Porta-contentores Hyundai movido a energia nuclear transporta até 15.000 contentores

32 Comentários

É um gigante do mar, tem uma capacidade para 15 mil contentores e será lançado ao mar pela mão da Hyundai. A característica que faz toda a diferença é o “combustível” que faz mexer este navio: energia nuclear!


A HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (HD KSOE), uma subsidiária intermédia do sector da construção naval da HD Hyundai, apresentou um modelo de navio porta-contentores alimentado pela tecnologia Small Modular Reator (SMR).

Esta inovação promete revolucionar o mercado dos transportes marítimos e contribuir para a transição global para as energias limpas e renováveis.

Aprovação preliminar e lançamento oficial

O projeto deste navio porta-contentores de 15.000 TEU recebeu a Approval in Principle, em português Aprovação em Princípio (AIP) do American Bureau of Shipping (ABS), um organismo conhecido pelas suas rigorosas certificações marítimas.

Esta aprovação é um aval inicial para que o projeto prossiga para as fases seguintes de desenvolvimento e certificação final.

A apresentação oficial do modelo teve lugar na New Nuclear for Maritime Houston Summit, realizada no Asia Society Texas Center, em Houston, EUA.

No evento, a empresa destacou as vantagens desta tecnologia em termos de eficiência económica, desempenho e segurança, posicionando-se como uma referência no sector naval rumo à neutralidade carbónica.

Inovações tecnológicas e vantagens de design

Ao contrário dos navios convencionais, este novo modelo SMR de propulsão nuclear não necessita de sistemas de escape nem de tanques de combustível fóssil.

Esta alteração permite otimizar o espaço de maquinaria dos motores tradicionais, aumentando assim a capacidade de carga, o que se traduz numa maior eficiência logística e rentabilidade.

Para garantir a segurança contra possíveis fugas radioativas, foi implementado um sistema de blindagem com um tanque duplo de aço inoxidável e água leve. Esta tecnologia acrescenta uma camada extra de proteção, minimizando os riscos associados à utilização de reatores nucleares em ambientes marítimos.

Além disso, a HD KSOE, em colaboração com a empresa global de tecnologia energética Baker Hughes, incorporou um sistema de propulsão supercrítico à base de dióxido de carbono, que aumenta a eficiência térmica em cerca de 5% em relação aos sistemas de vapor tradicionais.

Esta inovação está em conformidade com os princípios da eficiência energética e da sustentabilidade, essenciais no atual contexto de transição ecológica.

Rumo à comercialização da tecnologia nuclear marinha

A fim de avançar para a aplicação comercial desta tecnologia, a HD KSOE criará uma instalação de demonstração nuclear marinha no seu Centro de Ensaios de Tecnologias Futuras, na Coreia do Sul. Esta instalação permitirá verificar a segurança e o desempenho dos projetos antes da sua instalação em navios operacionais.

Patrick Ryan, Diretor de Tecnologia da ABS, sublinhou que os navios movidos a energia nuclear podem marcar um ponto de viragem no mercado naval, especialmente numa altura em que a neutralidade de carbono se tornou uma prioridade global.

Park Sangmin, chefe do Laboratório de Investigação de Energia Verde da HD KSOE, afirmou que a empresa está a reforçar a sua colaboração com os organismos reguladores internacionais e as sociedades de classificação para estabelecer as bases regulamentares que facilitem a comercialização destes navios. O seu plano estratégico prevê o desenvolvimento de um modelo de negócio de propulsão nuclear marítima até 2030.

Os pequenos reatores de energia nuclear modulares (SMR) são uma alternativa aos combustíveis fósseis tradicionais.

A sua capacidade de funcionar continuamente durante longos períodos sem reabastecimento oferece uma alternativa viável para rotas transoceânicas de longa distância, reduzindo a dependência dos combustíveis convencionais e eliminando as emissões diretas de gases com efeito de estufa.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de X
    X

    È necessário por o ocidente a consumir menos.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Ou seja devemos empobrecer para voces depois poderem ganhar votos.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Exactamente! Cada inteligente! Vamos acabar com a indústria, porque polui e depois vamos viver de missangas feitas para vender aos turistas!!!!!!!

        O fanatismo ambientalista está a destruir a Europa. Basta olhar para a burrice que fizeram os alemães ao fecharem as centrais nucleares, a gás e a carvão, sem terem alternativas viáveis para sustentar a sua indústria e em nome do ambiente, a Alemanha está a pagar a energia mais cara do planeta!!!!! Realmente muito inteligente!!!!

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        o que tem o consumo ou consumismo a ver com riqueza? podes explicar a lógica por detrás do comentário?
        já agora, cerca de 30 e tala 40% dos produtos alimentares que passam por uma cadeia de grandes superfícies vai para o lixo (afirmação da ceo do grupo sonae numa reunião da aped aqui há uns 2 ou 3 anos). porquê? precisamente para fazer face às necessidades de consumo e disponibilidade de produtos que nos, ocidentais, exigimos e alguns, como tu, parecem achar que são sinal de riqueza

    2. Avatar de José
      José

      É sempre o Ocidente, mas quem mais polui é o Oriente e outros cantos do Mundo! Portugal recebe muito do lixo vindo de África e até da Ásia via corrente termoalína!

    3. Avatar de X
      X

      Qual é a parte de colapso climático que ainda não perceberam? a europa tem que ser o centro cultural do mundo e não o comercial e corporativo, isso sim tem detruido a nossa cultura e tornado os jovens alienados/americanizados e perversos.
      Querem pegar fogo ao barco onde todos nós estamos com essa visão de vale tudo para ganhar dinheiro e depois as consequencias são um pormenor.

      1. Avatar de X^2
        X^2

        Ui, que medo desse colapso climático… qualquer dia ainda começa a chover para cima em vez de para baixo!

        Quanto a vivermos da cultura e mandarmos e comercial e o corporativo para o galheiro… fantástico! Salvo raras e honrosas excepções, vamos lá todos passar a conseguir sobreviver só com as esmolas do Estado como é habitual nesse sector. O X é um génio, transformar todos em pedintes do Estado! Só não sei é onde depois o Estado irá buscar o dinheiro para as esmolas…

        1. Avatar de X
          X

          Então continuem a cavar a nossa sepultura que depois nem o capitalismo nem nada vai funcionar… vai ser lindo… comes dinheiro e vives num deserto.

          1. Avatar de Manuel da Rocha
            Manuel da Rocha

            Paris 2017 – Gastando 830000 milhões de dólares. Anunciaram cortes de 30%, na poluição.
            Em 2022 – resumo dos acordos: gastos de 5200000 milhões de dólares, corte de 0,014%, na poluição.
            E o mais engraçado: países africanos conseguiram 2500000 milhões, a venderem as quotas, de poluição, aos países europeus e asiáticos.

        2. Avatar de X
          X

          O pessoal do dinheiro e do comercio nunca deve estar à frente no poder, a cultura é bem mais importante.

          1. Avatar de X^2
            X^2

            Caro X, a hora do jantar aproxima-se pelo que encarecidamente lhe peço que partilhe a sua sabedoria:
            O que será melhor para matar a fome… meia dúzia de versos? Ou será melhor emborcar logo uma estrofe?
            Como acompanhamento, que tipo de palavras saciam mais o estômago? Palavras ocas, talvez mais estaladiças? Ou serão as palavras lamechas mais substanciais?
            E para temperar que tipo de rimas devo acrescentar? Emparelhadas, intercaladas, alternadas, ricas, pobres…?

            Não demore muito a responder, estou com muita fome e quero poder encher o estômago com cultura. Não precisa de ser muito refinada, só preciso de aguentar a noite até nova dose de cultura ao mata-bicho.

          2. Avatar de X
            X

            Só disse que o mundo do dinheiro que nos quer governar todos os aspectos das nossa vida deve ser posto no seu lugar, subordinado ao interesse comum e para sustentar uma cultura saudável de valores e não sermos escravos da porcaria da economia, ou seja, o mundo do comercio existe mas não os metam no poder senão seremos governados como mercadoria.

          3. Avatar de X^2
            X^2

            E eu só digo que o mundo da cultura que o X quer para nos governar em todos os aspectos das nossas vidas deve ser posto no seu devido lugar, subordinado ao interesse comum de modo a termos uma sociedade saudável de valores e riqueza que vão muito para além de pensamentos mais ou menos bonitos na sua aparência exterior mas que, inevitavelmente, desmoronam pelo simples facto de não confortarem o estômago de ninguém.
            O mundo da cultura existe mas não mata a fome por si só e muito menos quando essa cultura vem da porcaria dos “aculturadores” neo-progressistas que querem abalar as fundações da nossa sociedade e desvirtuar todo o nosso modo de vida impondo-nos à força novas ideias e conceitos. Não devemos ser escravos de cultura(s) que no afunda(m) sejam elas mais ou menos idealizadas ou mais ou menos romantizadas, ou seja, não metam esta gente no poder senão seremos todos governados como criancinhas dependentes e em direcção à pobreza absoluta.

          4. Avatar de X
            X

            Não propriamente, metam os jovens a ler os clássicos.

          5. Avatar de X
            X

            X^2 vai meditar sobre a impermanência que sofres menos!

  2. Avatar de marcela
    marcela

    é interessante.
    Mas e quando houver algum acidente?
    Já tem havido navios que naufragaram, e depois há derrame de fuel no mar. Assim nesse caso poderia haver contaminação com radiação no mar?
    Ou se o navio foi atingido por um rocket, como tem acontecido a navios que cruzam o mar vermelho, e os Houtis o atingem?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Bons argumentos , e um navio também pode ser tomado de assalto, pirateado.

    2. Avatar de José
      José

      Leu o artigo sobre essa questão? Leia de novo, está lá a resposta.

  3. Avatar de so.a.chapada
    so.a.chapada

    Em terra, a energia nuclear é considerada mais ou menos fiavel.
    No Mar é um pesadelo, no meu entender, acho que é mau.

    Porta Aviões, funcionam bem porque nunca houve um ataque contra um que fosse sério, e viajam sempre com uma força militar colossal, são navios que para afundar com o mau tempo, é virtualmente impossivel.

    O mesmo não podemos dizer de navios para comércio, que nunca andam armados, e não foram concebidos para resistir a ataques militares,etc, mas sim otimizados para a carga de contentores/carros,etc.

    Eu vejo uma um perigo permamente nisso…é uma bomba relógio.EAinda pior é o facto de que os marinheiros que viajam neles são pessoas de todo o lado do mundo, normalmente extremamente pobres, e normamlmente metem-se em negócios no minimo duvidos.

    Já imaginaram om ataque terrorista a bordo duma dessas coisas feita por um marinheiro, aqui no porto de Lisboa??pois é…

    1. Avatar de José
      José

      O Homem é um se que se adapta, se os bandidos o fazem também as pessoas o podem fazer. Há companhia com empresas se segurança a bordo.

    2. Avatar de comentador
      comentador

      É melhor mandar uma carta à hyundai com as alterações ao projeto e o seu currículo. Os burros dos engenheiros que o projetaram tem de ser substituídos imediatamente por si, o maior perito da internet de navios.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Mesmo que se afunde, a probabilidade de poluir, é inferior ao que um carro, eléctrico, vai poluir, quando é desmantelado.
      E o terrorista? Só se roubar o material (que nem dava para uma “bomba suja”) fazendo-o explodir, com 50 toneladas, de dinamite. Não é como vê, nos filmes, que uma bolinha, de 30gr, consegue espalhar radioactividade, que consume cidades inteiras. É preciso bem mais que isso…

    4. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Diz me que não percebes nada de poluição nuclear sem o dizeres..

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O mar está cada vez mais poluído, já não chega os derrames de petróleo que fazem quando existe um acidente, agora querem poluir também com a energia “verdinha”, espero que os países proíbam estes navios de navegarem nas suas águas.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tenho uma má notícia para si, desde a II Guerra Mundial, que há centenas de navios movidos a energia nuclear a atravessar os mares!!!!!
      Alguns até afundaram!!!!!

      Neste momento devem existir pelo menos uns 300 navios nucleares a atravessar os mares todos os dias!!!! Uns são submarinos, outros são porta-aviões e outros são contra-torpedeiros e até navios de investigação existem!!!!

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não é nenhuma má notícia nem nada que qualquer um não saiba.
        A diferença é que é material militar envolto em medidas de seguranças extremas, não é um navio privado que qualquer Zé ruela desta vida mexe…

        Já para não falar na segurança de andar por aí navios que qualquer um podia apanhar para roubar o material nuclear.

        1. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          Qualquer 1, não é assim.
          O navio continua a precisar de 10 a 50 marinheiros, em cada viagem. Número igual, aos dos actuais.
          A vantagem deste, é que o motor, ocupa muito menos espaço, não precisa de 3 engenheiros, de máquinas e 2 operadores, em cada viagem. Basta a tripulação geral e um operador, para o caso de alguma coisa falhar.

        2. Avatar de Regus
          Regus

          Lê a notícia como deve ser e desliga a TV russa por um minuto miúdo lol

  5. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Sempre negativos, sempre velhos do Restelo, os portugueses são sempre adversos às mudanças, por isso somos atrasados. O ramram é que é bom, mudanças cansam a cabeça

  6. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Assaltos por piratas ? Nada que um lançador de rockets incorporado e uma rampa de mísseis de cruzeiro não resolva 🙂 🙂 🙂

  7. Avatar de ra
    ra

    ui nem submarinos nucleares nem porta-avioes nucleares hahahaha quem disse que o nuclear não é ecologico?, (o que resta é que não é se não for aproveitado) o que nao é ecologico é os antigos os de “SAL^” nem perigosos sáo.. Pois vamos continuar a morrer com a poluição do carvão, gasoleo e gasolina vamos la !
    p.s.: é que ao inicio do nuclear are necessario par fazer armas !!! agora não obrigatoriamente.

  8. Avatar de vitor
    vitor

    Criem é lamça chamas!!
    Com capacidade para jatos valentes, para podermos tirar o diabo do corpo de alguns..

    Vejam a coisa pela positiva, depois de ligado ele queima o petróleo e assim já não ha mais petróleo a poluir..