“Volkswagen e não Luxuswagen”: Alemanha pede carros elétricos mais económicos

66 Comentários

Na Alemanha, os dias da Volkswagen não têm sido fáceis, com conversações a decorrerem e decisões complexas a precisarem de ser tomadas. Agora, o ministro da Economia apelou à empresa para acelerar o lançamento de carros elétricos mais baratos.



Na Cimeira da Indústria do Handelsblatt, em Berlim, na sexta-feira, o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck (dos Verdes), manifestou dúvidas quanto à possibilidade de o país cumprir a eliminação progressiva do carvão até 2030.

Quando questionado se a data está em causa, respondeu que “para mim, a segurança energética tem sempre prioridade absoluta”.

Não podemos correr o risco de criar uma situação como a que ocorreu após a perda do gás russo pelas nossas próprias decisões políticas.

Na sua perspetiva, as centrais elétricas a carvão só poderão ser eliminadas quando houver capacidade suficiente no mercado para garantir a segurança. Além disso, as autoridades devem encorajar as pessoas a mudar para a mobilidade elétrica, por via de subsídios à compra e incentivos fiscais.

Importa, também, segundo disse, estimular o mercado de segunda mão, pelo que está a considerar um subsídio de 100 euros para inspeções profissionais de baterias de carros elétricos usados.

Na mesma linha de pensamento de Robert Habeck, está o SPD, outro partido da coligação governamental. Este quer estimular a procura, por meio de um vale “made in Germany” (em português, “feito na Alemanha”) para os automóveis elétricos produzidos no país.

É simples e fácil de implementar: compre-o, declare-o nos seus impostos, receba um subsídio diretamente na sua conta.

 

Volkswagen deveria ter carros para o povo

Na mesma intervenção, citada pela imprensa, Robert Habeck apelou à Volkswagen para acelerar o lançamento de novos automóveis elétricos mais económicos.

O seu nome é Volkswagen [carro do povo] e não Luxuswagen [carro de luxo].

Na sua opinião, o mercado só se tornará mais dinâmico quando existirem modelos de 20 mil euros que todos possam pagar.

Atualmente, o automóvel elétrico mais barato da Volkswagen é o compacto ID.3, do segmento C, que tem um preço inicial de cerca de 30.000 euros antes dos subsídios, na Alemanha. No início de 2026, o catálogo crescerá com o ID.2, do segmento B, que deverá começar abaixo dos 25.000 euros.

Ao contrário do ID.3, fabricado na Alemanha, o futuro utilitário será fabricado em Espanha.

A Volkswagen confirmou há alguns meses que está, também, a trabalhar num carro elétrico de 20.000 euros, previsto para 2027. Tal como o ID.2, o futuro modelo (conhecido na imprensa como ID.1) será fabricado fora da Alemanha devido aos elevados custos de mão de obra.

Apesar dos planos, quando o ID.1 chegar ao mercado, espera-se que rivais como a Renault e a Stellantis já tenham propostas elétricas a rondar os 20.000 euros: Dacia Spring, Renault Twingo e o Leapmotor T03. Este potencial atraso poderá deixar a Volkswagen vulnerável.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Carros eléctricos económicos??? Deixa-me rir. Peçam aos chineses.

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Querem apoiar guerras e fazer sanções?

    Aguennnntemmmmmm………..

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Então porquê?
      O que é que tem uma coisa a var com a outra?
      Era a Rússia que ia construir carros elétricos baratos para a Europa?

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Não ia construir elétricos mas para ele seria bom se a Rússia conquista se toda Europa sem oposição assim nós viravamos todos russos. Já que não quisemos ser nazistas no passado viravamos comunistas

        1. Avatar de David
          David

          O que falta á maioria de quem comenta por aqui é leitura sobre história mundial e europeia…

          Mudando de assunto… na minha perspectiva mudarmos de presidente da CE era algo bom… acho que inclusive mudar a forma como a Europa é gerida…
          Somos os meninos bonitos que dependemos de todos os restantes…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Foi a guerra que obrigou a Alemanha a fechas as centrais nucleares, a gás e a carvão? E por consequência e por depender em grande medida nas energias renováveis, a Alemanha tem o preço por kwh que chega a ser o mais caro do mundo?! Foi a guerra que provocou isso?

      Foi também a guerra que obrigou os palermas dos políticos a decretar a morte dos carros a combustão e mergulharmos apenas nos carros eléctricos!?!?!?

      Ganhe juízo!

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E ao mesmo tempo as vendas na Europa aumentaram este ano. Por isso essa conversa não faz sentido. Políticas erradas que fazem aumentar as vendas na Europa.

      2. Avatar de JL
        JL

        Presumo que não consiga dizer uma verdade, já que não foi declarada nenhuma morte aos carros a combustão e em lado nenhum querem mergulhar em carros eléctricos, acho que devia ir só médico e ver o que se passa consigo.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então voltou a ler só o título.

          2. Avatar de JL
            JL

            “, a Comissão Europeia acabou por aprovar uma versão do regulamento que inclui a possibilidade de se fabricar e vender viaturas com motores de combustão alimentados com combustíveis sintéticos, que têm emissões neutras de dióxido de carbono (CO2).”

        1. Avatar de Leonel matos
          Leonel matos

          Como não. A Europa quer obrigar o pessoal a comprar elétricos a toa força e acabar com os a combustão. Eu até vejo os elétricos como mais uma alternativa mas não se pode negar que a união europeia com a treta da energia verde e tal preocupa se para obrigar a comprar elétricos e fazer guerras ou financiar pelo mundo ninguém se preocupa. E nesse caso não me refiro só á união europeia mas a questão é que quer se evitar a dependência de outros países em petróleo tudo bem mas que apresentem alternativas igualmente práticas o que ainda não é o caso do que eles querem impingir às pessoas

          1. Avatar de JL
            JL

            E são uma alternativa, já tem algum eléctrico ?

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O Problema não é o carro elétrico, combustão ou Plug-in… O problema começou à 5/6 anos quando começaram a aumentar disparatadamente o preço dos carros novos! Um Vw Gold que custava menos de 30mil Eur. a gasóleo, atualmente custa 35mil Eur. e por aí fora…. uma Passat não pode custar 50mil Eur. a gasóleo. A juntar a isto tudo, as empresas hoje em dia compram ou Plug-in ou elétrico por causa de poderem deduzir IVA e não levarem com TA em cima! Nos EUA acontece o mesmo problema, por lá aumentaram o preço dos carros ainda mais do que cá na Europa, ao ponto de agora não conseguirem vender e os stands estarem a abarrotar com inventário. Portanto, querem vender carros novos, independentemente da energia que os move? É simples… baixem os preços!

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Eu compreendo a lógica, a questão é, Há margem para baixar os preços?
      Não sei mas os ordenados mal ou bem têm vindo a aumentar em Portugal e acredito que no resto da Europa ainda mais, logo esta despesa têm de ser paga por alguém.
      Mas partilho da mesma ideia que tu, não há carros baratos neste momento há é carros nemos caros.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        a margem que há vê-se na remuneração multimilionária dos acionistas 😉

      2. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        A meu ver os ordenados não têm acompanhado a inflação ao longo dos últimos anos… o que ano após anos causa uma quebra no poder de compra. O grande problema atualmente, não é só os carros que aumentaram e todos nós sabemos que um carro, na maioria dos casos, não é um bem essencial, tal como é uma casa ou os gastos que temos com alimentação mensalmente o são. Quer se arrende ou compre uma casa, os preços duplicaram… os gastos com alimentação também têm vindo a ter um aumento bastante significativo. Todos estes aumentos (e outros mais), são em muito superior ao percentual que os ordenados subiram no mesmo espaço de tempo. Para mim o problema está aqui.

      3. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Nos países desenvolvidos nunca se conseguirá fabricar ao mesmo preço da China e outros países justamente devido ao preço salarial. Esse é uma questão que sempre refiro. Deixaram entrar os chineses o pessoal começou a habituar se aos preços chineses e depois compraram com os preços de Europa e EUA sendo que na China trabalha se mais horas e com salários menores. Agora é esperar que o mercado automóvel dê falência para a China comprar tudo que é o que eles têm se esforçado para fazer. Tem marcas como a BYD que até dão prejuízo que é suportado pelo governo chinês só para falir com as europeias mas bem feito para nós que queremos produtos europeus ao preço da China nas salários muito maiores

    2. Avatar de Zé

      A VW posicionou-se como marca “premium”, tendo levado também a skoda e a seat para cima. A seat vendia carros que se fartava, por exemplo. Eram bons, fiáveis e baratos. Os VW eram mais caros mas eram mesmo bons. Neste momento um VW é caro, um seat é caro, um skoda é caro… e nada de especial. Além disso, marcas como Dacia, Kia, Hyundai e outras oferecem soluções com um custo/benefício (e acrescentemos custos de manutenção) no geral mais interessante.
      Daí o título da notícia ser perfeito. Querem vender carros de luxo, mas a malta quer é carros acessíveis.
      Ah, e o Dieselgate…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        VW, Audi, Seat e Skoda são todos os mesmíssimos carros. É só mudar o emblema da marca, mais uns plásticos mais luxuosos ou mais proletas, e está a andar. Aos clientes arrogantes vende-se marca premium, por umas milhares ou dezenas de milhar extra. E para avariar é igual, só que a conta das marcas “premium” escalda mais. Eles sabem que ali há gravete, portanto, toca a esfolar o cliente. E é justo: afinal de contas ninguém os mandou ser parvos e comprar alemão.

        1. Avatar de Zé

          Já foi tempo em que ter um VW ou Audi era sinal de fiabilidade. Sim, era mais caro (ou bem mais caro) mas eram realmente “melhores” que a média. Mas há muito tempo que deixaram de ser melhores que a média e o preço foi-se acima da dita média.
          Também houve alguma alteração nos padrões de consumo. Com marcas mais acessíveis a ter bons modelos, e pessoas que sinceramente querem um utilitário BBB (Bom Bonito e Barato) e não um carro para o “status”. Eu ainda sou do tempo em que ter um VW ou Audi era mesmo um status. Neste momento é mais um “ainda há quem compre disto?”.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Pois eu sou do tempo em que VW era mesmo garantia de fiabilidade. Acabou no dia em que deixaram de fabricar o Carocha/beetle/fusca. E o carocha era fiável porque era tão tosco e tão básico que não tinha por onde avariar. Radiador? Não tinha. Corrente ou correia de distribuição, idem. Nem cardans de transmissão. Era tudo o que de mais simples que havia. Começaram a fazer carros mais sofisticados, começaram os fiascos.

  4. Avatar de Rick IT
    Rick IT

    Europeus se querem fazer concorrencia a china ponham os salarios a 400 euros por mes em toda a europa e sen ferias.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Um operario na china ganha em media 1.000€ por mes….. Simplesmente a china é mais produtiva e possui dos sistemas de producao/fabrico mais avancados do mundo.
      https://tradingeconomics.com/china/wages-in-manufacturing
      https://www.statista.com/statistics/743509/china-average-yearly-wages-in-manufacturing/

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        1 operário na China ganha quanto? Lol nunca vi tal notícia o que vi foi á uma anos 1 vídeo feito na Huawei de pessoal que trabalhava 14 horas e ganhava bem menos que isso. Sim passaram alguns anos desde então mas não tantos e duvido que tenha assim tantos a chegar próximo desses valores. Grande parte da população não deve chegar se calhar a metade

    2. Avatar de X
      X

      Bem que muitos salivam só de pensar em por o trabalhador europeu a pão e água, sem direitos e a produzir que nem um escravo, seria o fim da europa. Os patrões tanto trantam uma pessoa de cor como um branco da mesma maneira, explorar até ao tutano.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Onde isso já vai… Os portugueses já são miseravelmente pagos, mesmo em relação aos chineses.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Grunho estou até de acordo contigo no entanto não acho que seja pelos valores salariais e sim pelo preço das coisas que em Portugal deve ser bem mais caro. Além de que a guerra está a custar 1 alto preço aos europeus já a China só tem a ganhar pois a falência da Europa e EUA é muito boa para a China.

    4. Avatar de Nunex3Pex
      Nunex3Pex

      A resposta está na cooperação e partilha de tecnologia entre países , não na concorrência e muito menos através dos salários dos trabalhadores, essa formula é a que existe actualmente. A China quer se goste ou não, planeia a sua economia com 50 anos de antecedência, já nós Europeus andamos a toque de caixa dos Americanos, a alimentar a sua economia de guerra e a sua estratégia de domínio pela força imperialista que são!

      1. Avatar de David
        David

        Acho que disseste tudo!
        Não gosto muito dos USA mas tão pouco das políticas chinesas ou russas…
        Mas acho que a Europa fez a si própria o que fizeram quando criaram a CEE… vendiam o lixo aos países como Portugal e pagavam para só e apenas os grandes produzirem … hoje tudo se produz fora e pouco cá dentro…
        Que indústria tem a Europa que seja tão competitiva como China e EUA?
        E temos tão boa qualidade… apenas que não conseguimos competir com os grandes… pq vendemo-nos durante décadas… etc etc…
        O mercado automóvel europeu está por um fio… se não forem adaptadas medidas e se mudar a forma como comercializamos os veículos…

      2. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Nós não temos que culpar os EUA pelos nossos próprios erros. Aliás esse facto que referes é o maior erro de todos somos capachos dos EUA por nossa própria culpa e dos políticos fracos. Quando se assinou a otan todos países se comprometam a gastar 2% do seu PIB em defesa os EUA nunca baixaram dia 4%a Europa quase todos países andavam no 1%. Ou seja os EUA estavam a gastar por eles e pela Europa, errado o Trump não está nós é que sempre quisemos ser capachos deles enquanto eles gostavam por eles e por nós

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    «será fabricado fora da Alemanha devido aos elevados custos de mão de obra»

    Não seria preferível baixarem aos ordenados e promover a economia local?

    Ai credo!! Que sacrilégio!!
    Dirão os sindicalistas e outros parasitas …

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Não sei se estás a gozar ou a falar a sério, mas pelo que percebo és a favor de te baixarem o ordenado para promoverem a economia local. É isso?

    2. Avatar de Anamazga
      Anamazga

      voluntaria-te para seres escravo na Alemanha

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Os parasitas são os capitalistas. Esses, por definição, não produzem nada porque a missão deles não é produzir. É por os outros a produzir para eles. Um sindicato é um cartel de trabalhadores, criado e organizado para vergar capitalistas ou impedir que eles verguem os trabalhadores. Os capitalistas e seus propagandistas conseguem enganar algumas pessoas todo o tempo , todas as pessoas por algum tempo, mas não todas as pessoas por todo o tempo,

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Excelente ideia, começa a ajudar Portugal e baixa o teu ordenado para metade, que te parece?

  6. Avatar de Pastor
    Pastor

    Oh vendedores de BTC, deixem lá a VW e venham ver os impostos e salários ridículos do Portugal dos pequeninos. Deixem de brincar com os popós a pilhas e satélites e tratem de coisas sérias.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não estão a falar de carros a pilhas, a vw nem sequer os tem.

  7. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Comecem por utilizar processos de fabrico modernos e e ser mais produtivos ajudava.

    1. Avatar de Anamazga
      Anamazga

      Fala o gajo que tem uma produtividade abaixo de zero.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        A Toyota com metade das fábricas e 2/3 dos trabalhadores consegue fabricar e vender mais carros que a VW.

  8. Avatar de Antonio
    Antonio

    Exatamente. VW, carro do povo. Mas acho que com o crecimento da marca, começou a ficar aburguesada e a esquecer que é o povo que lhe deu fama e dinheiro. Deveria ter modelos para todos.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A natureza tem horror ao vazio e alguém acabará por ocupar o espaço que a VW e seus parceiros deixaram. Por isso é que eles vêm com a loucura das barreiras alfandegárias. É o desespero.

  9. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    A questão principal é que ultimamente existe demasiado humanismo na política 🙂 Todos querem ganhar muito mas querem ter as coisas baratas 🙂 E os políticos, especialmente os que não mandam nada – oposições, querem todos aumentar vencimentos e benefícios …. estão fora que se lixe a economia 🙂 É tudo bonzinho até a economia rebentar e aí …. vão todos comer lixo dizendo mal dos políticos 🙂 Esta Humnidade é uma anedota em todos os sentidos !!

  10. Avatar de X
    X

    Aprendam a viver com menos que assim muitos outros terão acesso à fatia do bolo e no conjunto seremos mais felizes.

    1. Avatar de Patinhas
      Patinhas

      Todos nós pagamos por tudo o que usamos
      O sistema é antigo e não poupa ninguém
      Somos todos escravos do que precisamos
      Reduz as necessidades se queres passar bem
      Jorge Palma

    2. Avatar de X
      X

      “The things you own end up owning you. It’s only after you lose everything that you’re free to do anything.” Chuck Palahniuk

      e depois temos esta minha: Amem os vossos filhos para que eles no futuro não tenham necessidade revirar e destruir o mundo à procura da felicidade.

  11. Avatar de Anamazga
    Anamazga

    os alemães querem carros baratos, os tugas querem carros caros e andam todos contentes

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Ninguém manda os tugas serem burros, a não ser a vontade de em alguma coisa serem os maiores.

  12. Avatar de AlexS
    AlexS

    Hilariante,
    Robert Habeck é só o maior responsável pelo aumento dos custos de energia na Alemanha e países vizinhos, o que aumenta os custos de tudo, além de ser o maior responsável pela desindustrialização da Alemanha

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Cada vez mais carros e trânsito na cidade. Entupidas estão as cidades. De que serve mais limpos se não circulamos? A evolução vai ir no caminho do controlo remoto destas viaturas. Elétrico pode ser, mas até agora o que funcionou foi sobre carris: elétricos, comboios, metropolitano.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A evolução é ir de bicla. É de borla e demora muito menos no trânsito de cidade. Ou seja, poupas em transporte, em ginásio e em tempo. Se prescindires completamente do carro e deixares de pagar prestação, combustível, seguro, revisões, reparações inspecções e o raio que os parta, metes ao bolso metade do ordenado. É como se ganhasses num ano o que ganhas em 2. E se não houver quedas, nem roubos, nem furos, nem corrente a saltar, só tens uma coisa a perder: barriga! (as gajas gostam….)

  14. Avatar de Jorge
    Jorge

    O problema é os políticos viverem no mundo da fantasia, não descerem à terra e verem como é o mercado automóvel. Para mim carros a pilhas não muito obrigado. Quando criarem condições e me conseguirem provar que é real o que proclamam de que os carros a pilhas poluem menos que os carros convencionais no seu ciclo de vida, depois falam s

    1. Avatar de JL
      JL

      Os carros a pilhas realmente não funcionam, tanto que nem se vendem cá.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      As vendas da volkswagen aumentaram na Europa, como é que as politicas podem ser más se as vendas e lucros aumentaram (na Europa)

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      O problema não é dos políticos, é dos eleitores otários que só sabem eleger crápulas. Os 2 partidos grandes estão de acordo numa coisa: fazer com que os menos de 5% de cima acumulem muito mais riqueza e rendimento que os 60% de baixo. Até um dia em que os 51% resolverem mesmo enfrentar os 5% de cima.

      1. Avatar de X
        X

        Começo a desconfiar que o dinheiro não é para o povo viver a sua vida como bem entende viver mas sim para ser concentrado numa elite iluminada que só fala a linguagem do negócio e da ganância e que supostamente isto resulta num futuro paraiso para a Humanidade que nunca mais se materializa, pelo contrário destroem o clima e já querem fugir para marte! e ai que começamos a exigir difirente, perdemos logo a democracia!

  15. Avatar de Fui
    Fui

    Eu continuo a dizer que a WW não tem hipótese, menosprezaram as novas tecnologias com o tal ego germânico, depois viram que era a serio, foram atras e não vai ser bonito. O da Stellantis teve de sair, porque nunca acreditou na eletrificação, dizia que a culpa era dos lideres europeus, tiraram-lhe o tapete, e assim vai acontecer com muitos mais.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A Stellantis fez pior: saqueou os clientes com o esquema da correia de distribuição armadilhada do 1.2 Podre Tech. E agora ri-se deles.

  16. Avatar de semerodk
    semerodk

    Os elétricos nunca irão ter sucesso.

    Combustão e híbridos são o passado, presente e futuro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual é o seu hibrido ? Depois consegue reparar-lhe a bateria ?

  17. Avatar de HM
    HM

    Carros medianos a mais de 50000€, carros que não valem nada a mais de 35000€ com autonomias ridículas. Custos de carregamento iguais ou superiores que abastecimentos a gasóleo e gasolina que são artificialmente inflacionados com impostos para disfarçar. Rede sem capacidade para suportar crescimento futuro. Todas estas verdades não contam, o que interessa é a história de uma narrativa falhada.

    1. Avatar de JL
      JL

      Para isso era preciso serem verdades….

    2. Avatar de David
      David

      Os preços dos carros estão completamente inflacionados… sejam eles quais forem!
      Valor de carregamento… eu carrego a 0.25 KW/h um carregamento completo não passa dos 20eur… necessário saber onde se carrega… e em casa é normalmente ainda mais barato…
      Alguém compra a pensar na ecologia? Eu comprei a pensar somente na minha carteira… precisava e compensa para o meu estilo de vida! Acredito que não sirva à maioria … se a longo termo será a melhor opção? Daqui a 10 anos venho aqui dizer-vos… qq coisa…

      A indústria europeia não se actualizou por isso está onde está… e culpo apenas a Comunidade Europeia nesse sentido…

      Mas mentalidades… difícil mudar…
      Se vingará neste modo/modelo tb acho que não… mas os eléctricos vieram para ficar… serve uma percentagem da população mundial…

      Agora parem de reclamar e usem o que vos dá jeito e mais nada…