vale a pena considerar esta melhoria.

 

Leia também:

Televisões QLED, ULED, Mini-LED e Laser TV: o que significam e qual a melhor escolha?

 

Autor: Rui Neto
Partilhar:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Outro trolha
    Outro trolha

    Downsides:
    Tenho que vender m rim para comprar um

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      LG e Samsung têm opções que custam valores absurdamente baixos, então se fores para modelos do ano passado nem se percebe como conseguem valores tão baixos

      1. Avatar de Zás e Faneco
        Zás e Faneco

        Ainda bem que tem sucesso na vida (pelo menos financeiramente) mas essa sua frequente vaidade…

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      É verdade que são efetivamente mais caros, mas no ano passado pela altura da Black Friday apanhei uma promoção e comprei uma LG C4 OLED de 55′ que me ficou bastante abaixo dos 1000€.

      Bem sei que mesmo assim ainda é caro, mas de todas as TVs que vi de 55′, a diferença de preço para a OLED acabou por ser pouco e acabei por investir um pouco mais, e digo-te que foi a melhor coisa que fiz, nunca tinha tido uma TV OLED e é outro tipo de campeonato da prazer ver filmes nessa televisão.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Menos de 1000€ por uma C4 de 55″ não é caro, é oferta, não sei quem compra tvs mais baratas que isso, mas só se forem aquelas marcas rascas do mercado quem nem deviam ser autorizadas a vender

    3. Avatar de darth
      darth

      um LG C4 55″ consegue-se por 1000 (quando comprei o meu LG C1 custou-me uns 1000€ e pouco)

      1. Avatar de Outro trolha
        Outro trolha

        1000 paus vale o meu carro

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Lol.. Mais de 1000€ é o seguro do meu

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Ainda há dúvidas? Há alguns anos que só tenho OLED. Bravias claro

    1. Avatar de sapofendido
  3. Avatar de Paula Vadinho
    Paula Vadinho

    Investir não será a melhor palavra. Uma tv nunca é investimento

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sem dúvida.

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Depende, se fores um crítico de cinema/series e fizeres vida disso, a TV é sem dúvida um investimento.

      Seja como for, geralmente as TV’s são um bem de lazer e com a idade cada vez mais dou valor ao lazer, portanto diria que investir em algo de lazer é sem dúvida um bom investimento.

  4. Avatar de João
    João

    Durabilidade baixa, principalmente da cor azul.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Define baixa

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Não noto nada e ecrãs é coisa que cá em casa não faltam. Posso comparar a todo o momento. O que noto é ser superior em todos os aspestos, e nas cores atinge niveis que os outros por muito bons que sejam não acompanham.

    3. Avatar de darth
      darth

      essa é uma novidade. foste buscar essa idea onde?!

    4. Avatar de Anung
      Anung

      Brun In? Sim existe, mas o pior é que vai passando despercebido, a degradação da luminosidade.

  5. Avatar de Max
    Max

    Tenho um OLED e um projetor. O projetor não substitui o OLED, mas se querem um segundo ecrã de grandes dimensões, vão ficar surpreendidos com um projetor – que seja bom e barato.
    O que é preciso? Uma parede lisa (ou com uma coluna de reforço que não se note muito, ou usar uma tela … que é preferível dispensar, por ser mais uma tralha) e quanto menos luz ambiente melhor.
    Uma boa solução para quem não quer ir ver a bola na televisão da cozinha por não o deixarem ver no OLED.

    1. Avatar de PML
      PML

      Alguma recomendação? Alguns dos mais baratos e pequenos são um pouco ruidosos.

      1. Avatar de Max
        Max

        Só conheço o meu, que comprei há algum tempo, não me arisco a fazer recomendações. Ainda por cima quando os factores técnicos são vários: Resolução (menos que Full HD, 1080p, já não se justifica), Brilho (quanto mais brilho melhor a imagem quando há mais luz ambiente ), Contraste (quanto maior, mais nítidas as imagens), Tecnologia (são melhores os DLP), Qualidade das ópticas (é provável que projetores mais caros de marcas conhecidas sejam melhores) e Ajustes e correções (como as distorções e o zoom).
        Quanto ao ruído, creio que facilmente se incorpora como “ruído de fundo”, não se dá por ele.
        Quem quer ver a bola, mas também streaming de filmes, num ecrã de grandes dimensões – portátil (ninguém leva o OLED quando vai de férias, nem o desloca de uma divisão para outra) e ainda por cima barato, um projetor é uma boa compra.

  6. Avatar de Marko
    Marko

    É aquela questão de qual o melhor tipo de ecrã… Para uns laser, outros Qled… Nenhum é perfeito, e todos tem pontos fortes e fracos!

  7. Avatar de iDroid
    iDroid

    E o burn-in? Eu diria que é uma desvantagem bem grande, especialmente para monitores, pois existem muitos elementos na GUI que são estáticos.

    Eu tenho um iPhone 14 pro, e o burn-in que lá está mostra as horas e a interface do waze.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Burn-in é coisa da década passada, já não existe, só nos showrooms

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Existe mas não tão dramático como no passado, ver o recente teste no Techspot.
        The OLED Burn-In Test: One Year Later

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Meu caro sabe que isso pode acontecer com qualquer ecrã onde tenha imagens estáticas,m me3smo num lcd? Tenho 3 televisores, um deles Oled, é do três o mais protegido, pois faz a limpeza de pixeis, algo que nenhum dos outros tem. Os novos televisores estão cada vez mais resistentes e cada vez melhores. Vale a pena o investiemento pois é um przar muito diferente ver um televisor que tramsnite todoas asc ores e imagens de forma tal natural e lfuida. Os meus outros televisores são bons, muito bons por sinal, mas nota-se quando se usa o Oled, é imbativel.

  8. Avatar de Naodou
    Naodou

    Claro que vale a pena, passei de um Oled 65 pra um 77.
    Como não vejo canais de TV não tenho problema de ghosting causado por imagens estáticas.

  9. Avatar de Anung
    Anung

    Vale a pena investir em OLED?

    Depende do preço e dos bolsos, FIM!

    Actualmente as TCL fazem com que não seja justificável investir em qualquer outra TV! Ridìculo o que eles vendem por 500 euros.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Útil para ver a novela das 5

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Já te disse, percebes ZERO de tvs e és muito influenciado por merketing.
        A sony tem péssima relação preço/qualidade, e apenas leigos gastam dinheiro desnecessário em tvs sony……ou melhor…LG 🙂

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não me interesso por preço/qualidade, interesso-me por qualidade, compara uma LG e uma Sony com o mesmo painel e depois perceberás, o painel é só um dos elementos, se não tiveres hardware e software que tire partido total do painel não te vale de nada, as cores de uma LG parecem completamente fictícias comparado com o realismo de uma bravia com o mesmo painel, já para não falar de funções de motion e brilho, numa LG terias de ir para uma G para rivalizar com uma bravia e aí o price point é muito semelhante.
          Bravias nunca se guiaram por marketing, já as compro desde 2005

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Todos os sites da especialidade (Rting, HDTV, etc…) dizem o contrário do que tu dizes. Mas tu é que sabes.
            Essa então das cores…..nossa senhora Lol….nem sabes o que é a calibração de uma tv.

            As tvs oled são todas muito boas, algumas com umas coisas melhores e outras piores, mas nada de assinalável.
            Por exemplo, para filmes a melhor é a Panasonic Z95A, mas nada demais em relação ás outras.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @Anung, nem vejo a Sony a fazer muita PUB, ou então ando distraído. Já outras marcas usam e abusam do recurso
          Tb não é por aí q normalmente escolho os produtos electrónicos.
          A única coisa q ouvi das Sony tem a ver com a velocidade de processamento e foi através de comentários desinteressados.
          Posso ser mais um a confirmar que são de facto muito rápidas.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Vale a pena investir em OLED?
    Que remédio, não a outra solução com boas imagens.
    Mas na minha modesta opinião, não vale a pena investir em boas oleds!
    porque já tem a sua sentença anunciada!
    Não duram muitos anos, 5, 6, depois aparecem oleds queimados…

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Nunca viste uma mini led das recentes .

  11. Avatar de yamahia
    yamahia

    Comprei uma Sony oled com 50% de desconto.
    No entanto nc estou descansado com imagens paradas ou logotipos das estações q não mexem..
    Já lá vão 2 anos e até ver está a correr bem. Nada de fantasmas. Vamos a ver.
    Outra coisa, nc desligo da corrente que é para aquilo “calibrar” . Enfim, a imagem é melhor mas as preocupações tb.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A menos que os logos sejam muito brilhantes não terás problemas, hoje em dia com o Dolby vision é mais preocupante o glare das legendas.
      Aqui só usamos tvs para jogar e para ver filmes e séries, como é tudo fluente inglês (a miudagem começou a escola nos EUA), ninguém vê nada com legendas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Essa cena das legendas até nem me preocupava muito dado q não são estáticas durante muito tempo.
        Tb é verdade que ainda guardo (e uso para fins especicificos ) os meus adorados 930 e 950xl, ecrãs oled como se sabe, e nem pinga de burn-in.
        Portanto bola para a frente.

        P.S. Qt a fiabilidade és cà dos meus. Tb comecei com uma Bravia em 2007 e ainda trabalha qs todos os dias num quarto e sem nenhuma manutenção atéao momento.
        Na mesma época comprei uma Lowe qs pelo mesmo valor e já foi apesar de várias x’s intervencionada por técnicos da marca ali para os lados de Queluz..que até vinham buscar e entregar mas os valores deixaram de compensar.
        Agora tb é verdade que pouco depois dessas comprei uma Sanyo pequena e coitada essa sim, não sei como está viva. Hoje está na cozinha e leva com tudo em cima. Até já teve que ser limpa com tira gorduras do fogão, mas trabalha sempre .
        Perante as experiências pessoais e pelo que vou ouvindo e lendo em relação à concorrência mais mediática, era Sony ou Sanyo. Como Sanyo já não existe (ou não está cá), a escolha foi fácil.

  12. Avatar de palerma
    palerma

    OLED pelo que se lê pode ter problemas semelhantes ao que sucedia com os plasmas com “burn-in”.
    São caros e durabilidade mais reduzida face concorrência de outras tecnologias.
    Serve o propósito dos mais abastados que mudam de TV de 2 em 2 anos.
    MAS são realmente os OLED que garantem a melhor imagem.
    A alternativa são os QLED, mais baratos, que quase garantem níveis de preto profundo como nos OLED.