Não desliga o seu portátil Windows diariamente? É melhor começar a fazê-lo

10 Comentários

Muitos utilizadores têm o hábito de simplesmente fechar a tampa do portátil quando se afastam, pensando que isso não causa problemas. Embora esta prática seja conveniente, uma vez que permite que o dispositivo esteja pronto para uso imediato, ela pode, na verdade, estar a prejudicar o seu portátil sem que se aperceba.


O impacto de não desligar o portátil

Para utilizadores de portáteis com Windows, desligar o dispositivo faz toda a diferença. Mais do que apenas colocar o computador em modo de suspensão ou hibernação, o processo de desligar completamente é essencial para o funcionamento adequado do sistema.

Quando desliga o portátil, a memória do sistema é limpa, os programas em execução são encerrados corretamente, e o dispositivo é desligado de forma segura. Isto não só melhora o desempenho, como também contribui para a longevidade do dispositivo.

Se apenas se ausentar por breves momentos, como para ir encher a garrafa de água, não há necessidade de desligar o portátil. Mas, se planeia transportar o dispositivo na mochila, é altamente recomendável que o desligue.

Os portáteis com Windows gerem o modo de suspensão de forma diferente dos MacBooks. Por vezes, os ventiladores do sistema continuam a funcionar durante algum tempo, mesmo após fechar a tampa.

Se transportar o portátil em modo de suspensão dentro de uma mochila, isso pode causar o sobreaquecimento do dispositivo. O calor acumulado pode resultar em danos térmicos que comprometem o hardware.

Existem benefícios claros em desligar o portátil regularmente:

  • Melhor desempenho

Isto ocorre porque o sistema limpa a memória, encerra processos que possam estar a consumir recursos, e resolve potenciais problemas de software.

É por isso que uma das primeiras perguntas feitas por técnicos de informática é: “Já reiniciou o computador?” Durante o processo de desligar, o Windows elimina automaticamente ficheiros temporários e processos que poderiam estar a afetar o desempenho.

  • Maior longevidade

Os ciclos de bateria desnecessários são uma consequência do modo de suspensão, especialmente no Windows, onde o Modern Standby pode ser inconsistente. Mesmo em suspensão, a bateria continua a ser utilizada, o que, ao longo do tempo, reduz a sua capacidade.

Mas então, quando deve optar pelo modo de suspensão?

O modo de suspensão é útil, mas deve ser usado com moderação. Se planeia voltar a usar o portátil dentro de pouco tempo, pode utilizá-lo sem problemas. Porém, se acabou o seu dia de trabalho ou se vai transportar o dispositivo, desligue-o.

Configurar um temporizador de suspensão no Windows, que desliga automaticamente o portátil após um certo período, pode ser uma boa solução intermédia.

 

Leia também:

Microsoft traz de volta a publicidade ao Windows 11, mas mascarada de notificações

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruh
    Bruh

    Saudades do windows xp. Ficava com o portátil ligado durante um mês sem problemas. Agora passado dois ou 3 dias o windows 10 fica lento e lá tenho de reiniciar.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Em 2024 à porta de 2025 com windows 10…

      1. Avatar de Bruh
        Bruh

        Sim e então? Que eu saiba o suporte ainda não acabou. E não vou comprar outro portátil só porque o meu não suporta o windows 11. Ou continua o 10 ou meto linux. Quando lá chegar decido.

      2. Avatar de Fumigah
        Fumigah

        Em 2024 à porta de 2025 com tanta arrogância e poder compra…

      3. Avatar de PJA
        PJA

        Eu também tenho o W10 às portas de 2025, como não suporta o W11, vai levar com o Linux. Foi o Office há anos, e não deixa saudades, e agora SO. O dinheiro é meu, eu que sei o que faço com ele.

    2. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      Mesmo com XP o efeito nefasto é igual. Vc ´k não se dava conta por ser mais leve.

  2. Avatar de Ddt
    Ddt

    Eu não desligo o meu Windows e o meu iPad há anos……mas se sair de casa com eles desligo . Funciona tudo perfeitamente.

    1. Avatar de Rick IT
      Rick IT

      Tens de desligae o windows todos os dias, o ipad também ajuda um restart ou podes perder dados importantes

  3. Avatar de Zero.kill@gmail.com
    Zero.kill@gmail.com

    Um windows bem configurado não precisa de ser reiniciado e o modo de suspencao como diz o próprio nome suspende. Acontece o mesmo com o Mac só que por ter menos ventoinhas não se notam depois também depende do portátil existem portáteis e portáteis os meus 2 portáteis quando fecho a tampa entram e modo de suspencao em 2 ou 3 segundos. Um deles tem a correr 5 vm’s em permanência e todas elas fazem devidamente a suspencao ao fechar a tampa, pois estão configurados para tal e quando abro a tampa em 10 segundos estão novamente te a correr em pleno como se nada tivesse passado.

    Seja windows ios linux Unix ou qualquer outro SO só tem mesmo que estar bem configurado, tudo o resto é desculpas para fabricantes esconderem a má qualidade dos seus produtos. Eu não vejo as 3 melhores marcas a fazer referência a estas situações somente as marcas correntes

  4. Avatar de Cristóvão
    Cristóvão

    Para isso ter algum efeito sequer, é necessário desactivar o “arranque rápido” nas opções de energia.