Hidrogénio verde mais próximo de ser o combustível limpo e barato

48 Comentários

O Hidrogénio é o elemento mais abundante do universo, mas raramente é encontrado na sua forma pura na Terra e a sua transformação é cara. Contudo, há avanços que podem ser a tal luz ao fundo do túnel.

Imagem ilustração do Hidrogénio verde


Cientistas do Instituto Max Planck fizeram uma descoberta importante ao observar, pela primeira vez, como o nitreto de carbono interage com a água para promover a separação das suas moléculas. Este avanço é promissor para a fotossíntese artificial, um processo que procura replicar o mecanismo natural das plantas para gerar energia limpa e renovável.

A fotossíntese artificial tem sido amplamente estudada pelo seu potencial na produção de hidrogénio verde, um dos candidatos mais promissores para substituir os combustíveis fósseis. No entanto, desafios como eficiência energética, armazenamento e distribuição do hidrogénio ainda precisam ser superados para tornar a sua adoção viável em grande escala.

O hidrogénio é o elemento mais abundante do universo, mas raramente é encontrado na sua forma pura na Terra, pois geralmente está combinado com outros elementos. Para garantir uma produção sustentável de hidrogénio verde, é essencial que todo o processo minimize as emissões de gases de efeito estufa e mantenha um impacto ambiental reduzido.

O papel do nitreto de carbono na produção de hidrogénio verde

Na natureza, a separação das moléculas de água ocorre de forma eficiente através da fotossíntese. Inspirados neste processo, cientistas têm vindo a explorar alternativas como a fotossíntese artificial, na qual o nitreto de carbono tem se mostrado um fotocatalisador altamente eficaz.

Este material, quando exposto à luz e em contacto com a água, facilita a quebra das ligações químicas entre oxigénio e hidrogénio, permitindo a libertação destes elementos separadamente. A descoberta do mecanismo exato desta interação pode levar a avanços significativos na produção de hidrogénio verde, tornando-a mais eficiente e acessível.

Um futuro sustentável com hidrogénio verde

Compreender o funcionamento desses processos em nível molecular é essencial para o desenvolvimento de tecnologias energéticas mais avançadas e ambientalmente responsáveis. A transição para uma indústria mais sustentável exige inovações que impactam diretamente a sociedade, tornando produtos e serviços mais eficientes e reduzindo a pegada de carbono.

Apesar dos desafios técnicos que ainda precisam ser superados para que as fontes de energia limpa alcancem a mesma eficiência dos combustíveis fósseis, descobertas como esta representam um grande passo rumo a um futuro mais sustentável.

A investigação conduzida pelo Instituto Max Planck abre novas perspetivas para a aplicação da fotossíntese artificial na produção de hidrogénio verde, contribuindo diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e impulsionando o desenvolvimento de tecnologias de energia renovável.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcos
    Marcos

    Hidrogénio está mais para o Grafeno do que para uma “solução verde”, ou seja… bonito, mas fica no papel.

    1. Avatar de JL
      JL

      Parece exatamente isso, até porque falam no nitreto de carbono, que é mais um desses materiais sintéticos que não se conseguem produzir.

      1. Avatar de Jakim+Zé
        Jakim+Zé

        Tipo o litio

        1. Avatar de JL
          JL

          O lítio não é um material sintético.

          Já agora, as tecnologias de hidrogénio também usam lítio.

          1. Avatar de nameblomcc
            nameblomcc

            Ou seja, poluem mais que os carros a combustão.

          2. Avatar de JL
            JL

            Os a hidrogénio ? Não, são piores que os eléctricos a baterias, mas ainda ficam a alguma distância dos a combustão.

  2. Avatar de António Teixeira
    António Teixeira

    A ver vamos. Até agora só propostas que consomem mais energia elétrica do que o dito hidrogénio verde pode armazenar e libertar.

    1. Avatar de Zé

      Não é mau de todo, se conseguirmos produzir a energia elétrica a partir de fontes sustentáveis. Mesmo que tenhamos “perdas” de energia, é energia limpa e não onera o meio ambiente.
      Mas na minha opinião o grande problema não é a produção. É o armazenamento e transporte que ainda são demasiado delicados.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O armazenamento é transporte eram exactamente os problemas do gás no início do séc passado e por isso era descartado.
        Hoje é o que se vê.
        É mais q certo q a história se vai repetir

        1. Avatar de JL
          JL

          Era descartado ? Curioso que é um dos principais entraves. Hoje é o que se vê, armazenamento praticamente não existe.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O gás hoje em dia não é armazenado? Tem a certeza?

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            ” Hoje é o que se vê, armazenamento praticamente não existe.” O diabo, vou ter de alterar a medicação toda outra vez, ia jurar que ainda à paco passei por um deposito de bilhas de gaz. 🙂 🙂 🙂

          3. Avatar de JL
            JL

            Não, não é armazenado, porque simplesmente não é viável.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Apenas na UE são só 100 mil milhões de metros cúbicos (bcm)
            https://www.consilium.europa.eu/pt/infographics/gas-storage-capacity/

            Em PT o armazenamento subterrâneo de gás natural está localizado no Carriço, Leiria e as reservas estão cheias. Não é de admirar face à facilidade com que atracam em Sines navios russos cheios de gás:
            https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/portugal-e-o-pais-da-uniao-europeia-com-as-reservas-de-gas-mais-preenchidas

            Este @JL só pode viver na lua, não há outra explicação 😀

          5. Avatar de JL
            JL

            Você é que está na lua, estão a falar de hidrogénio e ele vem falar de gás natural.

            Looooooool

          6. Avatar de JL
            JL

            Não, você é que desviou conversa e ainda tem a lata de comparar armazenamento de gás com hidrogénio.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não desviei conversa nenhuma, apenas Informei que estas dificuldades que estão agora a imput@r ao Hidrogénio no que concerne ao armazenamento e transporte, já foi uma dificuldade que se verificou com o gás. Você é que não lê aquilo a que responde, tal é a cegueira … ou limitações na interpretação, sabe-se lá…Nem lê ou não sabe interpretar aquilo que posta, como se constata aqui:
            https://pplware.sitedev.pt/motores/hidrogenio-verde-mais-proximo-de-ser-o-combustivel-limpo-e-barato/comment-page-1/#comment-3609149

          8. Avatar de JL
            JL

            O problema é que o que gás natural até dentro de um jerrican se armazena, em pouca quantidade, e hidrogénio, passado um dia não tem lá nenhum.

            Errado, quando lhe convém mistura logo assuntos para ver se passa, tal é o preconceito, mas se são tão bons porque não compra 1 ?

  3. Avatar de V
    V

    Definam “barato”

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Sim limpo e barato esqueceram os pormenores “enquanto existir fundos” porque mal os fundos acabam as empresas fecham logo como tem acontecido até aqui…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Talvez falte aquele grande erro que muitas vezes tem feito a humanidade avançar, quantas e quantas descobertas são meros erros da ciência.

    2. Avatar de Jakim+Zé
      Jakim+Zé

      Se tirassem também os fundos aos carros eletricos como seria?

      Muito blah blah blah, e pouco wiskas saketas

      1. Avatar de JL
        JL

        Seria aquilo que se vê, continuam a vender.

        1. Avatar de Vagueante
          Vagueante

          Não concordo, em Pt pelo menos, sem as benesses para as empresas e as vendas concerteza baixavan muito. Como curiosidade, existe algum report com ratios por tipo de cliente para carros electricos? Tenho pesoas amigas que apenas comprara electricos devido às benesses fiscais.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não aconteceu o mesmo com os diesel? Será que foi por isso que baixaram ?

            As benesses fiscais é para os tornar menos caros, e porque não são tão poluentes como a alternativa.

          2. Avatar de Vagueante
            Vagueante

            @JLIsso é uma não resposta à minha questão/comentário. Os Diesel cairam pela baixa dos incentivos causados pelo Dieselgate. As benesses são deduzirem a totalidade do IVA e 0% de tributação. A minha opinião é que se tirarem essas benesses (e todas as benesses fosse para o que fosse), as vendas dos electricos cairiam, aí se veria efectivamente posição em termos de mercado. Em termos de necessidades ou preferencia, sem serem influenciados por questões fiscais. Conforme está não se pode defender ou atacar seja o que for, pis está viciado, como já estev os diesel vs hibridos por exemplo.

          3. Avatar de JL
            JL

            Errado, os diesel deixaram de poder deduzir o IVA completo em 2017, neste momento ainda tem benesses, que é ter 50% do IVA do combustível.

            Não é bem assim, cardos acima de 62500 já com IVA não deixem IVA e também pago tributação autonoma.

            Tanto tiraram que caíram 27 % na Alemanha, que eu saiba 27% é menos de 100%.

            Em Portugal aumentaram e continuam a aumentar ainda mais.

            Os híbridos têm as mesmas benesses, com apenas ressalva de terem um valor mais baixo.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os Diesel sempre pagaram ISV + dupla tributação do IVA s/ISV (muitos milhares, por x’s o valor de outro carro) e IUC.
            Os automóveis sempre foram a galinha dos ovos de ouro para os cofres dos gov.PT, até à chegada dos elektros que são um peso morto, não rendem nada e não resolvem nada. Só atrapalham e estragam!

          5. Avatar de JL
            JL

            Rendem até mais, já que não precisam de andar a financiar constantemente os a combustão, como refere o fmi e outras entidades, onde existe muita subsidiacao aos combustíveis fósseis.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Convenientemente esquece sempre que são combustíveis fosseis para a produção de electricidade.
            Por mim podiam já acabar com esses subsídios todos porque iria permitir oferecer combustíveis rodoviários a preços mais justos aos europeus, em linha com o valor médio mundial.
            Não há em todo o mundo uma geografia onde os combustíveis rodoviários sejam tão caros.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas onde é que isso que está aí tem a ver com combustíveis???!!!

            Isso tem a ver com compra de viaturas apenas e só.

            E mais uma vez a T&E a espalhar a palavra do engano e os apóstolos abdifundi-la a ver se pega.
            Na verdade o que mais se vê é carros a combustão a serem comprados por empresas com grandes benefícios fiscais.
            Se forem elektros em vez de descontos levam com ISV + dupla tributação dw ISV+IUC+ISP +dupla tributação de ISP

            Portanto empresas, já sabem, se querem aproveitar o dinheiro dos contribuites, comprem carros a combustão.
            Ouviram empresas? Elektros já era, a T&E é que sabe.

          8. Avatar de JL
            JL

            Tudo, não sabe que o combustível também é subsidiado e podem deduzir o IVA ?

            Exato, ainda bem que confirma.

          9. Avatar de Vagueante
            Vagueante

            @JL Perdi-me, os hibridos têm que benesses? Só se for por terem CO2 mais baixo que pagam menos ISV, de resto nenhuma empresa tem vantagem em compra-los.
            Qual é a maior fatia de vendas em pt de electricos? E mesmo que acima dos 62500, so pagam o excedente, não o que fica abaixo, é muito mais vantajoso para uma empresa andar de electrico. Se tirassem todos os incentivos, fossem quais fossem a todas as motorizações, é que saberiamos o real valor dos electricos no mercado vs a concorrencia, continuariam a vender mas a fatia baixava e muito.

          10. Avatar de JL
            JL

            Têm na dedução do IVA até ao custo de 50000 euros,, pagam menos iuc, e menos tributação. E se usarem gasóleo ainda contam com 50% do IVA..

            Errado, acima de 62500 já não deduzem, tanto o IVA como pagam tributação autonoma.

            Para sabermos o real valor era tirar a todos.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está a brincar?
            Ao contrário de outros bens e serviços no âmbito da sua actividade, as empresas têm sempre que pagar pelo menos 50% do IVA do gasóleo nos carros ligeiros de passageiros.
            Deve ser o único produto onde não é possível fazer o encontro de contas em pleno em sede de IVA.
            E chama subsídios a isso? Eu chamo mais um roubo dwacarado para a cesta da galinha dos ovos de ouro dos sucessivos govs de PT.

          12. Avatar de JL
            JL

            Então não estou a brincar, e não é pelo menos, é 50%, como se houve filhos da mãe e outros e que pagam mais.

            A gasolina não faz entre muitas outras coisas, depende da atividade da empresa.

            Roubo não, ajuda.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ganhe tino, já lhe disse que a UE é a única região onde os combustíveis estão estupidamente caros a reboque de desculpas esfarrapadas relacionadas com o ambiente que não influi sequer com 7% à escala global para o suposto aquecimento global. E, como se não bastasse, Portugal é dos mais caros da região nos combustíveis rodoviários, onde o rendimento ridículo das pessoas é inferior ao de Malta, por ex. Nada disto faz sentido e portanto, a situação é ainda mais gritante em Portugal que tem dos preços mais altos da regiãomais cara do mundo, e a principal razão para isso é a carga fiscal extrema. A maior parte do preço que pagamos por gasolina e gasóleo não tem nada a ver com o custo real do combustível, mas sim com impostos e taxas.

            Os principais factores que encarecem os combustíveis em Portugal são ISP .Este imposto é fixo por litro e representa uma grande fatia do preço final + o IVA a 23% que é cobrado sobre o preço base e sobre o ISP, ou seja, estamos a pagar imposto sobre imposto, dupla tributação já condenada pela UE mas não querem saber.
            Custos de incorporação de biocombustíveis – O Estado obriga as gasolineiras a misturar biocombustíveis, que são mais caros e q deviam estar isentos de taxas por serem “verdes” mas que são carregados na mesma com impostos como se fossem fósseis.
            E vc ainda tem a lata de vir reclamar que estamos a ser subsidiados?!
            Ó migo vá-se curar.

          14. Avatar de JL
            JL

            Claro que é, é que não é produtora, quem não produz tem de comprar, dai haver subsídios.

            O que é ganhar tino ? é pertencer a um rebanho onde um fala e todos seguem ?

            Não tem nada a ver com o ambiente, sempre for mais caro e por isso termos os carros que menos doenças causam.

            Portugal mais caro ? não deve sair muito de Portugal certo ? ah espere, vai a um pais onde é um pouco menos barato.

            Todos os impostos dentro do ISP sofrem disso, mas como todas as taxas dentro do ISP são fixas e não por percentagem, vai ter ao mesmo, o que prefere ?

            Não ter sobreposição de impostos e pagar mais ISP e sem iva em cima, ou pagar menos no ISP e levar com i IVA no ISP ?

            Realmente você é muito mau na matemática…..

            Então mas não eram o biocombustiveis que eram mais baratos que os fosseis ? estranho, é que se forem mais baratos, fazem o preço final ficar mais barato. Ah já sei, é coisa de futuro.

            Eu não reclamo, é um facto e todos sabem disso, apesar de alguns tentarem negar, SÓ DEVIA ESTAR A AGRADECER ESSES SUBSÍDIOS, ao CONTRÁRIO ESTAVA A PAGAR MAIS.

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como disse no meu penúltimo post…vá-se tratar.

          16. Avatar de JL
            JL

            Já estou tratado, daí ter deixado de seguir rebanhos.

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Que eu saiba não existe fundos em Portugal para fazer empresas de eléctricos já por outro lado existe fundos para hidrogênio verde e como se sabe muitas não avançaram depois dos fundos fecharam outras estão com a PJ e Ministério Público a perna devido a aberturas das empresas só com o intuito de apanhar os fundos…

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      E nem todos os fundos disponíveis são aproveitados pelo industrial. Tem sempre que deduzir a fatia das luvas para o decisor político. O hidrogénio é um processo de perdas, tanto física como financeiramente.

  5. Avatar de Guelindão
    Guelindão

    O hidrogénio verde é como os ET´S, é sempre para daqui a um ou dois anos que vão aparecer.

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    Hidrogénio nunca pode ser barato. Por electrólise devolve sempre menos de 2/3 da energia aplicada para o produzir. Isto à saída do electrolisador. Agora somem-lhe a energia para o liquefazer, para o comprimir e para o transportar, e aí se chegar a 1/3 da energia origina já é uma sorte. É um processo de perdas. É por isso que processo mais rentável e mais barato de produzir H2 é a partir do metano do gás natural. Claro que produz CO2, que é aproveitado pela indústria alimentar, entre outras coisas para gaseificar bebidas.

  7. Avatar de Santos
    Santos

    Primeiro foram os políticos, agora já muito mais gente anda a pintar tudo de verde.
    Tanto quanto eu sei, o Hidrogênio de verde nada tem porque ele é um gaz invisível sem qualquer cor.
    Bastou um político vir a terreiro pintar o Hidrogênio de verde e já todo mundo fala e pinta tudo de verde.