Ethiack: startup portuguesa de “hacker éticos” fecha ronda de 4 milhões de euros

17 Comentários

A startup de Coimbra de “hackers éticos” portugueses especializados em cibersegurança lançou no mercado mundial uma plataforma inovadora para testes contínuos de
cibersegurança, que permite às empresas identificar vulnerabilidades nos seus ativos digitais, concluiu uma ronda de seed capital de 4 milhões de euros.

Cibercrime, cibersegurança


ETHIACK já testou mais de 150 mil ativos digitais

Em dois anos, a ETHIACK alcançou o número mágico do milhão de euros de faturação, através de uma carteira com mais de 50 clientes, em 9 países, e uma equipa com 10 pessoas. Além disso, já foi distinguida como WebSummit’s Most Promising Startup, WSA in 2023, recebeu o Prémio Nacional de Inovação de Portugal e foi selecionada para o Google for Startups Growth Academy: AI for Cybersecurity, por oferecer uma plataforma baseada em IA.

André Baptista, CTO e co-fundador da ETHIACK, conquistou este ano, pela segunda vez, o título de Hacker Mais Valioso e faz agora parte do grupo restrito de 5 hackers no mundo que
se orgulham de ter conquistado este título duas vezes. A primeira foi em 2018 e, na altura, valeu-lhe o título de “Cristiano Ronaldo da cibersegurança.

No seu curto percurso, a ETHIACK já testou mais de 150 mil ativos digitais e, só no último ano, cerca de 20% das vulnerabilidades foram detetadas em ativos críticos de elevada importância, sendo que metade destas foram consideradas muito impactantes para os negócios.

Cibercrime, cibersegurança

A solução inovadora da ETHIACK combina testes manuais realizados por uma equipa com mais de 50 Hackers Éticos de elite mundial, com Automação e Inteligência Artificial para fazer testes de segurança ofensivos contínuos, precisos e impactantes para identificar vulnerabilidades em tempo real bem como para emitir relatórios de conformidade com as novas regulamentações de cibersegurança europeias e internacionais, nomeadamente, CRA, DORA, NIS2.

Com a ronda de capital agora anunciada, a ETHIACK vai lançar a próxima geração de tecnologia de Pentesting Contínuo Automático, através AI-Powered Hackbots altamente eficazes a detetar e reportar vulnerabilidades críticas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que serão capazes de entender as superfícies de ataque e a forma como os ativos estão relacionados entre si, bem como explorar vetores de ataque complexos. Na prática, trata-se de uma tecnologia que simula a abordagem de um Hacker Ético que testará os ativos digitais, capazes de proteger a Internet em escala. Estes AI-Powered Hackbots são o resultado de um trabalho intenso de I&D que a ETHIACK tem vindo a desenvolver e que será lançado em breve. A ETHIACK vai, também, acelerar a sua expansão para novos mercados, começando pelo Reino Unido e Europa, mas com olhos nos EUA e no Médio Oriente.

Jorge Monteiro, CEO da ETHIACK, sublinha a “importância destes parceiros que, com a sua experiência, nos vão ajudar a crescer e a ultrapassar os desafios de crescimento e de internacionalização.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rick IT
    Rick IT

    Penso em hackers pensa se em linux e totos, olhem para o rui pinto nem falar sabe o coitado

    1. Avatar de SergioJ.
      SergioJ.

      Preconceitos…eu uso Linux, não me considero nehum totó, sou um simples utilizador…uso principamente para Netfliz, ouvir música no Tidal, escrever textos e editar as minhas fotos quando vou aos trails ou faço caminhadas pela natureza.

      1. Avatar de Fivelas
        Fivelas

        Usas netflix em linux? Limitado a 720p quando em outros sistemas fazem a 4k…es esperto. Confirma-se toto!

        1. Avatar de Sandro Alves
          Sandro Alves

          Bro WTF??

          O que é que eu estou a ouvir…
          Esse problema nem é relacionado com Linux ou o utilizador, e sim com a Netflix e a implementação de DRM…

          Solução Sugerida: usar Microsoft Edge

          1. Avatar de Fivelas
            Fivelas

            Edge nao funciona em linux logo a solucao é mesmo usar windows ou mac e nao linux…Bro?? Tens menos de 15 anos ou és um drogado?

          2. Avatar de tiago
            tiago

            @Fivelas …. watch and learn! https://www.microsoft.com/en-us/edge/business/download?form=MA13FJ

            Ooops….tem botão para download do Edge para Linux!

        2. Avatar de SergioJ.
          SergioJ.

          Sim percebes mesmo disto:) Uso o google chrome e vejo sem qualquer problemas a 4K.

          1. Avatar de Rick IT
            Rick IT

            Um linux user a usar chrome? Medo. Firefox always

          2. Avatar de SergioJ.
            SergioJ.

            Medo porquê? Rick IT isso é muito bonito, eu gosto do Firefox, mas se precisares de usar Web Apps o Firefox actualmente não suporta, tens de usar o Chrome ou o Edge infelizmente, e eu preciso de usar algumas web apps. Há coisas que não há volta a dar. De qualquer forma uso o Adguard Home que bloqueia todos os trackers da google.

        3. Avatar de SergioJ.
          SergioJ.

          Sabes usar a pesquisa do google Fivelas? Então pesquisa lá Edge Linux e vais ver se não tem…ai eu…só te enterras…LOL

          1. Avatar de Sandro Alves
            Sandro Alves

            Era isso que eu ia dizer…

            Ainda bem que tem pessoas que percebam do assnto nesta secção.
            Uso Linux há três-quatro anos e sou feliz.

            Já agora: https://aur.archlinux.org/packages/microsoft-edge-stable-bin

            Mas eu nem vejo Netflix, Firefox é perfeito para o que eu uso…

          2. Avatar de SergioJ.
            SergioJ.

            É isso mesmo Sandro, sejam felizes com o que usam:) Eu também uso Linux á cerca de 3 anos e já não uso windows no meu PC pessoal, nem em dual boot há 2 anos.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Comparar o Rui Pinto um ladrão de bancos ao Jorge Monteiro é um insulto.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    A minha opinião é clara, sobre estas coisas..

    No passado criminalizavam-se estes fulanos, agora dasse-lhes a cave do cofre..
    Vai haver efeito boomerang( já esta a haver )..

  3. Avatar de Aziado
    Aziado

    Acho graça a diferenciação que fazem, dos Hackers. Para mim o Hacker, é um Hacker. O conceito de Hacker, seja ético, ou não, é sempre o ataque, o que no meu entender não passa a ser bom, por ser ético.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Estas a ver aqueles hackers que são contratados para encontrar vulneabilizades em sistemas hospitalares?
      Ou recuperar dados de equipamentos condisderados como inrecuperaveis pelos fabricates (apple é rei nisto)?

      Se calhar é a tua definição de hacker têm de ser revista.

  4. Avatar de Xixas
    Xixas

    Não foi essa empresa que estava á um tempo atrás na Sonae quando foi atacada?