FIRE ON! Alibaba lança modelo de IA que diz ser ainda melhor do que o DeepSeek

10 Comentários

Apesar de ter aberto a porta ao tema, deixando que ele entrasse de rompante na agenda pública, a OpenAI parece estar a ficar para trás. Afinal, com o DeepSeek ainda a aquecer o lugar, a Alibaba alega ter lançado um modelo de Inteligência Artificial (IA) superior a este, já mencionado como revolucionário.

Qwen 2.5-Max da Alibaba

Nesta quarta-feira, e com o DeepSeek a ser ainda alvo de furor, a empresa chinesa de tecnologia Alibaba lançou uma nova versão do seu modelo de IA.

Segundo a Reuters, o lançamento do modelo da Alibaba, de nome Qwen 2.5-Max, reflete a pressão que o brutal crescimento da startup DeepSeek exerceu não só sobre os rivais estrangeiros, mas sobre os seus concorrentes nacionais.

Afinal, hoje é o primeiro dia do Ano Novo Lunar e, sendo este o feriado mais importante da China, a maioria das pessoas está fora do trabalho, com as suas famílias.

Qwen 2.5-Max supera… quase totalmente o GPT-4o, o DeepSeek-V3 e o Llama-3.1-405B.

Anunciou o departamento Alibaba Cloud, num comunicado publicado na sua conta oficial do WeChat, referindo-se aos modelos de IA mais conhecidos do público.

Empresas com modelos de IA rivais

O lançamento em 10 de janeiro do chatbot da DeepSeek, alimentado pelo modelo de IA DeepSeek-V3, bem como o lançamento em 20 de janeiro do seu modelo de IA R1, chocou a indústria tecnológica, especialmente as empresas de Silicon Valley.

Mais do que isso, fez com que as ações do mercado tecnológico abalassem, com os custos de desenvolvimento e uso supostamente do modelo de IA a motivar os investidores a questionar os enormes planos de gastos das principais empresas americanas de IA.

Agora, com o anúncio da Alibaba “em dia santo”, será que vamos ver esta guerra da IA a aquecer?

Teste o Qwen

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Só faltou o URL, dar a notícia e não colocar onde testar…

    https://chat.qwenlm.ai/

    Fiquei surpreendido pelos resultados mesmo em código safou-se bem no que lhe mandei fazer em Python.

  2. Avatar de Sivino mendes
    Sivino mendes

    O meu brinquedo é melhor que o teu.

  3. Avatar de Max
    Max

    Pois, o DeepSeek não comeu só as papas na cabeça aos grandes da AI ocidentais: OpenAI, Microsoft, Google e Facebook. Comeu também às grandes tecnológicas chinesas que têm grandes investimentos em AI: Alibaba, Baidu, Tencent, Huawei, ByteDancei e outros. Têm que renovar a prova de vida e várias já se apressaram.
    Diz a Reuters que:
    “Enquanto grandes empresas de tecnologia chinesas como o Alibaba têm centenas de milhares de funcionários, a DeepSeek opera como um laboratório de pesquisa, composta principalmente por jovens licenciados e estudantes de doutoramento das principais universidades chinesas.
    Liang Wenfeng, fun dador da Deep Seek, disse numa rara entrevista, em julho, que acreditava que as maiores empresas de tecnologia da China poderiam não ser adequadas para o futuro da indústria de IA, contrastando os seus altos custos e estruturas top-down com a operação focada em minimizar o desperdício e maximizar o valor (lean operations) da DeepSeek e o estilo de gestão mais aberto e consensual na clarificação dos objetivos (loose management style)
    “Grandes modelos fundamentais exigem inovação contínua, as capacidades dos gigantes da tecnologia têm os seus limites”, disse ele.”

  4. Avatar de Sérgio Cardoso
    Sérgio Cardoso

    Coloquei isto
    Quantas R existem na frase “O rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da russia”?

    O gajo só contou 7. Após o ter ajudado, lá conseguiu perceber onde estava o erro

    1. Avatar de Paulo Sobral
      Paulo Sobral

      o deepseel manda esta resposta:

      “1(rato)+1(roeu)+1(rolha)+2(garrafa)+1(rum)+1(rei)+2(russia)=9”

      é preciso dar-lhe umas dicas

      “No meu cálculo anterior, eu havia contado 2 R’s em “russia”, mas na verdade há apenas 1 R em “russia”.”

  5. Avatar de joão
    joão

    UI… coitadinha da openai… O sam tá a ver a vida a correr-lhe mal…

    até vai em brasa!!!

    Agora para acabar com a festa só falta o musk apresentar o Grok3 ainda mais potente

    ahahahahahahah

  6. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Sendo que o modelo do DeepSeek é opensource, qualquer um agora pode usar e fazer a sua própria app e com isso ganhar uns tostões. Que há de errado nisso. È a IA para as massas…

    A minha vai-se chamar AIaminhavida e vai dar para fazer simulações de crédito sobre crédito até ao infinito.

  7. Avatar de Uxatoducrl
    Uxatoducrl

    Aguardando ansiosamente pelo IA da temu

  8. Avatar de Anung
    Anung

    EUA criam, China copia e a UE aplica taxas!

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      EUA criam, China copia e a UE aplica taxas!”, gostaria de clarificar alguns pontos. Embora os Estados Unidos possam ser pioneiros na criação do modus operandi das Inteligências Artificiais, a mesma coisa não pode ser dita sobre os algoritmos. Se fosse o caso, empresas como a META já teriam conseguido copiar o algoritmo do TikTok, por exemplo. Quanto à aplicação de taxas pela União Europeia, este comentário é engraçado.