Cada vez menos privado ou anónimo! Telegram partilha mais dados de utilizadores com Polícia

18 Comentários

No ano passado, o co-fundador do Telegram, Pavel Durov, foi preso em França sob várias acusações associadas à moderação de conteúdos. Desde então, este serviço, conhecido pela sua privacidade e anonimato, deixou de ser o mesmo. Foi necessário alterar a política de privacidade para tornar a aplicação de mensagens mais segura.

Telegram dados utilizadores privacidade polícia

Telegram é cada vez menos privado ou anónimo

Com isto, a equipa da plataforma decidiu cumprir com as exigências das autoridades. Ficou mais colaborativa e forneceu informações sobre possíveis atos ilícitos que os utilizadores estejam a ser praticados na aplicação. Segundo um relatório de transparência, partilhado no GitHub, os números de informações transferidas entre o Telegram e a Polícia aumentaram significativamente durante o segundo semestre de 2024.

As estatísticas que revelam a informação partilhada pelo Telegram determinam que no primeiro semestre de 2024 foram partilhados apenas os dados de 54 utilizadores, mas depois de julho o número aumentou drasticamente, especialmente com a detenção de Pavel Durov.

Neste período foi concedido o registo de mais de 1.350 utilizadores da plataforma. A percentagem de requisitos cumpridos foi elevada, fazendo com que a famosa aplicação de mensagens parecesse uma empresa séria ao cumprir as suas promessas.

Partilha mais dados de utilizadores com Polícia

Por exemplo, na Finlândia foram cumpridas 79% das encomendas, enquanto na Bélgica 74% e no Reino Unido 98%. O relatório destaca que a Índia foi um caso especial. Aqui foram fornecidos mais de 23.500 endereços IP e números de telefone. No caso de Portugal, foram pedidos dados de 6 utilizadores e fornecidas informações de 5.

Isto marca, sem dúvida, um antes e um depois no Telegram. Antes, a plataforma era uma das aplicações mais privadas e anónimas devido à sua encriptação. No entanto, isto chamou a atenção dos criminosos, que têm utilizado estas liberdades em seu benefício, o que tem gerado graves consequências para a empresa.

O WhatsApp e o Signal também enfrentaram casos semelhantes em que tiveram de contribuir com as autoridades para resolver casos criminais. Isto não significa que o Telegram rastreie qualquer utilizador, mas sim aqueles que apresentam sinais suspeitos e representam uma ameaça para a sociedade, tal como acontece noutras plataformas.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emanuel Torres Mendonça
    Emanuel Torres Mendonça

    No Brasil o Whatsapp forneceu tudo o que podia de um adversário politico. Mas o engraçado, foi que, o pedido surgiu de um emoji (sim, um emoji). O governo e a policia entenderam que o emoji usado na conversa, atentava contra a “democracia”.

    Bom, depois disso, basta extrapolar para o resto do mundo.

    1. Avatar de O-das-CAldas
      O-das-CAldas

      Eu também sou assim … muito mentiroso! Mas eu não estou à espera que acreditem, tu estás?

  2. Avatar de Aziado
    Aziado

    Mudem para o Signal.

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      +1, O único verdadeiramente anónimo e que aceita doações para contribuir com o seu funcionamento.

    2. Avatar de Secreto
      Secreto

      “O WhatsApp e o Signal também enfrentaram casos semelhantes em que tiveram de contribuir com as autoridades para resolver casos criminais. ” O Signal não é tão privado assim. Se querem mesmo secretismo, usem Threema, SimpleX, ou Element

    3. Avatar de nuno a
      nuno a

      isto, nao percebo porque continuam no telegram e no whatsapp, dos gratuitos o signal sempre foi o mais seguro

      1. Avatar de CarlosST.
        CarlosST.

        Vai acreditando no Pai Natal…O Signal se tiver pressão das autoridades responde igual. Uma forma mais segura, eu digo mais segura, porque nada vai ser 100 % seguro, é usar o Element X, que usa o protocolo Matrix, basicamente podemos ser nós o servidor de mensagens e não fica nada na “nuvem”.

    4. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      Eu bem queria, e está instalado, mas então, até o deserto do saara tem mais pinguins do que o signal utilizadores activos….

  3. Avatar de Elektro
    Elektro

    Por favor não metam o Signal no mesmo saco. O Signal das vezes que foi necessário partilhar informação foi revelado a público que só conseguiam e partilhavam a data de quando um utilizador tinha sido criado e a última vez que esteve online. Nada de IPs e outros registos que o WA e o Telegram registam que nem deveriam ser registados em primeiro lugar.
    Para além disso recentemente o Signal passou a permitir criar contas sem utilizar o número de telemóvel, logo associar um user ao número de telemóvel e por consequência a um contrato de um ISP para identificar quem é caí logo por terra : https://signal.org/blog/phone-number-privacy-usernames/

    1. Avatar de CarlosST.
      CarlosST.

      Daqui a uns tempos a gente fala…vai acreditando nisso.

  4. Avatar de oscar
    oscar

    Mudem para o session. Esse sim é privado. Nem telefone precisam.

    1. Avatar de CarlosST.
      CarlosST.

      Element X.

    2. Avatar de Joel Matos
      Joel Matos

      SimpleX funciona melhor que o Session e também não gera metadados.

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Desde que continue a ser seguro e encriptado, só deixou de ser anónimo o que realmente nunca foi, simplesmente ignoravam os pedidos de dados porque eles têm o número e IP das sessões.

    Pelo que se sabe o Telegram não abriu nenhuma backdoor na sua encriptação ponto a ponto, nem deu conversas privadas encriptadas já que não tem como o fazer só mesmo o IP e número de telefone, mas isso todos têm, se querem anonimato talvez o session seja o caminho se gostam de segurança e funcionalidade o Telegram continua a ser a escolha certa.

  6. Avatar de joão
    joão

    Session, Briar, Jami… há bastantes alternativas!!!

    Não entendo é porque é que o Jami é tão pouco falado, sendo distribuido do dos que mais funcionalidades tem…

  7. Avatar de yivaro
    yivaro

    se nao es uma pessoa de interesse ninguem vai ler a tuas mensagens.

    deixem de mandar postas de pescada, como se fossem os mais importantes to mundo. mania da perseguição….

    mandem uma carta por correio ou uns sinais de fumo, se querem mias privavidade

  8. Avatar de MLopes
    MLopes

    foi tudo a correr atrás do telegram e agora…
    se tivessem dado mais atenção ao signal, element, etc é que tinham feito bem mas o marketing tem ferramentas poderosas…

  9. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    Mudem para o Line