Nova atualização acrescenta ainda mais inteligência ao Windows 11

21 Comentários

A IA está a chegar ao Windows 11 de forma completa. A Microsoft quer tornar esta sua ajuda presente de forma permanente e isso tem sido visto. Agora, e ainda no programa de testes, temos finalmente uma pesquisa ainda mais inteligente e mais capaz.

Windows 11 pesquisa inteligência Microsoft

A Microsoft entusiasmou os seus utilizadores com um novo recurso de pesquisa suportado por inteligência artificial para o Windows 11. A funcionalidade baseada no ChatGPT está agora disponível para teste para os programadores do programa Windows Insider.

O novo sistema de pesquisa pode encontrar facilmente ficheiros e definições utilizando comandos de linguagem natural. Na verdade, a nova pesquisa semântica de que estamos a falar permite aos utilizadores encontrar ficheiros e configurações com comandos de linguagem natural, sem terem de se lembrar do nome exato do ficheiro. Por exemplo, termos gerais como “paisagem” podem ser utilizados para uma imagem ou “gestão do orçamento” para um documento Excel. Com a nova funcionalidade, pode:

  • Explorador de ficheiros : os utilizadores podem encontrar facilmente documentos ou imagens específicas.
  • Definições : O acesso rápido pode ser obtido com comandos como “Quero alterar a resolução do ecrã”.

Windows 11 pesquisa inteligência Microsoft

Esta funcionalidade está apenas disponível em dispositivos com unidades de processamento neural (NPU), como os processadores Snapdragon X Elite e Plus, denominados Copilot Plus PC. O suporte para a Intel e outros processadores virá no futuro. Além disso, a pesquisa de IA integrada no Windows 11 suporta atualmente um número limitado de idiomas. Os tipos de ficheiro suportados incluem:

  • Documentos: .txt, .pdf, .docx, .pptx, .xlsx
  • Imagens: .jpg, .png, .gif

Segundo a Microsoft, esta funcionalidade será ainda mais desenvolvida. Espera-se que os serviços de armazenamento em nuvem, como o OneDrive, sejam integrados na pesquisa semântica num futuro próximo. Além disso, está planeado trazer suporte total para a caixa de pesquisa na barra de tarefas do Windows 11.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eumesmo
    eumesmo

    windows e a sua inteligencia de ir ao bolso das pessoas. morte a microsoft ,se fosse por mim ja nem existia.

    1. Avatar de MManuelito
      MManuelito

      72% das pessoas usam Windows e por vezes não têm escolha, nomeadamente no contexto de trabalho….acabar com o Windows parece-me absurdo!

      1. Avatar de Zé

        E nas escolas, o que por arrasto se estende aos pcs de casa. Não necessariamente pelo windows, mas pelas aplicações do office. E não, não acho o office nada por aí além. Trabalho bastante com ele todos os dias, e tem falhas. Mas na verdade ainda não há nenhuma alternativa globalmente usada, por isso lá tem de ser.
        Pior são outras coisas como o outlook, o exchange, o teams e por aí fora que são fracos, fraquinhos. O google docs/sheets/slides é bem melhor que o office online. O zoom/meet e por aí fora batem o teams por KO (o team é mau…). O onedrive é uma desgraça. Na versão grátis do google drive safo-me bem melhor que com o onedrive pago que temos no trabalho. Para cloud a sério, tenho outro serviço não associado às “grandes” empresas.
        Mas… lá tem de ser. Em grande parte, já não deveria ser assim. Mesmo nos programas de gestão e por aí fora, muitos correm em ambiente windows sem qualquer necessidade. Bastaria um ambiente web e podia bem correr em servidor linux, windows ou outra coisa qualquer. Em boa parte é preguiça das empresas que fazem o software. Uso plataformas cloud há 20 anos e as funcionalidades não ficam atrás das aplicações “no pc”, se os programadores assim o quiserem. Como exemplo, a versão web do canva bate o publisher e powerpoint sem qualquer dificuldade com a óbvia vantagem de ser totalmente online. O publisher já nem sei para que existe. Está morto há décadas. O powerpoint só mesmo para formações e gestores preguiçosos. Eu já só faço apresentações no canva. Até o meu puto prefere o canva e o capcut quando tem de fazer trabalhos da escola. Só usa powerpoint quando é obrigado.
        O MS tem tido a sorte de não ter verdadeira competição (MaC e pouco Linux, mas Mac é outro mercado e Linux não sendo tão “comercial”, acaba por não ter marketing), mas com o massificar (cada vez mais) das aplicações por interface web, não sei não. Aí qualquer PC com qualquer OS tem acesso a tudo.

        1. Avatar de serafrango?
          serafrango?

          já estás completamente ultrapassado se pensas que o canva é top e o powerpoint é para os “preguiçosos”. o mesmo raciocínio tenho contigo. Quem usa canva é “preguiçoso” a nao procurar plataformas melhores para fazer apresentacoes. Canva é mediocre e lento a o fazer. Foi bom quando saiu. Agora é mais um mamute pouco pratico. Já agora o powerpoint para quem sabe o usar é MUITO poderoso. 95% nao o sabe, logo parece mediocre. Pelo teu discurso sobre o PowerPoint, o teu conhecimento nele está dentro dos 95%.

          1. Avatar de Zé

            Depende do uso. Se for para coisas “ligeiras”, rápidas e para +/- leigos, o powerpoint é demasiado complicado. Não, não é para utilizadores preguiçosos (disse gestores preguiçosos que passam a vida a fazer powerpoints e mais nada). Aliás, muito pelo contrário.
            Estou numa equipa de cerca de 30/40 pessoas onde sou dos poucos que sabe usar minimamente as ferramentas office. Praticamente não usamos o powerpoint ou o publisher e passámos todos para o canva. É muito mais intuitivo, mais simples, mais fácil de partilhar e co-trabalhar.
            O powerpoint, como todas as ferramentas MS é um camião TIR. Sim, leva mais carga que um carro ligeiro, para para voltinhas é totalmente imprático. Pode ser bom para “profissionais” da coisa, mas para leigos ou semi leigos, o canva é bom, bonito e simples.

    2. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Tu não sabes o que dizes e nem dizes o que sabes. Por ti o Windows e a Microsoft já nem existia, mas já pensaste que tu não és ninguém neste mundo para querer alguma coisa. Não gostas de Windows e dos produtos Microsoft é um direito teu, mas achares que podes te comportar como um porta-voz do mundo, acho que estás a exagerar. Não gostas, não usas, eu também não gosto dos teus argumentos e tenho que ser obrigado a lê-los aqui

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        paz e amor Ferreira, era mesmo eu que me ia estar a chatear por um comentário na internet 😀

      2. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Nunca aqui fui obrigado a ler nada de ninguém…

    3. Avatar de iFernando
      iFernando

      não há nada mais barato que o Windows! Todos os dias agradeço à Microsoft por me dar tanto por tão pouco. Um sistema cheio de apps grátis da Microsoft e actualizam e protegem grátis durante muitos e muitos anos.

    4. Avatar de Fusion
      Fusion

      Eu não gosto logo por mim acaba. Que pensamento tão progressista. Sabes quem pensava assim também? Um senhor dos anos 40 em que o primeiro nome começava por A e o sobrenome por H

      1. Avatar de Zé

        Alfred Hitchcock?

      2. Avatar de AlexS
        AlexS

        Porque e´qu não começaste em 1917 ?
        Certamente e´um pensamento progressista, são precisamente os progressistas que tudo querem proibir quando chegam ao poder.

    5. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Já cá faltava!!! Parece que mais ninguém te vai ao bolso…mas se calhar, por cá, vão-te ao c….não?

  2. Avatar de andy
    andy

    Listary ou AnyTXT como alternativas para pesquisa de conteudo e Everything para pesquisa de ficheiros

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      DocFetcher é o que usamos aqui na empresa, desde que o windows search do w10 deixou de indexar em condições…

  3. Avatar de Giordano
    Giordano

    Então e o comando opt-out? Opt-out da ia a ler e mexericar os MEUS documentos? Opt-out da telemetria? Opt-out da espionagem? Ou vou ter mesmo de mudar de sistema operativo se quiser privacidade?

  4. Avatar de JS
    JS

    Ainda bem que apareceu a Microsoft para podermos utilizar o SO para aqueles que so sabem navegar e ler mails e pouco mais sendo um sistema gratuito só acho que peçam por máquinas com três quatro anos não poderem ter o 11 por certos requisitos

  5. Avatar de João Grandão
    João Grandão

    Tem é que acrescentar inteligência aos desenvolvedores do Windows para fazerem SO bons e não esse erro que é o W11.

  6. Avatar de Zé

    Se em vez de andarem com “novidades” se preocupassem em resolver os erros com anos e anos que nunca foram convenientemente resolvidos é que eram espertos. A minha tardinha de ontem foi reinstalar o windows e o office porque levei com o conhecidissimo erro C0000022 depois de uma atualização e perdi a ativação do windows e do office e se tentasse reativar ou até retirar a licença levava com o erro C0000022. Já andava há umas semanas a ganhar coragem (mas também não precisei de grande coisa e fui adiando). Ontem lá teve de ser.
    O mais engraçado é que com o windows e office desativados, fiz reinstalação/update (diretamente pelo windows) e ficou tudo ativado automaticamente. Que palhaçada. Bom era se a MS me pagasse as 2 ou 3 horas que estive de volta daquilo!

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Deixa-te de queixumes lamechas e faz o teu trabalho!

  7. Avatar de Luís
    Luís

    Eh eh, vou já instalar para perguntar os números do Euromilhões e depois formato o PC. Definitivamente a IA que muitos aclamam de boa, só serve para nós tornar mais ignorantes. Prefiro aprender coisas novas, por exemplo, como o meu PC funciona e saber fazer contas sem máquina de calcular.