Vendas de automóveis caem na Europa: crise no setor reflete-se nos números

83 Comentários

Num momento desafiante para os maiores nomes da indústria automóvel europeia e num reflexo deste contexto, as vendas de automóveis caíram, no mês passado, na Europa.



O número de matrículas de automóveis novos diminuiu 2%, em novembro, relativamente ao ano anterior, para 1,06 milhão de unidades. A queda foi especialmente significativa em França e Itália, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

Por outro lado, Espanha foi o único grande mercado europeu a registar um aumento das vendas, segundo a Bloomberg.

Esta queda acontece, numa altura em que as maiores fabricantes de automóveis da Europa, incluindo o Grupo Volkswagen e o Grupo Stellantis, estão a acelerar a redução dos custos e a tentar negociar com os sindicatos de trabalhadores.

Vendas de carros, na Europa, em novembro

O momento desafiante afetou, também, os fornecedores de automóveis e as startups, como a empresa de baterias Northvolt, que pediu a declaração de falência, em novembro.

Curiosamente, as vendas de automóveis totalmente elétricos, na Europa, subiram 0,9%, em novembro, relativamente ao ano anterior, segundo a ACEA, impulsionadas pelas vendas no Reino Unido, onde os descontos estão a desempenhar um papel importante na procura.

Ainda assim, as vendas diminuíram ligeiramente entre janeiro e novembro, com os registos de híbridos plug-in a caírem 8,6%, no mês passado.

Renault Symbioz E-Tech Full Hybrid disponível para encomenda em Portugal por 34.500€

Enquanto os clientes europeus se habituam aos carros elétricos, os registos de híbridos aumentam – afinal, são para muitos uma solução viável. As vendas destes veículos, alimentados por motores de combustão e baterias mais pequenas, aumentaram 16%, em novembro.

 

Indústria automóvel da Europa atravessa momento desafiante

Neste momento, as fabricantes europeias de automóveis estão a lutar contra o abrandamento das vendas, na Europa, onde os consumidores continuam sob pressão devido ao aumento do custo de vida.

Além disso, o fim dos subsídios aos veículos elétricos em alguns países afetou ainda mais a procura de veículos de baixas emissões.

Paralelamente, as fabricantes enfrentam a possibilidade de multas de milhares de milhões de euros, caso não consigam cumprir as regras europeias mais rigorosas em matéria de emissões, que entrarão em vigor no próximo ano.

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Segundo comentadores do forum, não estão a baixar até estão a aumentar exponencialmente.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Mas quem você pensa que é para colocar em causa as palavras se Santo JL padroeiro da mobilidade electrica?

      1. Avatar de Mario
        Mario

        My bad Anung.
        Só eu é que fiz contas e deu me um periodo de retorno de 15 anos de um diesel para um elétrico, mesmo considerando uma manutenção média anual de 400€ e gasóleo a 2€

        1. Avatar de rui
          rui

          Podes dizer como fizeste essa comparação? pois na esmagadora maiorias das marcas com opção diesel e eletrica a diesel é igual ou mais cara…

          1. Avatar de Mário2
            Mário2

            O meu diesel custou 27 000€
            Um equivalente elétrico custa 48 000€ e com autonomia equivalente. É só fazer as contas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Agora já custou 27 mil ? já comprou outro ? então o anterior já avariou ?

            Então que carro é ?

          3. Avatar de rui
            rui

            diz modeles, não conheço já quase nenhum diesel novo que custe apenas esse dinheiro…

  2. Avatar de antonio
  3. Avatar de OutroChegano
    OutroChegano

    as empresas europeias estavam especializadas em construir veículos com motores diesel mas os políticos de bruxelas, especializados em fazer m e r d a da grande, decidiram que o povo tem de locomover-se em trotinetes ou outras cenas eléctricas extremamente dispendiosas aquando da aquisição, portanto, os pobres deste mundo continuam com os seus carritos poluidores mas pagos (enfim, quase pagos)

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Por isso evoluem, os chineses que produzem as trotinetas e os europeus sentaram-se com os lucros do diesel a poluirem todo o ar à sua volta. Se os carros eletricos são bem melhores, nos camiões a diferença será ainda maior.
      Os chineses não tinham motores a combustão, deram um passo em frente, os outros acomodaram-se, armaram-se em patrões e não em empresários (como o teu querido Musk).

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mais uma valente cacetada na paranóia elektra.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Na realidade os VE até cresceu quase 1%.
      Eu hoje por acaso até estive a fazer uma simulação de quanto fica o E-C3, como não sou muito exigente para a configuração que me agrada fica em 25500€, não sei quanto ficava o mesmo modelo mas a combustão, de preferência a diesel, gasolina não é para mim, não faço muitos km, no ano passado fiz 14.000 Km, e quase sempre as voltas perto de casa, incluível como acabamos por andar tanto e nem nos apercebemos.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Também já tive de olho nesse que é um excelente preço e já oferece uma autonomia superior a 300km que para mim é o que preciso as viagens grandes que faço é para o algarve portanto até para isso dá, mas não vou muito à bola com cetroen e não acho o carro nada bonito acho muito mais bonito o novo renault 5 que até já oferece uma autonomia superior a 400km com bem mais tecnologia mas o preço também é consideravelmente superior

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Ontem cruzei-me com um R5E amarelo muito giro, gostei, mas parece um pouco mais pequeno e mais caro, o meu limite anda perto dos 25.000€

        2. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Rui, e como tenho problemas de saúde um carro um pouco mais alto nem fazes a ideia da diferença que faz.

      2. Avatar de rui
        rui

        Fiz as contas para o C3 e diferença gasolina vs eletrico basta fazer cerca de 15k ano de km e tens vantagem em 8 anos…
        mas o C3 tens de meter cerca de 1500€ de despesas em cima, pelo menos na Citroen que fui a verão You plus com pintura azual (incluida) ficava em cerca de 27000€

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Não recuperas os 27800 euros em oito anos a não ser que faças mesmo MUITOS km por ano.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então afinal o C3 a gasolina é dado.

      3. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        “de preferência a diesel, gasolina não é para mim, não faço muitos km, no ano passado fiz 14.000 Km”,
        a pior opção, com esses kms, é mesmo o diesel… Vais ter imensos problemas com o FAP.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @ Hacker Alhinho Até à data 0 problemas, o problema dos a gasolina são os consumos que são muito poucos os que fazem menos de 7 lt, eu no ano passado bateram-me no carro e andei com um Captur a gasolina e sou bastante calmo a conduzir e não consegue fazer menos de 7 lt, no meu carro Dacia Dokker tenho consumos de 4,9 a 5.1, aquii nas voltas se for viajar consigo 4.2 a 4.5, sem falar na diferença de preço dos combustíveis, eu naquela frase queria dizer que parece que se anda pouco e depois fiz 14.000Km, tenho de ir novamente com o carro a inspeção e vou ver quantos fiz este ano.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            O preço dos combustíveis actualmente está praticamente igual já lá vai o tempo que compensava a manutenção é mais cara e os carros a gasóleo são consideravelmente mais caros, o gasóleo para mim já morreu

          2. Avatar de rui
            rui

            de qualquer das formas no Citroen a escolha é facil, ou tens gasolina ou eletrico, não há diesel já…

      4. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @B@rão, os elektros não subiram. Pelo contrário levaram mais uma berlaitada (no mês passado (OUT) os elektros seguiam com uma perda anual de 4.9% e em Novembro a perda já vai em -5,4%).

        A fonte do artigo é que está inquinada e misturou nrs de vendas de UK que nada têm a ver com a UE. Além disso as vendas de UK são uma palhaçada com as marcas a comprarem os seus próprios elektros numa tentativa de fugirem às multas impostas pelo mandato ZEV. Não são as pessoas que estão a comprar esses carros. Simultaneamente, nos meses de OUT e NOV as vendas baixaram quase 50% face a SET. Significa que potenciais compradores aguardam por melhores dias para comprarem carro e os vendedores melhores dias para venderem o que os Clientes querem.
        https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcJpSEmSVqAIyE1V4g?e=jUuSOo
        O Matt é que os topa!
        (É um assunto que dá pano para mangas e devia ser tratado num tópico próprio)

        1. Avatar de JL
          JL

          Subiram, está nos números da acea.>

          Então quanto desceram os diesel e gasolina, e até os PHEV ?

          A sério que vai usar os devaneios dos petrolerdos como essa imagem ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde?
            https://pplware.sitedev.pt/motores/vendas-de-automoveis-caem-na-europa-crise-no-setor-reflete-se-nos-numeros/comment-page-1/#comment-3580179

            Adicionalmente, no acumulado de 2024, os carros no geral crescem +0,4% e os elektros baixam 5.4%.
            É mais que evidente q o q está a puxar as vendas para baixo são os elektros.

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, quem está a puxar as vendas para baixo são os que cairam, diesel, gasolina e até um pouco dos plugin.

            Mas não viu quanto estes caíram ?

            Não, isso são os seus números inventados, vá ver o ultimo relatório da ACEA.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          ” as marcas a comprarem os seus próprios elektros ” Eles sempre fizeram isso, também fazem a carros de combustao. Praticamente dão carros “de empresa” a todos os funcionários.

          Existem centenas de carros “usados” que nem 1.000km feitos tem.

          Mas fazem isso porque ganham mais vendendo o carro usado com 1 ano que vendendo o carro novo não por ser elektros. Mercado dos semi-novos é onde está a maioria do negocio.

        3. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Parace-me que o motinhas não sabe a diferença entre Europa e União Europeia ahahahhahahah
          Motinhas estamos a falar da Europa o Uk continua a pertencer à Europa e já agora não é possivel uma empresa comprar os seu próprios produtos ahahah isso não conta como vendas se não a minha empresa era a que mais vendia no planeta ahahahah

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ah sim @Gonçalo? Ninguém diria… 😛
            Então e a Rússia, Turquia, Ucrânia, Bielorrússia, Azerbaijão, Sérvia, Geórgia, Moldávia, Bósnia e Herzegovina, Macedónia do Norte, Albânia, Montenegro, Kosovo, Arménia…etc tb são Europa, correcto? Contaste com estes? Mais de 300 milhões de almas e nem 3%de elektros vendem. E agora? Queres incluir? Olha que ficas a perder …muito looolooolool

            Qto ao resto :
            1-Vendas combustão 2024 mas matriculas adiadas para 2025:
            https://www.autoexpress.co.uk/news/365322/zev-mandate-spoil-christmas-1000s-petrol-and-diesel-car-buyers
            2- A marca pode registar atraves dos seus representantes os carros de serviço que lhes apetecer.
            Qual é a dúvida.
            É evidente que estão a empurrar com a barriga pq em 2025 o ZEV passa de 22 para 28% de obrigaçãode venda de elektros, no entanto toda a gente sabe que as bases desta política insana, maluca e destrutiva vão cair mais mês, menos mês.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ena, 1000 carros ? Que número. Looooooool

            Mas espere lá, UK agora já conta ? Ainda há bocado não contava ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem está a querer entrar com UK não sou eu, anda a ver mal. Se querem contar com os 80 milhões do UK, metam tb os outros 350 milhoes. Tb são filhos de Deus, acho eu 😛
            1000 carros? Mais uma vez a ver mal. Vc vê td mal. Desde qd “milhares ” sao 1000 unidades?. Nao volte para a 4ª classe q não é preciso. LOL

          4. Avatar de JL
            JL

            Se não especificam números, 1002 já são milhares.

            Mas isso altera o quê? Não entendi, as vendas continuam a aumentar na mesma. Looooool

          5. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Claro motinhas pertencem à europa tal como o UK.
            A serio que o motinhas foi buscar uma noticia que diz 1000 carros ahah não estudes que não é preciso.
            Há uma coisa muito clara neste artigo o eléctricos aumentaram em comparação com o mesmo perdido do ano passado os outros desceram é assim tão difícil perceber isto será que é preciso fazer um desenho ?

          6. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Vendas combustão 2024 mas matriculas adiadas para 2025, sempre de fez isso, quando for para vender carro valoriza mais. Daqui a uns tempos o carros é vendido como sendo em 2025 em vez de ser de 2024.

            Falar de algo que sempre se fez como sendo novidade. Está visto que entendes 0 de carros.

            Já agora ao comprares um carro usado escolhe um com matricula de Dezembro que poupas uns milhares.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Gonçalinho, já estás como o outro ou és o mesmo com outro nick? Eu repito”:

            1000 carros? Mais uma vez a ver mal. Vc vê td mal. Desde qd “…milhares ” sao 1000 unidades?. Nao volte para a 4ª classe q não é preciso. LOL…”

          8. Avatar de JL
            JL

            Mas afinal quantos milhares são ?

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Cacetada? Tal como diz no artigo os eléctricos foram os únicos que as vendas subiram ahahahah

        1. Avatar de JL
          JL

          “Curiosamente, as vendas de automóveis totalmente elétricos, na Europa, subiram 0,9%, em novembro, relativamente ao ano anterior, segundo a ACEA, impulsionadas pelas vendas no Reino Unido, onde os descontos estão a desempenhar um papel importante na procura.”

    3. Avatar de JL
      JL

      Cacetada como ? se pertencem aos 2 únicos que não desceram, foi uma grande cacetada sim nos diesel e gasolina.

        1. Avatar de JL
          JL

          Isso só confirma a sua negação.

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Mas existem mais carros a combustao á venda que carros elektros. Qual é a desculpa?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Na realidade, sobre o pouco que já vendiam, os carros elektros levaram um chapadão de -9,5%, em Novembro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Os diesel foram bem piores:

          “The diesel car market declined by 15.3%, resulting in a 10.6% market share last November. Overall, decreases were observed in most EU markets.”

          Gasolina:

          “In November 2024, petrol car sales dropped by 7.8%.”

          Plugin:

          “Plug-in hybrid car registrations fell by 8.8% last month, ”

          Os únicos que subiram foram os HEV:

          “Hybrid-electric registrations increased by 18.5%”

        2. Avatar de JL
          JL

          Já agora, na quota anual subiram 1 %.

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Mas se não se vendem Elektros como é que o problema são os Elektros? Se o que o pessoal quer é carros a combustão o que não falta são carros a combustão para escolher.
          Não compram carros a combustão e a desculpa é porque as marcas possuem carros Elektros á venda :D. Cada día inventam uma história diferente

        4. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Os HEV são carros a combustão e os mild-hybrid são tb HEV. Eos outros que são os bi-fuel tb são a combustão e idem para os PHEV’S. Tudo serve para retirar expressão à combustão.
          A realidade é que este ano os elektros já seguem com perdas de 5.4% face ao mesmo período do ano passado e este mês de Novembro perderam 9.5%. Incha!!!

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, os bev foram os únicos que cresceram tal como hev.

            Os diesel desceram, portanto pode deitar as latas fora, já que parece ser esse o seu argumento.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Q alucinado

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Yup :
            “NEW EU CAR REGISTRATIONS BY POWER SOURCE
            The battery-electric car market share for November 2024 fell to 15% from 16.3% last year,
            while volumes dropped by 9.5%.”
            O que quer provar com isso?
            Só confirma que os carros elektros levaram um chapadão de -9,5%, em Novembro. LOL

          4. Avatar de JL
            JL

            Se os eléctricos levaram um chapadão então o que levaram os diesel gasolina e phev ? Um terramoto ?

            Os evs cresceram no mês passado.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Novamente ainda não percebeu que um HEV é um carro a combustão a gasolina ou a gasóleo. Que um mild-hybrid é um carro a combustão a gasolina ou a gasóleo. Que um bi-fuel é um carro a combustão a gasolina +gas ou a gasóleo+gás.
            É essa a sua dificuldade.
            Na UE este mercado,junto com os irmãos PHEV e puros gasolina ou gasóleo cresceu 1% até NOV e 3% em NOV

            Na UE, os elektros perderam cota de mercado de 5.4% até Novembro e 9.5% em Novembro.

            Não há volta a dar. Conforme-se e largue os fumos.

          6. Avatar de JL
            JL

            É um carro híbrido, daí ter esse nome, tem tanto de combustão como de eléctrico.

            Errado, os phev desceram, tal como os a gasolina e diesel, que despencaram, não há volta a dar.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Olhe eu se tivesse comprador, agora ia buscar a nova A5 2.0TDI.:
            https://youtu.be/MXkp9gqjoyQ?si=DAGUwu2p7vF6AkZX
            Muito linda, não acha? Só lhe mudava a cor para preto.
            Acha que isso fazia de mim um novo adoptante da ME ou um fiel seguidor da mecânica diesel?
            Loool

          8. Avatar de JL
            JL

            Um A5 ? que é um a3 esticado ou assoprado ?

            Bem precisam de vender diesel, com os trapalhões que andam a dar.

            Mas como se vê, não compra porque já não acredita em diesel, tal como a maioria das pessoas.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em vez de estar com disparates recalcados, diga lá pq não há um cabrio elektro?

          10. Avatar de JL
            JL

            Também não há cabrio a diesel, logo não posso comprar cabrio diesel.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quantos quer?

          12. Avatar de JL
            JL

            Venham eles.

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Os carros estão caríssimos.
    Qualquer sucata mediana custa mais de 30k…

    Quem tem dinheiro para isto?
    E com a crise que aí vem, o melhor a fazer é guardar o guito…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Existem carros novos a custar metade disso.
      Por 30k compra-se um electrico e um a combustão, ambos novos (0Km)

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Diz me lá qual é o carro novo que custa 15k e estou a falar de carros não são caixas de fosforos

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Sem saber qual é a definição de carros e de Caixas de fósforos é impossível dizer.

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Caixas de fosforos tudo o que é mais pequeno do que um clio/opel corsa etc dessa gama para cima são carros que realmente a pessoa mesmo com familia pode viver com eles daí para baixo são carros de nicho que só dão para algumas pessoas

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Clio, Corsa é a gama mais baixa que existe. É isso a definição de carro? Ainda pensei que fosse um BMW X3 ou algo do género.

            15k compra-se um.Dacia que é praticamente um Clio. Mas já se sabe convém estacionar no final da rua para ninguém ver.

          3. Avatar de PTO
            PTO

            @Toni da Adega

            O Dacia Spring mais barato custa 16.900 euros mais taxas e despesas de transporte, que são cerca de 1200 euros. Resumindo custa mais 2100 euros que os tais 15k.

            Continuo à espera da indicação onde existem carros elétricos novos a 15k.

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @PTO Dacia Spring preço chave na mão são 17.500€. e até deve dar para negociar para os 17.000€.
            Num Stand é sempre mais barato que no anunciado no site da marca. Basta saber procurar e negociar

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Um elétrico novo por 15k?
        Quero dois. Onde posso ir compra-los? Venha lá esse link!

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Quem falou eléctrico novo a 15k.
          Vou copiar aquilo que disse.
          “Por 30k compra-se um electrico e um a combustão”.
          2 carros a 30k não é a mesma coisa que 1 elétrico a 15k

  6. Avatar de Luís
    Luís

    Vou ficar com o meu velho até ter 50 anos e ser relíquia. Ao fim desse tempo passa a ser ecológico pois o fabrico já foi há muito tempo e expreme-se até ao fim

    1. Avatar de JL
      JL

      Então vai convertê-lo em eléctrico ?

      1. Avatar de Luís
        Luís

        E ligar uma extensão de casa até ao trabalho, assim está sempre carregado, são só 20km.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não é por isso, é por ter dito que ao fim desse tempo passa a ser ecológico, como faz para ele deixar de ter emissões ? só o convertendo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É mais ecológico manter o antigo por mais 199.000 kms do q estar a trocar por um elektro que vem pré-carregado de destruição ecológica para os 1⁰s 200.000 kms. Se lá chegar.

          2. Avatar de JL
            JL

            Desde que so faça 1000 KMS por ano, portanto nem vale a pena ter.

            Errado, para os primeiros 46 mil KMS.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            1000 não. Pode fazer 9000 por ano (média dos portugas) que tem carro para ≈ 23 anos a poluir menos q um novo elektro.

          4. Avatar de JL
            JL

            O estudo que diz esse disparate fala em 1000 kms por ano.

            Portanto não invente.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual estudo? Aquele que desmascarou os delírios do Timmermans e levou à sua demissão?
            Esse claramente fala em 23 anosx9000 kms

          6. Avatar de JL
            JL

            Nenhum mostra isso.

            Não, aquele que fala dos clássicos vs evs.

  7. Avatar de semerodk
    semerodk

    A narrativa forçada do carro elétrico falhou gravemente! Ainda bem para o meio ambiente!

    Quem comprou perdeu 90% do valor do carro em 5 anos. ESTUDASSEM!

    1. Avatar de JL
      JL

      Tem de ler novamente, é que foram esses que aumentaram:

      “Curiosamente, as vendas de automóveis totalmente elétricos, na Europa, subiram 0,9%, em novembro, relativamente ao ano anterior, segundo a ACEA, impulsionadas pelas vendas no Reino Unido, onde os descontos estão a desempenhar um papel importante na procura.”

      Compro 2 com 5 anos e com 90% de desvalorização, onde estão eles ?

      Mas espere lá, valorizaram em relação à semana passada ? que já era 90% em 2 anos ?