Adblue: Para que serve afinal este líquido para os carros?

22 Comentários

Se tem um carro recente a diesel certamente que já ouviu falar no líquido Adblue. Na prática, os novos motores Diesel Euro 6 possuem um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction) que utiliza AdBlue para limitar as emissões de óxido de azoto.

Fique a saber um pouco mais sobre este líquido “milagroso”.


O que é e como funciona o Adblue?

AdBlue é uma solução composta por água desmineralizada e ureia (32,5%), utilizada em veículos com motores a diesel que possuem a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva). Essa tecnologia ajuda a reduzir as emissões de óxidos de nitrogénio (NOx), que são prejudiciais ao meio ambiente, transformando-os em nitrogénio e vapor de água, substâncias inofensivas para a atmosfera.

Este líquido surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes. As normas Euro 6 servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis.

Como funciona?

  • O AdBlue é injetado no sistema de escape antes do catalisador SCR.
  • Quando exposto ao calor do sistema de escape, a ureia do AdBlue decompõe-se em amoníaco (NH₃).
  • No catalisador SCR, o amoníaco reage com os NOx, convertendo-os em azoto e água.

Estas normas exigem aos fabricantes dos automóveis que desenvolvam e implementam tecnologias que promovam a redução dos gases poluentes e contaminantes.

O Adblue resulta da dissolução de ureia com água desmineralizada, é injetado diretamente no sistema de escape do veículo.

O consumo deste líquido depende de diversos fatores, entre eles, a temperatura de funcionamento do sistema, a temperatura ambiente do automóvel e as suas características. A estimativa de consumo é cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada 1.000 km.

 

Fácil e rápido de aplicar

O Adblue é fácil de ser aplicado e, normalmente, o bocal de enchimento está localizado junto à entrada do combustível, de lado, ou no lugar do pneu sobressalente.

Se tem planos para fazer uma viagem mais longa, é necessário que encha o depósito, pois, caso fique vazio, o carro não irá arrancar. No entanto, os carros têm também um sistema de aviso no painel de instrumentos, de forma a notificar o condutor quando é necessário recarregar o depósito com este líquido.

Características do AdBlue:

  • Não é um combustível: Trata-se de um aditivo usado exclusivamente no sistema de escape, e não deve ser misturado ao gasóleo.
  • Armazenamento: Deve ser mantido num local fresco e protegido da luz solar, uma vez que temperaturas extremas podem degradar a solução.
  • Consumo: O consumo de AdBlue depende do tipo de veículo e das condições de condução, mas geralmente representa cerca de 4 a 6% do consumo de gasóleo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É mais uma coisa para se gastar dinheiro e para avariar. Há imensos problemas com esse sistema.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Coloca o anti-cristalizante (Liqui Moly por exemplo) no reservatório antes de encher…
      resolves o maior problema do ADBlue.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        A certeza que tem é que gasta a dobrar. Quanto aos resultados ver-se-á.

        1. Avatar de Zé da Quinta
          Zé da Quinta

          Gasta a dobrar? Independentemente dos problemas que o meu BMW poderá vir a ter, o consumo é de 5,2 l/Kms…

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Para a UE roubar dinheiro aos pagadores de impostos de forma legalizada.

  3. Avatar de cK
    cK

    Muito resumidamente: acrescentar mais um custo ao utilizador, tal como os filtros de partículas.

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Para poluir, ou para ajudar a continuidade de carros que poluem!

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Serve para ser retirado…

  6. Avatar de Pedro Nuno
    Pedro Nuno

    Carros diesel após 2010, são uma desgraça

  7. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Só serve para gastar mais dinheiro. Não. Serve para mais nada

  8. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Mais uma treta que veio dar cabo da carteira dos condutores e é a alegria dos mecânicos.

    Por isso o eléctrico é a escolha cada vez mais acertada, nada de Velas, Injectores, EGR, Catalisador, Filtros, FAP, AdBlue e por aí fora coisas que tem uma manutenção alta e estão sempre a avariar.

    Depois o pessoal ainda se admira de muito pessoal ter um carro com mais de 20 anos em casa, pois mas não tem nada destas coisas ( EGR, Catalisador, FAP, AdBlue…) pois a manutenção é mais barata.

    1. Avatar de João
      João

      Exacto! Tenho um Renault Laguna de 2004, 1900 Diesel, Eheh, 20 anos já feitos, e pelos vistos vai continuar por mais 20 anos (nunca teve problemas de maior, mudar amortecedores, pneus, fazer as mudança do óleo e filtro do óleo, filtro de ar do motor, filtro de ar do habitáculo, e duas mudanças do kit de distribuição porque já são quase 300.000 km… E IUC de 40 euros).
      Concordo plenamente contigo, os diesel depois de 2010 são para esquecer.

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Foi a pior coisa que inventaram, ao fim de 3 ou 4 anos começam a dar problemas em todas as marcas e reparações a custar de 3000€ para cima

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Fazes 40 000 ao ano com um diesel e o problema desaparece!

      1. Avatar de João
        João

        Sim, esse é outro problema… Comprar diesel para andar às voltinhas no pára-arranca… Depois admiram-se que avariam.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Esta brincadeira começou a 0.50€/ litro e agora já está perto dos 2€

    A UE está de arrastos e sem Rumo…!

    Os Americanos, Indianos e Chineses continuam a poluir e depois os da UE compram os Bens a eles… vá se lá entender a Idiotices destes Governantes Europeus…

    Pode ser com a recessão da Alemanhã e França Abram os Olhos! ! !

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Tenho pago 0.60€ por litro em 2025.
      Estás a ser roubado.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Bombas da Galp.

  11. Avatar de Marko
    Marko

    Eu estou a ponderar uma viatura com sistema adblue… Dá para remover o FAP em relação ao adblue á solução para anular/remover o sistema?

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Se o sistema lá está é porque serve para alguma coisa.,
      Depois queixem-se no dia em que isto for validado. Se querem retirar o sistema, comprem um carro que não o tenha… o que nao falta sao alternativas elétricas / diesel.

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Qualquer carro recente é um monte de problemas que trás!!! Até rebolo a rir, quando se falam de consumos pequenos, ou electricos e esquecem-se depois o que pagam a cabeça ou com estes problemas! tao mas tao bom 🙂 Dou sempre o meu exemplo, tenho um 2500cc a gasolina com 25 anos, preço do carro mais o custo dos 100 mil km que ja lhe fiz, IUCs + Seguros e manutençoes, gastei cerca de 25 mil euros no total e certos cabeçudos gastam isto ou mais logo à cabeça ou com poucos anos! tao mas tao bom mesmo 🙂