Cientistas criaram mais uma alternativa ao plástico: impresso em 3D, é barato e reciclável

12 Comentários

Apesar de versátil e verdadeiramente útil, o plástico carrega uma série de problemas, especialmente ambientais. Agora, um grupo de investigadores desenvolveu uma alternativa impressa em 3D, que é reciclável, extensível e barata.

Reciclagem de plástico

Por verem o impacto ambiental do plástico a ser discutido há vários anos, investigadores procuram alternativas ao material que sejam igualmente úteis, mas menos prejudiciais.

Agora, um estudo assinado por investigadores do Davidson Research Group da Princeton University explica como os cientistas conseguiram criar um plástico impresso em 3D, que é barato e flexível.

O material é composto por uma substância a que chamam elastómero termoplástico. Este elastómero é constituído por várias moléculas de polímeros diferentes que, em conjunto, permitem obter um plástico extensível e facilmente reciclável.

Segundo os investigadores, citados pela imprensa, o material pode ser aquecido até se tornar líquido e depois completamente transformado em sólido. Quando sólido, os polímeros separam-se e formam nanoestruturas que são limpas e cilíndricas, com cerca de cinco nanómetros de espessura.

Plástico

Por ser impresso em 3D, este plástico pode ser ideal para criar materiais adaptados para terem propriedades específicas. Anteriormente, a equipa investigou estes materiais para criar técnicas de impressão 3D que tiram o máximo partido da forma como os polímeros fluem quando líquidos.

Isto permite que o plástico se forme nas nanoestruturas corretas, proporcionando um material extensível e flexível, mas forte. O facto de o material poder ser derretido facilmente e depois transformado num sólido é parte do que o torna tão reutilizável.

Se este plástico impresso em 3D for tão “escalável” quanto os investigadores afirmam, poderá ser verdadeiramente útil para várias indústrias.

 

Leia também:

Japão criou um plástico que se dissolve na água do mar e evita a poluição por microplásticos

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    O maior problema do plástico é a não decomposição, coisa que também não vi referido na leitura diagonal que fiz ao artigo original.

    1. Avatar de Stanley
      Stanley

      O grande problema do plástico é a sua decomposição em microplásticos.

    2. Avatar de Pedro
  2. Avatar de natebul
    natebul

    O problema está no consumismo. Comprem menos trapalhadas na net.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      O problema das compras não está sò na NET. Também está nas lojas e sobretudo nos hipers.

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    O problema do plástico é que as arvores da borracha, eram do Brasil..
    O Brasil não soube tirar partido da coisa faboulosa que tinha…vieram os Chineses e .. o plástico está em todo o lado, fazem rios de dinheiro com ele.
    O Brasil poderia estar riquissimo.

    O Plastico não se decompẽm facilmente, mas é possivel recicla-lo.
    Os Russos reciclam o plastico, e até geram energia apartir dele.

    Os Chineses tendo em conta que inundam o mundo com plástico, deveriam de ser eles mesmos com a responsablidade de o reciclar.
    O problema é que a reciclagem do plastico é mais custosa, claro.
    Mas o mundo tem que penser nisso, não podem ser só os Russos que são “esses obcecados com a limpeza”.

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      O plástico vem maioritariamente do petróleo, não sei onde apareceu essa da árvore da borracha…
      A Europa recicla plástico, muito mais que os russos…

      1. Avatar de Stanley
        Stanley

        Manuel tem um problema na premissa, não sabe diferenciar plástico de borracha.

    2. Avatar de Zuca
      Zuca

      Santa ignorancia…

    3. Avatar de Marcos
      Marcos

      Fora a baboseira que falou, vai mais uma informação para você, as seringueiras foram para cingapura e não China. Mas aqui estamos falando de plásticos e não de borrachas.

  4. Avatar de José Miguel Dos Reis Correia
    José Miguel Dos Reis Correia

    Manoel
    Quem disse que o povo Russo é fanático por limpeza. Estás mais uma vez errado. Este povo que mencionaste, fanático por limpeza é o japonês.

    1. Avatar de Carla
      Carla

      Os Russos são fanaticos por limpeza sim!!!
      É quase uma doença!!Se calhar é mesmo.

      Se vocês virem a quantidade de recursos que a Russia gasta em manter os espaços limpos, vocês ficavam de queixo caido.
      A quantidade de gente que trabalha só nessa area é enorme.

      A forma como eles tratam o lixo, é talvez a forma que todos nós deviamos seguir.
      Teem estações brutais de tratamento de lixo e reciclagem do mesmo.Ao ponto de até gerarem imensa electricidade apartir do lixo.

      Agora por causa da conjectura estão a precisar de mais gente noutras áreas.. e a primeira coisa que se julga é…lá vão as Ruas Russas ficarem sujas,etc como as nossas…
      nope.. criaram robos autonomos 😀

      Isso são coisas que se deveriam fazer cá, também.
      Contentores que desse pasa serem carregados despejados dentro do robo gigante, e colocados vazios no mesmo sitio.

      E as pessoas eram colocadas a fazerem trabalho bem mais importante, e com mais conforto, que é isso que se espera de humanos.
      Mas eles só estão a avançar na automatização e robotização devido á conjuctura actual.

      Também já teem camiões, maquinas de agricultura,etc autonomos.
      Mas a maior parte, para já, é maquinas para agricultura ou industriais, os outros já estão em elevada faze de desenvolvimento.

      Eles estão a automatizar tudo, até a contrução de navios da classe AFRAMAX, está já a ser feita por robos, tenho impressão que é a rosneft que está encarregue desses projectos.

      A ideia que se tem do russo,por aqui, é que um fulano que em casa anda calçado….nada disso.
      O Russo mal chega a casa tira os sapatos, e depois veste uns calções, ou pijama, de manga curta.
      E vocês pensam…mas e o frio???
      O frio é aqui, que somos um País pobre, os Russos teem energia muito barata, e as casas teem um isolamento excelente.

      Claro, que uns terão mais recursos que outros, e isso também deve ditar a forma como se comportam.
      Aqui ha uns tempos vi um directo onde estava uma rapariga Russa, e fiquei um bocado chocado…neve a granel na Rua com temps baixas, e ela de pijama,e em manga curta, tranquila..
      Perguntei lhe e ela disse-me que em casa estavam 27C 😀