MEO já testou com sucesso chamadas e SMS via satélite

27 Comentários

O MEO anunciou um marco histórico ao tornar-se o primeiro operador nacional em Portugal a testar com sucesso o envio de SMS e a realização de chamadas de voz através da tecnologia inovadora Satellite Direct-to-Device (D2D).

MEO já testou com sucesso chamadas e SMS via satélite


MEO na vanguarda das inovações tecnológicas

Esta tecnologia permite a conectividade direta entre dispositivos móveis através de satélites, uma solução que pode garantir cobertura em áreas remotas ou de difícil acesso.

Este passo coloca o MEO na vanguarda das inovações tecnológicas, consolidando a sua liderança no setor de telecomunicações e no desenvolvimento de soluções avançadas para a conectividade global.

MEO já testou com sucesso chamadas e SMS via satélite

Os testes foram realizados em parceria com a Lynk Global, numa área remota da Ilha de São Miguel, nos Açores. Utilizando as frequências usadas na rede móvel do MEO, os dispositivos ligaram-se diretamente aos satélites da Lynk, demonstrando com sucesso a realização de chamadas de voz e envio de SMS, utilizando os telemóveis padrão disponíveis no mercado.

Esta demonstração provou que a tecnologia D2D pode atuar como um complemento essencial às redes móveis, assegurando conectividade mesmo em cenários de crise ou desastres naturais que comprometam a infraestrutura terrestre.

Partilhar:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Olha, pasme-se que utilizaram um velhinho Nokia e não um super topo de gama. Mas já sei, isto é mais um embuste, mais um teste que é falso, e só serve para atirar areia para os olhos do povo, não é verdade ilustre comentador aqui do PPlware ?

    PS: estou a ser irónico

    1. Avatar de Max
      Max

      Nem te apercebes das diferenças, mas o outro post terminava assim:
      “Cinco satélites (…) permitem hoje à Vodafone testar a conectividade de banda larga móvel diretamente para os smartphones existentes, com velocidades máximas de transmissão de dados até 120 Mbps. A Vodafone pretende introduzir progressivamente o serviço de banda larga via satélite direto ao smartphone nos mercados europeus ainda este ano e 2026, colmatando as últimas lacunas de cobertura”. A isto comentei: “Criou-se foi uma fantasia, publicitária, dos “dados e voz”que muitos engolem de se tratar de um rede por satélite que podia substituir as redes terrestres – para smartphones comuns.”
      Este post diz assim:
      “Esta tecnologia permite a conectividade direta entre dispositivos móveis através de satélites, uma solução que pode garantir cobertura em áreas remotas ou de difícil acesso. (…) os dispositivos ligaram-se diretamente aos satélites da Lynk, demonstrando com sucesso a realização de chamadas de voz e envio de SMS”.
      Se achas que é tudo a mesma coisa, espera, sentado, pela rede por satélite que pode substituir as redes terrestres – para smartphones comuns
      https://pplware.sitedev.pt/internet/vodafone-faz-primeira-videochamada-espacial-do-mundo/

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        Não preciso de esperar sentado caro Max, a tecnologia evolui, e eu não embarco em teorias da conspiração. O meu terminal movel se precisar e não tiver rede, já consigo enviar pedidos de ajuda via satelite, por isso, estou bem. Bom carnaval

        1. Avatar de Max
          Max

          Isso faz o iPhone desde o 14. Enfim, não percebeste foi nada, se acreditas que vais ter redes baseadas em satélites concorrentes das redes móveis terrestres – que é do que falo.

          1. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            heheheheheh, ai eu é que não percebo nada ? vários testes ja foram aqui publicados e continuas a dizer que é aldrabice. Enfim, daqui a 1 ou 2 anos talvez, falamos.

  2. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    Enquanto isso o SIRESP funciona por carta…

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Pombo correio

    2. Avatar de PAULADANELES
      PAULADANELES

      sendo que o siresp é forncedido pela operador NOS…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        curioso, eu a pensar que era pela altice que em 2022 perdeu 2 blocos do concurso para a NOS e agora dividem a gestão

        1. Avatar de PAULADANELES
          PAULADANELES

          Altice vai perder controlo exclusivo da rede de comunicações SIRESP
          A empresa de telecomunicações NOS (controlada pelo grupo Sonae, que detém o PÚBLICO​) ganhou dois lotes, o relativo à transmissão em circuitos terrestres e o relativo à redundância de transmissão via satélite
          Altice pelo que se encontra ficou responsável pelos equipamentos através da altice LABS.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Pelo menos, por, menos 687 milhões de euros, lá vai funcionando. Também não precisa, de telemóveis de 1500 euros, para funcionar, além de subscrições que, podem passar, dos 200 euros mensais, para serviços básicos.

  3. Avatar de Antonio
    Antonio

    Desesperadamente, a MEO procura argumentos para justificar a “ida aos bolsos” dos clientes…
    Felizmente, sinto-me um cidadão livre , sem amarras. Sou um feliz cliente DIGI!

    1. Avatar de Paulada na xarecas
      Paulada na xarecas

      +1

  4. Avatar de Ricardo José Saraiva
    Ricardo José Saraiva

    Se ainda fosse Cell Broadcast para Public Warning aí sim estariam na onda da inovação.

  5. Avatar de Rui Goncalves
    Rui Goncalves

    So iphone consegue, androids esquecam. Muito limitados

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Olha lá para as fotos outravez…

      1. Avatar de Rui Goncalves
        Rui Goncalves

        So iphones suportam, poe pomada

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Lê o artigo novamente…. Não sabes ler?

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Também tenho iPhone, a pomada não é necessária, obrigado.

        3. Avatar de Bruno
          Bruno

          Só os Iphone suportam, e as imagens no artigo mostram um Nokia…

    2. Avatar de PJA
      PJA

      Muito obrigado pelo seu comentário, senhor CEO da Apple.

  6. Avatar de Pipoca Doca
    Pipoca Doca

    Desligam a Primeira Geração, Segunda Geração – 2G, Segunda Geração e meia- 2,5G e Terceira Geração – 3G.
    Obrigam clientes de idade a comprar um smarthphone porque os seu nokias deixaram de ter rede, e agora vem apresentar uma fantástica inovação (que a vodafone já testou).
    Tristeza de operadora

    1. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      A Rede Digital GSM 2G ou 2,5G ainda funciona em todos os operadores portugueses, incluindo a recente DIGI!
      Apenas a Rede 3G, foi desligada.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      A primeira geração AMPS já foi desligada aos anos.
      O problema vai ser o 2G.

      1. Avatar de Rui Pedro
        Rui Pedro

        Sim essa acho que já foi desligada antes do ano 2000.
        A rede 2G ainda é muito usada. Principalmente por idosos com dumbphones.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          E não só, a maioria dos TPAs bancários usam EDGE/GPRS, assim como alarmes, elevadores, e uma boa parte de equipamentos autónomos.

          1. Avatar de Rui Pedro
            Rui Pedro

            No caso dos TPA, só mesmo os mais antigos e já são poucos.
            Os recentes já usam 4G.