França avisa: “posição rígida” da UE sobre emissões dos carros beneficia a China e a Tesla

66 Comentários

Os limites de emissões que a União Europeia (UE) quer impor ao setor automóvel têm sido contestados, com avisos a surgir de governos e fabricantes. Agora, ministros franceses alertam para o facto de as novas regras beneficiarem a China e a Tesla.



Para 2025, a UE tem planeadas metas de redução de emissões de dióxido de carbono: para apenas 94g/km, num corte de 19%. As fabricantes que não forem capazes de cumprir este objetivo terão de pagar multas.

Desde o anúncio destas metas, várias fabricantes e governos têm dirigido queixas, alertando que estas poderão custar milhares de milhões de euros a cumprir, num contexto de abrandamento da procura de veículos elétricos.

Volkswagen

Conforme avançado pela imprensa, o Grupo Volkswagen, da Alemanha, estimou que os padrões de emissões da UE custariam à empresa 1,5 mil milhão de euros este ano. Da mesma forma, a Renault poderá ter de pagar multas ou remunerar uma fabricante de veículos elétricos para o ajudar a atingir os objetivos.

 

França pede suspensão das multas às fabricantes europeias

Agora, ministros franceses estão a pedir à Comissão Europeia que suspenda imediatamente as normas relativas às emissões dos automóveis, alegando que o regulamento beneficia a Tesla e as fabricantes de automóveis chinesas.

Segundo os três ministros, incluindo o ministro da Europa Benjamin Haddad, o ministro da Indústria e Energia Marc Ferracci e a chefe de ecologia Agnes Pannier-Runacher, num artigo de opinião publicado no Les Echos, a implementação do regulamento “seria um erro político que prejudicaria a credibilidade da nossa União e a sua estratégia industrial”.

Uma posição rígida resultaria na transferência de milhares de milhões para as fabricantes chinesas, algumas das quais conquistaram a sua quota de mercado europeu através de práticas comerciais desleais, ou para a Tesla, cujo diretor-executivo Elon Musk está a atacar abertamente os regulamentos e valores europeus.

Os três ministros referem-se a uma “sword of Damocles” que põe em perigo um setor que emprega cerca de 3,5 milhões de europeus.

Apesar de elogiarem a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por abrir um diálogo sobre o futuro da indústria automóvel, afirmam que as multas devem ser suspensas e que as fabricantes devem poder suavizar os objetivos em três a cinco anos, até 2030.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    E as fabricantes europeias não têm carros elétricos também? Andam a dormir e agora parece que acordaram para a vida?

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Não é uma questão de andar a dormir..
      O Litio é extremamente toxico, e os custos de extração são demasiado altos..por sua vez a China controla a maioria dos Recursos minerais.

      Era obvio desde o inicio que a EU não podia competir, num espaço onde a China detém a supremacia, quase completa.Os motores eléctricos são muito mais simples mecanicamente, e dependem do magnetismo, coisa que a China controla como ninguém ha milhares de anos.

      A EU deve competir onde são os melhores que é em carros de combustão interna.Nisso somos os melhores

      1. Avatar de Zé

        A EU deve tirar a cabeça do traseiro (como diria o Eddie Murphy) e dar cordinha aos sapatos. Estas medidas têm anos, algumas décadas e ainda assim não foram capazes de precaver nada. Não temos lítio? Vamos desenvolver outros tipos de baterias. Existem várias possibilidade, é uma questão de investir em R&D. Apostaram no desenvolvimento de carros elétricos? Zero. Andaram sempre atrás dos outros. Temos lítio na UE. Temos gás natural. Temos petróleo. Não o querem explorar então arranjem alternativas. Ou não se explora petróleo e gás para não estragar o turismo e depois ficamos dependentes do petróleo e do gás dos russos, dos americanos e dos árabes?
        Ainda assim, se querem carros a combustão, devem investir em reduzir as emissões. É exatamente isso de que se trata. Fizeram-no? Procuraram carburantes alternativos? Formas de produzir bio combustíveis? Não. Nem os modelos de negócio mudaram. A indústria automóvel europeia (e não só automóvel) pensa que ainda estamos em 1995 e que são os maiores lá do bairro. Continuaram a produzir na China e eles aprenderam umas coisas “now the circle is complete… now I am the master!”

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Reduzir emissões nos carros a combustão faz-se com coisas muito mais simples que combustíveis alternativos e biocombustíveis. Com redução drástica de pesos. Por exemplo, o Golf actual pesa quase o dobro do original de 1974. Há que voltar ao AX de 600 e tal kgd ou ao Uno de 700 e poucos. Para isso começa-se por refirar as p***leirices tecnológicas que só servem para avariar e aumentar peso, incluindo elevadores eléctricos de portas, para quem quiser prescindir deles e meter guita ao bolso. Com as tecnologias actuais de motores de gasolina de compressão tipo diesel e hibridação com baterias pequenas de 1 ou 2 kwh os 2 litros/100 kms estão perfeitamente ao alcance, além de ser muito mais baratos de produzir. O grande problema é repartirem a via com SUVs a ameaçá-los de morte por esmagamento, mas isso resolvia-se banindo-os ou restringindo-lhes a circulação, de maneira a não constituírem ameaça aos outros.

          1. Avatar de Zé

            Eu tive um AX comercial e um Corsa B… medo, muito medo 😀
            Já tivemos um Audi A3 (?) que fazia consumos de cerca de 3 litros. Eu tive um smart de 2002 que consumia menos entre 3 e 5.
            Uma das medidas poderia ser aumentar os impostos dos carros que consumem mais (ou baixar nos carros que consomem menos, logo menos pesados). Por exemplo, baixar o IA ou o IVA. Taxar os carros também pelo peso, entre outras medidas. Se bem que é sempre relativo. Eu tenho um dacia duster de 2010. Pesa 1200/1300 kgs. Mas não vivo numa cidade. Numa cidade seria impensável. Um qualquer carro elétrico pesa mais. E ainda estão isentos de IUC quando em teoria desgastam mais a estrada por causa do peso.
            Mas o peso dos carros é algo enganador. Um Golf hoje é maior que um golf dos anos 80 ou 90. É algo comum a quase todas as marcas e modelos. Vão “crescendo” com o tempo. Mas um AX nos dias de hoje (tirando o motor) estaria quase ao nível de um citroen AMI. Uma casca de noz com rodas. Se o AMI desse para andar em AE eu se calhar até me atirava a um. E mesmo o modelo “citadino” não desgosto. Ando em AE 1 ou 2 vezes por mês no máximo e quase sempre para ir ao Shopping… mas. Há certas viagens que só se podem fazer em AE. Aqui na minha terra esperam com uma scut em cima da estrada nacional. Há alternativas, mas como diria o outro, vai dar uma ganda volta.
            Agora estou com saudades do meu smartinho… que maquinão!

          2. Avatar de Zé

            Acho que era o Audi A2 com motor 3 cilindros, e não o A3.

          3. Avatar de Grunho
            Grunho

            E mesmo o A2 3 litros, tal como o Lupo, só os fazia sempre a descer até ao centro da Terra.

          4. Avatar de Sivino mendes
            Sivino mendes

            Economicos:
            Saxo 1.5
            AX , fiat 126 ,fiat panda, lupo 1.0, lupo 1.3é mato carro economicos actualmente estão cheios de tralha inutil que serve para avariar e custa os olhos da cara.
            electricos servem para rebentar com a saude dos ocupantes a medio prazo, mas como não se vê , a publicidade engana bem.

          5. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            Silvino Mendes, então os eléctricos dão cabo da saúde dos ocupantes? Essa é nova. Como , exactamente? É melhor termos cuidado com tudo o quer temos em casa eléctrico

      2. Avatar de JL
        JL

        O litio como existe não é tóxico, nem sequer na forma que é usado nas baterias, isso é apenas conspiração, já que ele nem sequer existe na natureza, e não é usado nas baterias, mas sim carbonato de lítio e hidróxido de lítio.

        E sim temos muito carbonato e hidróxido de litio, só as reservas de Portugal chegam para substituir todos os carros na Europa.

        Nem todos os motores usam imans, grande parte deles são motores de indução.

        Os europeus são melhores a fazer moveis nos carros e a montá-los, porque em motores também já não prestam e nunca foram bons.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então qual a comparação ?

          2. Avatar de JL
            JL

            Há alguma atividade do ser humano que não tenha danos ?

          3. Avatar de Zé

            Vamos voltar a colocar chumbo nos combustíveis. Isso sim, foram tempos bons… duhh.

        1. Avatar de Maria
          Maria

          Então se ele não é usado nas baterias…porque é que andam a matar Russos no donbass, e outros seres humanos em muitas outras regiões, pelo que é conhecido como a febre do Litio???

          Se ele não é toxico, porque achas que a Alemanha não explora as carradas de litio que lá tem?Porque achas que não é explorado na EU?

          Ha mais qq coisa ai..certo?

          1. Avatar de JL
            JL

            Andam ? Então está mal informada.

            Não é explorado na EU ? Só em Portugal existem cerca de 20 minas que exploram há décadas.

            Sim, há aí qualquer coisa no seu comentário que não está certo.

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          O lítio só é tóxico se for ingerido, por exemplo em pilhas tipo botão. Aí não há salvação possível.

          1. Avatar de JL
            JL

            E se for lítio puro, porque carbonato e hidróxido de lítio ingerimos todos os dias.

  2. Avatar de Anung
    Anung

    UAUUUUUUUU…..

    Quem diria, nossaaaaaa…..
    Só alguém muito inteligente tem capacidade de chegar a uma conclusão destas….

    Rir para não chorar!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Obvio desde que saíu a norma Euro6 e a Euro7 as marcas já avisavam que estava a dar para o torto… ‍♂️

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    A Europa anda completamente aos papeis… Continuem a debater em vez de criarem medidas eficazes e vão ver os Chineses a comprar tudo e todos!

    1. Avatar de Alexis
      Alexis

      Criticas mas vives onde? Na europa…..pois sair esta quieto

    2. Avatar de V
      V

      O complicómetro dá nisto. Demasiados políticos de gabinete.

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Aparentemente só os Europeus é que estamos preocupados com o ambiente, os Asiáticos não estão nem ai, os Africanos nem contão e agora os EUA também vão sair, ficamos nós a dar o exemplo, os maiores poluidores não estão preocupados somos nós que nos vamos preocupar por eles, boa Europa seguimos com regas e ética até a ruina total

    1. Avatar de rui
      rui

      por isso é que na china a matricula para um carro a gasolina custa 12 mil dolars mas se for eletrico é grátis ne?

      1. Avatar de GM
        GM

        A razão fundamental não é ambiental, ou é pouco. A razão da China é a independência energética, dependerem o menos possível do petróleo. Daí os investimentos maciços em VE’s e energias renováveis (eólica, solar e hídrica). Claro que, juntam o útil ao agradável, e vendem os produtos aos resto do mundo preocupado com o ambiente. A malta que não tiver consciência embarca nos carros chineses, e por aí vai. Um carro chinês vendido na Europa é menos um carro europeu vendido na Europa. E quando estes fabricantes, ou desaparecerem, ou forem reduzidos à insignificância, a China apresenta a factura. Mas a gorda.

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        E as fábricas a largar fumo e poluir as águas, e a extração de matérias raras isso não conta ne?
        Não é só o carro que polui e os barcos a carregar o lixo “Xines” até cá também não conta ne?

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, por isso é que há partidos políticos a querem que as emissões e damos sejam desde o extração de mineiros até a sua disposição, em vez de ser só pelo escape, como é agora.

        2. Avatar de Zé

          Tens produtos chineses produzidos em fábricas tão más, mas tão más que os próprios produtos chegam cá todos cheios de produtos tóxicos, mesmo quando não são usados diretamente naqueles artigos.
          A extração de certos produtos tem o seu risco ambiental, mas pode ser muito reduzido ou até anulado. A Noruega (por exemplo) é um caso paradoxal. Um dos países mais “amigos” do ambiente que produz enormes quantidades de petróleo além de ter uma utilização bastante elevada de EVs.

    2. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      O primeiro motivo porque a China procurou desenvolver os carros eléctricos em 2001 foi precisamente pela poluição, só depois começaram a ver que podiam ser os maiores do mundo, principalmente quando a Tesla demonstrou que era possível ter autonomias maiores que os veículos iniciais que não tinham mais que 120-160km

    3. Avatar de Zé

      Apesar da EU ser complicada, temos o reverso da medalha em muitos países como a China e até agora (ainda mais) os USA. São países onde o crescimento económico toma primazia e tudo o resto que se lixe. Há aqui muita gente que pode não se lembrar, mas eu ainda sou do tempo em que haviam rios completamente mortos no nosso país. A ria de aveiro era imprópria para banhos e a pesca proibida tal era a poluição. Idem a ria formosa. Haviam lixeiras a céu aberto onde era habitual fazerem queimadas para reduzir a quantidade de resíduos. Entre muitas outras coisas.
      Apesar de tudo, temos melhorado muito. Vão para a China onde vemos produções agrícolas ao lado de industrias pesadas e a usar como água o refugo líquido dessas mesmas indústrias. Cidades completamente irrespirável por causa da produção. Até me lembro de terem “cortado” uma montanha na China para fazer um corredor de ar que levasse a poluição para fora de uma cidade. Delhi fechou as escolas no ano passada por causa da poluição (o que na Índia não é exatamente novidade). E os USA nunca foram grande exemplo em termos ambientais e ao que parece não vai melhorar muito.
      Ainda assim, não me parece que seja tudo mau na EU.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Os carros elétricos são bons para o clima, pois eliminam os poluentes, nós.

  6. Avatar de outro_chegano
    outro_chegano

    a u.e. continua a ser gerida por tecnocratas que não ajudam em nada, apenas castigam o povo e prejudicam a re-industrialização do “velho continente” … dentro de uns anos, nem os africanos, desesperados por fugir da terra deles, vão querer vir para cá …

  7. Avatar de Mamadu BAAA
    Mamadu BAAA

    a europa esta todo dominada por politicos e burocratas de esquerda e extrema esquerda enquanto continuar-mos nessa linha a europa sera uma favela a céu aberto carregada de milhões de islamitas

    1. Avatar de Joao Rego
      Joao Rego

      Da ultima vez que a europa virou a direita houve uma guerra mundial.

      1. Avatar de GM
        GM

        Não foi Direita. Foi Nacional Socialismo.

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Correto, foi por um subgrupo da direita, neste caso a extrema-direita.

          1. Avatar de AteDoi
            AteDoi

            o nacional-socialismo de então estava associado com Estaline, que apenas resolveu atuar quando lhe invadiram as terras em busca do petróleo. Era tudo malta canhota

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Errado. Na altura a URSS tentou várias vezes negociar medidas com os vários países da Europa e EUA para lidar com a ameaça Nazi. Como não teve sucesso nestas, decidiu adiar o inevitável enquanto melhorava a sua máquina militar. Por alguma razão, os primeiros “inquilinos” do primeiro campo de concentração da Alemanha Nazi construído em Dachau, eram todos eles, sem exceção, comunistas. Bem como a vasta maioria de prisioneiros políticos na Alemanha eram comunistas, anarquistas e dirigentes sindicais. Portanto, lamento, o partido Nazi era de extrema direita. Aliás, segundo vários documentos, o nome do partido Nazi contém a palavra socialismo precisamente como forma engodo para tentar captar votos de pessoas que se consideravam de esquerda. Por alguma razão, a quase totalidade de académicos classificam o nacional socialismo como sendo de extrema direita. E a intenção de a Alemanha Nazi invadir a URSS era de colonizar esta, erradicando a sua população, e não apenas petróleo.

          3. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            Nuno V, ou o seu compêndio de história é inclinado para um lado, ou você precisa urgente de se informar, há muitos livros históricos que descrevem COM ISENÇÃO o que se passou na altura

          4. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Livros != Publicações académicas

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Outro que não faz a mínima ideia quais os sistemas sócio-económicos e ideológias políticas encontram-se englobadas na esquerda. Se for extremamente simpático, a Europa é de centro direita.

  8. Avatar de Max
    Max

    Os fabricantes europeus, relativamente aos carros não elétricos, podem pagar multas pesadas, se relativamente a todos os carros que fabricam (elétricos, híbridos e ECE) não conseguirem a redução das emissões de CO2, média por veículo, que está fixada.
    As multas, por si mesmas, por encarecerem a produção dos carros dos fabricantes que não atingem as metas, beneficia a Tesla e outros fabricantes de carros elétricos.
    Mas não é só isso, a Tesla tem recebido diretamente dinheiro dos construtores europeus derivado do “mercado de créditos de carbono”. Foi noticiado, relativamente a 2023, que a Tesla recebeu 1,8 mil milhões de dólares da venda de créditos de carbono (e 9 mil milhões desde 2019).
    E quanto às multas referidas acima, está previsto que vários fabricantes possam constituir uma “pool” para obter a redução das emissões em conjunto. Foi anunciado que, para 2025, constituíram uma pool com a Tesla fabricantes como a Toyota, a Ford, a Stellantis e a Mazda, o que pode render à Tesla mil milhões de dólares este ano, que os outros lhe vão ter de pagar, porque não entra na pool à borla. (Com os fabricantes chineses de VE não estão anunciadas pools … também era o que faltava).

    1. Avatar de Zé

      Se os carros elétricos são mais competitivos em termos de preço (pelas razões invocadas) então as empresas europeias que comecem a fabricar mais carros elétricos não? Mas carros decentes. Em vez de andarem a fazer remakes do Citroen DS ou do 2CV ou um mini de 50mil euros, que façam mais carros como o Dacia Spring que sempre custa menos de 20mil euros.
      O mercado pede carros mais baratos. Por um lado, é uma questão monetária. Mas por outro lado, há cada vez mais gente que não liga ou que liga pouco ao carro. Se há 30 ou 40 anos quase todas as famílias tinham carro, hoje me dia já há muita malta jovem que vive em cidades a quem o carro não faz sentido. Ou então querem um carro “barato” para voltinhas e pouco mais.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…alegando que o regulamento beneficia a Tesla e as fabricantes de automóveis chinesas. …”
    Este descobriram agora a pólvora looolooolool

    1. Avatar de JL
      JL

      Culpa deles, tiveram mais tempo que a Tesla e os Chineses.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A tesla china está a ser beneficiada, já o disse há muito. E é um dos argumentos fortes pata os construtores chinos levarem a questão das taxas ao tribunal europeu.

        1. Avatar de JL
          JL

          A Tesla China é Tesla, tal como a Audi China é Audi.

          Até beneficia com os diesel, já que são eles que produzem os componentes do adblue.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já lhe disse que os Audi’s chinos não vêm para a UE. Nem sequer têm argolas. Já a tesla faz o que quer. É uma promiscuidade a reboque dos alucinados da UE. Ele é mod3, ele é modY aos magotes para os tansos da UE comparem mat. chino praticamente isento de taxas.
            E o pior é que se não reverterem as grms por km, é o material chino que vai beneficiar dos milhares de milhões que os fabricantes europeus vão ter que pagar.
            Estamos a trocar tostões (taxas aos chinos) por biliões (créditos de carbono). Estar a assistir a este suicídio perpetrado por gente insana, é de loucos.
            Espero que prevaleça o bom senso ou ponham esta cambada toda a andar de lá para fora no 1º dia que isto for para a frente.

          2. Avatar de JL
            JL

            O que você diz não se escreve.

            Que interessa se vêm para cá ou não ? Não são Audi na mesma ?

            Essa é a marca nova, não se distraia, estou a falar das fábricas que existem lá há décadas.

            Isento de taxas não, pagam tudo tal e qual os outros, que são 10% como sempre foi há décadas.

            Os fabricantes europeus de moveis tiveram também décadas para inovarem.

            Suicídio? Não entendi ? De quem ?

    2. Avatar de Zé

      O regulamento é igual para todos e visa incentivar a produção de carros menos poluentes. Uns mexeram-se, outros não.

  10. Avatar de oscar
    oscar

    Cambada de incompetentes…

  11. Avatar de Andrade
    Andrade

    A Europa se continua a pensar ser a líder das questões ambientais, em todos os sectores, corre o risco de implodir faces aos custos da transição verde, outros países se dizem preocupados mas no fundo não querem saber, é só para agradar a UE e ficarmos convencidos que estamos a fazer uma grande coisa, mas a empobrecer e a emagrecer de dia para dia.

    1. Avatar de Zé

      Uma coisa não excluí a outra. As empresas europeias de carros já estiveram no topo. Infelizmente, não se tem visto nada de jeito nos últimos 20/30 anos. A VW teve modelos inovadores e icónicos. Vários Golf e Polo (entre outros) fazem parte de uma história automóvel pelas novidades que trazia. A Lancia teve o Quattro, entre outros. A Alfa Romeo, a Mercedes, o míticos R5, os BMW M. Até os Seat Ibiza TDI que tanto furor fizeram. Hoje em dia não há que esteja na minha mente. Até os Mercedes e BMW já não são carros de status e fiabilidade em boa parte. Caramba, tivemos Mercedes com motor Renault. Os fabricantes europeus como que se perderam numa nuvem de carros aborrecidos, iguais uns aos outros e simplesmente sempre a mesma coisa. E já ninguém liga a ter um VW ou um Audi. Basta ver qual a marca que vendeu mais… a Dacia que é a mais barata. São menos “bonitos” e menos refinados, mas fazem exatamente o mesmo que os outros, por menos dinheiro. Eu tenho um Dacia. É um Renault menos refinado, porque de peças é quase tudo. E para mim refinado não faz falta. Um carro é para usar e abusar, levar as pessoas e as tralhas todas. Menos refinado, menos stress em estragar as quartelas ou os bancos, como um amigo meu que tinha um Volvo todo pipi e não dava boleia a ninguém para não estragar o couro dos bancos 😀

  12. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    A Ursa a matar o resto das empresas auto.

  13. Avatar de MV
    MV

    Beneficiar a China ainda vá, agora beneficiar o nazi já acho mal.

  14. Avatar de natebul
    natebul

    A Tesla está a ir por água abaixo. BYD é melhor em tudo.

    1. Avatar de André
      André

      ᗱⵖᑐ é bom bólide.

  15. Avatar de Lulu
    Lulu

    A união europeia vai destruir a indústria automóvel na Europa com a obrigação dos carros elétricos, a China vai destruir o mercado europeu com os seus carros e preço, e os políticos europeus estão de olhos fechados

    1. Avatar de JL
      JL

      Não existe obrigação nenhuma de carros eléctricos.
      Tal como destruiu de outros equipamentos ?

      Eles estão de olhos bem abertos, os fabricantes europeus é que não.

    2. Avatar de Zé

      A indústria automóvel europeia está a auto destruir-se. Não precisa de ajuda. O que a indústria automóvel não fez, foi adaptar-se a novos tempos e novos métodos de trabalho. Mesmo com a regulamentação à frente dos olhos e anos e anos para adaptar, pensaram sempre que a EU ía adianto ad aeternum porque afinal, eles eram os reis disto tudo.
      E não, não é de agora.
      Em 2012:


      Get this: VW employs 549,300 people globally, a staggering number. Fortune magazine lists it as the eighth biggest employer in the world, behind giants such as Wal-Mart and the Chinese post office.

      VW has almost as many full-time employees as General Motors (207,000), Ford (164,000) and Fiat-Chrysler (197,000) put together. While those three behemoths collectively built 19 million vehicles last year, VW only built 8.5 million.

      On an employee-per-vehicle basis, VW looks hopelessly inefficient. It’s even worse if you measure the company on a revenue-per-employee basis.

      https://www.wardsauto.com/volkswagen/vw-looks-terribly-inefficient-except-on-the-bottom-line

      E em 2025 fala-se exatamente das mesmas coisas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nop
        o melhor caminho é mesmo rever a legislação em vigor.
        Não se percebe pq insistem em “chover” no molhado. Já deviam ter revertido e ontem já era tarde.

        1. Avatar de JL
          JL

          É isso, vão taxar os EV e isentar e incentivar os a combustão. Loooool

          Assim se prova mais uma vez que os ve poluem menos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É taxar todos por igual. Nada de isenções!

          2. Avatar de JL
            JL

            E é o que são.