Carregador universal para dispositivos móveis obrigatório a partir de amanhã

25 Comentários

A partir de amanhã, por imposição da União Europeia (UE), termina a saga de ter um carregador para o smartphone e outro diferente para os auriculares. Conforme previsto, o dia 28 de dezembro marca o início da obrigatoriedade do carregador universal para dispositivos eletrónicos portáteis.



Amanhã, dia 28 de dezembro de 2024, termina o prazo para os Estados-membros da UE procederem à transposição da diretiva que prevê o sistema universal para o carregamento de dispositivos eletrónicos.

Com as novas regras, todos os novos smartphones, tablets, câmaras digitais, consolas de videojogos portáteis e pequenos dispositivos eletrónicos têm de estar equipados com uma porta de carregamento USB-C, escolhida como padrão, e manter a separação do cabo com o transformador.

Posteriormente, a partir de 28 de abril de 2026, as mesmas regras passarão a aplicar-se, também, aos computadores portáteis, para que a padronização abranja o maior número de dispositivos possível.

Além de passar a ser possível carregar qualquer dispositivo com o mesmo carregador, independentemente da sua marca, deixa de ser necessário a compra de um novo carregador sempre que adquirir um novo dispositivo.

Para todos os diferentes aparelhos, a velocidade de carregamento deve ser assegurada pelas marcas.

Lixo eletrónico

A Comissão Europeia estima que cerca de 11 mil toneladas de lixo eletrónico sejam geradas anualmente na UE. Assim sendo, a uniformização dos carregadores vai possibilitar a redução deste impacto.

A par da poupança ambiental, a Comissão Europeia prevê uma poupança de 250 milhões de euros aos consumidores.

 

Multas entre os 200 e os 250 mil euros

As novas medidas aplicam-se a todos os dispositivos que serão colocados no mercado, pela primeira vez, independentemente de serem ou não de um modelo já comercializado.

Aqueles que já estão à venda poderão continuar a ser comercializados, sem qualquer prejuízo para as empresas.

Quanto à fiscalização do mercado, a responsabilidade fica a cargo dos próprios Estados-membros que devem assegurar a retirada dos dispositivos que não cumpram os requisitos estabelecidos pela legislação.

Conforme a lei, as contraordenações variam consoante a dimensão da empresa e o tipo de infração cometida, com coimas aplicadas entre os 200 e os 250 mil euros.

 

Xiaomi vai retirar smartphones do mercado para cumprir regras da União Europeia

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    É estranho, mas desta vez a UE teve uma boa ideia.
    Comprei um tlm novo este ano e o carregador ainda não saiu da caixa, tal como não saiu o do anterior. Tenho um carregador com 3 saídas onde basicamente carrego tudo há anos e anos. E se for caso disso é só trocar cabos.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Graças a deus.

    Neste momento carrego o telemóvel com o transformador do portatil e carro tudo com os mesmos cabos e carregadores. Que dádiva.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Sim, é muito bom.

      Infelizmente este ano ainda recebi um ou outro dispositivo que precisava de min-usb e ainda terei de viver com ele por mais uns anos:(

  3. Avatar de jorge
    jorge

    Nada muda, cada telefone traz carregador e cabos, é so palhaçada dos imcopetentes dos advogados falhados da comissão europeia.

    1. Avatar de rjlopes
      rjlopes

      Não é verdade. Muitos telemóveis já não trazem carregador na caixa.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Os novos telemóveis (produzidos depois de Janeiro de 2023) já podiam não ter carregador, só exigindo o cabo. A partir de amanhã, não é necessário terem cabo. Já é de esperar que os preços aumentem e, caso precise de cabo e carregador, são mais 300 euros, como fez a Apple (ou 550 no caso de ser o wireless).

      1. Avatar de rjlopes
        rjlopes

        Que exagero! Um bom carregador de 65W custa 40€. Até se consegue mais barato que isso. Estou a ser conservador. Um carregador Apple de 70 W custa 65€. De onde vêm esses 300€?

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          o Manuel da Rocha já é famoso por aqui por causa dos seus numeros vindos do planeta mais distante do sistema solar. Nem vale a pela perder tempo a ler os seus (dele) comentários.

      2. Avatar de Aziado
        Aziado

        Sr. Manuel da Rocha, menos desinformação, por favor. Onde diz que o cabo, já não vai vir, com os novos equipamentos?

      3. Avatar de PTO
        PTO

        Foste tirar esse valor da Apple do teu traseiro, não foi? Só pode ter sido.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Já não me lembro de comprar um telemovel que trouxesse carregador, apenas traz o cabo USB.

  4. Avatar de Danyyel
    Danyyel

    Estranho é a UE não se prenunciar sobre a quantidade de lixo eletrónico que vai ser gerado pela teimosia da Microsoft e dos requisitos absurdos para o Windows 11.
    Já vi multas por menos

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Lixo? Tenho 9 computadores, a usar o Windows 7 e 2 a usar o XP.
      Os portáteis já tem baterias não operacionais, como são fixos, não há problema nenhum. Os carregadores ainda são originais. E a empresa poupou 28 milhões euros, só na área informática.
      E não fomos alvo de 600000 biliões de ataques informáticos, como milhões de comentadeiros, aqui anunciam, para quem use “versões frágeis”.

      1. Avatar de B
        B

        A questão não é se vais ser ou não atacado mas sim quando e se estás preparado para isso.

      2. Avatar de Fr2740
        Fr2740

        Tudo depende o risco que a administração está disposta a aceitar, mas ainda é cedo para saber se pouparam ou se adiaram uma despesa.
        Se a decisão de poupar é do departamento de TI, é uma tremenda de uma irresponsabilidade.

    2. Avatar de Fr2740
      Fr2740

      O último MacOs também deixou de pode ser instalado nos últimos MacBook Air com processador Intel e ninguém se chateia. Continuem com o W10, que não há problema nenhum.

  5. Avatar de jorge
    jorge

    Porque a uniao europeia nao obriga todas as marcas de impressoras a usarem todas os mesmo tinteiros, porque também fariam bem.

    1. Avatar de rjlopes
      rjlopes

      Tens melhor remédio que isso. Usas uma impressora de tanque e os consumíveis ficam baratinhos.

  6. Avatar de Ddt
    Ddt

    E basta um cabo “infetado” para atacar todos os aparelhos de casa…Boa UE , sempre a pensar no nosso bem estar ………..

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      se fores nabo e comprares o que não deves a culpa é da ue porquê?! há cada um…

    2. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Compras 100 cabos diferentes, um para cada aparelho, e assim se houver um cabo “infetado” só afeta um aparelho. Problem solved for you!

  7. Avatar de David+Guerreiro
    David+Guerreiro

    Digam isso aos chineses que vendem na Temu e Aliexpress que vendem 1001 gadgets com fichas microUSB

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Alem de microUSB ainda existem vários tipos de “jack” de alimentação para gadgets, e não precisas mandar vir directamente da CN.

  8. Avatar de natebul
    natebul

    Deviam ter carregador e cabo!

  9. Avatar de Andre
    Andre

    “alguém tem carregador para iphone?” 😀