“Substituir o pessoal humano por máquinas”: Musk quer reestruturar o Governo dos EUA?

33 Comentários

Trocar os seres humanos por máquinas é já abordagem de muitas empresas, que optam por elementos robotizados ou alimentados por Inteligência Artificial (IA) para desempenhar tarefas específicas. Agora, Elon Musk pretende fazer esta substituição no Governo dos Estados Unidos da América (EUA), reduzindo as funções desempenhadas pelos funcionários humanos.

Imposto Elon Musk

Sendo um dos nomes mais preponderantes da indústria tecnológica, especialmente em matéria automóvel e de robótica, não é de estranhar que Elon Musk tente aplicar as suas fórmulas de sucesso à atual administração dos EUA, que integra por via do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

Num artigo, o The Washington Post citou um funcionário governamental que alega que o “objetivo final do DOGE é substituir o pessoal humano por máquinas, fazendo isso para qualquer coisa que possa ser automatizada, e os burocratas tecnológicos substituirão os burocratas do governo”.

A mesma publicação indica que funcionários liderados por Elon Musk têm alegadamente treinado IA com vastos arquivos e bases de dados governamentais, identificando programas federais que desejam descontinuar e determinando quais as tarefas que a IA ou os robôs podem substituir ou desempenhar.

Uma fonte revelou que esses esforços estão particularmente ativos na Administração de Serviços Gerais (GSA).

Segundo as declarações de mais de 20 funcionários federais, entrevistados pelo The Washington Post, o DOGE está a infiltrar-se em vários departamentos de forma semelhante, contornando o pessoal de IT (Information technology) da linha da frente, que levanta questões de privacidade, para obter a “aprovação” por parte de executivos seniores à informação dos departamentos.

Por exemplo, no Office of Personnel Management (OPM), funcionários do DOGE obtiveram autorização para alterar ou descarregar informações pessoais sensíveis de funcionários federais e candidatos.

Segundo o The Washington Post, as preocupações com a segurança motivaram, depois disso, um bloqueio do acesso dos funcionários do DOGE.

De acordo com a publicação, David Super Mi, professor da Universidade de Georgetown, mostrou-se preocupado com a possibilidade de esta reestruturação sem precedentes motivar o regresso do governo federal ao final do século XIX, antes das “reformas anti-corrupção” nos EUA.

 

Funcionários do Governo dos EUA insatisfeitos

Entretanto, a resistência dos funcionários federais contra as medidas do DOGE está a aumentar, diariamente.

Crédito: Nathan Howard/ Reuters, via The Washington Post

Mais de 100 funcionários do Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) conduziram um protesto em frente à sede do CFPB, condenando o DOGE, de Elon Musk, por aceder indevidamente ao sistema do órgão governamental e pôr em risco informações sensíveis.

Além disso, estão em curso protestos contra a pressão da administração de Trump sobre os funcionários federais para que se reformem voluntariamente sob o pretexto de reduções orçamentais.

O The Washington Post acusou que Donald Trump e Elon Musk estão a utilizar a demissão de funcionários como um método para reduzir as despesas do governo ou eliminar agências sem procurar a aprovação do Congresso.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de maxapadajáá
    maxapadajáá

    É para onde caminhamos e é inevitável que daqui a 10 ou 20 anos não sejamos controlados por algum tipo de robot com IA onde vários robots polícias controlam a população 24/7 e para todos os efeitos não se cansam e protegem os cidadãos 24/7

    Mas não seremos o país pioneiro nisto, antes disso vamos ver como corre numa China ou Rússia. LOL

  2. Avatar de Test User
    Test User

    Ate em Portugal era preciso fazer reforma profunda.
    Reformas não estão asseguradas, gerações que vão receber 30% ou menos do que descontaram.
    SNS esta piorar, por andar cada vez vai ser pior.
    Pais empobrece ano a ano, nem os imigrantes vão querer cá ficar.

  3. Avatar de nameblomcc
    nameblomcc

    O X já tem 98% de bots. XD

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Se substituir pessoas por máquinas, de onde vem o dinheiro para lhe comprarem as tretas dele?

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      O próprio já falou em salário minimo mundial, se não tivesses palas na cara sabias disso

      1. Avatar de Algrivão
        Algrivão

        Sim, ele já falou em tudo e no seus contrário, em curtos espaços de tempo.

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Luís, Luís, ele com palas e tu sem dois dedos de testa, para acreditares nas tretas do musk.

      3. Avatar de Mário
        Mário

        Continuem a idolatrar tiranos e não tires as palas e as orelhas…. quando te vires sem direitos, liberdades e garantias que tomas por garantidas, depois gritas.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O processo de raciocínio dele ainda não chegou aí.

    3. Avatar de ALX
      ALX

      Basicamente a maioria da população pode passar a viver de subsídios, as maquinas não vão ter salario mas vão pagar impostos, já vários governos e especialistas falam em por um imposto na automatização e em alguns tipos de software.

      Mas se pensam que o que eles esta a fazer esta relacionado com isso estão muito enganados, ele quer é acabar com os reguladores e qualquer mecanismo de fiscalização para poder fazer o que quer daqui a nada os americanos estão outra vez a trabalhar 7 dias por semana turnos de 16 horas e a receber em dinheiro da companhia.

  5. Avatar de Mário
    Mário

    Depois há aqueles tugas que dizem ámen a uma notícia destas mas quando o INE vem fazer um inquérito dizem…. Ah não tenho nada que dar informações ao INE.
    Digam lhe ámen

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Estado já tem toda a informação, nem precisa dos inquéritos do INE.
      Nada mais que uma redundância.

  6. Avatar de John
    John

    Vai correr mal! Este taralhoco vai começar a mostrar toda a sua loucura, basta esperar

  7. Avatar de Aziado
    Aziado

    Vamos todos para a pesca, ou para as obras. Isto se não houver robots e a fazer, esses trabalhos.
    Quero ver de onde vai vir o dinheiro para sustentar, estes artistas. É que não havendo empregos, não há dinheiro para gastar. Logo a economia, para.

  8. Avatar de Carrazeda
    Carrazeda

    Estes dois parolos vão destruir os EUA!

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Pior eles vão destruir a economia mundial 🙁

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mas não estão sozinhos… foram votados para o fazer.
      Os Americanos escolheram uma DITADURA. Vão sofrer agora as consequências. Os Portugueses fizeram o mesmo quando votaram Salazar para o poder… A espécie Humana sofre de amnésia e está destinada a regularmente cometer os mesmos erros.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Os portugueses votaram no Salazar para o poder?
        Exato, naquele tempo, o voto do povo já era um direito adquirido, lol.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Um pior que outro.
          Voto já existia na primeira república, continuou na segunda e continua na terceira república. Foi mudando quem tinha direito a votar.

          No tempo Salazar existiam eleições, agora é o problema das eleições na Ditadura. Na Rússia, Venezuela, China,etc também existe eleições, Democracia não existe nesses países.

      2. Avatar de ALX
        ALX

        O Salazar não foi eleito, houve um golpe militar que instaurou uma ditadura militar, mais tarde houve eleições mas de lista única da qual Salazar nem fazia parte ainda ele depois é chamado para ministro das finanças e depois nomeado presidente do concelho de ministros.

  9. Avatar de Traulitada
    Traulitada

    Estão todos com medo do Elon Musk, quando na verdade a esquerdalha do governo andou a papar o dinheiro à força toda!
    E o The Washington Post é uma cambada woke que apoiaram a esquerdalha do Biden e companhia!
    As verdades inconvenientes chateiam muita gente e nós sabemos bem porquê… é só parasitas!

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Essa de considerar Biden de esquerda é de se lhe tirar o chapéu. A continuar assim um dia destes o PSD é considerado um bando de perigosos revolucionários marxistas!

      1. Avatar de X
        X

        Tudo à esquerda dos nazis são comunistas, mas na américa nem existe esquerda só direita e só demonstram que a direita é um saco de gatos, sempre com guerras e quem se lixa é o povo.

      2. Avatar de Traulitada
        Traulitada

        tu percebeste. não te faças de burro. os democratas são considerados esquerdalha sim

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Ninguém está com medo do Elon.
      O que mete algum medo, é a cegueira de alguns ao achar o Elon um salvador de qualquer coisa.
      O Elinho só quer ser o primeiro trillion.
      Dólares…

  10. Avatar de JLopes
    JLopes

    Penso que E. Musk percebeu o fito de Trump: Alterar a Constituição, como fizeram Putin e Xi Ginping, e tornar-se um “presidente” vitalício.
    Musk que fazer parte desse “Governo”…….. infindável, até à Guerra Mundial , oficialmente instituída.

    1. Avatar de Traulitada
      Traulitada

      que eu saiba quem queria mudar a constituição era mesmo a esquerdalha do bidé

  11. Avatar de nameblomcc
    nameblomcc

    Há muito trabalhar na função pública que parece uma máquina…avariada. Não fazem nada o dia todo.

  12. Avatar de Luis
    Luis

    Era ótimo substituírem os políticos por robôs. E também mão de obra para outros serviços inclusive tvde Acabavam-se tachos e ficava resolvido o problema da insegurança e falta de habitação em Portugal. Não haveria necessidade de andarem a dar nacionalidade aos ETs para atrair mão de obra barata. Assim os empresários satisfaziam à vontade a sede de dinheiro. Ontem era tarde