Boas notícias para IPTV! Gigantes tecnológicas querem acabar com Escudo Antipirataria

32 Comentários

Ainda que seja muito cedo, pode haver boas notícias para a IPTV. A Google, a Amazon e outras empresas consideram ilegal o escudo contra a IPTV pirata e o futebol gratuito. Pedem à União Europeia que destrua o Escudo Antipirataria, por conter com inúmeras falhas que prejudicam as empresas e os seus utilizadores.

IPTV Google Escudo Antipirataria União Europeia

Querem acabar com Escudo Antipirataria

O escudo anti-pirataria utilizado na União Europeia para bloquear listas piratas de IPTV e futebol gratuito é uma medida abusiva que viola a privacidade e a Lei dos Serviços Digitais (DSA). Esta é a opinião da Computer and Communications Industry Association (CCIA), cujos membros incluem a Google, a Amazon e a Cloudflare.

Há alguns meses a Itália lançou o que chamou de Escudo Antipirataria. É, basicamente, um bloqueio dos endereços IP e DNS das listas de IPTV que pirateiam futebol e oferecem futebol grátis. Em Espanha e noutros países, a LaLiga e outras associações tentam implementar medidas semelhantes.

Longe de ser eficaz, este escudo bloqueou endereços IP legais de milhares de utilizadores e deixou os utilizadores italianos do Google Drive sem serviço durante horas, entre outros problemas. Além disso, a lei italiana foi mais longe, obrigando os ISPs a denunciar qualquer violação menor de direitos de autor por parte dos utilizadores, caso contrário enfrentarão penas de prisão.

IPTV Google Escudo Antipirataria União Europeia

As medidas contra IPTV são ilegais?

Esta medida de proteção apenas foi apreciada pelos titulares dos direitos de futebol. Os problemas que causa a quem nem sequer vê futebol são abundantes. Os ISPs têm de dedicar recursos técnicos e humanos e tornar-se a polícia dos seus próprios clientes, tendo de monitorizar o que fazem. Além disso, já existem inúmeras falhas deste Escudo Antipirataria, que bloqueou sites e utilizadores legais.

A CCIA enviou uma carta à Comissão Europeia questionando a legalidade da medida. Critica o facto de o Escudo Antipirataria ter sido desenvolvido por uma empresa afiliada na liga italiana, o que levanta dúvidas sobre se o sistema tem em conta os interesses de todas as partes. Acusa-o de contornar os controlos da União Europeia. Não foi aprovado no procedimento TRIS, que obriga a que este tipo de medidas seja submetido a uma revisão pela Comissão Europeia para verificar se está em conformidade com a legislação.

Veremos até que ponto a Comissão Europeia tomará medidas e irá realmente rever o Escudo Antipirataria, que as empresas tecnológicas consideram ilegal. Pode ser um alívio para as listas de IPTV piratas, mas garantidamente, a perseguição não vai acabar. No final do dia, pirateiam, e isso é inaceitável mesmo para aqueles de nós que consideram este Escudo Antipirataria uma medida abusiva e absurda.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O lobby dos canais de futebol na UE é tão grande que tem tentáculos pelo judicial, políticos, polícia por isso eles fazem o que querem mesmo sendo ilegal…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Estas a deixar o lobby dos clubes de parte por algum motivo?
      Repara na quantidade de problemas que as claques de futebol provocam e não há ninguém com eles no sítio para acabar/ proibir as claques.
      Ou o escândalo do selecionador nacional ser contratado como consultor e não como treinador.
      O futebol dá muito €€€ e move paixões talvez por isso seja tão complicado mexer na industria do futebol.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O maior problema é que há pessoas a ganhar 650000 milhões de euros, a vender as IPTV e sites, de streaming.
      Além de que, os bloqueios, de DNS, são driblados, com toda a facilidade, por quem tenha conhecimentos básicos, sem precisar pagar 60000 euros por uma VPN transparente.

  2. Avatar de Jackson L
    Jackson L

    E das coisas mais ridiculas que ja vi, quem nem liga a futebol durante os jogos dos 3 grandes nem consegue fazer stream do google drive! Ainda falam da china

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Verdade principalmente na NOS nos dias de jogo os torrents ficam lentos muitas páginas não abrem nem stream do youtube conseguia ver direito.
      Mudei para a DIGI fibra remédio santo sempre ao máximo da ligação nada congela durante os jogos.

      1. Avatar de JoãoAlves
        JoãoAlves

        Tenho NOS e raramente tive esse tipo de problemas…mas quando quero ver um jogo, digamos, “por outras vias”, uso uma VPN.

        1. Avatar de maxapadajá
          maxapadajá

          eu diria que vpn é quase imperativo, mesmo que o cartel não bloqueie o iptv o próprio iptv pode bloquear porque já deve conhecer a rede de ips o cartel como uma rede que faz muitas queixas e ataques aos servidores iptv e quando vê um ip do cartel sem vpn bloqueia.

          Depois o problema de usar vpn é o atraso d astream que pode ir até aos 2 minutos quando não sabem usar a vpn e a usam no modo automático. É necessário uma vpn que dê hipótese de escolher o servidor e sabe ro ping, normalmente vpns com servidores em Portugal ou Espanha são as preferíveis. Nordvpn tem em Portugal e o ping é bom, reduzo o atraso dos jogos aos 15 segundos que é muito bom até.

          Sei que Nordvpn é paga assim como os provedores de iptv premium também, mas consegue-se d eborla ou a “meias” 😉

          Eu uso conta vpn a meias com alguns indonésios que vivem no prédio ao lado da sede do CHEGA, quem paga é o Gajo das malas. Iptv é de borla, é só ungooglar e MAI NADA!!!

  3. Avatar de Darth
    Darth

    Ja agora, quais sao esses serviços iptv que devem wer bloqueados? É so para saber quem devo bloquear e nao seguir para cumprir com os desejos dessa mafia 😉

    1. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      O router das operadoras já vem “kitado” para bloquear ou sandvinar(encher a rede que faz as streams pararem de 5 em 5 segundos, o chamado freeze) certo tipo de tráfego. Logo é usar um router no meio com vpn que assim o tráfego que passa no router da operadora é encriptado e passa sem filtro.

      Aliás, todas as operadoras têm de oferecer router sem “kitadices”. Pelo menos têm de dar router com port forwarding ou DMZ, pelo menos uma destas tecnologias são obrigados a ter. Se não tiverem há PORRADA!!!!

  4. Avatar de zerto
    zerto

    Da de novo vale tudo. As operadoras nacionais constantemente violam a sua privacidade entrando nas nossas redes sem autorização mas não é considerado crime. Já o comum dos mortais que se dedica à estudar as falhas de segurança é um criminosos aos olhos da lei.

    A UE nunca foi uma democracia mas sim uma ditocracia que serve os interesses dos poderosos e mantém o povo debaixo da manhã da insegurança o principal exemplo é financiar uma guerra para continuar a espalhar sentimento de insegurança e ntrocar preços e impostos.

    Hitler foi um ensino ao lado desta ursula que manda na europa

  5. Avatar de Anung
    Anung

    DIGI e IPTV. É só isto que a maltar quer.

    1. Avatar de maxapadajá
      maxapadajá

      rbtv77

    2. Avatar de Alphie
      Alphie

      Dá apenas o que é preciso e a mais não é obrigada. Os outros operadores já nos obrigam a ter serviços impingidos. Porque sou obrigado a ter telefone se não uso, porque sou obrigado a ter 20 mil apps na box se não uso?

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se o preço do serviço for acessível vai haver menos pirataria. Basta ver Spotify e Apple Music entre outros, HBO, Netflix, Disney + e outros sevicos do gênero.

    As pessoas pagam se os preços forem acessíveis as realidades dos utilizadores.

    Se a sporttv fosse 10 euros mês possívelmente eles faturavam o mesmo e muito mais gente via legalmente. Assim são meio dúzia e o resto tudo ilegal

  7. Avatar de Max
    Max

    Normalmente os tais serviços com listas IPTV querem que se instale uma app cliente de IPTV (versão pro, plus) comprada à parte. A app XCIPTV Player, gratuita, parece-me bem.
    Agora quanto à “pirataria” há aspetos que não podem ser considerados pirataria. Posso ver os telecines na TV que está ligada à box, mas não os posso ver em mais lado nenhum, só com IPTV. E ver IPTV é o que está a dar no momento, não há cá 7 dias, nem andar com o filme para trás ou para a frente – o resultado é à noite, só há filmes com bolinha vermelha, com muita porrada parva, nem há por onde escolher. Não vejo em que é que o IPTV prejudique o negócio.
    Quanto aos jogos de futebol, em tempos as televisões estavam cheias deles, até era demais. Depois os clubes entraram em falência, queriam antecipar receitas, e cartelizaram as transmissões, com assinaturas caras. Raramente se pode ver um jogo que interessa em canal aberto. Arranjem uma forma de se pagar por jogo, a um preço razoável que o pessoal deixa de ver os jogos por IPTV, com transmissão aos soluços.

    1. Avatar de JoãoAlves
      JoãoAlves

      “Posso ver os telecines na TV que está ligada à box, mas não os posso ver em mais lado nenhum, só com IPTV” – Isto está errado, eu tenho a NOS e consigo ver os TV Cine com a palicação deles em qualquer lado, vejo no iPad, no telemóvel, no PC..

      1. Avatar de Max
        Max

        Eu tenho MEO e em nenhuma smart TV em casa, nem usando a app da MEO consigo ver os TV Cines.

      2. Avatar de Max
        Max

        Exceto na smart TV ligada à box, como facilmente se entendia pelo que escrevi antes.

        1. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          Tenho os telecines (tem nome novo) na televisão, da box. Não preciso de televisões de 5000 euros, para os ver. Basta a de 89 euros, que comprei há 5 anos atrás.
          Não estão disponíveis na ligação analógica, nas outras tv, sem box.
          Foi oferta, da MEO, na renovação do contrato.

  8. Avatar de fernando
    fernando

    O que cá faz falta é um trampa .

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Estou cheio de pena dos clubes de futebol, das ligas de futebol, dos operadores de televisão… coitados, ficaram 0,1% mais pobrezinhos, não ha direito. Os esquemas e máfias da bola, esta tudo bem, tudo legal e normal!

  10. Avatar de Messi
    Messi

    t.me/messiptv

  11. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Agora é que é de desconfiar. LOL

  12. Avatar de Juliano
    Juliano

    Na mesma lógica absurda e ilegal temos o Mapinet do Portugal dos Pequenitos.
    Quem bloqueia ou manda fechar devia ser no ambito da competência de um Tribunal, nem que tenha de ser ‘especialixado’ e responsivo, como o da Concorrência

  13. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Isto cá em PT é uma rebaldaria, fui noutro dia a casa dum tio meu e tinha mais aplicações de iptv do que eu nos shortcuts da tv dele cá em baixo (nem sabe esconder) e depois anda a dizer que paga 150 EUR por mês. Deve pensar que eu ando a apanhar bonés do CHEGA LOL

    Depois queixa-se que a tv não se mexe, pudera com tanta aplicação lá instalada. Até me passo!!!

  14. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Mãozinha do Trump e seus boys milionários nestas noticias, a querer que a UE pegue fogo… a querer que lucros de empresas e clubes baixem.
    Será que nos States é “tudo à grande” em termos de pirataria? 🙂

  15. Avatar de Fogaça
    Fogaça

    Literalmente “Roubar” para não ser roubado.

  16. Avatar de Luís Vieira
    Luís Vieira

    Tenho uma “paranóica” de 1,80 … apanho mais de 3000 canais, 1000 deles FTA … IPTV? Para quê? LOL

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mas os 1000 FTA que captas, nao passam por exemplo futebol portugues, jogos entre grandes, por exemplo…. alias ate de outras ligas, dificilmente consegues ver um jogo em FTA, algo bem raro.

      1. Avatar de Luís Vieira
        Luís Vieira

        Rai Sport – jogos aleatórios ligas italiana, espanhola, portuguesa, alemã, inglesa FTA … ABU DHABI Sport dá vários dos 3 grandes portugueses para além de muitos da Champions … Motors – automoblismo F1- Rally – GTA … e depois outros que não vejo, equitação, jogos olimpicos , tenis, NFL … etc etc etc.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          O Abu Dhabi Sports dá jogos entre os grandes de Portugal? a RTP Internacional apenas da 1 jogo por semana mas sem ser entre grandes!

          1. Avatar de Luís Vieira
            Luís Vieira

            Alguma vez a rtp fez serviço publico???
            o canal arabe pode comprar os direitos de transmissão seja lá de que país for… teem dinheiro para esbanjar.
            há mais um canal arabe mas não me lembro do nome , só aparece na minha box a designação “feed” que é uma ligação satelite para fins profissionais de outros canais de tv.
            o qatar transmitiu o mundial sem publicidade no eutelsat 16º este.