HMPV: epidemia respiratória que está a encher hospitais na China

35 Comentários

O ano de 2020 ficará para sempre na história da humanidade por causa da pandemia provocada pelo vírus COVID-19. Passados cerca de 5 anos, há uma nova ameaça ao ser humano e dá pelo nome de HMPV.

HMPV: epidemia respiratória que está a encher hospitais na China


HMPV é a sigla para Human Metapneumovirus (Metapneumovírus Humano), um vírus respiratório da família Paramyxoviridae. Foi identificado pela primeira vez em 2001 e está associado a infeções respiratórias, particularmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Tal como o vírus da COVID-19, o HMPV espalha-se principalmente por gotículas respiratórias (tosse, espirros) ou por contrato com superfícies contaminadas.

Segundo um relatório da Reuters…

Os casos recentes detetados incluem agentes patogénicos como o rinovírus e o metapneumovírus humano, sendo que os casos do metapneumovírus humano entre pessoas com menos de 14 anos apresentam uma tendência ascendente, especialmente nas províncias do norte da China

HMPV: epidemia respiratória que está a encher hospitais na China

O relatório considera estado critico na China, mas a verdade é que as autoridades chinesas e a OMS ainda não declararam nenhum estado de emergência.

O vírus já se espalhou significativamente por outros países, como é o caso da Indonésia. O HMPV é um vírus sazonal, com maior incidência durante o inverno e início da primavera. Em termos clínicos, é semelhante ao vírus sincicial respiratório (VSR).

Os sintomas podem variar de leves a graves e incluem:

  • Febre
  • Tosse
  • Congestão nasal
  • Falta de ar
  • Em casos mais graves, pode causar pneumonia ou bronquiolite.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Eu e um familiar estamos há 3 semanas a recuperar do VSR. Bateu forte. Não entendo como alguém que está doente não usa máscara. Tristeza de gente. Se usasse não estávamos a passar pelo que estamos a passar.

    1. Avatar de Gambito do Rei
      Gambito do Rei

      infelizmente é verdade, e nos hospitais e centros de saúde parece que a limpeza ficou em 2022, praticamente não se vê ninguém a limpar nada.

    2. Avatar de André
      André

      Usa a máscara tu e está calado. Aliás usa 2.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não uses máscara sabendo que estás doente e estás a incorrer no crime de propagação de doença infeto-contagiosa. É tua obrigação moral e legal tomar as medidas necessárias para não propagar doenças. Gente como tu não é digna de viver em sociedade.

      2. Avatar de Zé

        Tókio tem +/- a mesma população de Portugal numa área bem mais reduzida. Não fecharam, não confinaram e a incidência de casos foi bem menor. Porquê? Porque usar uma porcaria de uma máscara não custa assim tanto.
        Infelizmente há gente que não merece viver em sociedade e que ainda vem mandar postas de pescada. Devias era levar com um peixe inteiro à la livros do Astérix.

        1. Avatar de dofino
          dofino

          Consciência cívica… é raro.
          Por cá é só beber jolas e ver a bola.

    3. Avatar de Ricardo Joel
      Ricardo Joel

      Pois olhe eu tenho um primo que é um tecnico superior de hospital e garante me que o covid e este novo virus sao armas quimicas da china para conquistar o ocidente

      1. Avatar de Margarida
        Margarida

        Não penso que seja da China, eu diria que se trata mais de armas do Ocidente para conquistar a China e a Russia.
        Basta ver quem ganha fortunas , nas farmacêuticas com isto..

        E nós a importar asiaticos em barda…vai ser bonito.

        1. Avatar de Fivelas
          Fivelas

          Margarida não seja ingénua, quem ganha com isto é a China. O Covid serviu para a Russia se preparar para invadir a Ucrania

          1. Avatar de Margarida
            Margarida

            A verdade só alguns sabem,
            Mas não me parece que a China libertasse um Virus na Sua população que poderia levar ao exterminio.

            Aliás, foi a China ficar infectada com este novo virus, e a China agiu logo a aplicar tarifas brutais aos EUA, precisamente como quem diz “eu sei o que vocês estão a fazer, e já é a segunda vez!”, como tal, vou vou-vos penalizar.

            Em uma entrevista que o Putin deu não ha muito tempo, ele dizia que os EUA tirou partido da Crise do COVID, mas não expandiu, mas também não era preciso porque sabemos o que foi dito para trás.

            A Russia abrandou, mas não parou tanto como nós, eles perceberam o que estava por trás, e resolveram lutar contra, e não pararam tanto, mas também levaram um rombo enorme.

            Essa história de a Russia ter usado a faze de covid para se preparar… ora bolas, a Russia estava completamente despreparada.
            Os Russos foram apanhados de suspresa, as populações do Donbass, já tinham pedido ajuda, e já tinham dito que a Ucrânia tinha preparado um exército de mais de 500K para atacar o donbass.

            A Russia só agiu na ultima, e foi um pandemónio, viu-se nitidamente que não estavam preparados.

        2. Avatar de Jose
          Jose

          Que confusão a sua, afinal são armas do Ocidente, para ganhar dinheiro e depois somos infectados pelos asiáticos? O problema e mesmo na China, já tinha ouvido falar disto na semana passada e parece ser grave. Os hospitais estão outra vez pelas costuras.

      2. Avatar de Zé

        E um técnico superior de hospital sabe isso?
        Diz-me onde compras as aparas de relva que são da boa!

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Se é para espalhar o pânico em cima desta notícia deviam partilhar as previsões da IA para 2025 😀

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      OMS ainda não decalrou estado de emergência é porque está tudo bem ….

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Porque a OMS costuma saber o que se passa na China 😀

        1. Avatar de Jose
          Jose

          E podemos confiar nas organizações da ONU, como temos visto nos últimos anos…

  3. Avatar de X
    X

    Capitalismo é isto, brincar com o fogo numa corrida para o abismo de modo a encher os bolsos dos já ultra ricos.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Para ti uns dias a china é capitalista e noutros comunista!

      1. Avatar de X
        X

        Estás a confundir-me com outro só pode, o comunismo é praticamente inexistente no mundo, os grandes problemas que o mundo enfreta são mesmo culpa do capitalismo, a ganancia de “génios estáveis” dá nisto!

        1. Avatar de Andreas Noack
          Andreas Noack

          O comunismo é uma utopia impossível de alcançar. Irá sempre derivar em fascismo. A menos que dêem soma a todos para andarmos na linha (do pai Estado). Sistemas perfeitos num mundo de seres imperfeitos? O melhor é aceitarmos as imperfeições uns dos outros. A tecnocracia global que está, a pouco e pouco, a ser implementada, só difere do comunismo no nome. You will own nothing and be happy.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Realmente são sintomas fora do normal…..

  5. Avatar de Pastor
    Pastor

    Quem ganha com outra pandemia são os gamers e os que passam a vida nas redes sociais, podem ficar em casa o tempo todo, o que é top.

    1. Avatar de Zé

      Sim porque gamers e agarrados ao tlm são conhecidos por andar sempre na rua.

  6. Avatar de Elonao
    Elonao

    Mais uma manifestação.

  7. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Esses sintomas foi o que houve aqui em Casa 2 semanas. Pequenos e graúdos todos iguais

    1. Avatar de Someone
      Someone

      Não confundir com Influenza B

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ahhh Covid 2.0

  9. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Não me surpreenderia nada se o governo chinês estivesse por trás disto.
    Cada dia mais me convenço que Karl Marx foi a pior pessoa que já passou pela terra. Muito pior do que o Hitler.

    1. Avatar de Zé

      Entre o Gengis Khan, o Stalin e o José Sócas, será mais por aí.

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    É só para dizer que escusam de vir com vacinas porque não as quero.
    Largueza…

  11. Avatar de natebul
    natebul

    Se o mercado de elétricos já estava mau agora ainda vai estar pior.

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Como assim? Os ventiladores são elétricos. Há poucos, é preciso comprar mais.

      1. Avatar de Margarida
        Margarida

        Pois, mas eles estão mais preocupados em apoiar a Islamização de Portugal, com 600€/mês a cada marmanjo arabe.

        Enquanto isso, algumas das nossas meninas, teem que se prostituir, os deficientes mal subrevivem, a maioria deles já são sem abrigo, e o numero de desesperados em risco de ficar sem casa, etc aumenta exponencialmente, e na melhor das hipótses uma parte deles recebe o Subsídio de Inserção Social á volta dos 200€/Mês..
        Estamos a falar de pessoas que descontaram décadas..é um crime o que estão a fazer ao povo Português!

        Face a isto, como queres que haja dinheiro para o Sistema Nacional de Saude??

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Margarida, o povo português vota em gente corrupta e incompetente.
          Tem o que merece.
          E prepare-se porque isto vai piorar e de que maneira…

          Próximas eleições ganha o Partido Xuxialista.
          Quer apostar?

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Pois, é bem verdade..
            O povo Português já tem 50 anos de democracia..
            Não foram bem 50 anos, mas diria que depois da saida de determinado Silva e suas pensões douradas, estavamos no bom caminho.

            O Sócrates já foi o 1º exPresidante sem Pensão Dourada, mas acabou preso, e perseguido…ainda hoje.
            O que dá a entender, que a democracia aqui, ainda não chegou na totalidade, o sistema ainda esconde o regime de uma senhora de outrora.

            Mas a População não percebeu isso, o povo não exige rigor, profissionalismo, nem sentido de estado,respeito pelo povo Português.
            Corremos com isso o risco de desaparecer como País.

            A Margarida, acim,a esta correcta, e você também