Portugal: Vai haver mais apoio para compra de elétricos, mas…

64 Comentários

Se está a pensar adquirir um carro elétrico, fique a saber que este ano haverá mais dinheiro por parte do Governo. O abate afastou, no passado ano, candidatos a apoios à aquisição de veículos elétricos.


Para 2025 estão previstos 13,5 milhões de euros

De acordo com as informações, o Governo vai usar a verba não executada do ano anterior para reforçar o montante previsto para 2025.  “A verba não executada em 2024 acresce ao apoio previsto para 2025, no caso dos avisos dos veículos de emissões nulas”, disse uma fonte oficial do Ministério do Ambiente e Energia ao Negócios.

De relembrar que no ano passado, o Fundo Ambiental contou com 10 milhões de euros, mas, apenas foram gastos cerca de 6,5 milhões de euros, o que significa que 3,5 milhões irão somar ao valor deste ano. No total, estarão previstos 13,5 milhões de euros para ajudar particulares e empresas a adquirirem um veículo elétrico.

Ainda não há data prevista para a abertura das candidaturas.

Para particulares, está contemplada uma compensação de 4000 euros na aquisição de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico, cujo custo final de aquisição não seja superior a 38 500 euros, incluindo o IVA e todas as despesas associadas, acompanhada do abate de um veículo movido a combustíveis fósseis com mais de dez anos. Este valor é majorado no caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social, às quais é atribuído um apoio de cinco mil euros.

Igualmente contemplados estão incentivos, até 50% do valor máximo, na aquisição de bicicletas de carga com e sem assistência elétrica (até 1500 euros), bicicletas elétricas para uso citadino (até 500 euros), bem como Motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos (todos com um teto de 500 euros de comparticipação) e bicicletas citadinas convencionais (até 150 euros).

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Boa! Falta mais acumulável com o abate de viatura superior a 25 anos 🙂

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      **mais um acumulável **

  2. Avatar de ElectricBiker
    ElectricBiker

    Comprei uma bicicleta o ano passado a contar com isto e não lançaram o apoio. Este ano já se lembraram de lançar novamente. Que sorte!

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      O ano passado houve. As candidaturas estiveram abertas até 31 de dezembro.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Podes comprar uma na Banggood ou na Geekbuing e nem os 500 euricos gastas.

  3. Avatar de Budvar
    Budvar

    Há algum plano para TV’s OLED ?

    1. Avatar de Bravud
      Bravud

      Qual OLEDs… na verdade era melhor que dessem apoio à compra de calçado para quem anda exclusivamente a pé (quem não tem carro ou qualquer outro meio de transporte com rodas e nem anda de transportes públicos). Estas pessoas estão constantemente a ser descriminadas e afinal também têm de se deslocar no seu dia a dia.

      Acho que era um caso a pensar… há muita gente a andar de chinelos, calçado roto ou ainda sem a devida aderência em pisos molhados… por vezes anos e anos a fio até rebentarem por completo com o que lhes cobre os pés.

      Quanto muito poderiam depois fazer depender o subsidio a atribuir do combustível utilizado: se batatas e arroz ou se bifes e lagostas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Bem visto.

      2. Avatar de Zé Alfa
        Zé Alfa

        descriminar – deixar de ser crime
        discriminar – diferenciar

        1. Avatar de lazefa
          lazefa

          Pois andar a pé até parece ser crime, todos os outros parecem ter direito a vias dedicádas por onde andárem e subsídeos para se deslocárem ou até comprárem o seu meio de transpórte. Só o póbre desgraçado do pião que nunca deixa de o ser é que nunca tem direito a nada, nem para trucar as sólas dos seus sapátos, e ainda vê as suas vías para se deslocar estreitádas para dar lugar aos que andam a toda a brida em cima de ródas.

  4. Avatar de CP
    CP

    Mas porque carga de água é que o estado anda a dar dinheiro para carros a pilhas quando Portugal é dos mais pobre a nível de eficiência energética nas casas ? Ainda mais a maioria da população não consegue ter um carro elétrico seja pelo preço proibitivo, seja pela falta de infraestrutura para carregar os mesmos. Ou devem pensar que agora o pessoal dos prédios vai começar a passar extensão do 10andar. Palhaçada. É dinheiro só para quem já o tem.

    1. Avatar de JL
      JL

      Tanto serve para os a pilhas como para os eléctricos a baterias, e também há ajudas para aumentar a eficiência em casas, são temas distinto, não venha já tentar valorizar o seu diesel.

      Por não conseguir é que existem estes apoios, tanto que só servem para carros até certo valor.

      Há falta de infraestrutura? Onde ?

      Você acha isso ou viu num desenho ? É que a energia nos prédios vai de baixo para cima e não de cima para baixo.

      Palhaçada. Não, é dinheiro para quem os quer e não chega. Você não quer.

  5. Avatar de viriato alves
    viriato alves

    Não se esqueçam que a energia não ficar mais barata
    não se esqueçam que a radiação electromagnetica pode provocar:
    ansiedade e depressão
    disturbios de sono
    aumento do risco de doenças neurodegenerativas
    infertilidade
    e outras.

    1. Avatar de JL
      JL

      E a gasolina vai ficar mais barata ? É que acabou de aumentar.

      Qual radiação e de qual espetro ? Pode deixar os estudos a provar isso ? Ou isso é apenas um sonho seu ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Se calhar precisam reforçar os subsídios à electricidade.
        3.3 mil milhões ao ano já não deverão ser suficientes.
        Está o baile armado.

        1. Avatar de JL
          JL

          E qual o mal nisso ? Prefere ficar às escuras ?

          Está i baile armado.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            As escuras pq? Quero pagar o valor justo.:
            Valor de produção + margens+impostos. Caso contrário é q podemos ficar âs escuras.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w

          2. Avatar de JL
            JL

            Só vai pagar MAIS o valor justo em tudo, não entende que a eletricidade é a principal fonte de energia de uma nação ?

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Em 2024 o abate afastou candidatos a apoios à aquisição de veículos elétricos… e o que faz o governo para 2025? Mantem a obrigação do abate.

    Podem já somar ao valor destinado a 2026 os 6 ou 7 milhões que vão sobrar este ano.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Assim é q deve ser. Isto não é a da Joana.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Não digo que não, mas não deveriam estipular o ano dos carros a combustão pois dessa forma estão a limitar imenso o acesso ao apoio.

        Pode existir muitas pessoas que não se importavam de despachar um ICE com 8 ou 9 anos, mas assim deixam de poder e continuam a poluir.

        Além de que o apoio devia dar para a aquisição de EV’s usados, afinal de contas se a preocupação é retirar poluição das estradas um EV usado serve perfeitamente, é mais barato e com o apoio tornava-se uma opção válida para femilias com menor poder de compra.

        Como vês não tem nada a ver com ser a da Joana ou não.

        1. Avatar de JL
          JL

          O ev usado já teve apoio.

    2. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      É assim tão difícil arranjar um cancro para abater? Acho que a maior dificuldade, para a maioria da população, é ter dinheiro para a aquisição.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A questão é que tinhas de ter o dito cancro em teu nome a 2 anos para ser admissível…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          E não pode vender ou exportar o novo até que o mesmo complete pelo menos 2 anos. O que tb é uma boa medida.

          1. Avatar de Andreas Noack
            Andreas Noack

            Isso é para impedir que usem um apoio de 4000 mil euros para fazer negócio. Não discordo.

        2. Avatar de Andreas Noack
          Andreas Noack

          Onde consta essa condição? A única que vejo no site do fundo ambiental relativamente ao abate, não indica isso.

          “Comprovativo de abate de uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos passado em nome do candidato, no caso de candidaturas à tipologia 1 – Veículos ligeiros de passageiros (categoria M1), devendo o abate ter ocorrido após 1 de janeiro de 2022.”
          https://www.fundoambiental.pt/apoios-2024/mitigacao-as-alteracoes-climaticas/introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-no-ano-de-2024-mobilidade-verde-passageiros-2024.aspx

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Porque não ser apenas obrigado a abater um carro a combustão? Porque é que quem tem um ICE com 8 anos não o pode abater e candidatar-se ao apoio para um EV? Não me parece que polua muito menos que um com 10 anos.

  7. Avatar de Saloon Ferreira
    Saloon Ferreira

    Abater?! Eu vou é comprar outro a combustão e rapidamente. Daqui a 10 anos vale tanto ou mais do que hoje. Viram aqui primeiro 😉

    1. Avatar de JL
      JL

      Então vá, quando o IUC levar o aumento que estava previsto, depois venha cá dizer quanto ele aumentou na valorização.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O sonho molhado do @JL só não sabe q vai ser nos elektros.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não é nenhum desejo meu, é algo que já foi tentado e vai vir novamente, não há como dar a volta.

          Sim vão ter também, mas só falta vir dizer que o IUC vai ser mais alto nos eléctricos. Loooooooooool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Foi tentado e correu mal para o lado de quem tentou. Não acredito q haja mais alguém com vontade de tentar novamente a não ser que tenha tendências suicidas.

            Qt aos elektros com 2Tons , Paris já cobra 18€ à hora e não correu mal. Estão a facturar à grande.
            Esteja descansado que é só princípio.

          2. Avatar de JL
            JL

            E vai voltar, não tenha duvidas, reduziram de um lado, vem do outro, correu mal devido às eleições…:

            Enquanto não houver eleições….

            Paris também cobra aos a combustão com mais de 1600 kilos, que são a maior parte.

            Não é só elétricos, são todos.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não há combustas até ao segmento D que pesem mais se 1600 kgs.
            Se pesarem é pq trazem bicho (híbridos e PHEV’s)

          4. Avatar de JL
            JL

            É o que não faltam, até deles a pesar 2500 kilos.

          5. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            Aposto contigo que dos 30 carros mais vendidos na Europa a combustão não encontras mais que 5 com peso acima dos 1600kg.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não erra por muitos na pesquisa que fiz, nos 25 mais vendidos encontrei 4, isto assumindo as versões mais leves a gasolina, quando havia.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mostre la os 5 q encontrou?
            No mínimo eram HEV ou mHEV.

          8. Avatar de JL
            JL

            Eu disse 4, 5 com o Tesla.

            Eu disse que usei as versões mais leves que havia, óbvio que alguns são hev, porque não existe outros.

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Quando os EV’s começarem a pagar 43€ por cada 1000km percorridos, como na Nova Zelândia, também vai ser considerado uma valorização dos EV’s. 🙂 🙂 🙂

          1. Avatar de JL
            JL

            Nesse caso os a combustão vão pagar 74 ou 75 euros a cada 1000 KMS, se é esse exemplo que usa.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está barato. Devia ser 90€ para compensar aquilo que estragam!

          3. Avatar de JL
            JL

            Sim, 74 ou 75 euros também não é nada para compensar aquilo que estragam e o barulho que fazem, mais o fumo que mandam para cima dos outros que vêm atrás.

  8. Avatar de IrÓcuMata
    IrÓcuMata

    As democracias estão a tornar-se verdadeiras ditaduras, o estado escraviza-nos com impostos. Nunca pensei dizer isto mas espero que Putin viva o tempo suficiente para tomar toda a Europa, se ele é um menino de coro comparado com a corja de Bruxelas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Porque não imigra para a Rússia ? Já pode estar mais perto dele.

  9. Avatar de Zézito
    Zézito

    Carro bom e ecologico: Toyota Land Cruiser de 1974
    Zero filtros, zero eletronica, 100% reciclável, e a footprint de construção que já está mais que compensada.

    1. Avatar de JL
      JL

      Como é que ele compensou ? passou a eléctrico ?

      1. Avatar de Simsoueu
        Simsoueu

        Favor ver todo o video para entender de uma vez por todas

        1. Avatar de JL
          JL

          Coitado desse rapaz, a maior parte do que ele diz são verdadeiros mitos.

          Mas esse é o seu dono ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por acaso, na generalidade, tudo o q o rapaz disse, é verdadeiro. E até peca por escasso. A não ser que, no início do intervalo de emissões, estivesse a considerar baterias de 24kWh ou menos q na altura havia muitas.
            E é de tal forma verdadeiro que os factos levaram à demissão do Timmermans que demorou 7 meses para dar resposta a isso com evasivas.

            As contas são muito simples de fazer. Por cada kWh de bateria produzido, são libertados 200 kg de CO2

            Ndr. Apesar de várias promessas já com anos de que passaria a ser usada electricidade”verde”, a grande maioria das baterias continua a ser produzida com electricidade intensiva em carbono proveniente do carvão. Em grande escala na China e em menor na Polónia e na Alemanha.

          2. Avatar de JL
            JL

            O timmermans não foi demitido.

            Errado, por cada kWh são 80 a 87 kg CO2/kWh.

            Não são promessas são factos.

            https://www.transportenvironment.org/uploads/files/TEs-EV-life-cycle-analysis-LCA.pdf

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Simplesmente quem o tem não precisou de comprar outro para andar. Não precisou de gastar novos recursos para ter um carro pior e que faz exatamente o mesmo.
        Duvido que haja um elétrico com a mesma resistência que este.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas ele não pagou nada, só aumentou sempre a pegada, pode dizer que poluiu menos, mas nunca pagou nada.

          Mas já agora quantos KMS tem o carro e o que consumiu, é até alguns para os manterem gastam mais me recursos que se comprassem novo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em 50 anos já teria q ter comprado 5 elektros e cada elektro antes de por as sapatas no asfalto, já poluiu o equivalente a 200k kms num diesel.
            Fora q nenhuma electricidade e livre de emissões sendo q na maioria dos países, andar a electricidade polui mais q o gasóleo (China, India, Eua, Austrália, Polónia, Alemanha e por aí fora)

          2. Avatar de JL
            JL

            5 como ?

            Errado,nem 40 mil chega, e a partir daí esse cada vez polui mais, já que usa muitos mais recursos.

            Então ele usou combustíveis livre de emissões ? E todo o resto ?

            Mas ele andou nesses países ? Então sendo assim tem de usar o consumo médio desses países, que passa os 10 litros por cada 100 KMS.

        2. Avatar de JL
          JL

          Duvida porquê? Se até duram mais, o meu mais velho vai com 27.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Temos q ver isso a andar.

          2. Avatar de JL
            JL

            Quando quiser, não é nenhum Tesla, mas mexe, neste momento está a trocar rolamentos no eixo dianteiro.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mostre. Não precisa ser a sua.
            Mostre uma Partner/Berlingo elektra de 1998 a andar onde lhe tenham espetado com uma bateria de um Tesla!
            É que uma mais nova 4 anos só com 19000 milhas andadas não passa das 30 milhas! Quem é que quer isto? Só se for para o museu
            https://www.ebay.co.uk/itm/176412017995?msockid=09eeb1da083c6f771469a5ac095b6e34

          4. Avatar de JL
            JL

            Quem as quiser alterar, são bons negócios.

            Deixe lá, vale mais que o seu charuto que não anda.

          5. Avatar de JL
            JL

            Com baterias Tesla só encontro um 106, pesquise no YouTube.