Os carros elétricos perdem autonomia no inverno? Um novo teste mostra a verdade

70 Comentários

Os carros elétricos estão a conquistar o mercado, mas há ainda muitos pormenores que os consumidores desconhecem. A questão da autonomia traz ainda muitas dúvidas e em particular o desempenho no inverno. Um novo teste trouxe mais informação e mostrou quais os que têm melhor autonomia face ao prometido pelas marcas.

autonomia carros elétricos inverno marcas teste

Elétricos perdem autonomia no inverno?

Como se sabe, um dos maiores testes dos carros elétricos é a autonomia que oferecem em condições reais de estrada durante os meses de inverno. O Winter Range Test anual realizado na Noruega revelou quantos modelos elétricos de diferentes segmentos funcionam em condições de clima frio.

Em particular, embora alguns modelos oferecessem uma gama muito próxima dos dados de fábrica, alguns ficaram muito aquém das expectativas. Os resultados são interessantes e mostram uma realidade em alguns casos muito diferentes do que as marcas anunciam e usam como argumentos de venda.

Conforme os resultados obtidos nos testes, o Tesla Model 3 (LR RWD) prometia uma autonomia de 702 km segundo os dados de fábrica. Este carro elétrico apresentou um desvio de 24 por cento ao oferecer uma autonomia de 531 km em condições de clima frio.

Winter Range Test – resultados

  • Polestar 3 – 531 km (WLTP: 560 km, desvio de 5%)
  • Tesla Model 3 LR RWD – 531 km (WLTP: 702 km, desvio de 24%)
  • Porsche Taycan – 499 km (WLTP: 592 km, desvio de 16%)
  • Kia EV3 – 499 km (WLTP: 590 km, desvio de 15%)
  • BYD Tang – 482 km (WLTP: 530 km, desvio de 9%)
  • Audi Q6 e-tron – 481 km (WLTP: 616 km, desvio de 22%)
  • VW ID.7 GTX Tourer – 440 km (WLTP: 571 km, desvio de 23%)
  • Peugeot E-3008 – 347 km (WLTP: 510 km, desvio de 32%)

Teste aos carros mostram verdade das marcas

Embora o Polestar 3 tenha entrado no teste com um alcance declarado de 560 km, tornou-se um dos modelos com melhor desempenho com 531 km. Em particular, atingir o valor WLTP com apenas um desvio de 5% mostra que o veículo oferece um desempenho muito estável em condições de inverno.

Além disso, os resultados de alguns modelos foram muito dececionantes. O Volkswagen ID.7 GTX Tourer oferecia uma autonomia 23% inferior aos dados de fábrica e podia percorrer apenas 440 km. O Peugeot E-3008 foi o modelo que sofreu a maior perda da lista, com um desvio de 32 por cento.

Os resultados provaram mais uma vez que os carros elétricos podem sofrer mais perda de autonomia do que o esperado em condições de tempo frio. Especialmente os modelos com baterias de alta capacidade podem oferecer um alcance aceitável mesmo nos meses de inverno.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Os BYD apesar de seem LFP não estão mal colocados.
    É pena não colocarem o Y ,o carro que mais se vendeu em 2023

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Penso que há já vários automóveis que aquecem as baterias para evitar temperaturas extremamente baixas.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Para um desvio tão baixo, certamente q aqueceram as baterias antes de iniciarem a prova.

      O Polestar não ganhou nada

      Tb não sabemos a que temperatura foi realizado o teste. Ficamos tipo 1 burro a olhar para um palácio.

      Tb não sabemos qual foi a velocidade media do percurso dos carros em análise. Uns podiam ter dado mais que outros, inadvertidamente.

      A Polestar não ganhou nada. A Polestar simplesmente anuncia um WLTP mais realista.
      O teste apenas prova aquilo que já se sabia há muito. A Tesla é a que mais mente nos anúncios de autonomia. Para criar hype e falsa sensação de liberdade de alcance junto dos potenciais clientes.
      Dizer q a Polestar é melhor, qd se sabe que o Pol3 tem uma bateria monstra, tb é uma mentira por parte dos promotores do teste suecos visando favorecer a marca que de sueca tem zero. Mas “prontes” é o circo a q já nos habituaram.

      1. Avatar de JL
        JL

        Tão baixo, por acaso é muito alto.

        Não, ganhou você.

        O wltp é igual para todos.

        Ela não mente, até porque em condições de ambiente mais próximas dos testados em ambiente de wltp fica bem proxima.

        É verdade que tem a maior bateria, daí não sofrer tanto em relação aos mais eficientes.

        Mas agora a polestar já é sueca ? Você muda de conversa conforme a música.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Eu disse q s Polestar é Sueca? Vc é q anda com os olhos em bico!

          1. Avatar de JL
            JL

            Então o argumento está todo baralhado, para quê favorecer uma marca que não é sueca ? Está mesmo todo baralhado, efeito do preconceito.

            Mas sim, é sueca, como sempre foi e sempre será.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não está nada. É bom q os fregueses acreditem que é sueca. Historicamente com carros com boa qualidade percebida e comprovada por decadas iam la desperdiçaro legado. Se disserem que agora é Chino vendem menos.
            Não viu como foi com o Volvo EX30? Fartaram-se de vender lataria chinesa aos fregueses q na boa fé actrditaram que era um produto sueco e até trazia a bandeira nos bancos e tudo. looolooolool

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas ela é sueca, não há como dar volta a isso.

            A Polestar não tem qualidade ?

            Mas não é chino, é sueco.

            Um porsche feito na china tem menos qualidade ?

            Que tem o volvo, também tem falta de qualidade ?

            E sim, a volvo continua a ser sueca.

            E um audi produzido na china também é lataria chinesa ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Porsche não fabrica carros na China.
            E se fabricasse era para vender só e apenas lá como os Audi sem argolas.

            A Polestar já não tem nada a ver com a Suécia. Nem sequer um simples papel a atestar a propriedade ou co-propriedade.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que tem a Volvo? O EX30 elektro é uma desgraça. Nada a ver com os pergaminhos da marca e muito longe dos que estão a vender mais, os verdadeiros Volvo.
            O Ex30 nem sequer é um bom elektro qt mais um bom carro. Sorte deles que de início venderam umas latas daquelas ao pessoal que acredita.

          6. Avatar de JL
            JL

            Ah não ? então porque tem lá parte da engenharia e desenvolvimento ?

            A Audi tem lá fábrica sim.

            https://www.audi.com/en/company/strategy/locations/china.html

            O desenvolvimento e investimento é Sueco, apesar do fabrico ser chinês, ao contrário da Porsche e da Audi.

            Estão longe ? já vende mais o EX30 que muitos outros modelos da volvo, claro que é uma degraça dita por si, é eléctrico.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como disse, a Porsche não tem fábrica na China e a Audi tem fabrica (s?) que fabrica carros sem aneis para serem vendidos no mercado chino.

          8. Avatar de JL
            JL

            Então mas porque não responde à pergunta ? Não tem resposta ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual pergunta? Dos elektros sem qualidade nenhuma, a respirar barato por todos os poros e ainda por cima ineficientes face à concorrência?
            Se a Volvo estivesse dependente dos elektros já tinha fechado o porta.

          10. Avatar de JL
            JL

            Portanto não respondeu à pergunta se um Porsche ou Audi fabricado na China é diferente de outros.

            Se dependessem dos a combustão estavam a miar como as marcas alemãs que são boas a fazer móveis e a montá-los.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já lhe respondi e pela 3ª vez, a Porsche não fabrica nenhum carro na China. E os Audi fabricado na China não têm aneis.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt à Volvo…
            “A Volvo vendeu 763.389 unidades em todo o mundo, representando um aumento de 8% em relação a 2023.Os modelos 100% elétricos (BEV) totalizaram 175.194 unidades”
            E destes a maioria era a lata china do EX30 ≈ 100mil:
            https://insideevs.uol.com.br/news/746790/volvo-ex30-eletrico-vendas-brasil/?utm_source=chatgpt.com
            O que quer que lhe diga?
            A própria Volvo reconheceu que só com elektros não conseguiria sobreviver e por isso alterou o seu compromisso de apenas vender 100% elektros em 2030. Ou tb já se esqueceu desta?

            E agora vou-lhe dar outra onde a Volvo vai novamente dar o dito por não dito:
            ” …A marca estabeleceu a meta de que 50% de suas vendas globais sejam de veículos totalmente elétricos já em 2025…”
            Estamos a observar looolooolool

          13. Avatar de JL
            JL

            Tem desenvolvimento e investigação na China, vai ter ao mesmo, continua sem responder da Audi, não falei nesses novos, falei dos que já fabricava desde 2009.

            Meu caro, o Volvo EX30 para a Europa é produzido na Europa.

            https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/pressreleases/318400/volvo-cars-to-build-ex30-small-suv-in-ghent-as-part-of-global-production-capacity-boost

            Se a Volvo não vendesse tanto eléctricos não tinha atingido as metas de CO2, e ia pagar multas absurdas, portanto depende mais dos eléctricos do que pensa.

            Óbvio, as vendas não subiram como estavam a subir, a crise tramou todos.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então vai buscar um comunicado de imprensa da marca divulgado em 2023 dando nota daquilo q eu já tinha referido e não se concretizou., nomeadamente.
            1-Volvo Cars Vai ser 100%elektras até 2030 (Sopa)
            2-Metade dos carros da Volvo Cars serão 100% elektra até 2025 (sopa)
            😛
            Adiante. O que lá está em relação ao EX30 é q a Volvo Cars decidiu que começará a construir o novo Volvo EX30 na sua fábrica de Ghent, na Bélgica, a partir de 2025…
            Significa q nenhum EX30 foi fabricado na Bélgica. Capisce? 😛
            Ainda estamos para ver se vai ser sopa ou bifes com batatas e se o fizer é apenas para fugir às taxas aduaneiras da UE
            Este modelo 100% chino q de Volvo só tem o nome é de muito má qualidade. Duvido q muito mais gente vá a cair na esparrela de comprar gato por lebre pq já transpirou muita informação negativa para a opinião pública.
            Em resumo. Os 100 mil 2024 Ex30 vieram todos sem excepção da fábrica de Zhangjiakou. Uma fábrica que é da Geely e de onde sai tb o modelo Xingyuan que ambiciona competir com o mercado de entrada elektro da BYD
            O EX30 está ao mesmo nível daquele e apenas foram adicionadas bandeirinhas da Suécia nas costuras dos bancos e o lettering com as letras volvo
            https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-09-03/china-s-geely-unveils-compact-ev-to-challenge-byd-s-seagull?utm

          15. Avatar de JL
            JL

            Tanto concretizou que é lá que vão ser produzidos.

            Tenha calma, esse anuncio foi feito em 2018, muita coisa correu mal a partir dai, que não foi culpa deles, no entanto vão bem lançados, Na Europa alcançou 36%, 46% em Portugal, e falta ver como corre este ano.

            Tem razão, ainda nenhum foi produzido na Europa, pensava que já tinham iniciado produção.

            Não é para fugir, é para os produzir mais baratos, como a Audi e outras fazem na China para os venderem lá.

            Ele não é um modelo chino, é um model 100% Sueco, já foi lá que foi desenvolvido.

            A única má qualidade que eu vejo é nalguns bugs de software, de resto é muito bom.

            Mas os chineses já demonstram ter mais qualidade que os europeus, mas em tudo, qual é o seu telefone chinês com melhor qualidade europeia ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Praticamente todos, mas isso tem um gasto energético. Há um truque que muitos podem usar para diminuir essa perda em estrada, é aquecer a bateria antes de sair para a viagem quando ainda está ligado na tomada, eu faço isso e também fico com o carro quentinho de manhã.

  3. Avatar de B@rão+Vermelho
    B@rão+Vermelho

    O problema da eletricidade sempre foi e será sempre o armazenamento, produzir é “fácil “
    O frio sem ser em demasia é benéfico para as baterias assim como para os carros a gasolina e gasóleo, a nível de performance no mundo das corridas de Mota e carros é normal arrefecer os combustíveis, já os lubrificantes o frio extremo é inimigo, tenho familiares no Canadá e dizem que de inverno o carro tem de ser ligado à corrente para o óleo não congelar no carter

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem só pelo óleo, mas também pelo combustível, não por ele congelar, mas sim pela viscosidade que aumenta consoante a temperatura.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Lá no Canadá não há óleo 0W30 ou 0w20? Ou são as temperaturas q andam abaixo dos -35⁰C?

      A esses -35⁰C, mais depressa descarrega a bateria de 12V do q congela esse óleo.

      1. Avatar de JL
        JL

        Para quê ? para quando forem meter combustivel meterem também óleo ? bem, tem a vantagem de nunca ser preciso mudar o óleo, já que está sempre novo. LOOOL

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não diga disparates.
          Simplesmente em PT não justifica pq nc estão -35⁰C.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nem cá nem lá, os motores só aguentam o 0w quando são novos, a partir de alguns anos chapéu, parecem frigideiras a consumir óleo.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Combustível? Sabes o ponto de congelamento da gasolina?

          1. Avatar de JL
            JL

            Gasolina ? Quem usa isso em Portugal ?

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Portugal? Onde temos temperaturas baixas em Portugal?

          3. Avatar de JL
            JL

            Não temos, só se forem eléctricos é que há temperaturas negativas.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por acaso tenho apanhado em PT temperaturas bastante mais baixas do q as verificadas no teste aos elektros na Noruega.

          5. Avatar de JL
            JL

            Ena, foi à Serra da Estrela.

            Mas eles não disseram quais as temperaturas do teste.

            Só falta vir dizer que Portugal ficou mais frio no inverno que a Noruega. Looooooool

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não foi preciso ir à serra. Num dia apanhei aqui 1C⁰ e no outro foi 2C⁰.
            Em qq dos casos bem abaixo da temperatura verificada aquando do teste aos elektros na NO que foi de 7⁰

          7. Avatar de JL
            JL

            Já está muito acima das temperaturas que eles têm lá, cerca de 10 a 20 graus acima.

            Errado, bem acima dos testes deles que fizeram apenas uma pequena tirada, cerca de 130 kms com temperaturas que chegaram aos 5 ºC no topo das montanhas.

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Yamahia, os meus familiares estão no estado de Winnipeg e hoje estão -31 e dizem que é normal baixar até -40.
        Um dos meus primos trabalha na cidade mais próxima do polo norte e neste momento apenas podem trabalhar no exterior o máximo de 20 minutos e de mascara própria para não congelar as vias respiratórias.

  4. Avatar de Mac
    Mac

    Os testes incluíram o aquecimento dos ocupantes? Ou conduziram embrulhados em mantas como os chineses.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então os carros têm compartimentos de passageiros separados ?

      Em mantas ?

        1. Avatar de Vítor M.

          Hmmm esse vídeo tem coisas estranhas. 😉 repara bem.

        2. Avatar de JL
          JL

          LOOOOOOOOOOOOOOL

          Enfim, só podia.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Podem ter levado kispos de penas.
      Mas tiveram que despi-los pq afinal estiveram +7⁰C.
      Rico teste reprentativo do Inverno da NO looolooolool

      1. Avatar de JL
        JL

        A temperatura mais alta regista foi de 5 graus em apenas uma zona, e você vem dizer que foi 7ºC ?

        “No alto da montanha, a temperatura é significativamente mais alta, cerca de cinco graus Celsius “

      2. Avatar de JL
        JL

        Não sabe já que os Noruegueses não sabem viver no inverno deles ? os tugas é que sabem.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Esse teste era de valor se estivessem -20C+
          Agora assim…
          Então mas lá no sítio está mais quente nos picos do que nas planicies?
          “Testen ble kjørt i temperaturer pluss 7…”
          Onde viu os 5⁰?

          1. Avatar de JL
            JL

            E lá estão -20C onde ? para você ter argumentos para espetar aos que vivem no norte de Portugal ?

            Afinal eu tinha razão, os Noruegueses não sabem onde vivem. LOOOOL

            Claro que está, não sabe que lá no inverno tem poucas horas de Sol, e em muitos locais só tem Sol no topo das montanhas, mas enfim, o preconceito é maior que o conhecimento.

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde vi ? na página do teste que está aqui no artigo:

            https://www.motor.no/bil/vinterens-store-rekkeviddetest-2025/302344

            “Bilene er nå forbi 400 km – og temperaturen oppe på fjellet er betydelig høyere enn i lavlandet. Det er fem varmegrader ved Folldal.”

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Essa não é a pagina do teste. É um órgão de informação semelhante à secção motores do Pplware.
            A citação que deixei ali acima é q é da página dos testadores e falam em +7C⁰
            Então e qual foi a velocidade média de cada carro? Durante quantos kms? E fizeram pré condicionamento da bateria ligados á tomada antes de arrancarem ou não?
            De onde soprava o vento à passagem de cada carro? Etc. Informações disponibilizadas muito pifias para que as conclusões sejam levadas em consideração.

          4. Avatar de JL
            JL

            Se eles falam e dizem isso é porque fizeram como você, leram bem mas perceberam mal.

            É um teste para entender os devidos ao wltp anunciado, provavelmente fazem um percurso onde podem simular as mesmas condições. Não fazem como você, diz que faz uma coisa e depois anda a outra velocidade.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O “provavelmente ” a mim não me diz nada. Fiz perguntas concretas de fácil resposta. Sem respostas concretas o teste vale zero.

          6. Avatar de JL
            JL

            Eles não estão ali para dar respostas às suas perguntas ridículas, eles andam com os carros e pronto.

            Não fazem como você que vive no meio da AE.

        2. Avatar de Yamahia
  5. Avatar de SilvaEs
    SilvaEs

    Aqui só comentários de gente que pensa saber mais da Missa que o Padre…

    1. Avatar de Pedro António
  6. Avatar de JL
    JL

    Baterias com temperaturas negativas… Boa sorte.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual o problema ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ainda menos autonomia e carregamentos ainda mais lentos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas por isso elas não andarem no negativo.

          Neste momento a perda já é menor que nos a combustão, mas não diminuem a velocidade de abastecimento, só a espera.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se estiver a -20⁰C em carregam.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *nem

          3. Avatar de JL
            JL

            Carregam pois, esse problema foi identificado, na altura também não abasteciam nas bombas.

  7. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Quem usa gasolina em Portugal? Eu uso qual é o problema? É crime? Para quem não andar assim tantos km carro a gasolina e5 mais compensatório

    1. Avatar de JL
      JL

      É uma ironia, porque a grande maioria usa gasóleo.

      Obrigado por contribuir para um gasóleo mais barato.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        A diferença entre gasóleo e gasolina já é mínima. A maior diferença está na compra do carro. É óbvio que vais a gasóleo fazem muitos mais um mas para quem faz uma média de 12000km por ano quando chegar aos 200000 ou 250000 o carro já estará velho. Os 5 a 6 mil euros que custa a menos a gasolina da para pagar anos de combustível. Cada 1 deve comprar o que lhe for mais conveniente como sempre digo

        1. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Além de que a gasolina é mais agradável conduzir e com + 150,000km poluem muito menos

  8. Avatar de PJA
    PJA

    O BEV com temperaturas baixas perde autonomia, por exemplo a -20°C pode chegar aos 50%. Não é um defeito mas uma característica da tecnologia, as baterias têm de ter uma temperatura óptima para não se degradarem.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não perde, tem menos autonomia ou gasta mais, tal como os a combustão,no entanto e segundo os ultimos testes, alguns já são melhores que os a combustão nesse gasto.

      Não, não chega, fica pelos 29% segundo os ultimos testes, tem aqui um artigo sobre isso.

      Esse aspeto não é degradação, é eficiência.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Basta consultar um perfil no SprintMonitor e verificar como os consumos dos elektros são sensíveis às alterações de temperatura:
        https://www.spritmonitor.de/en/detail/1026753.html