Nepal está a encher as suas ruas com toneladas de resíduos de plástico – com um propósito!

27 Comentários

Com o excessivo desperdício de plástico, as ideias de como reutilizá-lo ou de tratar os resíduos que dele resultam vão aparecendo e sendo testadas. No Nepal, por exemplo, repensaram a pavimentação das estradas.

Plástico

A ideia de conduzir sobre asfalto cheio de lixo pode não parecer muito apelativa, mas pode fazer sentido, tendo em conta a quantidade de plástico de utilização única que se produz e se utiliza. Apesar de a sua sustentabilidade não ser consensual, há quem esteja a explorar a abordagem.

À semelhança do que é feito noutros locais, como Filipinas, Estados Unidos, Países Baixos, Singapura e Índia, o Nepal começou a encher as suas ruas de plástico – mais precisamente, plástico descartado.

 

Rechear as estradas para dar uma segunda vida ao plástico

Há uns dias, a Agence France-Presse publicou uma reportagem sobre como a ideia chegou à república asiática, onde já foi utilizada em pelo menos uma estrada em Pokhara, uma cidade de 600.000 habitantes que funciona como capital da província de Gandaki.

A fórmula do pavimento, que inclui a adição do plástico, tem o apoio da Green Road Waste Management, uma organização que está a tentar expandi-la, no Nepal, segundo as informações.

Segundo o fundador da organização, Bimal Bastola, à Agence France-Presse, já realizaram cerca de uma dúzia de projetos, num total de pouco mais de um quilómetro e meio.

Embora não seja muito, a organização diz que utiliza cerca de duas toneladas métricas de plástico triturado para construir cada quilómetro de pavimento. Na perspetiva de Bimal Bastola, é preciso ir mais longe e conduzir projetos a nível governamental.

De acordo com Arjun Nepal, engenheiro do departamento de estradas da capital, o país “está interessado em testar a tecnologia em projetos-piloto”. Contudo, para avançar, é necessário garantir uma série de normas de qualidade.

Para já, este ano, será realizado um teste num cruzamento, em Katmandu.

Vimos possibilidades de utilizar estes plásticos como matéria-prima, substituindo parcialmente o alcatrão na construção de estradas.

Disse à Agence France-Presse.

Resíduos de plástico

Além de escoar algumas das toneladas de plástico geradas todos os dias nas zonas urbanas do Nepal, Bimal Bastola diz que o sistema poupa em certos materiais, reduz os custos e tem benefícios extra para o próprio pavimento: “Evita a infiltração de água e aumenta a vida útil da estrada”.

Além disso, estudos já demonstraram que estes pavimentos podem durar mais tempo do que os pavimentos normais.

Como funcionam as estradas de plástico?

As embalagens são descartadas para a triagem de lixo e o plástico separado é colocado em máquinas para ser triturado em pedaços finos.

Desde o início da década de 2000, a Índia tem liderado o mundo na construção de uma rede de estradas de plástico, tendo mesmo tornado obrigatória, em 2015, a utilização de resíduos de plástico nas estradas perto das grandes cidades.

Na construção tradicional de estradas, o betume é o material de ligação, um produto petrolífero misturado diretamente com elementos quentes antes de pavimentar uma estrada.

O método da estrada de plástico, por sua vez, reveste os elementos com plástico triturado antes de adicionar o betume.

Apesar do interesse que esta utilização do plástico para pavimentar estradas reuniu, levantam-se ainda uma série de questões às quais é crucial responder, antes de avançar com projetos maiores.

Nomeadamente, sobre as emissões produzidas durante a construção do pavimento, o real comportamento do material, a libertação de microplásticos, e o impacto caso as estradas sejam desfeitas.

 

EUA querem utilizar resíduos radioativos para construir estradas

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Melhor só a UE. Os Americanos e Chineses com a exploração espacial, carros electricos na vanguarda, desenvolvimento de IA e no vas tecnologias. etc….

    E a UE…..bem…a UE manda agarrar as tampas de plástico ás garrafas e outras coisas parecidas. A elite oligarca corrupta e acima de tudo “FRACA” que comanda a UE tem de ser destruída antes que a UE se transforme na maior piada mundial.

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Usa essa raiva e arranca as tampas das garrafas de plástico só para mostrares o teu descontentamento, ou melhor ainda, não compres bebidas engarrafadas em recipientes de plástico. Como consumidor mostra o teu poder, é que como comentador é Zero.
      Sorry to telling you the truth.

      1. Avatar de Rochedo
        Rochedo

        Eu já arranco as tampas das garrafas. Dá uma raiva a tampa ficar a estorvar quando queres beber diretamente da garrafa ou despejar o líquido num copo. A UE só tem ideias de m****. Quando deveriam estar preocupados com outros assuntos mais importantes, estão preocupados com poluição, quando os outros países do mundo não querem saber.

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Eu não tenho raiva nem quero bem saber disso. Mas a primeira coisa que faço quando tenho uma tampa agarra é arrancar a mesma.

      3. Avatar de Art
        Art

        O teu inglês também está perto de Zero.

    2. Avatar de Pedro E.
      Pedro E.

      Queres lideres fortes muda-te para a Rússia, o Putin vai adorar.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Putin forte? Longe do bicho…..

        Forte é o Trump, Bukele, Netanyahu, Milei, e mais alguns….poucos nos dias actuais. Líderes com atitude para fazer o necessário para e pelo país e povo.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      A elite oligarca corrupta que manda na UE são os capitalistas.

      1. Avatar de Gunorh
        Gunorh

        No entanto o Grunho adora capitalistas. Volta e meia ou meia e volta e lá está o Grunho a lembrar-se tão carinhosamente deles. Chega a ser comovente.
        Confesse, o Grunho não conseguiria viver sem os seus adorados capitalistas!

  2. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Tanta estrada em Portugal com buracos que parecem crateras para serem tapadas…isso era o ideal.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Ou uma passadeira de granulado de borracha de pneu para criar ciclovias separadas em estradas de empedrado. Mas os portugueses não são suficientemente inteligentes para isso.

      1. Avatar de Gunorh
        Gunorh

        Fiquei na dúvida:
        O Grunho está a ser xenófobo em relação aos portugueses? Ou em relação a si próprio?

  3. Avatar de zemanel
    zemanel

    Quando chover é vão ser elas! Pneus carecas… Aqueles milhares de motas que as pessoas conduzem sem capacete!
    Uma vez que comprei uns pneus baratos com plástico na sua composição, jurei para nunca mais, com todos os sustos que apanhei!
    Aliás, existem uns videos muito engraçados na Internet de malta que coloca tabuleiros de plástico de baixo das rodas para conduzir em Drift mode! É isso…

    #SelecçãoNatural
    #NatureAlwaysWins

  4. Avatar de Carrazeda
    Carrazeda

    Vai levar à produção de mais microplásticos para contaminar o planeta.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      E? Ninguém quer saber disso.

    2. Avatar de FM
      FM

      Quando li a noticia pensei logo no mesmo

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…libertação de microplásticos,…”
    Estava a pensar nisso.
    Se a moda pega vai ser lindo.

  6. Avatar de trolha
    trolha

    Não me recordo onde (penso que na Europa), mas foi feita uma pequena estrada com uso de plastico reciclado e verificou-se uma enorme quantidade de libertação de micro-plásticos nas zonas envolventes da estrada…
    Isto é apenas uma forma de “esconder” o problema do excesso de plástico (apesar de também contibuir para o problema como consumidor).

  7. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mas nao da para queimar estes plasticos e os transformar em cinzas ? Nao entendo tanto problema a volta disso e nao pensarem numa coisa tao simples ou sou eu que sou burro e nao estou a ver bem o filme ?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Claro que dá para queimar os plasticos e transformar em cinzas. E podes até aproximar-te da chaminé e respirar fundo aquelas partículas e os vapores de ácido clorídrico.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        E porque e que eu iria fazer isso grunho respirar o que me faz mal ?

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Sim dá, mas ao queimares produzes poluentes. É o que acontece a uma boa parte do plástico em Portugal. O melhor mesmo é não o produzir. Ainda sou do tempo em que a coca-cola era de vidro.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Produz poluentes , certo, o plastico e tudo o mais nas industrias, tal como o petroleo, so nao fazem isso por causa do ambiente nao e ? heheh tem a sua piada de facto. A poluicao existe, nao entendo qual e o drama de andar a queimar plasticos. As fabricas tambem poluem quando criam os seus produtos. Portanto o planeta nunca vai estar 100% saudavel.

  8. Avatar de M.Luis Oliveira
    M.Luis Oliveira

    Quem for mais inteligente do que eu que me explique por favor. Então desta forma, pela ação desgastante dos pneus sobre o pavimento, não se vão libertar carradas de micro plásticos para o meio ambiente? O desgaste do alcatrão já é o que é, a borracha é uma desgraça a entrar nos lençóis pluviais, mais o plástico vai ser bonito. Abraço

    1. Avatar de FM
      FM

      Pensei no mesmo quando li a noticia.

  9. Avatar de maxapadajáá
    maxapadajáá

    Mesmo assim prefiro a tática da Coreia Do Norte que envia o lixo para a coreia do Sul de balão. Se nós fizéssemos isso enviando balões para o Brasil ou Espanha já não andavam todos histéricos com a taxa do lixo a pagar em 2030.

  10. Avatar de manuel
    manuel

    Sou do tempo que garrafas eram de vidro e pagavam tara. Depois de usadas eram levadas para o supermercado e o dinheiro era devolvido. Simples e eficiente. A evolução tornou o ser humano bruto.
    Agora vêem os adamastores, e o transporte? O mundo não tem de ser perfeito, era milhões de vezes menos poluente.