Liberdade de expressão? Meta segue X e troca verificação de factos por notas da comunidade

37 Comentários

A Meta, empresa-mãe do Facebook e Instagram, anunciou uma mudança significativa na sua estratégia de combate à desinformação. A partir de agora, o programa de verificação de factos realizado por organizações externas será descontinuado, Este será substituído por um sistema de “Notas da Comunidade”, similar ao modelo implementado no X.

Meta verificação factos notas comunidade

Verificação de factos passa a notas da comunidade

A decisão, que começa a ser implementada nos EUA, surge após a Meta reconhecer que o sistema atual, baseado em verificadores de factos independentes, apresentava “vieses” e resultava na verificação excessiva de conteúdos. A empresa acredita que o novo modelo, que se baseia na contribuição dos próprios utilizadores para identificar e contextualizar informações potencialmente falsas, será mais eficaz.

O sistema de “Notas da Comunidade” permite que os utilizadores adicionem notas a publicações que considerem enganosas ou que necessitem de contexto adicional. A Meta afirma que este modelo, já utilizado com sucesso no X, permite que a comunidade decida quais as publicações que precisam de ser sinalizadas. Isso promove uma maior transparência e participação dos utilizadores no combate à desinformação.

Com esta mudança, a Meta pretende também “permitir mais discurso” nas suas plataformas, diminuindo as restrições em tópicos como imigração e género. Quer focar-se em “violações ilegais e de alta gravidade”, como terrorismo, exploração infantil e tráfico de drogas. A empresa reconhece que os seus sistemas de moderação de conteúdo “foram longe demais” e cometeram “muitos erros” ao censurar excessivamente conteúdos legítimos.

Meta quer mais Liberdade de expressão para todos

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, admitiu que a mudança é, em parte, motivada por eventos políticos recentes e por uma mudança cultural que prioriza a liberdade de expressão. O Conselho de Supervisão da Meta, órgão independente que supervisiona as decisões de conteúdo da empresa, saudou as alterações. Manifestou também a sua intenção de colaborar com a Meta na implementação deste novo sistema.

A transição para o modelo de “Notas da Comunidade” será gradual e a Meta prevê que o sistema seja aperfeiçoado ao longo do ano. A empresa irá também substituir os avisos sobrepostos em publicações por etiquetas. Espera que isso vá simplificar a experiência do utilizador.

Resta saber como este novo modelo irá impactar a luta contra a desinformação nas plataformas da Meta. Há que saber também se será eficaz na identificação e combate às notícias falsas. A experiência com o X não tem sido pacifica e muitos entendem que a rede social de Elon Musk tornou-se um local onde as informações falsas são atualmente um foco e um lugar-comum.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Someone
    Someone

    O problema é sempre o mesmo: Onde há liberdade de expressão torna-se muitas vezes liberdade de opressão…

    1. Avatar de FOSS
      FOSS

      Agora as palavras fazem doi-dói ao ponto de oprimir? Cada um tem que ter o direito de falar o que quiser. Se não acabamos todos numa distopia de Orwell.

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        mesmo estando a mentir ou a “mal-informar”?
        é que é disso que se trata

        1. Avatar de rui
          rui

          Obviamente que sim, seja verdade ou mentira tem direito de exprimir, se é mentira só tem de ser contraposto com verdade

          1. Avatar de PML
            PML

            Excelente. Espero que adote o mesmo sistema na educação dos seus filhos – Filho, mente ou diz a verdade. É indiferente, o importante é falares e seres feliz… Ou que um vendedor minta, o importante é o cliente comprar. Ou os professores ensinem coisas erradas – o que interessa é passar de ano.
            Tudo isto explica bem porque chegámos aqui.

          2. Avatar de Tromp
            Tromp

            E chega o momento do “ não ha pachorra” e do cansaço .
            E a sociedade em termos de conhecimento fica estratificada em níveis de burrice.
            Depois a IA ocupa o espaço da inteligencia humana e pronto.

        2. Avatar de papagaio
          papagaio

          ahaha..que fazer então com a classe politica que nos governa e esses sim tem influencia

      2. Avatar de Someone
        Someone

        Parece que a carapuça lhe serviu…
        Qualquer coisa, mande audio com o choro, tá? beijoooo

    2. Avatar de SilvaEs
      SilvaEs

      Verdade. Depois ficam surpreendidos quando acontecem ataques a minorias, instigados por estes discursos. Ou ataques o de 6 de Janeiro ao Capitólio. Há muito que deixou de existir Sociedade: agora sãos tribos.

      1. Avatar de Claudio Fernandes
        Claudio Fernandes

        Não sei se e o teu caso, mas torna-se ridículo censurar pessoas por base em ideologias. Como disse o o rui mais a cima “se é mentira só tem de ser contraposto com verdade”.

        É ridículo, pois quem defende esta “política” de censura à tão grave desinformação e mentiras, que podem levar a ataques a minorias, ódio, opressão, … são as mesmas pessoas que dizem que ter discursos com pontos de vista homosexuais, transgênero a crianças, … não vai influenciar niguém a se tornar homosexual ou transgênero.

        Só o “discurso de ódio”, “desinformação” e “mentiras” é que influenciam as massas, lol

        Diga-se de passagem que são definitdas o que é desinformação e mentiras pelas mesmas pesosas com poder para censurarem.

        Mostrem mas é a verdade e deixem as pessoas acreditarem no que quiserem.

        1. Avatar de Someone
          Someone

          mas está aí precisamente o problema…vamos chegar a um ponto que vai ser dificil de “filtrar” a informação verdadeira com a falsa…
          Portanto, diria que é meio caminho andado para polarização política mais acentuada e caos social…

          1. Avatar de Someone Else
            Someone Else

            E aqui está o Someone prontinho para nos dizer a todos o que é Verdade ou o que é Mentira. Agradeçamos pois todos ao Someone que nos vai salvar do “caos social” e da “polarização política”… ou será da “bipolarização política”? Na verdade não interessa se o Someone está um pouco confundido, pois a Verdade está com o Someone. Aliás, faço já aqui a minha contrição: se a Verdade está com o Somenone então o confundido só posso ser eu.
            Viva o Someone, o dono da Verdade!

          2. Avatar de Claudio Fernandes
            Claudio Fernandes

            Vais chegar ao ponto de ser difícil filtrar? Onde fica então a inteligência, ponderação, investigação, ver os 2 lados, …

            Quem se deixa levar por tudo e por nada e não diversifica as suas fontes vai acabar na ignorância eterna. Culpar os outros por isso é só mais estúpido ainda!

  2. Avatar de Anung
    Anung

    O problema dos fact checks e poligrafos é que necessitam de fact cheks e poligrafos para os analisar!

    No caso do poligrafo português, quando as noticias não são favoráveis ao PS, tiveram de implementar o “Verdade, MAS……….” e uma desculpa esfarrapada.

    1. Avatar de FOSS
      FOSS

      Absolutamente verdade. O fact -check só funciona se for descentralizado (notas da comunidade). Caso contrário haverá sempre um incentivo explícito à manipulação da notícia.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Ao PS?
      O polígrafo é liderado por 6 membros do CDS e PSD. Vá lá ver que até o aumento, de 37%, no ISP, é dado como falso, mesmo que, a meio do texto, digam “que o valor é verdadeiro MAS, é devido à taxa de carbono, que é incorporada no ISP. ”
      Como 99,999999%, dos leitores só leram o título, apoiam o PSD-CDS-IL-Chega, porque dizem a verdade, “como o polígrafo comprova”.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        E quais são esses membros?

      2. Avatar de Claudio Fernandes
        Claudio Fernandes

        O polígrafo também disse que o Ricardo salgado não roubou os portugueses. Roubou o fundo de resolução, que tem dinheiro dos contribuintes, mas não é o contribuinte.

        AHAAHAAAAAH

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    “”Meta quer mais Liberdade de expressão para todos””

    Hehe quem diria, o Zuckerberg quase chora a fazer o vídeo de tal forma existe muito pessoal a dizer que o video não parece real.

    Ele bem sabe que o Trump não vai perdoar o que ele fez com a sua conta!

    1. Avatar de ca
      ca

      Porque não, se já perdoou o Musk?
      São farinhas do mesmo saco…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Verdade, ao menos o Biden perdoou o filho!

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Como assim?
        O Musk quando comprou o Twitter tirou o ban ao Trump e ajudou ele na campanha presidencial, deves estar a confundir as coisas.

        1. Avatar de Ca
          Ca

          Tem toda a razão. Peço desculpa pelo meu erro e agradeço a correção

  4. Avatar de Rui
    Rui

    “combate à desinformação” é pura falácia. Não acontece. Lá podem remover uma ou outra notícia mentirosa descarada, mas tirando isso….faço dezenas de denúncias de vídeos e anúncios, por promoção à prostituição, esquemas fraudulentos e nunca removeram um! Um que fosse! Tamebm consigo compreender o lado deles, se impedissem esses anúncios onde iriam buscar o dinheiro???

  5. Avatar de Fusion
    Fusion

    Fui o único achar que o Zuckerberg neste video parece um drug lord / rapper dos anos 80/90?

    Dá tambem vibes de Ricardo Tubbs do Miami Vice.

    Sou o unico? 😀

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ele está a fazer o vídeo contrariado, os acionistas e advogados aconselharam a fazer isto para tentar travar o inferno que está para chegar com a vingança fria do Trump.

    2. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      You’re the only one, nothing compares to you! 😉

  6. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    O maior problema é que os “polígrafos” ou “fact-checkers”, acabam baseados numa ideologia.
    Dou um exemplo simples de 9333 milhões de edições, que o site polígrafo, fez para validar “Os impostos, sobre o trabalho, são 87% dos custos empresariais”. É que Bernardo Ferrão, jornalista da SIC e director do site, não sabia separar os dados, por isso usou o salário, de 10000 euros, mensais, para validar a conclusão, partilhada pela AD, em cartazes, da campanha eleitoral. Também usou PPR e ajudas de custo, como sendo custos com o trabalho. O mesmo para seguros, obrigatórios, para os edifícios, e automóveis, da empresa, como sendo custo de trabalho. Quando lhe perguntei porque não registou os juros, pagos pelos créditos, para aquisição dos edifícios, e dos carros (para uso dos dirigentes ou funcionários), não foram incluídos, lá cortaram 9 parágrafos, reduzindo para “custos com as despesas de trabalho”.
    Quem leu, as versões iniciais, que diziam ser verdade, que 87%, dos custos empresariais, eram com os funcionários, ficou com essa fixada. Ainda hoje é fácil de encontrar pessoas que defendem que o valor já passou dos 100%… como anunciou Rui Rocha (IL) e Rita Matias (Chega).
    E ninguém lhes pode fazer o fact-checking, pois já foi feito…

  7. Avatar de Mamadu BAAA
    Mamadu BAAA

    acabem com os poligrafos aqui de portugal e uma pouca vergonha o que fazem e MENTEM

  8. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Em tempos, havia em Portugal um regime ditatorial que chamava à desinformação censura. Os fact-checkers da altura usavam um lápis azul, com o qual riscavam aquilo que não podia ser publicado.
    Os tempos mudam mas a necessidade de controlo, essa, nunca irá desaparecer enquanto os medos persistirem.

  9. Avatar de Strato
    Strato

    Lendo os comentarios acima e razao suficiente para continuarmos a precisar de fact-checking em todo o lado…

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      O problema não é o fact-checking mas sim a veracidade dos fact-chekings.
      Imagina que por algum motivo o fact-cheking está errado ou é tendencioso?

      Não será mais simples fazer como sempre fizemos toda a vida enquanto humanos?
      Fazer nós individualmente o check da informação que consumimos, pensar pela nossa cabeça e sermos nós próprios a escolher as nossas fontes?

      Não foi isto que fizemos desde sempre? Não foi isto que aprendemos durante toda a escola a fazer?

    2. Avatar de Strota
      Strota

      O Strato tem toda a razão… precisamos de artigos travestidos de credibilidade para chamar de mentirosos a todos os que estão do lado de lá!!!

  10. Avatar de X
    X

    Simplesmente criminosos, ganham balurdios de dinheiro e não canalizam uma parte infima para controlar a sua propria rede social de mentiras e desinformação que vai atentar contra a vida de muita gente.

    1. Avatar de X^2
      X^2

      O X a criticar o X e mais quem segue o exemplo do X… as galinhas devem ter ganhado dentes!!! Os porcos ganhado asas!!! Os elefantes perdido a tromba!!! E os comunistas já não devem comer criancinhas ao pequeno-almoço!!!
      Coisas extraordinárias acontecem mesmo, é preciso é estarmos atentos!!!!!!!

  11. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    “Mudanças da Meta na verificação de factos são “mecanismo de defesa política e económica
    A avaliação é de Francisco Conrado, investigador e docente do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho. “Acho que isso significa muito mais uma mudança de tentar sobreviver politicamente nos próximos anos do que propriamente uma mudança ideológica ou de outra natureza”, analisa o especialista em Internet e redes sociais.” (D.N. de 08/01/2025)
    É capaz de ser isso. Manter a verificação de factos nas redes sociais da Meta, como Facebook, Instagram e Threads, quando o X já deixou e critica isso era comprar uma briga com Trump e o seu principal conselheiro Musk.

    1. Avatar de Ó-das-Calças
      Ó-das-Calças

      Não me diga que está a fundamentar a sua opinião na opinião de ditos especialistas!!!