Recebeu esta mensagem da EDP? Cuidado, não faça nada do que pedem!

21 Comentários

A EDP alertou recentemente para o aumento de tentativas de fraude usando “dívidas” à empresa. A burla chega via SMS e se a receber a única coisa que deve fazer é apagar (ou então denunciar às autoridades). Estejam atentos.

Recebeu esta mensagem da EDP? Cuidado, não faça nada do que pedem...


Até meio de novembro, EDP contabilizou 2000 tentativas de fraude

As burlas informáticas são cada vez mais e também mais elaboradas. No Pplware temos tentado alertar para todos os perigos e ameaças que circulam. Muitas pessoas estão a receber mensagens no telemóvel para pagar dívidas à EDP que, afinal, não têm. Segundo refere a empresa em comunicado:

Nos meses de outubro e novembro, a EDP Comercial registou um aumento significativo no reporte pelos clientes de tentativas de fraude, em diversas fases do processo de pagamento de faturas de energia e invocando o nome da empresa com o intuito de obter um pagamento, alegadamente devido à EDP, que não existe.

Recebeu esta mensagem da EDP? Cuidado, não faça nada do que pedem...

Segundo os dados divulgados, até meio de novembro, contabilizaram-se 2000 tentativas de fraude, quando em igual mês de 2023 tinham sido reportadas 1700. Por sua vez, em outubro verificaram-se mais de 3000 tentativas de fraude, acima das cerca de 1800 do período homólogo, ou seja, um acréscimo de 65%.

Para tentar minimizar o número de clientes que é envolvido neste esquema, a EDP Comercial envia periodicamente mensagens de segurança a alguns grupos de clientes que podem estar mais vulneráveis — por exemplo, se forem detetadas fraudes numa determinada localização são reforçados os SMS para aquele local. Sempre que é informada de um caso, a EDP Comercial aconselha o cliente a apresentar uma queixa de burla à polícia e a contactar de imediato o seu banco

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Eu ca ganhei 3000 euros, podem clicar

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      Boa, já podes ir de férias este natal!!! LOLOLO

  2. Avatar de MACnista
    MACnista

    É só “trafulhas”, o que faz isso e terem mto tempo disponível, se todos trabalhassem…

  3. Avatar de eu
    eu

    Estamos na “Era do Engano”

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Alguém ainda é cliente EDP?
    Gostam de ser roubados legalmente.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      A parte chocante da notícia é mesmo essa…

    2. Avatar de Helio
      Helio

      Sou cliente EDP, e não me vejo a ser roubado perante outras comercializadoras.
      A última vez que fiz uma simulação na Erse, o valor da minha fatura era menor quase 2€ que uma comercializadora (acho gold energy) +ACP, isto fazendo as contas a também ser sócio do ACP.
      E tenho 5,75 e tarifa simples

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Diz na tua fatura quanto é que podias poupar se estivesses no mercado regulado, que não é sequer a opção mais barata.
        Não conheço nenhuma empresa mais cara que a EDP… Pagas quanto o kwh? 19 cêntimos em vez de 14?

        1. Avatar de Helio
          Helio

          Quando iniciei este contrato em março deste ano, obtive uma promoção de desconto na potência e kWh de 20%.
          Tenho o valor base da potência de 0,3586€ e 0,2016€ no kwh.
          Já tive vários contactos de comercializadoras, e as propostas basicamente eram pagar mais de potência (a minha base) e menos de kWh.
          E a diferença era uns cêntimos a mais ou a menos

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Na g9 (onde estou atualmente) a potência custa 0,3188€ para 6.9kVA e o kWh a 0,1429€…
            Muito abaixo dos teus valores.
            Sem cartões, sem serviços, sem burocracia, sem ser sócio de nada e é o preço sempre, sem “promoções”…
            Volto a dizer que diz em todas as tuas faturas quanto podias estar a poupar no regulado e o regulado está longe de ser o mais barato!

          2. Avatar de Helio
            Helio

            O meu tarifário não é regulado.
            Em janeiro terei novos preços, 0.28 na potência e 0.10 no kwh + o desconto de 20% até março.
            Em março logo verei o melhor

          3. Avatar de Mario2
            Mario2

            @Helio, 0.10€ no kwh + TAR de 0.0625€

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não confundas Regulado com Indexado. São completamente diferentes!
            E não, não vais ter 0,10€ por kWh… Vais ter 0,10€/kWh + 0,0625€ de TAR num total de 0,1625€ pelo que 0,1429€ é bem melhor!

  5. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    Ponto nº 1- Qual é a mensagem afinal que estão a receber em nome da EDP?
    Ponto nº 2 – Essa mensagem traz uma referência multibanco para se efectuar uma pagamento.
    Ponto nº 3 – Essa Referência de pagamento é conhecida da SIBS, certo?
    Ponto nº 4 – Essa referência é facultada por uma empresa sediada em Chipre , classificada como Instituições de moeda eletrónica com sede na UE – Livre prestação de serviços em PT e autorizada a operar pelo Banco de PORTUGAL.
    Ponto nº 5 – Existindo esse registo, sabe-se para onde vai o dinheiro da burla ou não?
    Ponto nº 6 – Sabendo-se isso, a EDP, como vítima do seu bom nome, o BPortugal como entidade reguladora e a SIBS como entidade fornecedora de serviços deste tipo, não conseguem por ter à bural de imediato?
    Ponto nº 7 – A EDP em vez de fazer o alerta, apreentou queixa, conseguiu que se bloqueasse o serviço para onde, através dos pagamentos multibanco se dirigem?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Ponto 8, sendo a EDP a empresa comercializados de eletricidade mais cara em Portugal como é que tem clientes?

      1. Avatar de Manuel Martins
        Manuel Martins

        Cada um gasta o seu dinheiro da forma que quer. Maisgrave do que os preços da EDP é a concorrência ser mais ou menos fictícia, dado que ao fazer preços mais baixos, criam pacotes de adesão a uma série de serviços que não beneficiam o cliente.
        .

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          A concorrência mais barata vende-te eletricidade a 65% do valor da edp sem te obrigar a nada nem te vender nenhum serviço (ao contrário do “funciona” da edp) e sem fidelização…
          Passei por 3 empresas nos últimos 2 anos e estou agora na g9.
          Não consigo perceber o que dizes a não ser que estejas a falar meio à toa ..

        2. Avatar de Mário2
          Mário2

          Onde? Quando? Tenho a g9 e tive outras e ninguém me obrigou a aderir a serviços.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            A malta gosta de pagar caro na EDP e para não se sentirem mal, inventam estas tretas…

  6. Avatar de cgbcyemlxtdwqivsbx
    cgbcyemlxtdwqivsbx

    Hoje recebi uma, mas da meo. 600€.

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      ehhhhláááá 600 €!??!?!?! é mta download de “porn” LOLOLOLOL