Para onde vão os dados dos utilizadores que a DeepSeek recolhe?

27 Comentários

Não é possível falar em modelos de Inteligência Artificial (IA) sem mencionar a quantidade de dados que utilizam e que recolhem. Com o ágil crescimento que a DeepSeek está a conseguir concretizar, despertando a curiosidade dos utilizadores globalmente, importa perceber que dados são recolhidos, para o que são utilizados e para onde são enviados.

App DeepSeek

Com alguns modelos de IA já disponíveis, o mercado não barrou a DeepSeek e tem explorado fortemente as suas alternativas. O crescimento é inegável, com o nome da empresa chinesa a estampar-se nas manchetes globalmente.

A DeepSeek é uma empresa chinesa, baseada na cidade de Hangzhou, na província de Zhejiang, na China, que disponibiliza modelos de IA gratuitos e de código quase 100% aberto.

Na sua política de privacidade, atualizada pela última vez no dia 5 de dezembro de 2024, a DeepSeek revela explicitamente para onde vão as informações que chegam às mãos dos seus programadores. Pela explosão de popularidade, o destino dos dados poderá ser do seu interesse.

As informações pessoais que recolhemos do utilizador podem ser armazenadas num servidor localizado fora do país em que reside. Armazenamos as informações que recolhemos em servidores seguros localizados na República Popular da China.

Informa a DeepSeek, esclarecendo que a transferência dos dados para fora dos países de residência dos utilizadores ocorre “conforme os requisitos das leis de proteção de dados aplicáveis”.

Centros de dados

Apesar de ser um processo de tratamento de dados natural, considerando que é uma startup e lida com os dados no local onde está baseada, o tema despertou o debate, especialmente nos Estados Unidos.

Afinal, e possibilidade de a DeepSeek estar a recolher mais informações pessoais do que plataformas fortemente escrutinadas, como o TikTok, espoletou desconfianças sobre o âmbito e a aplicação das leis de proteção de dados.

 

Como a DeepSeek gere os dados dos utilizadores

Avisando que não “recolhe ativamente” informações pessoais de utilizadores com menos de 18 anos, a empresa chinesa divulga a série de informações que recolhe, na sua política de privacidade. Estas dividem-se em três categorias:

  1. Fornecidos pelos utilizadores: informações que as pessoas introduzem no formulário de registo para utilizar os modelos de IA, como e-mail; todo o conteúdo das conversas com o chatbot, como histórico de conversação, imagens e documentos; e a informação enviada quando o utilizador tenta contactar a DeepSeek, como provas de identidade ou idade.
  2. Recolhidos automaticamente: utilização de cookies para saber como as suas ferramentas são utilizadas, como funcionalidades específicas; dados técnicos sobre os computadores utilizados, como modelo, sistema operativo e endereço IP; e padrões e ritmos das teclas.
  3. Obtidos de outras fontes: utilização de serviços de terceiros, como a Apple ou a Google, para se registar ou iniciar sessão.

Segundo a empresa chinesa, todos os dados recolhidos servem para manter e otimizar o funcionamento das suas ferramentas e a segurança. Além disso, para notificar os utilizadores quando ocorrem alterações e para fazer cumprir os seus termos e condições de utilização, entre outros motivos.

A DeepSeek informa, também, na sua política de privacidade, que todos os dados que recolhe podem ser partilhados com terceiros, incluindo entidades do seu “grupo empresarial”, cujos nomes não especifica.

Conforme esclarece, alguns dados podem ser eliminados nas definições das suas aplicações, como o histórico de conversação, ou através do bloqueio de cookies.

Por fim, os dados são armazenados “durante o tempo necessário” para prestar os seus serviços ou cumprir determinadas obrigações.

Política de Privacidade da DeepSeek

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gervásio Chino
    Gervásio Chino

    Rir quando li

    “Armazenamos as informações que recolhemos em servidores seguros localizados na República Popular da China”

    Isto é tipo o Pinto da Costa dizer que me vai guardar 20€ até ao próximo Natal
    E sim! Sou Portista mas é uma comparação válida no meu ponto de vista

    1. Avatar de Max
      Max

      É uma start-up chinesa. Agora de início, ia alugar servidores da Amazon Web Services nos EUA, e servidores na UE?
      Se o negócio prosperar, sim, provavelmente terão de o fazer. A ByteDance, com o TikTok, mesmo com os dados alojados em servidores nos EUA está para ser vendida lá (não se sabe como).

    2. Avatar de Peter
      Peter

      O que se lê por aqui quando se fala na Cuscoid e no Trashbook e nos dados parasitados é que quem não deve não teme.
      Sim, a China terá grande interesse nos dados dos tugas

  2. Avatar de Rui
    Rui

    No meu Mac corre sem gráfica nem internet.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Prontos, começaram cedo a meter medo às pessoas! Para onde vão os dados dos utilizadores que o ChatGPT recolhe?

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Vão para um servidor num data center, como vão os da OpenAI, Gemini, Copiloto…

    Os meus não vão para nenhum porque uso a LLM localmente numa máquina assim não preciso de enviar nada, mas também não me preocupa nada pois não trabalho com dados sensíveis com a AI online, só código e perguntas normais.

    1. Avatar de Oh
    2. Avatar de Tozzini
      Tozzini

      Please, um tutorial ou uma formação destas coisas. Alguma alma caridosa pode ensinar o aqui ignorante?

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Exato é melhor a UE e os EUA começarem a implementar noticias deste tipo comecem a dizer que eles guardam tudo e vão saber a que horas é que eu me deito e acordo sempre, já foram papados de cebolada agora é melhor usarem a carta da privacidade que a malta gosta sempre dessa

  6. Avatar de SPIRIT
    SPIRIT

    Parece que a GOOLE, APPLE, FACEBOOK, INSTRAGAM, GOOGLE MAPS NAO ARMANEZAM OS NOSSOS DADOS PESSOAIS?
    AS EMPRESAS AMERICANAS VIGIAM OS EUROPEUS MAS NINHGUEM FALA DISSO PORQUE?
    SÓ FALAM DA CHINA PORQUE?
    PORQUE A CHINA ESTA A ULTRAPASSAR A AMERICA A NIVEL DE TECNOLOGIA!!!!
    OU A EUROPA ESTA DEPENDENTE DA AMERICA E É ESTE O MOTIVO PORQUE NINGUEM FALA DISSO!!!

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Quer a diferença?
      Pergunte ao ChatGPT sobre os problemas de Trump com a justiça e ele não esconde

      Pergunte ao deepseek sobre Tianamen e adivinhe a resposta

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Uma(2.3,4…)não resposta e aqui está para ti a grande diferença! O teu raciocino está muito limitado… Em vez de utilizares IA aconselho a dedicares-te mais á leitura, expande mais o teu o teu conhecimento…

        1. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          Lá está o supremo ser da inteligência a falar. Até lê muito, veja-se lá.
          A questão não está em se utilizar ou não AI. A questão que levantei é até que ponto a informação dada é filtrada por motivos políticos ou não.
          Simples

      2. Avatar de Carlos Bonaparte
        Carlos Bonaparte

        Fiz o teste, e… “Sorry, that’s beyond my current scope. Let’s talk about something else.” Mas não testei com Donald Trump no ChatGPT. Simplesmente porque não duvido que o Chat GPT responde. Obrigado. Deu-me um bom motivo para usar mais o Chat GPT do que o Deep Seek. Ou provavelmente voltar a fazer o que já fazia antes: usar nenhum.

      3. Avatar de Carlos Bonaparte
        Carlos Bonaparte

        Mas… perguntei ao Chat GPT sobre o mesmo assunto. Ele respondeu. Também perguntei ao Chat GPT que assuntos políticos ou sociais não devo abordar com ele. E a sua resposta foi, entre aquelas coisas do discurso de incentivo ao ódio,
        “4.
        Tópicos de censura ou repressão governamental em regimes autoritários: Quando se fala de temas como repressão política, como o caso de Tiananmen, ou outros eventos de censura e violação dos direitos humanos em alguns países, deve-se ter cuidado, pois essas discussões podem ser monitoradas e mal interpretadas em certos contextos”. Respondeu, mas mensionou o caso como um dos que não devo abordar com o ChatGPT.

    2. Avatar de Mapril
      Mapril

      Concordo, mas escusas de gritar.

  7. Avatar de Ivo
    Ivo

    Para aqueles que estão preocupados, há uma solução simples: não usar! Afinal, quem precisa de mais um assistente de IA em nossas vidas? Estamos perfeitamente bem vivendo em um mundo digital, onde a escolha de tecnologia é nossa.

    Não se preocupem por muito tempo. Logo, o governo americano poderá declarar a DeepSeek uma ameaça à democracia, segurança nacional, blá, blá, blá.

    E a União Europeia, sempre tão atenta às suas próprias diretrizes, pode seguir o exemplo. Quem precisa de diversidade tecnológica quando podemos garantir a segurança e confiabilidade através de regulações bem estabelecidas?

    As vozes que clamam por inovação e diversidade tecnológica continuarão a ser ouvidas, e assim, procuraremos um equilíbrio entre progresso e segurança. Viva a era digital! Onde todos podem escolher os melhores apps, falar diversas línguas e sonhar com um futuro tecnológico inovador e seguro.

    Ah, que futuro brilhante nos aguarda, onde a tecnologia é diversa e a inovação é incentivada dentro de um quadro de segurança e responsabilidade.

    1. Avatar de Revolt
      Revolt

      “Onde todos podem escolher os melhores apps, falar diversas línguas e sonhar com um futuro tecnológico privado, respeitativo e seguro…” Estás muito enganado kkk. Estou a 3 anos tentando aprender a fazer o processo definitivo de De-Google dos meus celulares. Tentando me livrar das bigtechs e survillience. Tentando me livrar do Windows/microsoft definitivamente. Tentando aprender cyberdefesa, cyberseguranca, Infosec, maquinas virtuais… Ate hoje nao consegui formatar meus celulares para um sistema confiavel por exemplo GrapheneOS, LineageOs… Essa luta, além de ser contínua é demorada pois continuo lutando por privacidade e seguranca e direitos fundamentais humanos de privacidade desde que descobri ha 3 anos atras que governos e bigtechs e IAs roubam nossos dados…

  8. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Eu devo ser um ser humano estranho, só pode.
    Vou tentar explicar a minha indignação.
    Estamos constantemente a falar mal da China, da Rússia, Coreia do Norte, sei lá mais quem. E até parece normal, parece ser boa educação estar sempre a falar mal dos outros. E depois quando um chinês, um russo, um coreano ou alguém que se sente indignado, se revolta lá aparecemos nós, como se fossemos inocentes, vítimas até desta revolta. E não compreendemos porque razão eles nos querem deitar abaixo.
    Se um dia isso acontecer, e vai acontecer, eu vou ficar feliz porque realmente somos muito mal educados com povos que são diferentes de nós.
    Eu só me pergunto se um dia os europeus chegarem a ser escravos de outros povos, a serem obrigados a procriar para criar pessoas mais fortes como fizeram com os africanos e outras atrocidades como genocídios, qual será a desculpa que vamos dar para considerarmos que é um comportamento injusto.
    Eu digo isto assim porque uma coisa que me envergonha como português é o queixume constante que fazemos, por exemplo da ditadura do Estado Novo, que não tínhamos liberdade e esquecemos que havia povos, no império português que não tinham liberdade há mais de 500 anos.
    Portanto meus senhores respeito é bom e deve ser sempre tido em conta quando falamos de alguém ou de algum povo diferente do nosso.

  9. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Em vez de atacarem as tecnologias da china com inovações, vêm com estas histórias da carochinha. É uma startup logo é normal manterem os dados no seu país. A Europa que se preocupe na inovação e em financiar empresas inovadoras.

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Para onde vão os dados das plataformas americanas?

  11. Avatar de Esdrf
    Esdrf

    Coloquei lá esta notícia e disse “Dar uma opinião sobre a seguinte notícia” depois de processar e apresentar uma resposta imediatamente apagou a resposta foi ” Sorry, that’s beyond my current scope. Let’s talk about something else. “, existe um tabu na DeepSeek não se critica O PARTIDO .

    1. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      Resposta: Para a China claro
      Pergunta: Para onde vão os dados que a Microsoft, a Aplle, a Alphabet (universo Google), Meta (universo Facebook), Oracle, X (Tesla e Ca), Amazon, etc, etc, etc
      Resposta; Para os EUA
      Para onde vai os dados Sunsung, Connon, Mitsubishi, etc, etc, etc
      Resposta: Para o Japão, Coreia do Sul, EUA
      Pergunta: Para onde vão os dados coletados pela MEO, NOS, Vodafone, etc, etc, etc
      Resposta: Para Portugal, UK, EUA, etc, etc, etc
      Pergunta: Para onde vão os dados coletados pelo Telegram
      Resposta: Para a Russia, Cina, EUA, etc, etc
      Pergunta: Quais os dados que vão para a Europa???
      Resposta: Para onde???

    2. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
      SouHumanoNaoOcidental

      A questão aqui não é dizer que não há liberdade em falar do Partido Comunista Chinês, para depois usar isso como argumento que no Ocidente há liberdade de se criticar tudo e todos.
      A questão é que são um povo diferente, com costumes próprios, conceitos de liberdade diferente dos nossos. E como tal devemos respeitar isso, tal como eles respeitam o nosso modo de estar.
      Vou dar um exemplo: há civilizações, ainda hoje, onde não existe o conceito de mentir. Na Grécia, Bulgária, Irão,por exemplo, para dizer não com a cabeça é distinta da forma como o fazemos.
      Temos o direito de os criticar por fazerem um gesto diferente do nosso? Ou mesmo porque não se deve criticar o PCC?
      E aqui está o grande conflito atual.
      Estamos tão habituados a ser arrogantes na nossa forma de ser que achamos que temos razão quando os problemas atuais são maioritariamente da nossa responsabilidade ocidental porque, no passado fomos mexer onde não devíamos ter mexido, e hoje decidimos continuar com esse comportamento criticando o seu modo de estar.

  12. Avatar de João
    João

    Para onde vão os dados dos utilizadores que a OpenAI recolhe?

    Ah espera, há certas perguntas que não se devem colocar!!! Afinal temos é de queimar a concorrência! (além disso, até já sabemos todos a resposta…)