Cientistas de Oxford conseguem teletransporte com um supercomputador quântico

34 Comentários

Para quem gosta de ver ficção científica e começou na década de 60 ou 70 a apreciar este tipo de conteúdo, a realidade tem sido imensamente generosa. Isto porque há meio século, carros a andar sem condutor, auriculares que falam com o “além” ou o teletransporte… era apenas possível na imaginação do cinema!


O teletransporte não é mais parte da ficção

Os investigadores da Universidade de Oxford construíram um supercomputador quântico escalável capaz de teletransporte quântico, o que constitui um marco importante na computação quântica.

A descoberta centra-se no chamado problema de escalabilidade da computação quântica e, segundo os investigadores, permitirá que a tecnologia da próxima geração se concretize a um nível que perturba a indústria.

O domínio da computação quântica existe há décadas, mas só nos últimos anos se registaram avanços significativos no sentido da sua concretização a uma escala prática.

Os investigadores de Oxford afirmam que o teletransporte quântico que conseguiram realizar lança as bases para a “Internet quântica” (Creative Commons)

Utilizando as propriedades da física quântica, estas máquinas da próxima geração substituem os bits tradicionais – os “uns” e “zeros” utilizados para armazenar e transferir informação digital – por bits quânticos (qubits), que podem atuar como um e um zero ao mesmo tempo através de um fenómeno conhecido como sobreposição.

Isto dá aos computadores quânticos o potencial de serem ordens de grandeza mais poderosos do que os atuais supercomputadores de última geração que utilizam tecnologia de computação convencional.

Computação quântica vai mudar o mundo e derrubar velhas leis da física

Não é a primeira vez que os cientistas conseguem o teletransporte quântico, tendo as equipas anteriormente transferido dados de um local para outro sem mover qubits. No entanto, esta é a primeira demonstração de teletransporte quântico de portas lógicas – os componentes mínimos de um algoritmo – através de uma ligação de rede.

Os investigadores afirmam que a técnica de teletransporte quântico pode constituir a base para uma futura “Internet quântica”, que ofereceria uma rede ultrassegura para comunicações, computação e deteção.

As anteriores demonstrações de teletransporte quântico centraram-se na transferência de estados quânticos entre sistemas fisicamente separados.

No nosso estudo, utilizamos o teletransporte quântico para criar interações entre estes sistemas distantes. Ao adaptar cuidadosamente estas interações, podemos realizar portas quânticas lógicas – as operações fundamentais da computação quântica – entre qubits alojados em computadores quânticos separados.

Esta descoberta permite-nos efetivamente “ligar” processadores quânticos distintos num único computador quântico totalmente ligado.

Afirmou Dougal Main, do Departamento de Física da Universidade de Oxford, que liderou o estudo.

Imagem dos cientistas de Oxford
Dougal Main e Beth Nichol a trabalhar no computador quântico distribuído (John Cairns)

Os investigadores mostraram também que o sistema quântico pode ser construído e escalonado utilizando tecnologia já disponível.

A nossa experiência demonstra que o processamento de informação quântica distribuída em rede é viável com a tecnologia atual.

Afirmou o Professor David Lucas, investigador principal da equipa de investigação e cientista principal do Centro de Computação e Simulação Quântica do Reino Unido.

O aumento da escala dos computadores quânticos continua a ser um desafio técnico formidável que irá provavelmente exigir novos conhecimentos de física, bem como um esforço intensivo de engenharia nos próximos anos.

Concluiu Lucas.

Os resultados foram publicados na revista Nature, num estudo intitulado “Distributed quantum computing across an optical network link” (Computação quântica distribuída através de uma ligação de rede ótica).

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Beam me up Scott

    1. Avatar de X
      X

      Tem cuidado vê se não está uma mosca no teleport pod, depois misturam-se os DNAs e tens um belo embrulho.

  2. Avatar de I drink and I know things
    I drink and I know things

    O teletransporte já foi feito à mais de 50 anos na área 51.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      mas correu mal. como a terra é plana foram tele-transportados para a parte de baixo e ficaram lá presos desde então…

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      YOU DRINK TOO MUCH

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      E passados tantos anos continuamos a não saber escrever português correto. Agora pensa.

      1. Avatar de X
        X

        Elá grande punk que tu és! não queiras ofender o Camões não!

    4. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      E nesse tempo sabiam escrever corretamente português, há muito, muito tempo… 🙂

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Nem com corretor automático lá vais…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mais um boneco…

      1. Avatar de SailorMan76
        SailorMan76

        Isso do saber escrever correctamente a língua de Camões, é assim uma coisa delicada. Já que bem metade da nossa população tem grandes déficitos , na gramática correcta. Provavelmente até mais do que metade. É uma realidade triste ☹️. Mas enfim. Numa sociedade onde livros nunca foram apreciados, não faz surpresa .

        1. Avatar de X
          X

          O 25 de Abril ficou incompleto deviamos ter assegurado que as desigualdades não permaneciam tão grandes, o fosso entre os ricos e os pobres aumenta e Portugal é campeão nisso, o povo não tem orçamento para comprar livros vai tudo para a alimentação e pasta de dentes e mesmo assim andamos desdentados!

          1. Avatar de SailorMan76
            SailorMan76

            Posso confirmar a 200%. No que refere aos dentes. Em Portugal os dentistas, nem se dão ao trabalho, de recuperar ou resgatar um dente infectado de cáries. Quando o vento dói é só arrancar. E por isso andam a maioria das pessoas desdentadas.

            Como sou luz do Alemão, posso confirmar que os dentistas aqui na Alemanha, se dão ao trabalho. E são muito eficazes. Já tive umas tantas limpezas de raízes, que já nem posso contar.

            Até me recuperaram um dente, que estava já destruído por 90 %. O dentista criou a base e as paredes, em massa plástica. Levou bastante tempo. Mas fiquei muito impressionado. Ainda por cima tratou se de um dente cisne.

            Em Portugal nem pensar, que jamais um dentista se desse a esse trabalho intensivo. Aqui os dentistas têm um lema. Sempre tentar resgatar um dente podre. Porque se for extraído, o osso de onde o dente tinha as suas raízes, fica fraco. E depois necessita se de muito mais trabalho, para recuperar essa zona. O meu dentista disse me. Primeiro temos que tirar um pouco do osso do maxilar, para usar como fundamento. E depois de algum tempo, pode se meter um parafuso , que vai assegurar o dente postiço. Um implante. Todo em tudo, pode custar por uns 2500 Euros ou mais.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            “No que refere aos dentes. Em Portugal os dentistas, nem se dão ao trabalho, de recuperar ou resgatar um dente infectado de cáries”

            Eu, que vivo em Portugal, posso confirmar que essa generalização é totalmente mentira. Não significa que não aconteça, mas sempre? Não, a mim por exemplo nunca aconteceu…e já restaurei mais que um dente bastante estragados.

        2. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          corretamente

          1. Avatar de Abel
            Abel

            correctamente
            Ninguém é obrigado a seguir o acordo ortográfico.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            O que estás a dizer é: ninguém é obrigado a escrever corretamente. LOL
            A forma correta é segundo o acordo. Podem escrever como quiserem mas virem corrigir o acordo está errado.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            +1, eu, sempre que posso, esforço-me por não seguir. Considero uma leviandade e um ataque declarado ao nosso património linguístico
            É um “fato” que foi uma grande eatupidez.

          4. Avatar de Abel
            Abel

            @Hugo
            A forma correcta é correctamente
            E podes vir tu ou quem quiser dizer o contrário.Já várias figuras portuguesas de renome não concordam com o acordo assim como já se fala em voltar atrás. Criaram o acordo ortográfico para deixar algumas pessoas satisfeitas, pelos vistos tu foste uma delas. Parabéns para ti.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            LOOOL abel…se para ti as “figuras públicas” são a bitola deste assunto está tudo explicado.
            Pra mim é igual ao litro. Tudo isto começou por causa de um “há” sem H. Depois vieram os professores corrigir… e estão errados.
            O acordo está em vigor e se voltar atrás não me aquece nem arrefece. Fim.

  3. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Eu acho fantástico. Muito promissor

  4. Avatar de José Nunes
    José Nunes

    Com que então pensavam que iam poder ser teletransportados? Por enquanto, só as almas, quando vão para o céu…

    1. Avatar de X
      X

      Se o Kurt Cobain foi para o céu como dizem será que o céu está cheio de drogados?

      1. Avatar de Trafulhas
        Trafulhas

        Há quem se drogue e por momento vai para o Céu e voltam. Outros ficam logo lá.

  5. Avatar de hyperrush
    hyperrush

    hummmmm startrek esta a chegar

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É como diz o gajo da Ryanair, qd o novo aeroporto de Lisboa estiver concluído, já não vai ser preciso 😛

  7. Avatar de Corrector
    Corrector

    Que teletransporte?? Teletransporte é: recolher informacao sobre a materia, destruir a materia, transportar a informacao e “criar” a materia baseada na informação. O teletransporte quantico é sobre “spoky action at distance” que o Einstein mencionou quando foi lhe foi apresentado a correlação de átomos. De facto a notícia é sobre o domínio sobre o sistema de rede mais rápido do mundo, completamente instantaneo de uma ponta a outra do universo! Essa é a notícia! Não sobre ficar molhado com a palavra teletransporte. Um avanço tão importante que acabou com o sentido de “localidade” para a comunicação, embora claro, seja necessario o correlacionamento e envio físico dos pares para algum lugar e issi vai continuar a demorqr o seu tempo.

  8. Avatar de Toino
  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Isso já é velho em pequeno escala. Olhem me este video. No fim da pagina tem videos de um humano a fazer aparecer e desparecer coisas…https://www.facebook.com/share/1AKR7euCy5/
    E chama-se desenvolvimento pessoal e desporto.

  10. Avatar de I'm
    I’m

    Teletransporte é um termo alternativo a uma representação digital como outra qualquer, ter um monitor em transmissão em direto ou “teletransporte” a mostrar alguém que esta a km de distancia é uma e a mesma coisa, uma tecnologia digital. Nunca haverá teletransporte físico de seres ou objetos. Parem de perder tempo com este assunto

    1. Avatar de José Bonifácio Boni
      José Bonifácio Boni

      Tu estás certíssimo! Estando tudo dentro deste UM INVERSO ENERGÉTICO ATÓMICO, submetido ao espaço-tempo:

      Teletransporte é perda de tempo.