Novas regras para Portagens: Bruxelas dá dois meses a Portugal

107 Comentários

Com a integração na União Europeia, Portugal e outros países têm de cumprir regras comuns da União. No entanto, Portugal não adotou ainda regras comuns sobre portagens. Bruxelas já fez ultimato ao nosso país e dá dois meses a Portugal para avançar.

Novas regras para Portagens: Bruxelas dá dois meses a Portugal


A Diretiva Eurovinheta é uma legislação da União Europeia (UE) que regula a tributação sobre o uso de infraestruturas rodoviárias por veículos pesados de transporte de mercadorias. O objetivo principal desta diretiva é promover uma utilização mais sustentável e eficiente das infraestruturas rodoviárias, incentivando o transporte ecológico e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Diretiva Eurovinheta: principais pontos

  • Custos baseados no princípio do utilizador-pagador e poluidor-pagador
    • Introduz taxas ou portagens aplicáveis aos veículos pesados, refletindo os custos de construção, manutenção e impacto ambiental das infraestruturas
    • Permite que os Estados-Membros diferenciem estas taxas com base em fatores como:
      • Distância percorrida.
      • Tipo de estrada.
      • Emissões dos veículos (EURO 0 a EURO VI).
  • Promoção da sustentabilidade
    • Incentiva as transportadoras a utilizarem veículos mais ecológicos e menos poluentes, através de tarifas reduzidas para veículos com menores emissões.
    • Fomentar a redução do tráfego rodoviário, promovendo alternativas como o transporte ferroviário ou fluvial.
  • Flexibilidade para os Estados-Membros
    • Os países da UE não são obrigados a implementar portagens ou taxas específicas, mas, se o fizerem, devem seguir as regras estabelecidas pela diretiva.
    • Também são permitidas isenções para determinadas categorias de veículos (como autocarros ou veículos de emergência).

Segundo o comunicado do executivo comunitário, Portugal, e outros sete Estados-membros, ainda não avançaram com a transposição da Diretiva Eurovinheta.

Comentários

107

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Inocêncio Coitadinho
    Inocêncio Coitadinho

    Mais uma norma, para ajudar os ricos e lixar os pobres. Os pobres só não compram carros novos porque lhes apetece, vamos fazê-los pagar mais.

  2. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    “Fomentar a redução do tráfego rodoviário, promovendo alternativas como o transporte ferroviário ou fluvial.” LOL Isso em Portugal vai funcionar às mil maravilhas… Já agora fiquei sem perceber, vamos deixar de ter a palhaçada da classe 2, por causa da altura do eixo, em que SUV’s normalissimos tipo um Duster 4×4 paga classe 2, e um Porsche Cayenne classe1?!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      É essa a definição das classes até ao momento…

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Desde que os elektros passem a pagar a vinheta equivalente aos pesados, para mim td bem.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pois é bem verdade..
      Mas a coisa é ainda pior, o nivel de abuso por parte da EU é obsceno… Portugal parece sem coluna vertebral..
      Os Electricos tendo em conta que só a partir dos 200000km é que são de baixa emissão, deverão pagar mais.
      Depois tendo em conta que os electricos são extremamente pesaods, ha volta das 2 toneladas ou mais, pois teem que pagar o dobro só por causa disso( rebemtam com as estradas ), depois como até aos 200000 poluem mais teem que pagar mais uma taxa.
      Deve der um total de 3x o custo de um a hidrocarbonetos.

      Pois…niguém o diz, mas até aos 200000, em média, os eléctricos poluem mais( devido a poluição que foi necessaria para os produzir, e depois ás dificuldades de reciclagem.. ).

      Depois uma grande parte da vantagem que os electricos teem, é perdida em relação ao peso, nem falo em performance em curva, também, faloe é do facto de que para parar e arrancar um veiculo de 2T+ é obra..grande parte dos ganhos são perdidos ai..

      1. Avatar de JL
        JL

        Então e os combustão que pesam mais de 2 toneladas também rebentam estradas ?

        E hibridos ?

        Poluem mais ? então mostre lá que poluem mais ?

        Já ouviu falar na regenerativa ? aquilo que os híbridos também usufruem ? que é a grande vantagem deles.

        Falar sem saber dá nisto.

        1. Avatar de Chuck Norris
          Chuck Norris

          Por uma questão de justiça e equidade todos os veículos tem de pagar. Não ha ca filhos nem enteados em prol de modas…

          1. Avatar de JL
            JL

            Então que metam as motas a pagar menos.

          2. Avatar de Mário
            Mário

            @JL as motas já pagam menos 30% com identificador.
            Segundo você a via verde não impinge identificadores a ninguém… tal como o governo não impinge elétricos.

          3. Avatar de JL
            JL

            E não impinge, por isso devia pagar menos em qualquer situação.

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            30% de desconto num veículo de 2 rodas que pesa 200Kg e polui abaixo de 87g de CO2/Km continua a ser um absurdo de um roubo!
            Para não falar que tens de pagar a mensalidade à VV para ter esse desconto…

      2. Avatar de JL
        JL

        Já agora, também me pode mostrar onde um carro com 1500 kgs a combustão consegue ser mais económico que um de 2 toneladas.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Lá vem c com as missas do início da década que tanta gente conseguiram enganar. Coitados.
          Vc está careca de saber que tudo o que o @Pedro disse está mais que correcto. Só faltou acrescentar que é para caros com 100 Wh de capacidade na bateria (cada vez mais frequentes) E já não é suficiente, o novo Polestar3 já vem com uma marreca de tal tamanho que o atira para os 2700 kgs. Qq dia é preciso carta de pesados para andar com estas aberrações na estrada.
          Vc é que gosta de desconversar.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá onde um de 1500 kgs a combustão gasta menos que um de 2000 kgs eléctrico.

            Se não consegue provar não invente disparates como é costume, só reforça a ideia de vocês são uns vendidos e não conseguem argumentar e fundamentar os vossos desvaneios mentais.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas ele disse alguma verdade ? Então explique e prove quais ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Um carro elektro consome mais energia q um térmico. Mas é q é muito mais. Não estou a perceber a sua dúvida…

          4. Avatar de JL
            JL

            Então prove lá que consome ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já está provado e comprovado uns posts abaixo. Qual é a dúvida?

          6. Avatar de JL
            JL

            Está num posto abaixo que um i3 gasta 8x menos que o seu gasosas, e se for para um novo, prai uns 6 x menos.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não gasta nada menos. O i3 gasta quase o dobro. Ou será que a electricidade é obtida por geração espontânea?

          8. Avatar de JL
            JL

            Mas gasta o dobro como ? explique com números em energia ?

            E o combustivel é como ? por geração espontânea ?

        2. Avatar de Naodou
          Naodou

          Claro, menos peso menos energia é necessária para mover o objecto, mais peso mais energia é necessária pra mover o objecto. Logo não é necessário um motor maior pra mover um objecto mais leve.
          É claro que existe outras coisas na equação, como é eficiencia de cada motor, binário, etc etc.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas eu falo entre tecnologias, entre um de 1500 kgs a combustão e um de 2000 kgs eléctrico, qual gasta menos energia.

            E lá está, até eles sendo os 2 eléctricos, o de 2000 kgs pode gastar menos em algumas situações, nem só o peso conta, a aerodinâmica e outros factores são tão importante como o peso.

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @JL, ao arranque a aerodinâmica conta zero em cidade em para /arranca, se falares em termos desportivos ai é ligeiramente diferente.

          3. Avatar de JL
            JL

            Isso é que compensado com travagens, aliás, as travagens permitem ganhos superiores a esse, basta ver os ganhos nos híbridos com sistemas muito menores.

      3. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Só uma questão, esses 200.000km que falou que os elétricos poluem mais, pode dizer-me o artigo científico onde se baseou? Já agora, as baterias que diz que há dificuldades de reciclagem, sabe que atualmente consegue-se reciclar entre 90% – 95%, e que os materiais dentro dessa percentagem, são infinitamente recicláveis sem perder propriedades? Pois é… vai aí muita desinformação da sua parte! Pesquise antes de dizer tanta asneira.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Procure na Net, que vai encontrar, eu fiz o mesmo..
          Há estudos sérios sobre isso.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então não encontrou ?

            Se fez o mesmo coloque aqui.

    2. Avatar de JL
      JL

      Então o seu vai pagar mais que um bmw i3.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Cascas de noz que não chegam a Santarém não vão precisar de vinhetas para nada.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então a vinheta é passada por KMS feito ? Fora esses existe muitos outros.

          Os i3 com bateria de 42 kWh faz mais de 250 KMS.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Faz com o modelo com REX.
            De resto não chegam aos 100 ou a Santarém. Coitados.
            E se é para isso vou buscar o meu gasosas que é 1ou 2 segmentos acima (não estou a ver bem onde posso inserir a cxa de fósforos de nome i3) e pesa somente 1090 kgs.
            Ainda há dias fiz o abastecimento até ao clik e a média foi 7,05lts/100, isto a circular urbano, inclusive centro, Alcântara, baixa pombalina etc.
            E não é por CB. É mesmo contas feitas à unha. 😛

          2. Avatar de JL
            JL

            Nem só, até faz mais de 300, é um carro que faz facilmente 12 kwh.

            Do Porto a Santarém ? Faz na boa.

            Mas o seu gasolina é um carro sem segurança, nem devia já andar na estrada.

            Depois ainda bem dizer que os a combustao consomem menos energia, quando precisa de 70 kWh para fazer 100 KMS, um i3 a andar na cidade faz 8.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O carro a combustão faz a sua própria “electricidade”. Os elektros são incapazes de fazer isso. Para gerar 20kWh de electricidade numa central para o elecktro vc precisa de 5.78 l de gasóleo ou 7lts de GPL.
            E isto antes de sair da central. Depois tem todas aquelas perdas conhecidas até carregar o elektro.
            Onde é que o elektro gasta menos? Diga lá que agora fiquei curioso.

            Qt ao i3, tenha juízo.
            Todos os testes denunciam mais de 18kWh aos 100 em ciclo urbano e tudo desligado e a andar devagar.
            Mais um:
            “…Quando terminei a experiência e fiz contas registei 93,9 km percorridos, maioritariamente em cidade…
            tinha um consumo de 18,4 kWh/100…”
            https://www.google.com/amp/s/milhas.motor24.pt/bmw-i3-barato-sai-caro/amp/

          4. Avatar de JL
            JL

            Esse i3 é o de 33kwh, e não o de 42 como eu falei.

            Depois foi com ” Um “excesso”, em modo Confort, alterou consideravelmente os números. Não há milagres!”

            Portanto mesmo com abusos confirma que gasta menos, agora tire 80% desse diesel que não é usado nas centrais e fica a saber.

            Mas quanto fazia um carro a gasóleo para acompanhar o i3 ? 10 litros ?

            93 + quantos ? dá-me a sensação que não leu tudo.

            “Para o i3s que ensaiámos, a BMW anuncia uma autonomia entre os 270 km e os 285 km e a verdade é que, se recorrermos aos modos Eco Pro e, acima de tudo Eco Pro+, é possível andar lá perto e até fazer viagens mais longas com o i3s. Já se quisermos “puxar” pelo pequeno BMW, então o modo Sport é o indicado, oferecendo-lhe performances bastante interessantes.”

            https://www.razaoautomovel.com/testes/teste-bmw-i3s/

          5. Avatar de JL
            JL

            Já agora, o carro a combustão também faz o seu próprio combustivel ? é que parece que você confunde energia com eletricidade, combustivel também é energia, e se quer calcular o gasto de um e de outro tem de usar a mesma unidade, ou joules ou wh, ou outro.

    3. Avatar de Croft Lara
      Croft Lara

      Enquanto isso cá ando eu com elétrico a pagar pouquinho por km e a ver os outros todos a pagar forte e feio em impostos, estacionamento e combustíveis. Isto para não falar na manutenção caríssima. Eu no meu elétrico ainda nem pneus… que maravilha. É tão bom ter um carro de mais de 400 cv e pago menos que um tipo com 100 cv num térmico. Qualidade de vida…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        É aproveitar em quanto podes, conhecendo o governo do nosso país e arredores, vão arranjar forma de por os VE a “poluir” mais que os térmicos para os por a pagar mais.
        Se reparares um carro é uma fonte inesgotável de impostos e os governos não vão abdicar desta mina.
        Eu também estou a pensar comprar VE talvez para o final do próximo ano, vamos ver se há novidades em relação aos imposto até lá.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mais que os térmicos porquê?

          Tanto não é esgotável que até dão subsídios.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Porque os governos querem / necessitam sempre mais.
            Acreditas mesmo que os VE vão estar sempre “sem” impostos?
            Alias até usas-te carregamentos fora de casa grátis por quanto tempo?
            E agora acabou.
            Em nome do ambiente vão acabar por arranjar motivos para taxar os VE.
            Pensa só nestes dois impostos o que os governos vão perder, IUC, ISP, achas que se vão dar ao luxo de perder estes €€ todos.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eles não necessitam de sempre mais, necessitam do que é necessário para pagar despesa.

            Não, não acredito, mas também não acredito que vão aumentar, no máximo podem ficar iguais ou menos, já que a despesa baixa.

            Vou usar enquanto o carro estiver a funcionar, o gratuito que tenho é para a vida do carro ou se trocar por um novo, como é neste momento.

            Em nome do ambiente vão taxar mais os poluidores, tem aí a prova disso com o ajuste que a UE quer nas portagens.

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Tu vês é os outros todos passarem por ti e pelo suposto carro de 400cv.
        Cheinho de medo que a bateria acabe por dar qualquer cheirinho no acelerador. É que ter 100 cv para 600km, é bem melhor que ter 400 cv para 6 km.
        Quanto pagas de seguro? Daria para a revisão de um carro a combustão?

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu tenho um com 385 e raramente vejo alguém a passar por mim.

          A bateria não acaba só porque alguém passa por nós.

          400 CV para 6 km, não entendi ?

          O seguro é igual aos outros, também paga mais por ter um ?

          Desde quando os seguros é pela potência ?

          Daria como ?

      3. Avatar de Mário
        Mário

        Precisas dos 400cv para quê? Para andar a 120 na autoestrada?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Precisas para puxar as mais de 2 Toneladas que os electricos pesam..
          E depois precisas para parar, essa tonelagem também..

          Para um a Gasolina/Gasóleo não é necessario, porque pesam á volta dos 1000-1300Kg

          1. Avatar de JL
            JL

            São poucos os que pesam mais de 2 toneladas.

            A diferença é que 100 cv levam um carro de 1300 kgs a 100 kmh em 12 segundos, 400cv metem 2 toneladas a 100 em 1/3 do tempo.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A diferença é q um elektro novo em folha com 495 cv não consegue acompanhar um diesel 105 cv com mais de 10 anos.

          3. Avatar de JL
            JL

            Consegue e até passa.

            A dificuldade depois é o diesel conseguir apanhar.

          4. Avatar de Mário2
            Mário2

            A dificuldade é o Elektro ter bateria para acompanhar o diesel. Ou então na próxima estação de serviço tem de parar 15 minutos.

          5. Avatar de JL
            JL

            Ao que parece não, quantos KMS fez com o seu eléctrico a acompanhar um diesel?

            Mas os diesel andam alguma coisa ? Nem os a gasolina quanto mais diesel.

          6. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Mas num EV tens praticamente 100% de eficácia na potencia que é transmitida à roda e num ICE tens cerca de 30%, depois um gasóleo recente pesa 1500Kg, o que com a ineficácia do motor térmico e da transmissão associada equivale a 4500kg quando comparado com um EV. Mas isto é demasiado complicado para tu compreenderes, pergunta a alguém com o 12º ano que te explique

    4. Avatar de virtuacool
      virtuacool

      Ninguém está a falar em pagar “vinhetas”.

      A diretiva é que se chama Eurovinheta.

      Em Portugal continua a ser dizer “pagar portagem” e não vinheta (quando muito um ticket).

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E os ligeiros?!

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Entretanto acho que podiam fazer um artigo sobre o que disse o Carlos Tavares, até à dias atrás um dos CEOs dos maiores grupos mundiais:

    https ://expresso.pt/economia/industria/2024-12-16-carlos-tavares-empurrou-se-a-industria-automovel-europeia-para-o-que-os-chineses-sabem-fazer-melhor-descobriu-se-que-era-um-erro-0d28cb34

    “Empurrou-se a indústria automóvel europeia para o que os chineses sabem fazer melhor, descobriu-se que era um erro”

    1. Avatar de Vítor M.

      Tal e qual. E isso reforça o que tenho dito que na UE temos decisores que não fazem ideia de como se gere uma união de países (e mercados), lançam leis e regras avulsas sem pensar no futuro e nas consequências.

    2. Avatar de JL
      JL

      Diga antes: um dos EX ceo…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Calado eras Poeta 🙂

        1. Avatar de JL
          JL

          Então porquê ? não sabe que ele já saiu da Stellantis ? você parece que um vendido.

  6. Avatar de Anung
    Anung

    Mais im assalto aos bolsos dos pobres.
    A UE é uma anedota, são dependentes da Rússia, China e EUA e querem ser os moralistas ás custas do dinheiro do povo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Os pobres não têm carros.

      1. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        Tens de sair das cidades e ir mais às aldeias. 😉

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu vivo na aldeia.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          o JL acha que uma pessoa com 800€ ganha os 800€ porque quer… e consegue perfeitamente comprar 100 paineis para ter eletricidade 2 carros elétricos, pagar a prestação da casa e a comida.

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu disse isso onde ? Mostre lá ?

            Seja um homenzinho e não uma regateira da aldeia.

          2. Avatar de Mário2
            Mário2

            Você tá farto de dizer…. Se as pessoas não ganham mais é porque não querem.

          3. Avatar de JL
            JL

            Onde ? Mostre lá, seja homenzinho.

  7. Avatar de Quem
    Quem

    Democracia o tanas.
    Quem manda é o Comité Europeu.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eleito pelo POVO. Democracia…

    2. Avatar de JL
      JL

      E quem votou neles ?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ninguém..
        É uma URSS 2.0, mas desta feita chama-se União Europeia( EU ).

        1. Avatar de JL
          JL

          Não ? então como foram eleitos ?

  8. Avatar de rui
    rui

    Nada como a inquisição climatica propagandeada pela irma gemea UE/URSS

  9. Avatar de Coisas
    Coisas

    As portagens aumentam para os carros mais poluentes.
    É uma espécie de “vamos tirá-los das auto-estradas.”
    Boa! Assim, para um mesmo destino pela estradinha fazem mais não sei quantos quilómetros poluindo mais ainda. É completamente contraproducente!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas gastam menos, logo não é contraproducente.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        gastam menos? O meu diesel no para arranca faz 8 aos 100.
        Em autoestrada baixa para 5… algo não está bem. 2.0 TDI de 180cv

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah agora já gasta 8 ?

          Sim, algo não está bem, veja lá bem quando consome, pois está a fazer mal as contas.

        2. Avatar de JL
          JL

          Já agora, o assunto são camiões, e não ligeiros.

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          O meu Peugeot 206 2.0 hdi faz-me a volta de 8 na cidade, mas é um motor antigo, mas que não morre, continua para as curvas.
          Eu na cidade consigo baixar para os 7, o meu carro pesa cerca de 1T, secalhar é mais leve que o seu, dai eu conseguir reduzir o consumo na cidade cerca de 1 litro, mas tem que ser uma condução consciente.
          Em autoestrada, se não for a abrir, gasta-me há volta de 5, ja fiz médias longas de 4.5, mas ai já tenho que ter trabalho..portanto 5.
          Tenho um deposito enorme, para pelo menos 1500-1600km de autonomia.

          Nunca me avariou, é so por gota.

          Um electrico deve ser conduzido por pessoas com carta de pesados, porque é isso que eles são.

          Ninguém fala nisso, mas como é que vocês acham que um electrico que pesa 2 ou 3 vezes mais…polui menos??
          Logo na contrução do mesmo, já está a poluir pelo menos 2 vezes mais, depois quando adicionarmos, todo o processamento do litio,etc, esse valor sobe para pelo menos umas 3 vezes..

          Não é ao acaso que um electrico só começa a ser de baixa poluição apartir dos 200000 km..

          Antigamente havia uma carta, que eu tenho, que se chamava “Carta de Ligeiros”…não se chamavam “Ligeiros” ao acaso..
          Depois foi expandida, com o propósito de as pessoas poderem conduzir autocaravanas, que andavam á volta das mais de 3T, e foi expandido para 4250kg??algo assim.
          Agora essas autocaravanas devem pesar umas 5-6T com as baterias..este pessoal..é maluco.

          Agora estes montros de outrora( autocaravanas ) veem numa versão mini( Carros Electricos ), e o pior… não é possivel autocaravanas agora por esse peso, ou seja se vão usar a mesma logica, expandem a carta de “ligeiros” para as 6T??
          Em breve estaremos nas 10T, com carta de bicicleta.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá que carta de pesados é essa ?

            É que você nem conhece o carro o tem, diz tanto disparate que baralha todo, secalhar deram-lhe um papel para copiar para aqui.

            O seu carro tem um deposito de 50 litros, se diz que 8 tem uma autonomia de 625 kms, é só quase 1000 a menos que aquilo que disse.

            E porque é que diz que polui mais ? quando o seu carro consome mais que um camião elétrico a transportar 40 toneladas.

            Então mostre lá dados que indicam que é só ao fim de 200 000 kms ?

            Não sabe que a carta de ligeiros é para veículos até 3.5 toneladas de peso bruto ?

            Então mostre lá essas auto-caravanas a baterias ?

            Em breve deviam-lhe era tirar a carta, já que parece que nem sabe ler.

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            JL você nem fazer contas sabe..
            Eu tenho um depósito de 75 litros, mas esqqueça isso..

            Vamos pelos seus 50 litros, se o carro consome 5, com 50 litros quantos quilometros faz?

            O analfabetismo acabou ha muito

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas ele não tem depósito de 75 litros mas sim 50.

            Também não consome 5 litros e mesmo que consumisse já ia só nos 1000 KMS.

            É por ter acabado que agora sabemos fazer contas.

          4. Avatar de Pedro
            Pedro

            O meuy carro vinha de fábrica com ou 60 ou 65 litros, mas eu pus um de 75, porque me permite mais uns 200-300km, ou seja é a diferença entre ficar apeado ou não..

            O meu carro novo consumia á volta dos 4.5 na autoestrada, mas agora teem um deposito maior,e ja tem bastantes kilómetros.
            Para a sua informação um a combustão passa a ser de baixa poluição ao fim de uns 80 ou 100 000 km.

            O meu tem 350 000 e está impecável..um dia destes faço testes outra vez, porque agora com os limites de velocidade se calhar até me faz os 4.5.

            Mas seja como for, você está errado desde o inicio.

            O renaul clio da minha mulher 1.5 dci, faz uns 1300km também, é o normal.

          5. Avatar de JL
            JL

            Quem está errado é você, é que agora inventou que meteu um depósito.

            Ah um a combustão passa a poluir menos aos 80 mil kms ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

            Sim sim, todos fazem pouco. lol

  10. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    é engraçado que até ao momento em que eu estou a comentar, só se falou em SUV’s, quem polui mais, se um veiculo a combustão ou eletrico, etc. MAS a diretiva é sobre “A Diretiva Eurovinheta é uma legislação da União Europeia (UE) que regula a tributação sobre o uso de infraestruturas rodoviárias por veículos pesados de transporte de mercadorias.”, ou seja, imagine-se “Veículos Pesados” que garantidamente não pesa apenas 2 toneladas.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      O que é parvo é retirar os pesados das AE, vão para as nacionais com o para arranca vão fazer muita mais poluição e no centros urbanos.

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        é uma verdade o que referes, mas o que vemos nas estradas são veículos pesados do tempo do terramoto de Lisboa, do tempo em que não exixtiam problemas ecológicos, e que teem que ser abatidos e substituidos por veículos pesados mais verdes.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          E geramos riqueza para substituir os camiões todos?
          Somos um país “podre” mas com tiques de riqueza.
          Depois vamos a países Asiáticos e Africanos e temos autocarros com milhares de milhões de Km a largar fumo tor todo o lado sem falar na mentalidade dos transportes para aqueles lados, se um camião carrega 10 toneladas, mas cabem 20 toneladas, porque não se leva 30 toneladas, é assim o pensamento para aqueles lados.
          Eu sou a favor da transição mas acho que a UE se está a precipitar nesta matéria, afinal somos uma formiga dentro da jaula dos elefantes, mas é a formiga que está preocupada com o espaço que ocupa.

          PS, espero que compreenda que estamos a conversar / desabafar sobre esta matéria acho que partilhamos da mesma opinião mas com timings diferentes.

          1. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            claro que compreendo, e sim claro que estamos a conversar/desabafar, e é assim que deve ser numa sociedade humana.

            Será que somos um país pobre ? é verdade que temos muitas pessoas pobres, muitas mesmo, mas não temos empresas pobres. Alias vê-se bem os milhões de lucros de empresas que lucram á base de baixos salarios, por exemplo as grandes cadeias de distribuição alimentar. Então essas grandes empresas não teem dinheiro para substituir a sua frota de camiões por novos mais verdes ? Claro que teem, mas, tal como a massa trabalhadora, o contribuir para um ar mais limpo também não lhes interessa. O tuga tem o defeito de se queixar por tudo e mais alguma coisa, tudo esta errado, tudo está mal. Não quer pagar impostos, mas quer ir ao hospital e ser tratado de borla. Não quer pagar impostos, mas quer ter a sua reforma, não quer pagar impostos, mas quer subsidios por tudo e mais alguma coisa. Ha muita, mas muita gente probre, mas não são esses que poluem, são os outros.

          2. Avatar de Mário
            Mário

            até pensam que os bens alimentares e outros não vão aumentar por causa disto.

          3. Avatar de JL
            JL

            Tanto podem aumentar como baixar, já que a intenção é baixar nos que tiverem menores emissões.

  11. Avatar de Mário
    Mário

    Segundo o sacerdote JL ninguém está a impingir nem obrigar….

    1. Avatar de JL
      JL

      Segundo o sacerdote Mário, estão, o que é falso, daí a UE estar com ultimatos.

      1. Avatar de Mário2
        Mário2

        Confirmou o que eu disse. A ue está com ultimatos porque não vê as pessoas a irem na cantiga de comprar elétricos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem sequer o assunto é eléctrico, veja se consegue esquece um pouco os elétricos, essa vontade desenfreada já começa a preocupar.

  12. Avatar de Fregues
    Fregues

    VE la anda Ele
    Com tantos artigos aqui expostos o utilizador passa por aqui so posta nos VE
    Deve ter algum alarme que faz vir aqui, mas so nesta matéria fazendo-se a voz da razão

  13. Avatar de Renato Gomes
    Renato Gomes

    Mais uma mafiosidade imposta pelos burucas da UE. Fazer diferenças entre veículos, sempre quero ver se a europa está preparada para ter tanto lixo eléctrico, quer a abastecer quer a circular em simultâneo.
    Agora quando chegs o inverno e o pessoal liga o aquecimento já a rede eléctrica está em baixo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Lixo ? deve-se ter enganado, deve estar a chamar lixo aos velhos veículos que andam por ai.

      Vai abaixo ?

  14. Avatar de Bd
    Bd

    O Jl deve ter alguma comissão em defender os chassos a pilhas. Quando a noticia é sobre carroços a pilhas, lá está ele batidinho. Na minha humilde opinião, quanto mais people comprar bólides a pilhas, menos culpado me sinto com o meu Vectrão de 97

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu não defendi chaços a pilhas em lado nenhum, nem sequer tenho nenhum desses nem gosto deles, e se procurar bem até digo mal deles.

  15. Avatar de PENSADOR
    PENSADOR

    Já vi que é só gente estendida em veículos eléctricos… vão aproveitando o luxo, porque se os governos europeus fizerem o mesmo que Inglaterra os veículos eléctricos vão pagar mais imposto de circulação que um a combustível…Aguenta coração…

    1. Avatar de JL
      JL

      Então o que fizeram em Inglaterra ?

      É isso, vou já vender o meu. Loooool

      Querem acabar com os a combustão, mas vão aumentar os impostos é nos eléctricos.

  16. Avatar de Me and me
    Me and me

    Resumindo, pagas mais

    1. Avatar de JL
  17. Avatar de ARMANDO ROQUE
    ARMANDO ROQUE

    VIVAM FELIZES, MEUS AMIGOS.

  18. Avatar de ARMANDO ROQUE
    ARMANDO ROQUE

    ACREDITAM QUE OS ELÉTRICOS ACABAM COM AS GUERRAS DO PETRÓLEO, DOS PETRODOLLARS, QUE O MÉDIO ORIENTE E OS e,u,a VÃO FALIR ???

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu não, e você acredita que os combustão vão acabar com as guerras do petróleo, dos petrodolares, que o médio origem e os EUA vão falir ?