Motas passam a poder circular nas faixas para BUS

38 Comentários

É motociclista? Já conhece as novidades que foram aprovadas na passada sexta-feira no Parlamento? Conheça as novas medidas que visam melhorar a mobilidade dos motociclistas… e não só.

Motas passam a poder circular nas faixas para BUS


Motociclos: Fim da lei dos motociclos e mudança no código da estrada

A proposta que eliminava a necessidade da inspeção periódica obrigatória para motociclos com mais de 125 cc avançou e foi aprovada. De referir que a obrigatoriedade estava prevista num decreto-lei de 2012 que sujeitava a inspeção a “motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3, bem como reboques e semirreboques com peso superior a 750 kg”.

Tal decreto-lei nunca entrou em vigor por estar dependente de uma portaria, que foi sempre adiada. Agora o Parlamento aprovou o fim da lei de inspeção para motociclos.

Além do fim da lei de inspeção para motociclos, foi também aprovada alterações no Código da Estrada de forma a universalizar o acesso dos motociclos às faixas BUS. De referir que cada Câmara Municipal definia se permitia ou não. Em Lisboa e Porto já era possível circular na maioria dos corredores BUS.

Foram também aprovados texto finais que visam recomendar ao Governo a redução do Imposto Único de Circulação (IUC) para motociclos.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de V
    V

    Sou leigo no que diz respeito a motas mas, como veículos que circulam na via pública, deveriam também ser sujeitas a algum tipo de inspecção.
    Agora parece estar na moda “cascar” nos automobilistas e quase nada se pode alterar num carro sem o risco de multas. Ex: eu gostava de colocar película escuras (as permitidas por lei e homologadas) para aumentar o conforto térmico; não o faço porque a burocracia fica pelo mesmo preço (ou mais) do que a colocação das películas (e já são homologadas). são os governantes que temos.

    1. Avatar de Berto
      Berto

      ” como veículos que circulam na via pública” por essa lógica também as bicicletas e trotinetes?

      1. Avatar de luis nascimento
        luis nascimento

        é evidente que sim, mas os politicos pensam aos soluços.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        E as carroças de cavalos.

      3. Avatar de bot101
        bot101

        Mas é claro que sim!

        Não se deu conta já de que acidentes graves provocados por trotinetes acontecem, mesmo quando estas cumprem as regras? E que é possível customizar trotinetes e bicicletas para que estas atinjam velocidades dignas de uma pequena mota? No mínimo identificação (matrícula). Quantas situações não seriam evitadas se houvesse uma maior responsabilização de qualquer veículo que circula em via pública?

        Como referiu o outro comentador, e muito bem, “os politicos pensam aos soluços”. Mas não são só os políticos.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Não muda nada, em Lisboa e Porto já era permitido, no resto do país não existe faixas de bus

    1. Avatar de Theboice
      Theboice

      Pena não conheceres o país que, felizmente, não é só Porto e Lisboa…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Parece-me que esta personagem não conhece é nada. Vive completamente alienado da realidade. Não falha uma.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Conheço muito bem e efectivamente não tem muito mais que isso, o resto é paisagem

        1. Avatar de João Corvo
          João Corvo

          Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Valongo,…
          Quer mais exemplos?
          Você é que me saiu uma rica paisagem…. de ignorância.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Isso é tudo Porto..

    2. Avatar de JL
      JL

      Até em Caldas da Rainha existem faixas de bus.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Durante 5 metros?
        E o trânsito nas Caldas… deve ser do c…

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu disse faixa.

          Às vezes é.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        O que tu queres das Caldas sei eu…..

        1. Avatar de JL
          JL

          Aqui fazemo-os para vender, se quiser um diga.

          1. Avatar de nameblomcc
            nameblomcc

            Já te podes levantar da cadeira.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então quer um ?

  3. Avatar de Aziado
    Aziado

    Qual a lógica? Então vamos todos começar a andar de mota. É só benefícios.
    Pelos vistos a mota já não é considerado um veículo de luxo. Agora são os carros.

    1. Avatar de Theboice
      Theboice

      Continua a ser pois a minha mota que pesa 235 kg e só tem duas rodas e com pneus que ocupam um quinto da largura de rodagem do vosso carro paga o mesmo UIC e a mesma portagem que a vossa viatura com 2500kg e 4 pneus que ocupam 10 ou mais vezes o espaço de rodagem, não atrapalha, não forma filas e não pára em qualquer local só para ver algué que teve de mudar um pneu e provoca longas filas de trânsito, um objecto super luxuoso para os chuchas governamentais… mas dá-me um prazer conduzi-la….

      1. Avatar de Paulada na xarecas
        Paulada na xarecas

        +1

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Tem a ver com a poluição e de ser o veículo tipicamente destinado a lazer

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          A poluição é 1/3 ou 1/4 do combustível. E quanto a tratamento de gases de escape, há carros que têm e outros que não, e motos idem.

    2. Avatar de Sta.Paciencia
      Sta.Paciencia

      Vão de enlatados trabalhar secos, com AC no máximo nos dias frios, a ouvir musica , sentados como um burguês a ouvir a sua musica, a mexer no telemóvel e a conversar com outras 4 pessoas … um luxo que quem vai de mota, tem … (se comprar um carro). valha-me a santa paciência… não esquecer que os airbags da mota somos nós … esse gajo sabe 0 de motas ou o que é andar de mota … Que os comentários te sirvam para colocar o segundo neuronio em funcionamento quando vieres destilar burrice para os foruns mr “Aziado” .

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Sta.Paciencia, em que país tu vives?
        “mexer no telemóvel e a conversar com outras 4 pessoas ”
        À conversa com outras 4 pessoas, meu caro em Portugal deve-se contar pelos dedos das mãos o veículos que entram nas grandes cidades com mais de um ocupante.
        Eu gabo a pachorra destas pessoas irem todos os dias para o centro da cidade e perder horas em filas, e depois dizem que é por causa da escola dos miúdos, as famílias que não têm carro devem ser todas sem filhos.

        PS @Sta.Paciencia espero que compreendas ironia

      2. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Não percas o teu tempo… quem diz que andar de mota é luxo, é alguém que não sabe o são/andou de mota…
        Luxo!!!??? Prazer até aceito… andar de mota é um prazer e é pra quem “os tem no sítio”, porque uma pessoa arrisca a própria vida sempre que saí de casa com ela, mas esse risco também é muito prazeroso…
        E depois da descrição que fizeste sobre o conforto de ir alapado no popó VS andar de mota (então nesta época do ano em que está um frio medonho), continuar a dizer que andar de 2 rodas é luxo, é de gente ignorante…
        Ignora o que é o que fazes melhor…

    3. Avatar de Ifm
      Ifm

      A moto nunca foi um veículo de luxo….

      Basta veres a evolução… Sei que já não te recordas, mas olha para a Índia e China que estão a desenvolver se.

      Andar a pé -> bicicleta -> moto – > carro….

      Para os mercados mais modernos é que as marcas tiveram de se reinventar.

      A bicicleta agora é se luxo, etc mas não era nem é o propósito….

      Tal como a moto é mais barata consome menos é uma poupança muito grande comparado a um carro..

      Claro que depois há segmentos de luxo…
      E artistas que gastam rios de dinheiro, mas é como os carros, há carro do pobre e carro do rico

      1. Avatar de José
        José

        Pobre nem carro tem!

  4. Avatar de PJA
    PJA

    Medidas certas do governo. A redução de IUC é mais que correta.
    Sobre a inspeção, nenhum motociclista circula, de certeza, numa mota que não esteja em segurança, é a sua vida que está em jogo. Não havendo condições técnicas para as inspeções mais vale acabar, do que adiar eternamente 

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Sabes perfeitamente que isso é mentira, há muitas motas que precisam que não estão legais e outras que nem deviam andar, o problema é que as motas que precisam mesmo de ir a inspecção são as scooters e não as superiores…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Qual quer das maneira estavam isentas das inspeções mesmo.
        Eu tenho duas motas e as duas estão super bem mantidas é a minha segurança que está em causa e uma delas é um clássico.

      2. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        scooters não legais? mais vale andarem sem inspeção, se o macaco(a) tiver um acidente valente é menos um na estrada e menos um que vai usar o fundo da SS.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Os escapes iam continuar, porque quem colocou escapes barulhentos, voltava a colocar o de origem para ir à inspeção, e depois volta a colocar o barulhento. Infelizmente não há um combate a sério ao barulho excessivo causado por muitos motociclos.

  5. Avatar de Veritas
    Veritas

    E as motos, também podem?

  6. Avatar de Phantom
    Phantom

    Se vocês soubessem..
    Mota 2 rodas: 138.15€
    Mota 4: 138.15€
    Mota água: 471.88€ !!!!!!!!!!
    Toyota Aygo: 111.46€

    …e era ´so isto!