Vale de Judeus vai receber os primeiros testes de inibidores de sinal de telemóvel e drones

13 Comentários

Conforme avançado pela imprensa nacional, os primeiros testes com inibidores de sinal de telemóvel e drones serão conduzidos na prisão de Vale dos Judeus, em Alcoentre. Este projeto-piloto procura reforçar a segurança nas prisões.

Smartphone na prisão

A instalação de inibidores de sinal para telemóveis nas cadeias portuguesas é uma das medidas mais importantes para garantir a segurança. Esta é, aliás, a posição assumida pelo Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, após a ministra da Justiça ter anunciado o lançamento do concurso para a colocação destes equipamentos em todas as cadeias do país.

Num investimento que vai ultrapassar os 10 milhões de euros, conforme informámos, a instalação de inibidores de sinal de telemóvel e drones deve-se à necessidade de bloquear a rede de telemóvel, por existirem reclusos a utilizar estes equipamentos no planeamento de fugas ou negócios de droga.

Prisão

Afinal, após a fuga de cinco reclusos, em setembro, o Governo avançou com uma auditoria às 49 prisões do país, detetando falhas e fragilidades.

Segundo avançado pelo Diário de Notícias, o Ministério da Justiça decidiu que os primeiros testes com inibidores serão conduzidos na prisão de Vale dos Judeus.

Este projeto-piloto, que visa reforçar a segurança nas prisões, vai ser replicado em todo o país, posteriormente.

O concurso público vai ser lançado ainda este ano.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    E os guardas vão ficar sem sinal no telemóvel?
    Nheee não caio nessa!

    1. Avatar de Zé

      Os guardas usam o wifi da cadeia para ter telegram. Lá se vai a inibição.

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Os guardas prisionais, não usam telemóvel no serviço.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Oh sim…

        Fonte: acredita joka

    3. Avatar de Tiagoj1981
      Tiagoj1981

      Tem a certeza que os guardas podem andar em todas as zonas da cadeia com telemóvel?

  2. Avatar de Zé

    Sinal de telemóvel não é tudo. É preciso também ver se há rede informática e wifi nas cadeias. As aplicações de mensagem e email não precisam de “sinal de telemóvel”.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Não bloqueia o Starlink (!), está ativo em todo o planeta, até na Antártida. Foi isso que destruiu uma tribo da Amazônia. E agora o Sir Elton Musk prepara se para destruir a Estação Espacial Internacional (ISS), com a NASA e a Rússia lá dentro… O Starlink destrói o céu noturno, destrói vidas com os drones na Ucrânia, é um aliado dos criminosos.

    1. Avatar de Zé

      Os tipos na Amazónia (atenção que cá em PT o acento é outro) tinham starlink? Muito à frente eles…
      Posta aí o telemóvel do teu dealer que as aparas de erva devem ser da boa!

  4. Avatar de Duarte
    Duarte

    A questão é……”como é que entra telemóveis no estabelecimento prisional??”

    1. Avatar de André
      André

      Porta de trás.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Pelos guardas, por drones, por advogados e por último pelas visitas!

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Nao ha detector de metais a entrada ?