Como usar já o DeepSeek, o maior rival do ChatGPT

47 Comentários

Por estes dias não se fala de outra coisa! A China quer liderar a área da Inteligência Artificial e os Estados Unidos tremeram com o anúncio do DeepSeek, o grande rival do ChatGPT. Com muito menor investimento, a empresa chinesa (também designada de DeepSeek), desconhecida até agora, criou um super modelo de inteligência artificial. Saiba como começar já a usar o DeepSeek.

Como usar já o DeepSeek, o maior rival do ChatGPT


Segundo o próprio DeepSeek, “a DeepSeek é uma empresa de tecnologia que se dedica ao desenvolvimento de inteligência artificial (IA) e soluções avançadas de software. Está focada em criar sistemas de IA que possam ser aplicados em diversas áreas, como processamento de linguagem natural, análise de dados, automação e outras tecnologias inovadoras. A DeepSeek procura oferecer ferramentas e plataformas que ajudem empresas e desenvolvedores a implementar IA de forma eficiente e acessível, impulsionando a transformação digital e a inovação em diferentes setores”.

Há várias diferenças entre o DeepSeek e o ChatGPT. Começando pelo investimento, se o ChatGPT com o GPT-4o foram necessários investir cerca de 100 milhões de dólares, a “solução chinesa” custou pouco mais de 6 milhões. Segundo as informações, foram apenas necessários 2000 chips para criar um poderosíssimo modelo de inteligência artificial. O estudo da ferramenta DeepSeek foi publicada online e tem apenas 22 páginas.

De referir também que o DeepSeek foi treinado com cerca de 15 tera tokens de palavras (ou seja, 15 biliões de palavras). Se um humano tivesse de ler todas estas palavras, e se o fizesse 24h por dia, precisaria de 100 mil anos para ler tudo. Impressionante!

Como usar já o DeepSeek?

A utilização do DeepSeek é muito simples e semelhante a outras plataformas. Para tal basta que aceda aqui. Em seguida carregue em Start Now ou descarregue a app.

Como usar já o DeepSeek, o maior rival do ChatGPT

O próximo passo é a autenticação no serviço. Se tiverem já conta na Google, podem sempre usar as credenciais de acesso, em vez de criarem uma nova conta.

Depois é só começar a usar. Tal com o ChatGPT, é perguntar que o DeepSeek responde.

Como usar já o DeepSeek, o maior rival do ChatGPT

Dos testes que temos vindo a realizar, a plataforma do DeepSeek tem estado lenta, certamente devido à enorme procura e uso da plataforma.

DeepSeek

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Herodes
    Herodes

    China?! Nao obrigado

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Já consumiste mais “china” que sei á o quê. Sendo este um bom produto não vale a pena abdicar só por ser Chinês.

      1. Avatar de GM
        GM

        Vale, sim. Certamente que o que ele, tu e eu consumimos, não é de todo “inteligente”. O mesmo não se passa com o DEEPSEEK. Para mim, mais não é que um cavalo de tróia.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Podes instalar numa máquina tirar o cabo de rede e pronto já não vai nada para a China a vantagem de ser opensource e de eles disponibilizarem LLMs para download.

      Arrebentaram com tudo…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        excelente cena, onde posso ver como correr isso localmente?

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Lmstudio, Ollama, mas há mais

    3. Avatar de Bedtime Paradox
      Bedtime Paradox

      Estados Unidos da América?! “Porque não?”

    4. Avatar de Costa
      Costa

      Entao? nao usas nada da china?

    5. Avatar de Tozzini
      Tozzini

      Pergunta: o registo só é possível por uma conta Apple ou Google? Pelo que vi num smartphome, sem ser através de uma dessas contas solicitam um número de telefone. Existe alguma outra forma de fazer o registo? Quantos menos dados nossos forem lá para fora, melhor

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Eu nessas coisas nunca uso uma conta pessoal só contas secundárias de testes, desde que tive conhecimento dessa AI usei sempre uma da Google secundaria para entrar e não pede mais dados nenhuns e tem funcionado bem, mas agora está a ser mais divertido testar a LLM numa máquina assim não deixo nada nos servidores da China, até posso tirar o cabo de internet que funciona na mesma.

    6. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Já dizia o velho e original Herodes: “Ou te calas ou te F######” 😛

    7. Avatar de Nuno
      Nuno

      Que remédio terás se não comes China com batatinhas!!!!

  2. Avatar de Corrector
    Corrector

    Mais interessante do que um artigo a ensinar a fazer login seria um artigo a ensinar a instalar de forma local com ollama ou lm.studio. pelo menos assim não estariam a promover a exportação de dados para a China tal como denunciado por várias entidades.
    Também seria interessante fazer contas xD, 6 milhoes? De quê? Chips usados h800 em clusters de 8. Cada chip custa 30k dolar. Foram usados 2048 segundo os papers. Eu acho que não chegou a 6 milhões, deu 3 sandes de coirato e 2 sunanáses de ananol.

  3. Avatar de Jackson L
    Jackson L

    Usem a IA chinesa para eles vos espiarem mais e mesmo assim e inferior ao chatgpt

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      amigo, a china se te quiser espiar, espia 😀
      Quem diz china, diz outro pais grande qualquer

      1. Avatar de GM
        GM

        Se assim é, para quê mais esforços da parte dos ditos espiões?

      2. Avatar de hosejalupa
        hosejalupa

        Certo mas se não usas este tipo de coisas “selfhosted” estás a alimentar os modelos e as empresas que os estão a servir com informação que doutra forma não teriam acesso, imagina a quantidade de informação mais sensivel que pode passar por lá, então se instalares as apps num smartphone nem se fala, levam aquilo que se dá voluntariamente e aquilo que não queres dar.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      A vantagem de ser opensource e ter os LLMs para download é que podes usar uma maquina para instalar e não enviar nada para a China até podes tirar o cabo de internet e funciona bem, só tens que ter máquina com RAM, gráfica, CPU quanto mais precisão e rapidez quiseres melhor o hardware tens que ter. Eu estou a testar uma LLM com 16GB de RAM e funciona super bem.

      1. Avatar de tozzini
        tozzini

        pplware, porque não um tutorial? Fazem-no frequentemente por coisas de “lana caprina”. Seria interessante se aumentassem a fasquia…

        1. Avatar de Vítor M.

          Pode ser… vamos a isso!

          1. Avatar de tozzini
            tozzini

            🙂

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Diz-me que não sabes do que falas sem dizeres que não sabes do que falas…

    4. Avatar de Mapril
      Mapril

      Não sei se a China espia, mas sei que as chamadas redes sociais (americanas) espiam e, por via disso, CONTROLAM as mentes de milhões e milhões de pessoas. O que é pior?

  4. Avatar de virtuacool
    virtuacool

    Medo!

    Se já era um problema a IA estar nas mãos do ocidente, nomeadamente nos EUA, nossos aliados, um país defensor dos nossos valores e costumes, o que será ter algo igual no oposto.

    A China, país comunista, onde tudo que aparenta não corresponde à verdade, com o povo aprisionado num sistema de escravidão e que tem planos mundiais sombrios para o futuro, agora ter também IA, sendo a Rússia e Coreia de Norte seus parceiros.

    O bandido tem agora o ouro.

    1. Avatar de tozzini
      tozzini

      Tem uma vantagem para nós. A Open AI vai ter de baixar os preços

    2. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      A China não é um país comunista, é uma república.

      República Popular da China

    3. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      “…nomeadamente nos EUA, nossos aliados” antes da administração Trump, “…defensor dos nossos valores e costumes…” tens acerteza???

    4. Avatar de Ivo
      Ivo

      Caro virtuacool,
      Ah, o país defensor dos “valores e costumes” que você tanto exalta está realmente ocupado ultimamente. Não basta ser uma superpotência tecnológica; agora parece que também quer ser uma superpotência territorial! Anexar o Canadá como o 51º estado? Claro, porque nada diz “aliança” como transformar o vizinho em mais uma estrela na bandeira.
      E a Groenlândia? Bem, quem precisa de consenso internacional quando se tem a brilhante ideia de comprar ou tomar à força um território estratégico e rico em recursos naturais? Afinal, “segurança nacional” é sempre uma justificativa conveniente para ambições expansionistas.
      Ah, e o Canal do Panamá! Como esquecer essa joia estratégica? Parece que o plano é reviver os velhos tempos de controle absoluto, porque nada grita “colaboração global” como ameaças de intervenção militar e tarifas econômicas.
      Então, sim, é compreensível o seu medo da IA nas mãos de outros países. Afinal, se o exemplo do “ouro” já está sendo usado para redesenhar mapas e renomear oceanos, imagine o que poderia acontecer se outros começassem a fazer o mesmo.

      1. Avatar de GM
        GM

        Relativamente à redenominação do Golfo, a efectivar-se, passará a ser Golfo da América (inclui América do Norte, América Central, e América do Sul. Ou seja, Golfo do continente americano). Não foi dito que seria Golfo dos USA/EUA. Porquê Golfo do México? Não serve apenas o México, Golfo da América fica mais coerente.

        1. Avatar de rjlopes
          rjlopes

          Sigh… Porque não se trata de uma questão de nacionalismos. É o nome que tradicionalmente de atribuiu àquela região. Tens mais exemplos espalhados pelo Mundo: Mar da Irlanda, Golfo da Guiné, Mar de Timor, Golfo de Oman, Mar Arábico, Baía de Bengala, Canal de Moçambique, Mar do Japão e tantos outros exemplos. O resto do Mundo não vai deixar de chamar Golfo do México só para apaziguar um idiota racista.

        2. Avatar de Mapril
          Mapril

          Porque quando o golfo foi baptizado, praticamente todos os estados do Sul dos EUA pertenciam ao México. Com excepção da Florida, que pertencia a Espanha.

    5. Avatar de Manuel Araújo
      Manuel Araújo

      os outros bandidos não pensavam que tinham todo o ouro? O Trump é um exempalr democrata? E os anteriores de Reagan a Biden? o drama do imperialismo EUA, seus vassalos e cães de guarda é estarem a ver degradar-se o poder que impunham para explorar todo o mundo, inimigos e amigos, estar a degradar-se rapidamente. São de rir estes democratas de pacotilha que alegremente votam em que no dia seguinte neão os representa e os explora sem uma ruga de remorso!!! O extarordinário é os escravos adorarem os seus donos!!! nos últimos dez anos 1% dos ultrabilionários apoderou-se de 47% da riqueza nundial e 60% da população de todo o mundo viu o seu poder económico reduzir-se em 35%!!! Viva a democracia!!!

  5. Avatar de Luís Magalhães
    Luís Magalhães

    Experimentei a demanda é tanta que ainda não obtive um resultado válido

  6. Avatar de Ddt
    Ddt

    Já usei desde ontem várias vezes. É mais interessante que o chat GPT , porque não dá logo a resposta final . Vai apresentando as etapas até chegar ao resultado final. Demora mais tempo , mas para aprender é melhor

  7. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Quando isso responder com a verdade sobre o que aconteceu na praça Tiananmen, logo penso no assunto…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Pelo menos também não dá a mentira…mas concordo contigo.

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Qual a verdade? Posso usar o mesmo argumento dos negacionistas e a ida do homem à lua: “foi tudo feito em estúdio”.

  8. Avatar de X
    X

    A China não pode mexer o dedo mindinho que é o panico por estes lados, incrivel e assustador, que raio de sistema que nos forçam a viver.

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Perguntem sobre o massacre de 1989 na praça de Tiananmen e vão ver a resposta… Aposto que tem o selo de confiança do PCP

    1. Avatar de Manuel Araújo
      Manuel Araújo

      E os massacres EUA, muitos e variados só nos últimos 10 anos!!! A estupidez dos cachorros do imperialismo EUA são divertidíssimos!!!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        LOL Quais massacres? Sabes o que está em causa ao menos?

  10. Avatar de iFernando
    iFernando

    A Europa a ver.

  11. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Eu instalei e perguntei quantas malas gamou o dep.utado Miguel Arruda do Chega e a resposta foi que estava a tentar fazer uma brincadeira com um partido extremista mas que não havia provas concretas e depois um smiley maroto.

  12. Avatar de t
    t

    Que pancada sobre os dados para a China

  13. Avatar de t
    t

    Os tugas dos mais atrasados e pobres da europa a criticar a 2a maior economia mundial

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Um pobre não pode criticar um rico LOLOL é com cada tojó armado em esperto…