IUC: já não vai ter de pagar no mês da matrícula do veículo

46 Comentários

O IUC (Imposto Único de Circulação), também conhecido como “selo do carro”,  é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido. Se até agora tinha de pagar o IUC no mês da matrícula, tal vai deixar de acontecer.


O IUC deixará de ser pago no mês da matrícula, passando a ter uma data-limite única para todos os contribuintes até 31 de dezembro. Além disso, o pagamento pode ser realizado em duas prestações, dependendo do valor. Segundo as informações, em valores acima de 100 euros será possível pagar em duas prestações. Tal medida faz parte da Agenda para a Simplificação Fiscal.

Como pagar o IUC online?

Para proceder ao pagamento do IUC deve-se emitir o Documento Único de Cobrança (DUC) no Portal das Finanças. Depois é só seguir os seguintes passos:

  • Aceda ao Portal das Finanças;
  • No campo de pesquisa, escreva “IUC”;
  • Na lista de resultados de pesquisa, clique em “Entregar ano corrente”;
  • Faça a autenticação inserindo o Número de Identificação Fiscal (NIF) e a respetiva senha de acesso ou a Chave Móvel Digital (CMD);
  • Na página “Entregar IUC”, assinale categoria correspondente à viatura e clique no botão “Pesquisar”;
  • Em “Consultar”, selecione o veículo e pressione no botão “Emitir”.
  • Se não conseguir emitir o DUC, deve pagar o IUC num serviço de Finanças.

O pagamento do IUC pode ser feito por MB WAY ou por Multibanco, homebanking ou nos Correios/CTT.

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fabio
    Fabio

    Já entrou em vigor a lei ? Vi agora no meu portal das finanças e ainda me aparece o limite de 31-10-2025.

    1. Avatar de ze
      ze

      Apenas entrará em vigor em 2026

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Alguém sabe se sempre foi para a frente o redução do IUC das motas?
    Se assim for vou trocar de mota, a compra das minhas motas teve em conta o valor do IUC, se passarem ao que foi anunciado 0,04 € por CC, é justo e já se pode comprar uma mota um pouco mais confortável para se viajar. 🙂 🙂

    1. Avatar de ze
      ze

      Foi aprovado como resolução da assembleia da republica e já públicado em diário da republica (googla “Resolução da Assembleia da República n.º 8/2025, de 14 de janeiro” )
      No entanto uma resolução é apenas uma recomendação ao governo por isso presumo que agora o governo ainda tenha que alterar a lei para que isto realmente tenha efeitos práticos. No que toca a essa parte não sei ao certo como funciona nem prazos :/

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Ze, muito obrigado pelo esclarecimento, provavelmente só para o próximo ano, abraço.

        1. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          É só para o próximo ano…
          Eles disseram que este ano o IUC, tanto nos carros como nas motas, ia ficar congelado (vamos pagar o mesmo que se pagou em 2024)… entretanto devem aprovar a lei da redução pras motas…

          Só não sei onde foste buscar a parte dos “0.04€/CC” – se isso for verdade, é alta notícia!!! Tenho uma GSXR 1000 e o ano passado foram “só” 138€ (bando de chulos, dass)!!! Se for mesmo como dizes, para o ano não chega aos 40€ – top!!! 🙂

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Eu ouvi na TSF, uma apresentação da lei e ficou no ouvido os tais 0,04 € por CC, vamos ver, a compra das minhas motas foram baseadas no IUC, se mudar também vou alterar uma das motas.

  3. Avatar de Max
    Max

    De facto, passar 1 minuto da meia-noite do último dia do mês da matrícula – praticamente duplicava o valor do imposto, em coimas de execuções fiscais.
    Eu sei, porque paguei, online, por ter deixado passar o prazo por esquecimento (E não me digam que não era assim, que foram às finanças pagar o IUC do carro da mãe que já nem andava com o carro e não pagaram as coimas). Era uma grandessíssima roubalheira,

    1. Avatar de Luís+C::!"
      Luís+C::!”

      E se passar 1 minuto depois da meia noite de 31/12 vai ser igual!
      Pergunto, tolerância de 1 minuto, 1 hora, 1 dia? E se for 1 segundo após o minuto de tolerância?

      1. Avatar de Max
        Max

        Ainda não saiu a legislação, não se sabe ao certo como vai ser,
        Mas há de ser mais fácil de lembrar que “este ano tenho que pagar o IUC do ano passado”, do que “até ao final do mês de janeiro tenho que pagar o IUC do ano passado” – que é o meu caso este ano, porque a legislação ainda não saiu.
        Não tenho o pagamento do IUC em débito direto, que é a melhor solução, mas tenho no alarme do calendário. É que não dá para acreditar o que se paga a mais por atraso no pagamento do IUC.

      2. Avatar de Max
        Max

        Correção – o que foi anunciado foi isto:
        “O Governo anunciou que, a partir de 2026, o IUC passará a ser pago em fevereiro, caso o valor total seja inferior a 100 euros. Caso seja superior a 100 euros, o imposto será pago em duas prestações, uma em fevereiro e outra em outubro, metade em cada mês.”
        O que falta saber é se vai logo para execuções fiscais e se as coimas são as mesmas – que isso é que é realmente importante.

      3. Avatar de André R.
        André R.

        Tens de pagar nos últimos minutos? Tens 365 dias para pagar…

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Tipico tuga… nao faz uma gestão financeira para pagar, vai pagar ás 23:59 e ainda se queixa que é perseguido.

      1. Avatar de Max
        Max

        Típico tuga que não percebe que a questão não é pagar às 23:59 ou às 01:01. É: quem se esquecer vai pagar praticamente o dobro. No meu caso, tenho o mês de janeiro para pagar, não paguei em janeiro, paguei em fevereiro.
        Em tempos que já lá vão, quem se atrasava a pagar qualquer imposto ia pagar uma coima simbólica, não é a roubalheira das coimas do IUC.

        1. Avatar de Luís+C::!"
          Luís+C::!”

          Há a opção de Débito Direto (expecto veículos comerciais)

        2. Avatar de Fred
          Fred

          Que dificuldade os portugueses têm para respeitar regras! Nem a po**a de um prazo conseguem respeitar?

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Deixa de ser no mês da matricula e passa a ser em Ferereiro.
    E Passa a ser a partir de 2026.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    O meu carro é de Fevereiro, já serei abrangido por esta medida?

  6. Avatar de jAr
    jAr

    Para quê mexer no que funcionava bem!?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Para ajudar o IGCP a aliviar a tesouraria.

    2. Avatar de Vítor Madeira
      Vítor Madeira

      Concordo. Da forma como está, funciona mesmo muito bem.
      (Presumo)

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E quem tem débito direto, como vai ser?

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Os € vão te continuar a sair da conta normalmente, não te preocupes.

  8. Avatar de Quem
    Quem

    Fixe seria não ter de pagar quem tem apenas uma viatura.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      isso seria quase toda a gente, para isso mais fixe seria não pagar a partir da segunda viatura

  9. Avatar de LM
    LM

    Anda sempre a mudar. Razão: Confundir as pessoas e apanhá-las desprevenidas. É mais uma forma de queimar, não de simplificar.

  10. Avatar de Realista
    Realista

    isto simplifica de caraças.

    Na empresa tenho veículos a pagar em Março, Novembro e Agosto e é preciso estar sempre atento para não ter de pagar o dobro.

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Torna as coisas mais simples.
    E a divisão em prestações sempre pode ajudar uma família mais carenciada a gerir surpresas em simultaneo no mes do IUC.

    De resto eu até gostava de forçar o meu cérebro a lembrar-se que em agosto havia algo extra para pagar, lá vou ter que o programar para dia 31 dezembro

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Sim, à “lá Portuguese”… no ultimo dia…

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Para alguns se esquecerem e no ano seguinte ficarem com o reembolso do IRS congelado

  12. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Isto é em Portugal ou no Brasil?

  13. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    A medida não é má…. no mês da matrícula o contribuinte pode se encontrar “apertado” financeiramente, pagará no seguinte.

    Agora, pelo que percebi, não será para todos: quem tem um veículo com matricula de dezembro terá que paga o respetivo imposto neste mês…

    Lembra o dia de aniversário, quando concedido pela entidade patronal, em que um trabalhador faz anos a 29 de fevereiro (ano bissexto)… só o goza de 4 em 4 anos… bom, é resolvido, normalmente, por acordo em que o trabalhador goza ou antes ou depois.

  14. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    A ideia é boa, mas talvez tenha ido um pouco longe de mais. Se fosse por exemplo, pagar 100% ou 50% até ao fim do primeiro semestre e depois, pagar o remanescente até 31Dez, conseguiam aliviar os sistemas de cobrança. Não se pode pensar que qualquer sistema responde a tudo no último dia, que é o que vai acontecer. Além disso, é bom que o português se vá lembrando que a despesa existe, e assim obriga a um melhor planeamento financeiro. Seja como for, a iniciativa é otima!

  15. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Ou seja, antes pagava duas vez por ano, agora tenho que pagar tudo uma vez… Brilhante ideia para quem têm mais que um carro .

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Não percebeste nadinha, pois não??? Iliteracia.

      1. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        Tu é que não precebes te nada.
        Tenho dois carros. Pagava a duas vezes e agora tenho que pagar dois ICU no mesmo mês .
        Calado eras um poeta

    2. Avatar de TRON
      TRON

      IUC E NAO IMI 😀

      1. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        Ainda sei ler.. muito obrigado

  16. Avatar de João+Leitão
    João+Leitão

    Eu paga em Fevereiro. Agora só preciso pagar em Dezembro… de cada ano?! Isso é quase um ano de borla! Lamento quem paga em Dezembro. 🙂

  17. Avatar de Someone
    Someone

    sou só eu a achar que esta medida é para o futuro poder aumentar o IUC e a malta dividir a prestação para criar efeito de ilusão?

  18. Avatar de Joao
    Joao

    Agora em vez de pagar o IUC ao longo do ano nos dois carros que tenho passo a pagar o mesmo mês.
    Que ideia idiota. Por causa dos esquecidos passo a ter uma grande despesa em fevereiro.

    1. Avatar de Mendes
      Mendes

      Tal qual. Assim, o estado antecipa TODOS os pagamentos para o inicio do ano quando até este ano vai receber faseado por 12 meses.

      O Copilot deu esta resposta:”No Orçamento de Estado para 2024, o governo português estimou arrecadar 511 milhões de euros com o Imposto Único de Circulação (IUC)”

      Portanto, antecipar o recebimento de cerca de 500 milhões de euros para fevereiro vai ser bom para a tesouraria do estado e vai ajudar na propaganda da execução orçamental do primeiro semestre.

      A iliteracia financeira geral dá muito “jeito” para os governos (esquerda/direita) pois vendem como “reformas”, etc.
      Acresce que o estado recebe cerca de 2 milhões de euros por mÊs de imposto ISP (combustiveis) para reparação de estradas…que estão pejadas de buracos e sem sinalização horizontal (traços/pinturas) que afectam muito a segurança rodoviária (de noite e tb qd chove).

      1. Avatar de Max
        Max

        O Copilot informou-te mal:
        ” a partir de 2026, o IUC passará a ser pago em fevereiro, caso o valor total seja inferior a 100 euros. Caso seja superior a 100 euros, o imposto será pago em duas prestações, uma em fevereiro e outra em outubro, metade em cada mês.”

        1. Avatar de Mendes
          Mendes

          Meu caro o copilot serviu somente para saber o total de imposto pago em 2024!

          A sua nota está certa no montante…vão todos pagar até 100€ em fevereiro! O restante no segundo período.

          E sim, mantém-se o facto do estado antecipar muitos milhões em fevereiro.

  19. Avatar de Antonio
    Antonio

    O post não está correto,
    O pagamento do IUC, quando o valor for até 100 euros, passará a ser feito até ao final de fevereiro. Quando o valor superar os 100 euros, o pagamento é dividido em duas prestações, pagas em fevereiro e outubro.

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    Giro Giro, vai ser quem tiver mais do que 2 automóveis no agregado familiar…
    Vai ser 1000 a 1500€, de prestação, de cada vez…

    A lei tributária neste jardim plantado há beira-mar, criada e aprovada até então, pelo governo do futuro recluso #44, é inenarrável…

    Os anos passam, o veículo envelhece e o imposto além de não baixar, ainda se serve de um coeficiente que se mantém igual ao do ano de 2010, que já tem 14 anos de existência…

    A acrescentar a tudo isto, este imposto marxista, não existe para se poder circular, mas pelo privilégio de se poder ter um «caixote com quatro rodas»…

    Que país este…