O que se passa, Tesla? Vendas caem pela primeira vez em 9 anos

86 Comentários

Falar em carros elétricos é falar na Tesla, mas no cenário atual a marca de Elon Musk tem forte concorrência. Com as vendas globais de carros elétricos a aumentarem, a Tesla registou queda nas vendas pela primeira vez em 9 anos. O que se passa, Tesla?

Afinal o que se passa Tesla? Vendas caem em 9 anos


Tesla vendeu “apenas” 1.79 milhão de veículos em 2024

Segundo dados da própria Tesla, as vendas anuais globais caíram pela primeira vez em pelo menos 9 anos. A empresa vendeu e entregou “apenas” 1.79 milhão de veículos em 2024, o que significa uma queda de 1.1% em relação às vendas em 2023. Apesar de na parte final do ano, a empresa automóvel ter conseguido aumentar as vendas em 23%, tal não foi suficiente para superar a perda geral que se registou em 2024.

A maioria das vendas da Tesla no passado ano deveu-se aos modelos 3 e Y, mais pequenos e menos dispendiosos. A empresa apenas conseguiu vender 23 640 dos seus modelos mais caros, que incluem o X e o S, assim como a nova Cybertruck.

Afinal o que se passa Tesla? Vendas caem em 9 anos

Segundo analistas, tais resultados devem-se a um conjunto de fatores. Primeiro a forte concorrência, assim como o preço dos veículos e também a dificuldade dos clientes terem carregadores Tesla por perto.

Se em 2022 a Tesla referia que as suas vendas iriam crescer 50%, tal não se veio a registar e a concorrência da China é cada vez mais feroz, como é o caso da chinesa BYD que cresceu 41% no último ano.

Partilhar:
Tags:

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de trolha3333
    trolha3333

    Desde o máximo histórico há duas semanas, o preço da Tesla caiu 23%.
    E se corrigir ainda mais… uns -20% é perfeitamente normal e orgânico no big picture, desde que depois continue o trajeto de crescimento, pese embora seja sabido que a indústria auto está a passar por uma fase de grandes desafios!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Como é que é normal uma nova tecnologia (carro eléctrico) que supostamente deveria substituír o carro a combustão, estar a caír nas vendas antes de substituír as vendas destes últimos?

      De normal não tem nada!
      Se tens os carros eléctricos a aumentarem as vendas e a tua marca, que só comercializa carros eléctricos, está em queda, algo não está bem!!!!!

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas não estão a cair nas vendas, onde viu isso ?

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Então a noticia não reflete a realidade é isso?

          1. Avatar de JL
            JL

            Ele referiu-se aos carros eléctricos, o artigo fala do seu aumento de vendas.

          2. Avatar de Blackbit
            Blackbit

            Reflete o que esta a acontecer com a Tesla e não com o mercado global de venda de viaturas BE.
            Não confundir.

      2. Avatar de Traveller
        Traveller

        Porque estava 10 anos á frente dos outros e atualmente já não está mas a Tesla não é só veículos elétricos é também por exemplo a maior rede de carregamentos de VE do mundo.

  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Nada surpreendente atendendo à forte concorrencia, aos preços dos modelos da Tesla e à falta de diversificação de modelos (a Tesla só tem basicamento dois modelos de carros).
    Enquanto não alargar a gama de modelos de carros creio que será difícil à Tesla sair do volume de vendas que tem atualmente.

    1. Avatar de David
      David

      Tem 3.

      O X, S e Y.

      O que na verdade é menos do que as outras têm, mas a única coisa que falta é mesmo um SUV maior que o Y.

      Está toda a gente a ignorar que além da concorrência, o Elon Musk conseguiu alienar grande parte do mercado americano que estaria interessado num Tesla (quem quer ser verde normalmente vota mais à esquerda e ele virou completamente à direita). Esta é a principal razão.

      Acabei de trocar de carro e sei exactamente porque não comprei um Tesla… E não foi pelos carros serem maus.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        O X é o SUV maior que o Y.
        O Y foi o modelo mais vendido em todo o mundo em 2023, eclipsando os modelos da Toyota que, há anos seguidos, ficavam com o troféu.
        Desde o verão que se fala numa atualização do Y e, por isso, muita gente está a adiar a sua compra.
        Este ano, a Tesla vai quebrar mais recordes, mesmo com os chineses, Xiaomi, etc.

        1. Avatar de David
          David

          O model X não recebe updates há 4 anos, se não me engano. Foi abandonado.

          Tabem nao vende nem 1/10 do model Y.

          Quando digo grande, digo algo tipo Cybertruck mas não idiota.

          1. Avatar de JL
            JL

            Tem recebido os mesmos updates que o model s.

        2. Avatar de David
          David

          reparei agora que tinha escrito uma barbaridade. Queria dizer 3, S e Y, porque o X estava abandonado.

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tb estava td a espera do HighLand, a Tesla a apontar a 2 milhões de vendas e no fim a montanha pariu um rato. Ainda por cima vendeu menos.
          Para o ano a História repete-se independentemente de haver ou não haver o novo Y.

          1. Avatar de JL
            JL

            Ena, chegou a Maya.

          2. Avatar de yamahia
            yamahia

            É mais o Pitágoras. Isto é uma questão de matemática.

          3. Avatar de JL
            JL

            A matemática não faz previsões, é mesmo a Maya.

    2. Avatar de JL
      JL

      Falta aí o model 3.

      1. Avatar de David
        David

        Sim. Eu queria dizer o 3, o S e o Y, porque o X está praticamente abandonado.

        1. Avatar de FascistaPorTer1Tesla
          FascistaPorTer1Tesla

          Falta o resto do Alfabeto

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Eu digo o que se passa com a Tesla:
    Apesar da chico-espertice do final do ano (as vendas disparam 23% e mesmo assim o total é inferior a 2023!), a economia mundial está a abrandar, os blocos mundiais estão a levantar as suas restrições, especialmente a China, que está a inundar o mercado mundial com veículos muito mais baratos e fortemente subsidiados!

    Depois também convenhamos, investir num carro eléctrico não é para qualquer bolsa (porque acham que o mais vendido em Portugal é o Dacia?) e o que safa os eléctricos são as borlas fiscais e benefícios especialmente para a aquisição por empresas (estão isentos de tributações autónomas, isentos do Imposto Automóvel, dedução do IVA totalmente até 62.500€ + IVA, isenção do IUC e ainda costumam ter um benefício de milhares de euros para os primeiros eléctricos matriculados em cada ano!!!!!! E nem assim convencem!?

    O povo em geral ainda não vê o carro eléctrico como o natural substituto do carro a combustão!!!!!

    1. Avatar de O-das-CAldas
      O-das-CAldas

      Por acaso era um dado interessante – dos BEV vendidos, a proporção dos que são adquiridos por empresas e por particulares. E, também, nos particulares, a proporção dos que os que carregam em garagens/empresa e os que carregam na rede pública. É que, enquanto há muitas garagens, o ritmo das vendas de BEV é um, quando se chega às vendas para a “garagem estrela”, o ritmo diminui.
      (Quanto aos PHEV, que inicialmente se juntou aos “eletrificados” e que consumiam pouco de combustíveis fósseis, já se percebeu que, em média, isso não acontece).

      1. Avatar de David
        David

        Isso só não acontece com particulares, porque andam a vender PHEVs em blocos de apartamentos que não têm capacidade para instalar carregadores.

        A maior parte das empresas consegue carregar os PHEVs, por isso são os carros ideais, porque conseguem ir ver a obra em Chaves e voltar quando é preciso, mas ao mesmo tempo não gastam nada a passear na cidade.

        1. Avatar de O-das-CAldas
          O-das-CAldas

          A questão dos PHEV é semelhante aos BEV – quem os consegue carregar em casa ou na empresa tira proveito das baterias. Quem os tem na “garagem estrela” não tira.
          A poupança de combustível de um PHEV da “garagem estrela” que resulta de carregar a bateria em andamento, por regeneração, já se percebeu que não poupa praticamente nada de combustível. E, tal como os BEV, a eletricidade da rede pública, além do problema de encontrar postos de carregamrnto disponíveis e onde se precisa deles, tem um preço próximo ao dos combustíveis.

          1. Avatar de David
            David

            Carregar na rede pública, se andares na cidade, ainda poupas em relação ao combustível. Pelas minhas contas, pagas 6 a 7€ aos 100km carregando na rede pública em carregadores não rápidos e 9 a 10€ a carregar rápido.

            Num carro a gasolina que gaste 7 a 10 litros – 100km, sem ser low cost, gastas entre 12.6 e 18€.

            Mas ganhas em praticidade, claro. Mas tendo em conta os nossos impostos que são baseados em CO2, o custo de manutenção mais baixo e muito mais eficiência na cidade, em termos enconómicos, o BEV compensa sempre.

            PHEVs, só se tiveres muita paciência e não ganhas assim tanto em custos de manutenção

          2. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            A questão dos PHEV é muito diferente dos BEV , os PHEV só interessam , e mesmo assim mal, às empresas que deduzem IVA, doutra forma a diferença de preço para um combustão nunca mais se recupera, a manutenção é maior, o risco de incêndio é muito maior, e gasta 20% mais pneus. Tenho um, já fiz contas e ou anda muito pouco , 40km dia em bateria ,para ser economicamente viavel , ou perde se dinheiro.
            Um BEV , para quem pode e anda mais de 70 km dia, é bem melhor, paga se a ele próprio

          3. Avatar de yamahia
            yamahia

            @David, onde encontras esses carregador de 6 a 7 € aos 100?
            e
            Pq haveria do carro a combustão gastar 10 litros? D que carro estamos a falar?
            Se vamos por esse caminho, rapidamente te encontro um elecktro a mamar 37.5kwh a velocidades de abaixo das legais.

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu também encontro a combustão a gastar mais 20, e não é preciso ser desportivo, basta ir para o range rover.

          5. Avatar de JL
            JL

            Até a 5 euros se encontra, basta ir ao continente.

        2. Avatar de O-das-CAldas
          O-das-CAldas

          … na “garagem estrela” ou em garagens de prédios sem carregadores.

          1. Avatar de David Neto
            David Neto

            @yamahia Eu num Audi Q4 fazia 19kwh/100km na cidade. Num seat Leon PHEV fazia 21kwh/100km. Agora tenho um kodiaq PHEV que faz 27kwh/100km.

            Isto no verão. No Inverno é mais caro.

            O preço de referência do kwh na EDP é 0.25€ por kwh.

            19 x 0,25 = 4,75
            21 x 0,25 = 5,25
            27 x 0,25 = 6,75

            Meti 6 só porque há taxas por cima disto, mas os valores são por aí, principalmente os 100% eléctricos. Um model 3 ou semelhante faz por volta dos 14kwh/100km na cidade, o que é 3,5 euros.

            Claro que se meteres auto estrada tudo aumenta, mas isto é a minha experiência e com PHEV, que são sempre menos eficientes e aerodinâmicos. Claro que não conduzo como um animal, se estiveres sempre com para arranca agressivo, o consumo triplica.

      2. Avatar de JL
        JL

        É a mesma para empresas e particulares, cerca de 80% para empresas.

    2. Avatar de JL
      JL

      Coisa que os a combustão também tiveram durante anos e sem limites.

      Portanto quando os eléctricos tiverem o mesmo custo, é caso para dizer que não se vão vender a combustão, aliás, é isso que se passa nos países nórdicos.

    3. Avatar de mer
      mer

      tu deves ir buscar dados a sitios que eu não encontro. onde vês que as vendas foram inferiores a 2023 ? onde vês o dacia como carro electrico mais vendido ? o que comparas quando dizes que os electricos têm borlas fiscais ? o que é “levantar restrições”?

  4. Avatar de baixem os preços
    baixem os preços

    Se baixarem o preço do model 3 perfomance eu este ano compro um.

  5. Avatar de Joe Doe
    Joe Doe

    Este Natal ofereci um ao meu afilhado, deliciou-se a fazer rali cá no terraço, é assim que vejo os electricos, são brinquedos para a garotada.

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu agora vejo os a combustão como aqueles carrinhos de escala 1/10 com motor de combustão, enfim, são brinquedos para a garotada.

      1. Avatar de Joe Doe
        Joe Doe

        Só posso concluir que precisas de óculos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Só posso concluir que precisas de óculos.

  6. Avatar de Fusion
    Fusion

    O que se passa tesla?
    – BYD é o que se passa

    1. Avatar de natebul
      natebul

      RIP Tesla!

  7. Avatar de Anung
    Anung

    Não era suposto os VEs irem aumentando as vendas e os ICE irem diminuindo? Ou a UE vá viu a desgraceira que fez com a industria mais importante do continente?

    1. Avatar de JL
      JL

      Na foi isso que viu ? Tanto os a gasolina como gasóleo caíram, só os eléctricos e phev subiram.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Phev são a combustível. FIM

        1. Avatar de JL
          JL

          Depende, há muitos que usam pouco combustível, são tanto a combustível como eléctricos. FIM

    2. Avatar de JL
      JL

      Aliás, hev subiram, não phev, também desceram.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        hev são a combustível. FIM

        1. Avatar de JL
          JL

          E também são eléctricos. FIM

  8. Avatar de David
    David

    Não percebo porque é que está toda a gente a ignorar a personalidade do elon musk que conseguiu alienar grande parte das pessoas que normalmente estariam interessadas num electro (gente mais à esquerda).

    E antigamente poderia não haver alternativa, mas agora há. Hyundai, Kia e BYD já fazem tudo o que a Tesla faz e muitas coisas fazem melhor.

    Sem mudarem o rumo e a chefia, a Tesla está destinada a morrer.

    1. Avatar de rui
      rui

      a questão é que essas marcas não fazem tudo, fazem no maximo 80%, basta veres a nivel de eficiencia mecanica, a tesla tipicamente com uma bateria 10% a 20% mais pequena faz a mesma autonomia, depois tens o factor preço, nos seus respetivos segmentos o tesla é sempre a opção mais barata, mesmo na BYD apenas com o Seal U consegue ser 3k€ mais barato que o Model Y e mesmo ai o Model Y com um desenho com 4 ou 5 anos tem uma bateria 20% menor e a autonomia é equivalente tendo o Tesla significativamente mais performance. Para não falar noutros equipamentos que o Tesla ganha.

      Se disseres que para ti basta um Dolphin e não precisas de um Model 3, aceito e tens uma diferença de 8k entre ambos. mas não estás a comparar batatas com batatas…

      1. Avatar de David
        David

        A Tesla DIZ que faz mais, mas testes idependentes mostram que na verdade quase todos fazem o mesmo. Neste, https://uk.motor1.com/reviews/706096/real-range-electric-cars-2024-comparison-test/ ganha o model 3 por um bocadinho, mas neste https://www.motortrend.com/reviews/evs-with-the-best-real-world-range/ ganha o ioniq 6, por exemplo.

        Os acabamentos dos Tesla também são infinitamente piores. Paineis que não batem certo, manutenção proibitiva e carro na sucata se tiveres acidente. Ganham no preço na versão base, mas se vais comprar a base, também não levas grande coisa.

        Tal como disse, hoje em dia, quase todas as marcas têm concorrentes à altura. Só o facto de muitos deles terem botões já os mete, para mim, a anos de luz à frente da Tesla. A única coisa que a Tesla ainda tem melhor é o self driving… Que não é legal na europa.

        1. Avatar de Jpr
          Jpr

          Não fazes a minima ideia do que falas basta a tua fraze “ganham no preço base mas na versão base não levas grande coisa” é só para rir

        2. Avatar de rui
          rui

          tanto o 3 como o Y a versão base é completa, a diferença é numero de colunas no sistema de som… especialmente o 3 pos refresh aquilo está ao nivel de qualquer outro carro equivalente. tanto o 3 como Y de base tens autonomia, desempenho e extras que é suficiente para qualquer utilização tipica.

        3. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Tenho o Y, 95000 km e 0 de manutenção. Há videos no YouTube sobre taxistas com Teslas 400Mkm e manutenção 300€ , incrivel, não? Vá lá ver. E á pergunta, o que vai comprar a seguir, Tesla , pois claro.
          Finalmente, bateram me no carro estacionado, partiram a direção da frente, peças de reposição vieram da Holanda e dos USA, demoraram 4d.

          1. Avatar de JL
            JL

            Se aparecer é só reparar, e parece que sai barato, em Lisboa já o fazem.

            Então mas fala do taxista de Espanha e traz dados dos estados unidos ? Que coisa estranha.

            Os croatas até fazem videos disso:

            “there is no irreparable battery, there is no problem that cannot be solved, it may be a more or less complex procedure, but it can never be impossible”

            https://evclinic.eu/tag/bms_a079/

          2. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            Tanto quanto sei, as LFP não estão sujeitas a isso, pelo menos irreparáveis. Ainda não encontrei ninguém a queixar se disso

        4. Avatar de JL
          JL

          Carro na sucata se tiver acidente ? Que grande disparate.

  9. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    ao contrário dos comentários anteriores, não acho que tenha nada a ver com factores macro economicos nem de concorrência, acho sim que é um mercado de nicho e que o mercado estará a chegar perto do ponto de saturação, maioria quer ficar-se pelos hibridos e muitos (como eu) até preferiam manter hibridos a gasoleo, infelizmente vou entregar o meu no final do mês, troquei por um XC90 hibrido a gasolina, por falta de oferta decente no segmento hibridos diesel

    1. Avatar de JL
      JL

      A falta deve-se ao facto de não fazer sentido híbridos diesel, aliás, só os fizeram para contornar os impostos.

    2. Avatar de Joe Doe
      Joe Doe

      A minha maquina a diesel, 340k km, faz em Abril 25 anos, não tenho intenção nenhuma de a encostar, IUC 32€, manutenção é óleo, filtros e pouco mais, faz 100km por dia e está em perfeito estado de conservação… vou mante-lo mais 5 anos no minimo.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Não queiras comparar o conforto, segurança e facilidade condução de um carro de há 25 anos com os de agora.
        Mas se estas satisfeito com o que tens nada contra, é mais ecologico do que comprar um novo só porque sim.

      2. Avatar de Traveller
        Traveller

        O meu elétrico 6 anos 230.000kms IUC 0, manutenção é pneus faz 170kms por dia e está perfeito.

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        eu troquei porque tenho de trocar de carro a cada 4 anos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, já sabemos que carros a combustão duram pouco.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            se fosse EV também tinha de trocar de 4 em 4 anos, pessoal dos teslas fez o mesmo, se fores à leaseplan já lá devem estar alguns à venda

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah portanto não é seu.

  10. Avatar de Coelhão
    Coelhão

    Não vejo nada de mail.
    Os carros da Tesla continuam a ser os preferidos dos apoiantes do fascismo.

    1. Avatar de FascistaPorTer1Tesla
      FascistaPorTer1Tesla

      Hmm, tenho um Y não sou apoiante do Fascismo, mas obrigado por generalizares

      1. Avatar de Coelhão
        Coelhão

        A lógica é uma disciplina lixada e nem sempre acessível a todos os espécimes da raça humana.
        A tua afirmação não corresponde ao que eu disse mas podes interpretar da melhor forma que conseguires.

        1. Avatar de Traveller
          Traveller

          vai lá então ver o mail já que não vês nada de mail, mas pensei que os elétricos eram para a esquerdalha auto intitulada defensora do ambiente.

          1. Avatar de Vítor M.

            Eilá… eu não sou de esquerda e quero um elétrico. Calma com essas etiquetas que usam sem sentido.

  11. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Isto pode ser muito complicado para a Tesla pois ela vive de constantes injeções de investimento por parte de investidores avidos por fortes crescimentos. A Tesla tem vendido bem, mas não esquecer a divida acumulada de anos anteriores o que origina obrigaçoes futuras e tambem não esquecer que é preciso muito investimento para os constantes novos desenvolvimentos. A Tesla continua bem, mas não pode ver os investidores a começar a fugir. Não estou a dizer que o estejam a fazer, mas se não virem as margens de crescimento a continuar a crescer é o que pode acontecer

    1. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Dívida acumulada? A Tesla não é a Toyota ou a VW, porque julga que a Tesla vale mais do que as 2 juntas, apesar destas venderem muito, mas muito mais? Os investidores não investem para perder dinheiro, sabem bem o que deve cada uma das empresas e é isso que faz o valor final de cada uma.
      Para mim, a Tesla vender menos ( mas foi uma diferença de 2000 carros, nada de especial) deve se a só ter 2 modelos de forte vendas, e um estar em processo de renovação há já alguns meses, pelo que muitos interessados, incluindo eu, esperam pelo próximo Y, que se espera muito melhor pelo mesmo preço, ou ainda menos, e a uma maior concorrência dos chineses.
      Também a não ter um carro mais pequeno .

  12. Avatar de oscar
    oscar

    Estao a esquecer uma coisa: nao temos clientes para eletricos! Pronto! E temos que assumir isso! Alem de que o preço por km nos carregamentos externos ser superior ao diesel! Como disse o Carlos Tavares e bem:
    Carlos Tavares: “Empurrou-se a indústria automóvel europeia para o que os chineses sabem fazer melhor, descobriu-se que era um erro”
    executivo da Stellantis considera que, em matéria de carros elétricos, a China está “bastantes anos” à frente da Europa. Agora, diz, “estamos num beco sem saída que foi criado exclusivamente pelos líderes políticos europeus”

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual é o seu stand ?

      Superior ao diesel ? Então que ceme usa ?

      Pelo menos desta vez não nos empurraram para os diesel.

      Estamos ? Quem ?

      1. Avatar de oscar
        oscar

        Miio. 80 cent/kw
        O meu carro gasta 18 por isso é fazer as contas…
        Caso tenhas duvidas posso enviar te varias copias de quando abasteço no exterior…

        1. Avatar de JL
          JL

          Portanto não usa mio, porque o valor não é esse.

          Então mas abastece ou carrega ?

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Miio é o mais caro que existe, use Goldenergy , são 20c mais barato. Mesmo assim é caro

      2. Avatar de yamahia
        yamahia

        Todos, tirando os carregadores fora da lei da Tesla.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não estão fora da lei, dai estarem abertos, não podem é abrir mais.

  13. Avatar de Ddt
    Ddt

    Desde que vi o Elon a apoiar partidos nazis ….nada me espanta …..qualquer dia lança um novo modelo chamado Adolfo…. heil hitler….o gajo foi sempre parvinho , bastava ouvi-lo para perceber que não batia bem da cabeça….Anda por aí um outro gajo chamado Jordan Peterson , que por vezes até diz muitas coisas acertadas , mas é um palavroso , usa 500 palavras para dizer uma frase , seria interessante juntá-los todos , mais o Putin e o Trump e ouvi-los a conversar ….a este , ao Elon mando-o á merda , basta não comprar nada do que ele produz…

    1. Avatar de JL
      JL

      Inventam com cada conspiração. Looool

      1. Avatar de MaisNaoDigo
        MaisNaoDigo

        não chores mais… leva o prémio…

  14. Avatar de natebul
    natebul

    O Sr. charlatão Musk anda a brincar no X e esqueceu-se de inovar na Tesla.

    As vendas irão cair ainda mais este ano.