A DIGI chegou e os preços abanaram… mas foi pouco

142 Comentários

Se alguém acreditava que a DIGI iria mudar completamente o mercado das comunicações e a concorrência iria ser forçada a baixar drasticamente os preços… tal não aconteceu, até ao momento. A DIGI chegou com super preços, os preços da concorrência “abanaram”, mas o impacto foi pouco.

A DIGI chegou e os preços abanaram... mas foi pouco


A CNN Portugal e a DECO PROTeste juntaram-se para criar um Barómetro com o propósito de analisar quinzenalmente o preço das cinco modalidades de pacotes mais contratadas pelos portugueses, entre elas está também a opção de contratar apenas Internet fixa, onde o preço da DIGI superava em muito os concorrentes diretos. A primeira análise deste estudo começou a 29 de novembro.

Tarifários de net fixa stand-alone

No que diz respeito a tarifários mais baratos por operador, com net fixa de 1 Gbps, refere a DECO PROTeste:

Desde 26 de novembro, tivemos duas descidas de preços, ambas em tarifários de marcas principais, que até ao momento, não tinham tido mexidas significativas, após a chegada da Digi. A NOS desce dos €40,5 mensais para os €29,5 (apresentado como campanha de Natal), e a Vodafone, desce dos €36,5 igualmente para os €29,5.

No caso da Vodafone, tal deve-se a um acréscimo de velocidade de download (200Mbps para 1Gbps) e upload (100Mbps para 400Mbps) do seu tarifário “fibra 2 light”, sendo que anteriormente o acesso a uma velocidade de download de 1Gbps apenas era possível com o tarifário “fibra 2 plus”, que conta igualmente com um smart router com Wi-Fi 7.

A DIGI chegou e os preços abanaram... mas foi pouco

Tarifários de net móvel stand-alone

Relativamente aos tarifários de net móvel stand-alone de 100 GB (ou superior), refere a análise da DECO PROTeste que “desde 26 de novembro, tivemos descidas de preços, apenas em tarifários de marcas principais, que até ao momento não tinham tido alterações significativas, após a chegada da DIGI”.

A DIGI chegou e os preços abanaram... mas foi pouco

Pacotes com net fixa e serviço de TV

No que diz respeito aos Pacotes com net fixa e serviço de TV, não houve mudanças.

O mesmo acontece nos Pacotes com net fixa, serviço de TV e 1 cartão de dados móveis, que não tiveram qualquer quebra de preço após a entrada da DIGI no nosso país.

Tal cenário é registado nos Pacotes com net fixa, serviço de TV e 2 cartões de dados móveis. Desde 26 de novembro, não houve qualquer alteração nos preços deste tipo de pacotes.

No entanto, verificaram-se “melhorias nas características dos pacotes da MEO, NOS e Vodafone”, explica a DECO PROTeste, referindo que “a velocidade de download passa de 500Mbps para 1Gbps e os cartões de dados móveis incluídos passam a incluir um plafond de 200GB (ao invés dos 100GB)” e que “também a velocidade de upload passa dos 100Mbps para os 400Mbps na MEO e Vodafone”.

O estudo completo pode ser consultado aqui.

Em resumo, por agora as mudanças de preços não são muito significativas, havendo algumas baixas de preços nos pacotes de operadoras low cost, assim como alguns ajustes no período de fidelizações características dos serviços prestados.

Comentários

142

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de John Doe
    John Doe

    nice try meo (sapo)
    Dá-lhes tempo e logo veremos.

    1. Avatar de Raven
      Raven

      É mesmo isso. Eu já só espero pelo final do meu contrato (recuso toda e qualquer oferta da MEO até lá) e que a DIGI tenha chegado a um patamar minimamente aceitável para acabar com a fidelização ao Cartel! Têm 10 meses para pôr tudo em ordem;) Nessa altura deixarei de bancar 87€ por 500MB de NET fixa, 4 cartões com 20 GB e obrigação de ter telefone fixo em casa! Siga!

    2. Avatar de Luis
      Luis

      A mim compensou. 39 euros vodafone + 30 euros 3 cartões woo = 69 euros;
      Passei para 29 euros vodafone (1 GB velocidade, box top de gama, wifi 7 e 24 meses HBO Max) + 15 euros 3 cartões woo = 44 euros
      Pouparei 25 euros mês, corresponde a baixar o preço em 36% e com melhores condições.

      1. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        Chamas box topo de gama às boxes da vodafone???? LOL

        1. Avatar de Luis
          Luis

          É a topo de gama do que a Vodafone oferece.
          A Box TV Play, já experimentaste? Nunca tive uma box tão rápida… e o som é muito bom!

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            O som é bom? Tenho uma e não uso, quando se tem Apple TV ou shield e sistema de som decente não se quer saber desses lixos

      2. Avatar de João
        João

        No entanto, Digi 10gb com TV e 3 cartões ilimitados fica por 42€ ainda mais barato que todos os descontos que te fizeram.

        Mesmo que não ficasse mais barato mas igual não tinhas fidelizações e agora estás agarrado à vodafone mais dois anos.

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Lá está o tuga a ver as coisas pelo tamanho do desconto…
        Não poupas nada por mês! És roubado um bocado menos…
        Será que se eu comprar um sofá de 1000€ e alguém comprar o mesmo sofá também por 1000€ mas com 50% de desconto essa pessoa tem 1000€ a mais que eu?

  2. Avatar de Zé

    Calma. Roma não se fez num dia. A digi ainda tem de consolidar a rede de fibra, mas vai andando. Além disso, falta saber o que se vai passar com a nowo que, apesar da pouca representação no mercado, tem uma cobertura interessante.
    Além disso, ainda há muita gente com fidelizações e as big 3 andam com umas táticas manhosas de “retenção” de clientes (o que já não é novidade).
    Mas há uma diferença entre o preço de tabela e o preço real. A 3 grandes não baixaram preço de tabela mas já dão tudo e um par de botas em promoções. É lamentável pois além da perda de tempo e de confiança dos clientes, criam assimetrias entre clientes que pagam muito por pouco e outros que pagam pouco por muito. E acho que esse até é o grande ponto da digi. Menos truques, menos malabarismos, menos fidelizações…

    1. Avatar de João Vieira
      João Vieira

      Já se sabe que as Big 3 vão apostar em ofertas lowcost nas marcas UZO, WOO, etc.. e ao contrario do que diz a deco, estes operadores lowcost estão a apresentar ofertas muito mais próximas da DIGI, muitas delas sem fidelização.
      Se no fixo ainda aceito um período curto de fidelização, mas no móvel é um perfeito absurdo.

    2. Avatar de Tretada
      Tretada

      Essas assimetrias entre clientes são das maiores injustiças neste sector. Porque uns reclamam e exigem e ameaçam não renovar o contrato passam à categoria de privilegiados e a ter direito a mais do que os outros.

      Também os novos clientes são sempre tidos em maior consideração do que aqueles que o são há vários anos. Os clientes antigos ficam sempre a ver navios… até se fartarem de serem considerados clientes de segunda quando são eles que em grande parte sustentam o serviço.

      1. Avatar de Zé

        Grande parte do logro e da cartelização assentou nessa questão. Não havia concorrência efetiva mas compensava ir mudando de operadora, ficando com algumas promoções a prazo e tendo a ilusão de concorrência. Não trocam equipamentos antigos aos clientes (ainda há gente com boxes do tempo dos Flintstones). Chega-se ao ridículo de eu ter uma box que diz ter netflix ou prime video e mais não sei o quê, mas ao aceder… manda-me ligar para o apoio ao cliente ao que me dizem que terei de trocar de box e pagar 40 euros de portes… comprei um chrome cast que ficou mais barato e é meu!
        Não atualizam velocidades nem dados móveis (tenho 2GB)… a não ser que o cliente mude ou ameace mudar (a mim já nem tentam ligar, devo ser mesmo reles). Não faz nem nunca fez sentido. Eu andei mais de 10 anos a fazer contratos de 12 meses (sim, ainda me lembro do tempo da fidelização de 12 meses) e ao fim dos 12 meses a ligar para rescindir com a meo a oferecer mais uma promoção por mais 12 meses… e por aí fora. Mas resolver a questão da adsl a 2Mbps nunca resolveram, a falta de sinal de telemóvel também não. E não estou a falar de um buraco qualquer perdido no meio da serra. Por outro lado, e apesar de nas condições dizer que a meo viria recolher o equipamento de satélite, nunca o fizeram (teriam de desmontar a antena). Nem querem saber da casa do cliente para nada, ficam lá os mamarrachos que já não fazem falta.

        1. Avatar de Tretada
          Tretada

          A box e o router que tenho também ainda são os originais de início de contrato.
          O router é um EchoLife HG8247H já velhinho quando comparado com os actuais, o que vale é que sempre funcionou bem e tem um bom alcance de wifi.
          A velocidade aumentaram-na uma vez já há bastante, bastante tempo mesmo e assim tem estado nos 200/100.
          E streaming de filmes ou séries… chega-me bem as gravações que posso fazer na app da Vodafone.
          O meu problema se calhar é mesmo não precisar de mais do que o que tenho e por isso tenho-me mantido quieto, sem mudar de operadora.

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu acho que houve de facto mudanças significativas que levam a poupanças significativas.
    Vou passar de NET VDF 36€ + TLM1 WTF 20€ + TLM2 VDF 9€ = 65€ para NET WOO 12,5€ + TLM1 Amigo 5€ + TLM2 Amigo 5€ = 22,5€.
    Muito significativa a poupança de 65 – 22,5 = 42,5 € mensais.

    1. Avatar de Paulo Rodrigues
    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Calma é que 99,999% dos que aqui festejaram essas reduções “de 96%”, não notaram, que a DIGI, ao ter 3 meses, de fidelização, também pode fazer 4 aumentos anuais e pode ir aos 500%, num só ano, assim como cortar, o limite de dados, de 100GB para 5GB, bastando informar. 30 dias antes.
      Não há milagres.
      A única grande vantagem, da DIGI, em Espanha, foi no pré-pago. Onde cortou 33%, nos preços, das operadoras espanholas. Curioso que já o anunciaram cá… para “Verão de 2027”.

      1. Avatar de João Vieira
        João Vieira

        Há uma grande alteração nos tarifários móveis (isolados)

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Mente mais um bocadinho…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      42,5€ mensais e 1.020 € em 24 meses!
      Melhor não pode haver 🙂

  4. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Calma, as 3 comadres ainda estão em negação, é como as alterações climáticas, existem, são visíveis mas muito gado acha que está tudo bem e não é preciso fazer nada, portanto as 3 aqui has,Vodafone, MEO e NOS preferem o conforto da ignorância para já e continuam a andar em bicos de pés

    1. Avatar de Paulo Rodrigues
    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Digi já subiu 8 euros, no preço base, em Outubro, de 2024. Daqui a 2 semanas, e meia, é certo que o base vai subir mais 3 a 8 euros, mensais.
      Não há milagres. Quiseram lançar o serviço e chamar a atenção. 99,9999% não perceberam que “fidelização máxima de 90 dias”, também inclui “Podemos duplicar, a mensalidade, a cada 90 dias”.

      1. Avatar de Fim do Cartel
        Fim do Cartel

        Que grande treta, a Digi só comecou a operar no dia 4 de Novembro, por isso não venhas para aqui inventar com aumentos de 8€ em Outubro. Depois ainda inventas mais com esses aumentos de 3 a 8 euros, isso és tu a especulares, deves estar a perder um tacho no cartel.

        1. Avatar de JCM
          JCM

          Claro que está (vai) perder o tacho, e num desespero patético,mente com quantos dentes tem na esperança de quem o lê, tenha dificuldades de entendimento da realidade.

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        As comissões de contratos novos devem ter caído, hehehe estas desesperado com essas fake news.

      3. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Estive a ver o preço do que interessa:
        Net fixa 10€, portanto não subiu!
        Tarifários telemovel estão também no mesmo preço todas as possibilidades!

      4. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Não sei onde foste buscar esses 8€ de aumentao ahaha mas nao aumentou nada
        E a cada 90 dias podes renegociar o contrato não é duplicar de certeza ahah não é como os do cartel que de negoceias de 2 em 2 anos

      5. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Caro Manuel Rocha, está a mentir!

        OS preços da DIGI não mexeram um tostão! Vir para a internet dizer mentiras é muito grave. Está a difamar uma empresa

  5. Avatar de Elektro
    Elektro

    Para mim só existem três operadoras em Portugal: Cartel, DIGI e LigaT

    1. Avatar de 655656
      655656

      Falta aí o mais importante de todos, o pombo-correio.

  6. Avatar de João
    João

    Esperam só a fidelização do pessoal começar a acabar, e vai haver a debandada geral.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      E esta é a razão. Tirem a fidelização e vão ver, cá em casa ninguém aceita os “bónus” de gigas por mais aumento de fidelização.

    2. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      +1
      Eu vou para a DIGI em Maio de 2025.

  7. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Estudo completamente precipitado e quiçá até propagandista….
    E os milhares de pessoas que estão informadas mas que ainda estão na fidelização e por isso não alteraram, como é o meu caso. É que aí é que as operadoras vão ter de baixar o preço, por agora ainda não houve tempo nem necessidade para isso.
    Façam o mesmo estudo daqui por um ano e veremos os resultados.

    1. Avatar de Vítor M.

      O estudo é bem visto, assim força a haver sempre uma comparação transparente. Porque no início a fumaça da Digi também não foi totalmente simples de perceber. Apesar de ter abanado o mercado (e bem abanado), os operadores tradicionais parecem estar a suster o abanão com o seu poder de ajuste. O que também não deixa de ser injusto para o consumidor. Bem vistas as coisas, andamos há mais de 30 anos a ver um jogo de gestão de mercado entre os operadores instalados. Um dos pontos mais importantes é o fim do abusivo tempo de fidelização. Vamos ver se o mercado instalado se ajusta à Digi em vez da Digi se ajustar ao mercado instalado.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        “Apesar de ter abanado o mercado (e bem abanado), os operadores tradicionais parecem estar a suster o abanão com o seu poder de ajuste”

        Sabes qual é o poder de ajuste deles? É muito provavelmente terem a maior parte das pessoas fidelizadas por períodos ainda de 1 ano ou mais.
        Senão faz ai uma poll para se ver quanto tempo de fidelização a malta ainda tem e verás.

        1. Avatar de Vítor M.

          Também mas não só. Quantos renovaram já com serviços Amigo, Uzo e Woo?

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Vou para a Amigo entretanto. 5€ por mês com 100GB é exatamente o mesmo preço da digi.
            Nem com 50€/mês se conseguia um tarifário destes antes da digi.

    2. Avatar de Zé

      Este estudo é uma “fotografia” do momento. Não é um estudo a longo prazo. No entanto, é bastante revelador da tendência. Também é revelador da falta de interesse das operadoras tradicionais em responder. Até as próprias ofertas das low cost são todas a prazo. Mas falta de interesse é uma coisa. Serem obrigados a dar o braço a torcer é outra.

      1. Avatar de Vítor M.

        Exatamente, é a foto do momento. E sabemos que as “low cost” acabam por ter de ajustar para cima o tarifário. Vão ganhar mercado no arranque, mas não conseguem aguentar muitos anos e o mercado acaba por nivelar. Resta saber se nivela por cima ou por baixo.

        Para já, o efeito mais importante é o fim de fidelizações abusivas de 24 meses. Aliás, vemos como na energia que está atualmente bem mais interessante o mercado.

  8. Avatar de De mão na tola
    De mão na tola

    Esperem até a DIGI entrar em velocidade de cruzeiro, com cobertura integral de Movel 5G e sobretudo Fibra, e em infraestrutura própria, sem ter de pedir “batatinhas” a ninguém. Se mantiver os preços, nessa altura é que vão ver as 3 BIG, de mãos na cabeça.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      5G? Operadoras europeias já se arrependeram. Esperavam lucros de 800000 milhões de euros, nem 4000 milhões tiveram. Estão 98,45% abaixo do que foi o 4G.

      1. Avatar de Clash
        Clash

        Em que estudos ou factos se baseia para dizer isso? Ou é só mais um que acredita nas balelas dos 3 estarolas, à rasca com a debandada de clientes?

        1. Avatar de Raven
          Raven

          Não. é um mandatado pelo cartel, certamente!

          1. Avatar de JCM
            JCM

            Raven-Sem qualquer sombra de dúvida que é mandatado pelo Cartel!!!

    2. Avatar de Vítor M.

      Sabes que isso tem custos e se não tens encaixe dos clientes os números no final de cada exercício começa a mostrar o caminho. Para investir mais em qualidade tem de haver retorno.

      As outras operadoras estão a usar alguns “truques” como buffer, até a Digi perceber que tem de aumentar os preços.

      Não há dúvidas é na mais valias das fidelizações e nos pacotes “como o utiliza quer” e não como o operador quer que o utilizador pague.

  9. Avatar de Black
    Black

    Acho normal, pois a maioria das pessoas neste momento deve de estar com contratos de fidelização. Acredito que quando esses contratos estiverem perto do termino, começam a ser bombardeados com centenas de telefonemas por parte da operadora com os mesmos preços da DIGI. No caso dos contratos móveis é igual. Já utilizo a WOO à uns tempos, e no meu caso o meu tarifário foi atualizado para o 7€ sem fidelização com net ilimitada. Acredito que ninguém quer perder clientes, ou ajustam os preços, ou acabam por perder os clientes para as operadoras concorrentes de mercado.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Nessa altura até me podem fazer 2€ por mes prefiro pagar mais na Digi dinheiro a esses 3 nem mais 1 cêntimo

      1. Avatar de JCM
        JCM

        Gonçalo – Precisamente!!
        Só aguardo que o sinal de fibra óptica da DIGI seja ligado ( fibra óptica já instalada) para,sem qualquer hesitação, ser mais um cliente da DIGI e com essa minha atitude ajudar a acabar com décadas de cartelização!!
        No entretanto já vou usufruindo de um SIM da DIGI com total satisfação.

    2. Avatar de Tretada
      Tretada

      A propósito de fidelizações… sou cliente já de longa data de uma das 3 grandes mas algo de estranho se tem passado no meu caso: com renovações normalmente a cada 2 anos iniciada com um telefonema por parte da operadora… a última vez que telefonaram cá para casa para a renovação foi há pelo menos 5 anos, ou seja, em princípio, a última renovação de 2 anos terminou há mais de 3 anos. De qualquer forma, o valor mensal nunca se alterou, para além do normal aumento anual ditado pela inflação.
      No entanto, da última que entrei no portal deles há vários meses… tinha a indicação de estar algures a meio de um período de fidelização de 2 anos… como se as renovações tivessem passado a ser automáticas.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Podes ter aceitado um aumento de gigas que origina a um aumento da fidelização, basta um sms.

        1. Avatar de Tretada
          Tretada

          Sim, é verdade isso pode acontecer mas no meu caso não houve qualquer comunicação nem telefónica, nem sms, nem pelo site ou app… nenhuma comunicação mesmo e as condições do contrato permanecem exactamente iguais desde o início do contrato. Também não houve qualquer troca de hardware. Tudo isto tem-me parecido estranho… apenas nunca me chateei porque, como disse, o valor mensal (tirando a inflação) nunca se alterou e continua a incluir os mesmos descontos.

          1. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            Se tiveres NOS na área de cliente tem lá a dizer a duração da fidelização tal como em caso positivo o valor a pagar por rescindir, nas restantes não sei se essa informação é também assim disponibilizada.

          2. Avatar de Tretada
            Tretada

            Tenho Vodafone e sim na área de cliente também tem lá esse tipo de informação, ou pelo menos tinha quando lá estive a ver da última vez. Tentei agora aceder novamente à área de cliente mas pede o n.º de telemóvel para autenticação do cliente, isto é novidade para mim e acabei por desistir e não ver que informação está lá… mas é algo a fazer um dia destes.

      2. Avatar de JCM
        JCM

        Tretada- Existem algumas histórias semelhantes ou iguais,sem que seja necessário ficar preocupado com isso.
        Qualquer tribunal arbitrário resolve num piscar de olhos,essa tentativa ilegal de fidelização forçada.
        Quando e se decidir por outro operador, é só avisar com 1 mês de antecedência e entregar em loja os equipamentos do fornecedor actual… ponto final!

        1. Avatar de Tretada
          Tretada

          Pois… não duvido que haja mais pessoas assim. Quando somos muitos, até as coisas mais estranhas podem acontecer a muita gente. E agradeço a dica.

      3. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Se vive sozinho e mais ninguém vive em casa, é caso para investigar e fazer queixa.
        Se vivem mais pessoas convêm confirmar se alguém não recebeu o telefonema e aceitou manter-se na operadora, porque podem tê-lo feito e nada dizerem, em especial se for a pessoa que paga a conta.

        1. Avatar de Tretada
          Tretada

          Está bem lembrado mas não… não há mais ninguém em casa há já bastante tempo e está tudo por minha conta. É mesmo atitude abusiva pelo menos nesse aspecto das renovações “automáticas” ou forçadas ou o que se queira chamar já que na parte do valor mensal a pagar… esse tem-se mantido idêntico.
          Logo verei o que fazer… a ver primeiro como corre o mercado deste sector nos próximos.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Atenção é que deve ler todas as comunicações, da DIGI, que receba, a cada mês. É que o não ter fidelização, inclui a possibilidade de lhe subirem a mensalidade, para 10 vezes mais, bastando enviar a nota, de rodapé, na factura do mês anterior. Ao usar o telemóvel, pela primeira vez, no dia 9, aceitou pagar a nova mensalidade.
      Já o estão a fazer, ao ter “actualizado, o benefício, de 5 euros, para novos clientes, válido por 90 dias”, quando, em Outubro era “preço sem actualizações”. Rapidamente vão passar a subir 1 euro a 60 euros, mensais, só com o aviso na factura anterior.

      1. Avatar de TEAM
        TEAM

        Não acha que não havendo fidelização, se a DIGI tivesse essas ideias, também levava um pontapé no dito cujo, tal como as outras?

      2. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Já todos percebemos que trabalhas numa destas 3 (Nos, Meo, Vodafone)

      3. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Está mau na linha de retenção 🙂
        Aguenta que agora a DIGI vai mostrar os carteleiros que andam por aí…

      4. Avatar de rjlopes
        rjlopes

        Já sabemos que és avençado ou comissionista. Não te precisas esforçar mais.

      5. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Em Outubro de 2024 a Digi nem tinha ainda iniciado a actividade comercial.

        Trabalha para que operadora(s) da concorrência?

      6. Avatar de JCM
        JCM

        Manuel da Rocha-Experimente dizer o mesmo,mas desta vez de joelhos,como quem se penitencia de tais blasfémias.
        Pode ser que lhe apareça um padre, que num gesto sublime de perdão, o cubra com a sua bondosa batina de compreensão e o conduza para a Luz!!

      7. Avatar de Nuno
        Nuno

        Trabalhas para qual das 3 do cartel???

      8. Avatar de Ricardo Pacheco
        Ricardo Pacheco

        Que argumento de m****

  10. Avatar de MLopes
    MLopes

    o problema é a digi ainda não ter a cobertura do território das operadoras principais e elas sabem disso.
    se tivesse, ou quando tiver, e se decidir manter a estrutura de preços aí é que começa a ser a sério. nest e momento as 3 grandes ainda se vão rindo…

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Vai para o interior e ambas as 3 falham.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        sim, acredito que aí haja muito mais problemas mas o grande número de clientes está nas grandes cidades e no litoral.
        assim sendo o que eu disse mantém-se válido

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      De Lisboa fui para Porto, Vila Real, Bragança inclusive uma aldeia em Macedo de Cavaleiros e posso dizer que apanho BEM a rede Digi… 4G em muito do território!

      Muitas das vezes estava com 5G da Nos e a Digi com 4G era mais rápido….

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        em aveiro e arredores posso dizer-te que pesquisei mais de 20 códigos postais e nem um tinha cobertura de fibra da digi…
        os nossos exemplos pessoais de nada servem, nem os teus nem os meus. os factos sim e esses são claro, ainda falta muito para digo poder concorrer em termos de cobertura do território e quando poder vamos ver se consegue sustentar a estrutura de preço ou se sucumbe e aumenta os preços. pior ainda seria sucumbir à cartelização face à dificuldade que provavelmente vai sentir em manter os preços

  11. Avatar de x3k
    x3k

    Foi pouco? deve ser para rir… Reduções de alguns casos de 20/30 euros por mês é pouco?

    Exemplo, eu no telemóvel pagava à Woo €10 por 10GB, agora passei a pagar metade, €5 por 100GB.

    Só não vou para a DiGi por não ter cobertura ainda…

    Andaram anos (e continuam) a gozar com os consumidores, principalmente com aqueles que AINDA não têm cobertura da DiGi.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Exatamente concordo a 100%, mudar para a Digi é uma questão de principios, para mim os outros 3 nunca mais

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Atenção que o limite, de 100GB, acaba a 31 de Janeiro. Depois passa para 20GB e podem subir o preço, até, 500%.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Hehe as coisas que inventam, anda mesma mau a linha de retenção.

      2. Avatar de x3k
        x3k

        SE isso for verdade (acho muito pouco provável), não há fidelização na woo, logo, é saltar fora.

      3. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Mentira. O limite de 100 GB é um dos tarifários e eles cobram por isso, não há qualquer indicação de redução de tráfego nem aumento de preço.

        O preço pode aumentar sim, 1 vez ao ano, igual à inflação ou no mínimo 50 cêntimos, MAS só se a equipa de gestão da Digi assim o decidir… em outros países não têm aumentado, mas em Portugal podem decidir aumentar já para o próximo ano ou só daqui a 2 ou 3 anos quando já tiverem bastantes clientes (já que a malta entretanto irá ficando sem as fidelizações).

  12. Avatar de OutroChegano
    OutroChegano

    claro que este estudo está correcto, nem necessita da intervenção das operadoras, mas apenas de um pouco de inteligência nas conclusões, ou seja, os consumidores têm um período de fidelização e têm que o respeitar portanto é impossível, de um dia para o outro, a digi crescer exponencialmente e as “clássicas” desaparecem

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Era suposto. Curioso que NENHUM dos comentadeiros notou que a Digi já subiu o preço base, para 27 euros. E que já estão anunciados cortes, no tráfego móvel, até 90%, nos tarifários, a partir de 1 de Fevereiro. Ainda não anunciaram quanto será o novo valor, para Fevereiro. Se seguirem o que já está anunciado, o de 7 euros, passa para 10 e corta 75% no tráfego.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Fake news all Over!

      2. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        A Digi não aumentou o preçário.
        Os preços são exactamente os mesmos.
        E não alteraram as condições.

    2. Avatar de JCM
      JCM

      OutroChegano- Qualquer livro de História de qualquer período da Humanidade é claro…. nenhum Império é eterno!!
      Pena que o fim do Cartel só agora esteja a acontecer,mas mais vale tarde do que nunca.

      1. Avatar de OutroChegano
        OutroChegano

        exactamente e foi algo do género que eu referi , é pena só agora começar a haver esta redução dos preços mas que ainda não estão visíveis no estudo devido a vários constrangimentos relacionados com a fidelização ao “cartel”

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Quando refere alguns ajustes nas operadoras low coast só pode estar a brincar! A DIGI veio revolucionar o mercado concertado das três operadoras, tanto em preços como em fidelizacoes.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Veio e já está a subir preços… “22 euros mensais”, já passou para “27 euros, depois dos 90 dias iniciais, sem nova fidelização”. E já está anunciado que passará para 32 euros e redução de 60% a 90%, no trafego, de cada tarifário.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Hehe alguém pare este artista é fake news atrás de fake news!

      2. Avatar de Raven
        Raven

        Cheira mesmo a desinformação… Enfim, alguém o manda vir aqui fazer figura…

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        Deve ter informação privilegiada! 🙂 Só pode ter algum beneficio de algum dos operadores do cartel. Como o(a) jornalista que escreveu este artigo…

    2. Avatar de Raven
      Raven

      E nem que seja só por esses 2 fatores já é um salta qualitativo ENORME! Antes da DIGI, o Cartel não dava nada a ninguém… Agora, até trepam paredes!

  14. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Quando puder (Tiver cobertura e acabar a fidelização) mudo logo para a Digi é uma questão de principio, os outros andam a roubar-nos há anos e anos e agora que aparece a Digi já inventam o amigo que só existe onde a a digi existe e de repente já é possível baixar preços quando há 6 meses era impossível é uma vergonha, para mim nunca mais vou mudar apara a Digi e os outros 3 espero sinceramente que vão todos à falência.

  15. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Cartel e a conta informação boa tentativa…

    1. Avatar de Mike S
      Mike S

      IPv4 acabou, não vai haver IP público.
      Mas eles têm IPv6 que é o futuro.

  16. Avatar de Rui Prazeres
    Rui Prazeres

    Dizer que pouco alterou é faltar à verdade, eu sou vodafone e acabo em Setembro do ano que vem e pago mais com serviço quase igual. A DIGI ainda está em testes e só depois se verá se os preços e serviços valem apenas. Parece me um artigo bem tendencioso e a Proteste mais uma vez a colocar o seu nome de forma errática em algo que em vez de estar do lado do consumidor parece que está ao lado da corja que nos tem roubado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      No geral, é a conclusão da evolução dos preços. Há pacotes que não “mexeram”.

    2. Avatar de JCM
      JCM

      Rui Prazeres – Por isso é que os polvos têm muitos tentáculos!!:)

    3. Avatar de Zé

      Na verdade, pouco alterou, e explico:

      1 – Nenhuma das big 3 teve descidas significativas nos tarifários.
      2 – As ofertas atuais das low cost são todas até final do ano ou algo que o valha

      Não temos qualquer garantia que haja uma “real” descida de preços consolidada no tempo. É verdade que se têm feito contratos abaixo do preço de tabela, mas sem qualquer garantia que daqui a uns meses (ou dois anos) os preços não voltem a estar onde estavam, porque as tabelas de preço não tiveram alterações. Há é mais descontos.

  17. Avatar de Quando chegar...
    Quando chegar…

    Neste momento, mesmo pagando os 6 meses que faltam para o término da fidelização, atendendo à poupança com a DIGI, já era mesmo assim bom negócio. Porque não mudo? Porque a DIGI Fibra ainda não chegou. Quando chegar…

  18. Avatar de Não dou
    Não dou

    Quando tiverem ip publico muitos vão mudar

  19. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Há aqui 3 fenómenos importantes: há muita gente ainda dentro dos períodos de permanência de 24 meses, o facto da Digi não servir para todos os clientes (falta de canais, CGNAT, etc) e a aversão do português comum à mudança. Sinceramente acho que o panorama vai continuar bom para o “cartel”. Já falei com várias pessoas e que me disseram que não saem da MEO para a Digi mesmo com o dobro do preço, porque simplesmente dá trabalho, “podem ficar pior”, etc.

    1. Avatar de JCM
      JCM

      David Guerreiro – A passividade típica portuguesa que inevitavelmente nos coloca sempre na cauda do que melhor lá fora se faz.
      (Excepção para a área de investigação científica)

  20. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    A maioria dos portugueses são hipocritas..(vai tu a frente fica um um serviço “pior”) em vez de apostar em serviços novos para dar força as novas marcas não!!! Usam as novas marcas de pretexto para baixar preço em quem os sempre xulou e irá continuar se conseguir derrubar a nova operadora

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A própria empresa DIGI não queria começar a operar ainda, eles sabem que estão longe de estarem prontos, mas a ANACOM obrigo-os a prestarem serviço estivessem como estivessem.
      Por algum motivo não vejo a empresa a fazer publicidade.
      Admira-me até terem aberto quiosques em alguns locais, poderiam ter mantido tudo online para reduzir a quantidade de adesões, mas talvez seja uma forma de testarem os procedimentos.

    2. Avatar de JCM
      JCM

      Carlos Correia – Só mesmo um Correia como eu também, para ser acutilante e assertivo numa observação desse tipo!!
      Completamente de acordo.

  21. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Ò Manuel da Rocha é lidar! O teu patrão que gamasse menos e já não vinhas para aqui figuras tristes! Eu estou a aguardar que a poeira assente e depois também mudo para DIGI!

    1. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      o Manuel é mais um que está a ver as comissões de novos contratos a ir por agua a abaixo

      1. Avatar de JCM
        JCM

        Paulo Pedroso – E ele também, né? 🙂

  22. Avatar de DJ8Cr8
    DJ8Cr8

    só uma pequena nota: Mesmo que venha a ter um aumento para 27€ prefiro pagar mais 5€ na DIGI do que 1€ em qualquer outra das operadoras!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      +1 eu só por Teimosia migrei para a Digi… pois se não fossem eles estariamos a contar os Gigabytes.
      Não apanho 5G mas aquando 80% do meu tempo tenho wifi sinceramente menos 1 milesimo de segundo não me faz diferença!

      São 3 telemóveis para a Digi aqui em casa… Net Fixa estou com a Meo até Maio e depois mudo 🙂

    2. Avatar de JCM
      JCM

      DJ8Cr8 – São posturas de verticalidade de carácter como essa que realmente fazem a diferença, entre quem se subjuga e quem NÃO se deixa subjugar!!

  23. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Alguém sabe em relação á DIGI se irão futuramente ter TV Cine e etcs???

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não acredito nos TVcines pois são canais que foram criados pela NOS e como sabes o cartel vai tentar sempre dificultar a vida a DIGI.

      A SIC em breve deve aparecer se ela não quiser perder Share, a SportTV é que vai ser mais complicado porque os donos é o cartel, mas a ver vamos.
      Mas acredito que olhando para a oferta que tem onde operam noutros países acredito que vais ter vários canais de desporto e cinema.

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        Obrigado amigo.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Em Espanha não há canais premium para subscrever.

      3. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Espero que não metam Sport TV’s nem canais TV Cine, que se não quem paga isso são os outros clientes todos, porque certamente isso é negócio para custar centenas de milhões de euros e é claro que depois vão fazer os clientes todos pagarem porque dificilmente algum dia terão clientes a pagar à parte suficientes para recuperarem esses valores e terem lucro.

        Os canais SIC e a CMTV/ NOW estão bem tramados, os outros operadores low cost também não disponibilizam na sua oferta comercial, daqui a 2 anos está-se mesmo a ver que vão perder parte do potencial de audiência, porque mesmo que a malta não mude para a Digi, todas as outras low costs (UZO, AMIGO, WOO) também não terão esses canais… a menos que renegoceiem com os operadores valores mais simpáticos ou até que passem a pagar para estarem presentes nos mesmos, porque no limite os operadores podem não os ter nas low costs ou até retirá-los de toda a oferta.

      4. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        A SIC arrisca-se é a desaparecer de vez. E nada de valor se irá perder!
        Ainda bem que o parlamento foi contra acabar com a publicidade na RTP!
        O grupo Impresa que pegue numa enxada e vá trabalhar na vez de mamar da teta contribuintes!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não vai ter nada disso, nem canais desportivos premium. Em Espanha não tem. Uma low cost é assim mesmo, não serve para todos os clientes.

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        Vais a um stand comprar um vw, psa etc’s tudo marcas lowcost, mas podes meter extras não podess? Não deixa de ser low cost.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Isso não são low cost. São marcas tradicionais. Exemplo de low cost é uma Ryanair. Tem de ir para o avião a pé, esteja sol ou chuva, enquanto numa companhia tradicional tem manga ou autocarro. Na Ryanair mesmo que queira pagar manga, não tem como. Simplesmente os custos de aquisição dos direitos de canais premium são elevados, e a Digi prefere focar-se no básico. Se começa a ter lojas em cada cidade, canais premium, etc acabava por ser igual às outras, com a mesma estrutura de custos.

    3. Avatar de Zé

      Há uma série de serviços que serão facilmente acrescentáveis. Só espero que sejam sempre extras. Sinceramente, cada vez menos gente vê canais de TV. Boa parte da culpa foi da meo/nos que com as suas ligações aos media sempre fizeram finca pé ao TDT e têm packs que, na prática, obrigam a que se tenha serviço TV. Quem sabe se daqui a pouco tempo alguns já pagam para ter as suas emissões de borla na TDT a ver se conseguem safar algum em publicidade.
      Com ofertas como a digi (e as novas ofertas das low cost) acredito que muita gente vai optar por ter só internet, e a tendência é para ir aumentando com o passar dos anos. Entre pagar 10 ou 15 euros (ou mais) para ter 200 canais de treta, vale mais pagar para ter netflix, prime, Max ou outra coisa qualquer. Até o youtube premium já começa a ter expressão, especialmente porque vem com o youtube music agarrado (apesar de eu continuar a preferir o spotify, reconheço que a oferta youtube premium+music é boa). Além de que youtube tem muito conteúdo além de gatos, cães e malta a esbardalhar-se toda.
      Neste momento, e tirando música e gaming, a maioria dos conteúdo que consumo são no prime ou no youtube (documentários e coisas “educativas”) ou podcasts (spotify/youtube). A TV é só para os 15 minutos de notícias enquanto tomo o pequeno almoço ou um documentário qualquer da treta para adormecer. E ainda assim, os canais de documentários estão que é uma miséria.
      Também vou vendo algum desporto no eurosport, mas também já muito do conteúdo tem “transitado” dos canais para o pack desporto do Max, e a tendência é para continuar a passar para serviços streaming.
      E já agora, apesar de eu não ser grande consumidor, mas vale a pena falar (por exemplo) no twitch. Para gamers e não só, visto que há também muitos músicos e outros criadores a transmitir. Não é exatamente a minha praia, mas também já não sou exatamente um jovem e para esses é cada vez mais relevante. Mas já vi algumas atuações e até concertos à pala no twitch, onde a malta essencialmente ganha dinheiro com afiliados e publicidade.
      Pessoalmente já passava bem sem canais de tv. Uma box android e estamos ligados a tanta coisa.

  24. Avatar de Raven
    Raven

    Já ando há umas semanas a testar um cartão da DIGI na Madeira… Ainda um pouco cru e limitado (cobertura razoável, velocidade ainda aquém (rede 5G, 4G não tem gds problemas), mas espero que consigam melhorar os serviços, estruturas e o resto e considerarei seriamente mudar em setembro. Comentei há uns dias que estava a usar um cartão de testes da DIGI e a pessoa (que desconhecia que estava num gabinete de retenção) só me respondeu que já estava farta de ouvir o nome DIGI! É bom sinal!

  25. Avatar de Pastor
    Pastor

    O cartel não anda muito preocupado por 3
    motivos:

    1. As práticas de chantagem, perseguição e destruição de bens ainda estão a decorrer.

    2. As reuniões do cartel são feitas a “porta fechada” e só agem após aprovação e consentimento dos maiores investidores (incluindo os sacos azuis com ligações estatais).

    3. Eles têm acesso a dados que ninguém imagina e vendidos no mercado negro, valem ouro.

    Abracem a DIGI, é com empresas e pessoas como eles que se combate eficazmente a corrupção, monopólio e abuso de poder.

    1. Avatar de Zé

      O cartel não está (muito) preocupado porque há um misto de preguiça e desconfianças no português médio. E falo também por mim. Ainda não há fibra digi por cá, mas podia mudar já para a amigo. Mas seria obrigado a comprar boxes android e ter de aturar a minha cota que mal se entende com o comando da tv, quanto mais com tv + box. Além disso, e também no meu caso, estou “preso” à meo porque tenho os serviços num pack, o que me obrigará a mudar tudo para não levar com novo contrato (com menos serviços) e nova fidelização.
      Também há pessoas que poderiam ter mudado para a digi mas preferiram a solução mais “confortável” de mudar para uma qualquer low cost do cartel. Não é uma crítica. A digi ainda tem arestas a limar e uma coisa é saber viver e tornear as arestas, outra é não ter conhecimentos para o fazer. Acredito que há muita gente que não conseguirá ligar os dados móveis da digi. O procedimento é muito fácil, mas há quem não chegue lá. Há quem se preocupe ou peça ajuda mas há simplesmente pessoas que preferem uma solução mais simples.
      Sim, as operadoras tradicionais têm muita culpa, mas cabe-nos a nós dar força à digi para que o mercado abane ainda mais.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Assim em “conversas de café” o que percebi é que muita gente não sabe que a Digi sequer existe, e os que sabem dizem “se é assim tanta diferença de preço é porque não presta”, ou “são preços de lançamento, daqui a 6 meses aumentam e ficam iguais aos outros”. E também há aqueles “deixa estar, isso dá trabalho a mudar, e precisam vir cá instalar, vai ficando assim”

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          O tuga a ser o tuga…
          Passa a vida a reclamar que está difícil enquanto não mexe uma palha para reduzir a fatura em 50%…

  26. Avatar de Nuno
    Nuno

    Os preços abanaram mesmo pouco…
    Sempre tivemos tarifários móveis com 100GB de internet por 5€/mês…

  27. Avatar de José Silva
    José Silva

    estas sondagens não refletem a realidade, maior parte das pessoas ainda tem fidelização por isso a mudança é um processo lento e não se pode medir em poucas semanas.

    1. Avatar de Zé

      O estudo é extremamente revelador. Obviamente que é muito em cima dos acontecimentos. A digi ainda agora chegou e já houve mais mexidas do que eu estaria à espera. As big 3 serão obrigadas a mudar de estratégia se todos dermos força à digi. E quem sabem se daqui a uns meses não vamos estar a olhar para este estudo e outros e dizer “ganda volta que isto deu”.

  28. Avatar de Rui
    Rui

    Deixa vir a DIGI para a minha rua, que eu digo. Ou outros podem depois virem “pintados de ouro”, e até mais baratos que eu digo, onde eles pode ir mamar

  29. Avatar de Rui
    Rui

    Deixa vir a DIGI para a minha rua, que eu digo. Ou outros podem depois virem “pintados de ouro”, e até mais baratos que eu digo …

  30. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    Coisa estranha – foram ver o impacto da DIGI no tarifário da Vodafone/ NOS/ MEO/, quando o grande impacto foi nas suas low-cost Amigo/ Woo/ UZO.
    Concordo com quem diz que o impacto nas três grandes só se vai ver nas renovações, à medida que acabam as fidelizações.
    Agora é destas coisas – se já têm os tarifários das low-cost para fazer concorrência à DIGI, para que é que vão ter grandes mexidas nos tarifários mais caros? Há sempre quem não se importe de pagar bastante mais por um pouco mais de qualidade ou diferenciação, verdadeira ou imaginada.
    Um exemplo, nos supermercados – na massa fresca para lasanha há uma ao dobro do preço, do mesmo fabricante e que em nada se distingue da outra, mas há quem a compre, naquela: “Se é mais cara é porque é melhor”.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Exato. Renovei com a Vodafone.
      A mim compensou. 39 euros vodafone + 30 euros de 3 cartões woo = 69 euros.
      Passei para 29 euros vodafone (1 GB velocidade, box TV Play, wifi 7 e 24 meses HBO Max) + 15 euros de 3 cartões woo = 44 euros
      Poupo 25 euros mês, corresponde a baixar o preço em 36% e com melhores condições.

  31. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tenho um cartão digi no dual sim para ter 50GB de NET por 4€…
    É bem menos do que pago de extra se me distrair…
    Quando acabar a fidelização adeus meo…
    Foram 24 anos onde nem me queixo muito dos preços porque sempre negociei e andava nos 12€ com 11GB de net, mas vendo a oferta de agora até parece um abuso de dinheiro…

  32. Avatar de Miguel Caldeira
    Miguel Caldeira

    o problema está na fidelização de 2 anos que foi feita antes da Digi aparecer mas no final do próximo ano é que se vai poder avaliar corretamente

  33. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Segundo li algures, a Digi está a receber cerca de 90 k clientes por semana.
    Número avassalador, para os quais não estavam preparados.
    Não estavam à espera de algo desta magnitude, daí terem havido alguns problemas com portabilidades e coisas assim.

    Infelizmente na minha zona não há Digi senão já lá estava, mesmo pagando a rescisão.
    Em pouco tempo ia recuperar o dinheiro.

    Conforme as fidelizações forem terminando e a rede Digi se expandir, veremos como a coisa corre…

  34. Avatar de Night
    Night

    Os preços até podem ter avançado pouco. Eu tenho moche, antes da digi tinha 20gb, a 1 mês da digi entrar no mercado deram mais 50gb fiquei com 70gb, hoje já me avisaram que vou ficar com 500gb por mês pelos 15€ mensais, mexeu a meu ver e bem, ao ponto que já vou cancelar a internet e tv em casa, para TV tenho IPTV, e NET em casa vou passar a usar a do telemóvel para tudo.

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Mas tens noção que para teres ilimitado são 7€ numa operadora low cost. Enquanto os clientes comerem os mesmos preços aumentando apenas os gb, com 500 e 1000Gb, sem que os usem efetivamente, estão a pagar mais por um serviço que não usam, e os preços não baixam.

      1. Avatar de Night
        Night

        Sim tens razao, alias eu tenciono mudar para a digi quando a cobertura movel ja for mais aceitavel, tambem neste momento nao tenho muita hipotese, estou em periodo de fidelização. Quando acabar troco para eles, 2 telemoveis e o servico de casa possivelmente fica ao mesmo valor que pago agora so para 2 telemoveis.

  35. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    É um estudo um pouco enganador. A realidade é que as orientações das operadoras é manter os preços, nos sítios onde a Digi ainda não tem cobertura. Logo, é normal não haver grandes alterações. Além disso, ainda há uma percentagem significativa dos clientes que estão com fidelização. Ainda esta semana um colega meu que tem a fidelização a acabar, apresentaram da MEO, uma proposta semelhante ao que tinha há 2 anos, Fibra, televisão e 2 telemóveis com 20Gb, por 63€. Como a instalação da fibra da Digi está na fase final da sua zona, a MEO não tem informação que a zona tem Digi, logo, apenas baixaram para 45€. resultado, ele mandou cancelar. fica mais barato ter 2 telemóveis a 5€ cada (com 100Gb) à parte do serviço fixo do que renovar com a MEO. Quando os clientes tiverem consciência que os pacotes agregados deixam de fazer sentido, os operadores vão ter que mexer. Eu estou preso a uma fidelização de ano e meio a pagar 90€ por mês e a Vodafone não quer sequer negociar nada, porque só somos chamados para o canal de retenção quando faltar menos de 1 ano para acabar. É um cliente de 20 anos que eles vão perder. Eles vão ganhar noção.